• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Substituição da corrente

OMINIS

Active Member
Boas,

Eu sou novo nestas andanças e mais uma vez venho pedir a vossa ajuda.

Sabem dizer-me com que frequência trocam a corrente?
 

Paulo V.

New Member
Eu troco a corrente das minhas bicicletas mais ou menos a cada 5.000 ou 6.000Kms, uma maneira de se ver a corrente está a necessitar de substituição é ver se ela tem folga quando assenta nos dentes da pedaleira.
A não substituição da corrente pode levar a estragos principalmente da cassete ou então provocar um desgaste que quando se coloca uma nova corrente a mesma não acama e provoca saltos e estalos bem audivies dando a sensação das mudanças desafinadas.
Outro pormenor importante, para prolongar a vida util da corrente é muito importante tê-la sempre limpa de sujidades e areias e bem lubrificada, para isso convém fazer uma limpeza a fundo com alguma regularidade.
 
Topic complicado! e vou dizer-te porqué.

Há uns tempos pensai que as correntes era todas iguais e logo pensai que a tollerancia era de .75%/1% a longo de 100mm de corrente que depois coincidem com .75mm/1mm de deformaçao max admitida respectivamente na liga leve ( ergal-titanio) ou aço medindo a corrente entre 6 elos ou medindo com a propria ferramenta tipo aquela em foto...mas a quanto parece nao é assim osseja as correntes nao sao todas iguais!!.
Medi Shimano novas e temos 132.6mm,SRAM na btt mais o meno a volta de 132.5...significa che a volta de 133.3mm devemos trocar corrente....todo bem...vou medir a Campagnolo UN 10v nova e tenho 132mm e o manual recomenda de substituir a corrente quando temos 132.6 de espaço entre os elos ( o melhor entre os 6 pins )....medi ontem a corrente Campagnolo com 3400km e effectivamente tenho 132.4...logo significa que mais o meno tenho ainda 2000km antes de trocar quando com as Shimano estas medidas sao com corrente nova!!..
Por isso cuidado com os modelo de corrente que tens.Passai alguns tempos a discutir com os amigos italicos acima deste assunto e parece que Campagnolo utiliza tolerancias diferentes nos pins osseja a distancia entre 6 pins é igual as outras mas no interior nao é assim......por nao cumplicar-te o assunto aconselho-te de cumprar nao a ferramenta mas um calibre ( 1/20 é ok) que pode ser util nao só com correntes diferentes mas tambem por outras necessidades!....em todos casos geralmente aguenta 5000Km mas ( parece que as Connex sao imbativeis)mas dipende tudo dos percursos que fazes,o teu peso,o teu cuidado com a manutençao....e nao usar Wd40 ( muita gente fala disso) como lubrificante porqué nao é um lubrificante..mas usa olio normal por correntes em recipiente..250/300km lava com gasolina ,seca e lubrifica outra vez!

ciao

Fabrizio
 

stilo

Member
aproveitando este topico tenho uma duvida que gostava de ver esclarecida

A corrente que tenho não tem nenhum elo de engate rápido (se é assim que se diz), devo utilizar uma ferramenta para retirar o pino de ligação entre elos, certo?
o procedimento inverso é feito da mesma maneira ou requer outro tipo de procedimento?

cumps
 

Tiago Torres

New Member
Podes usar o descravador da corrente tambem paa colocar o elo que removeste, mas ao descravar tem cuidado nao deixes sair completamente fora o "pino" (nao sei se e assim que se chama) do elo de engate. Basta depois fazeres o precedimento ao contrário, empurrares o pino para dentro.
 

Fevereiro

Member
Eu uso shimano 10v e vou para a 3ª corrente na mesma cassete mudo corrente aos 6000km, na próxima muda de corrente a cassete saltará fora também.
 

salpicão

Member
Boas,
vou comprar umas coisitas na net. Estou pensar compar uma corrente para quando a que tenho estiver gasta colocar esta nova. Tenho grupo sram red com um set de rodas com cassete dura-ace e outro set com uma cassete ultra leve. qual a corrente que me aconcelham? Quero uma leve mas com qualidade.
Abraço
 

Testarossa

New Member
Boas
@salpicão ,Tenho sram force,e desde que troquei a corrente sram original por uma kmc X10SL, que as mudanças de relação são incomparavelmente mais suaves.
Mal comparado,é como trocar uma caixa Fiat por uma Toyota...
Boas pedaladas
 

ivan

New Member
ja a gora em resposta ao Carlos Escorio da duracao ddas correntes vais ouvir imensa coisa, mas por minha experiencia o que contradiz muita gente as minhas correntes fora a ultegra 6700 com defeito todas elas passam os 10000 km sempre com muito cuidados na manutencao uma wippermmann que tive rolou ate me esquecer de a trocar rebentou o elo rapido e depois troquei-a, estava bem lixado a comprar correntes de 3000 em 3000 km como alguns
 

Fevereiro

Member
ivan eu tive um problema com a primeira ultegra 6700 foi que 3 elos estalaram aos 6000 se bem que a corrente nunca chegou a partir :) sorte
E no entanto tenho bastante cuidado e pedalo bastante em rotação.
 

ivan

New Member
eu na minha 6700 acho que mal fez 5000 kms comecou a dar uns estalidos desde cedo , e depois numa subida dura rebentou, va-la foi so descer e estava em casa
 

Bk75

Member
Troquei de corrente há uns dias, depois de me começar a saltar. Todavia, o problema mantém-se com a corrente nova.
É possível que o mesmo sintoma indique causas distintas: desgaste, com a corrente antiga, e necessidade de acamar, com a corrente nova?
Obrigado.
 

torui

Well-Known Member
Eu troca entre os 5000 e os 6000 kms, mas já tive uma que me fez 8000 kms. Após a terceita muda de corrente, surge cassete nova
 

filipe carvalho

New Member
Nas minhas contas uma corrente marca SRAM dura para 5000km (nunca exprimentei passar dos 5000km, pois fui aconselhado por um profissional a não fazelo)
Como o Torui faz eu também faço a terceira muda a cassete e pratos pedaleiros saltão fora. E a 6 muda entram as #roldanas do desviador novas#
 
A corrente (Shimano 105) que tenho neste momento já conta com +/- 15000 kms e ainda roda mais 1000~1500 kms pois segundo o medidor de correntes ainda não está no limite (mas já está quase).
Vou aproveitar para mudar a cassete (Sram PG1070) que pois os carretos (11,12 e 13) já apresentam desgaste (já rodou 12000 kms) assim como os pratos do pedaleiro que também já se nota algum desgaste. As roldanas do desviador ainda estão em bom estado pelo que não serão mudadas por agora.

Estou a pensar adquirir uma cassete PG 1070 e uma corrente KMC 10L ou 10SL. Em relação aos pratos ainda não decidi pois provavelmente irei passar de 34/50 para 36/52.
 
Top