• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Subida preferida

PatNoob

New Member
O Angliru é uma subida terrivel eu ja a fiz mas foi de carro com o meu irmao e aquilo tem uma inclinação upa upa
 

indy

Active Member
Gosto de ver este tópico. Algumas das subidas já conheço, principalmente a norte do Douro, mas havia aqui uma que me despertava a curiosidade: a do Viso. Não conhecia a subida, nem mesmo de carro, e fui hoje experimenta-la com dois amigos, apenas baseado na informação recolhida aqui e numa ou outra página da net.

Enfrentamo-la com cerca de 60km nas pernas, dum total de 125km onde a dificuldade digna de relevo (além do calor) foi mesmo esta ascenção, e confirmo aquilo que já por aqui foi dito: o raio da subida é mesmo de grande dureza! É daquelas que dá gosto conquistar
 

paradawt

Moderador
Do que conheço para já, e visto que comecei nestas lides em Março deste ano, a que mais gostei de fazer foi a Serra da Boneca, pela paisagem, ausência de trânsito e claro pela dificuldade.

Brevemente vou fazer a Senhora da Graça...

Para já sou um noob nestas lides.

Cumprimentos.
 

maust

Well-Known Member

luisbiclas

New Member
Nunca subi nenhuma subida digna desse nome...;)
Mas tenho treinado para isso, o máximo que subi foi a ir de Alcafache para Viseu e de Alcafache até Mangualde...putz... LOL
Pró próximo ano por esta altura já terei melhores pernas para me aventurar numa coisa a serio...
 
Ainda levo muito poucos km's nas pernas bisto que só comecei em Fevereiro, para pensar nestas subidas tão duras, mas hei-de lá chegar. Provavelmente, a primeira que irei fazer será a da Boneca por ser perto de casa.

Quando aprender a subir, claro que irei tentar a Torre, mas tenho como objectivo fazer quando puder a La Marmotte em França, e depois subir mais umas montanhas míticas do Tour e do Giro, nomeadamente o Ventoux e o Stelvio.
 
Boas tardes, pessoal

A serra da freita para mim tem algo de místico... será o homem da marreta como já se falou por cá? Se é tem cá uma marreta.... :eek::D:D
Sílvio de todas as subidas que eu já fiz para chegar ao topo da Freita, para mim a mais dificil é esta. Não sei se já a fizeste, senão convido-te a fazê-la um dia destes. Chegas à câmara de Arouca e segues pelo lado direito. Meu amigo daí até às antenas não tens mais descanso e são 12 kms, inclinando ainda mais após o parque das merendas até ao topo. A que te referes ainda tem um troço onde se pode recuperar um pouco. A de S. Macário é mais curta mas mais inclinada, e das pedras parideiras também custa muito. Eu também não sou bom trepador, nem para lá caminho, mas fico contente por me suplantar.

Grande volta, costumo-a fazer+- de mes a mes. mas a partir de Arrifana e a terminar em SJ madeira
 

tranquilo

Active Member
A minha subida preferida é sem dúvida esta:

subidag.jpg


Embora não seja a mais difícil que já fiz, é difícil descrever por palavras uma subida que tem coisas assim, literalmente no meio do nada:
subida1.jpg

subida2.jpg


Tenho que dizer que as outras subidas que fazem parte deste percurso que fiz o ano passado na Serra do Açor a solo, são magníficas mas muito difíceis física e, principalmente, psicologicamente pois não é fácil olhar para o outro lado dos vales e ver o que falta subir com quase uma hora de antecedência! Aliás este foi a volta mais difícil que fiz na minha vida (de longe), basta dizer que com os primeiros 34km já se vai com mais de 1800m de acumulado!

Não recomendo este percurso a principiantes (que é o que sou mas ainda o era muito mais naquela altura) nem a ninguém se estiverem mais de 20º pois é provável que passem duas horas ou mais no meio da serra e no meio do nada sem ver literalmente ninguém e nem uma fonte haver à beira da estrada! Eu tive muita sorte pois esse dia era bastante fresco e húmido mas mesmo assim ia ficando sem água, se bem me lembro foi mesmo preocupante.

Se quiserem ver mais fotos vejam este link com a volta gravada através do Sportstracker da Nokia (ainda não tinha o Garmin) e carreguem no mapa onde tem o símbolo de fotografia (tenho pena de não ter tirado mais mas...)
Ah, outra coisa, o percurso é todo feito em pavimento perfeito, sem um único buraco!

Abraço
 
Last edited:

fogueteiro

Active Member
Pois são esses os motivos que me impulsionam: A superação pessoal, a solidão desses locais e a "ginástica" psicológica que precisamos de fazer.
 

duchene

Well-Known Member
Sublinho esta última característica que o fogueteiro referiu.

A ginástica psicológica é realmente muito importante e quando estamos isolados do mundo, especialmente nas condições que o Tranquilo passou. No meu caso, e ouso dizer, no caso da generalidade dos aventureiros solitários, mais do que as barrinhas XPTO e os bidons de água colorida, o maior alimento que podemos ter é absorver os vales, os cumes, a subida serpenteante e os sons da natureza, processa-los e fazer com que a motivação se mantenha em alta e que o corpo encontre energias onde elas parecem não existir.

E no final do dia, a admiração pelo que conquistamos é das recompensas mais saborosas que podemos ter e ultrapassa largamente as dores de pernas e de costas. :D

Boas subidas!
 

fuel100

New Member
As subidas mais duras que fiz foram em competição de BTT e integradas no Georaid da Estrela em 2 únicos dias:
São Gabriel - Piornos; Manteigas- Piornos e Linhares - Santinha, as 3 com uma ascenção de 1100/1200m cada e feitas em 2 dias consecutivos.
Em estrada fiz apenas a Lousã (800m a 3/4% - 18km que se fazem numa hora) e a mítica Senhora da Graça integrada numa volta que começou em Marco,Amaranre e Celorico e volta a Marco.
A ascenção que gostava de fazer era o Tourmalet (talvez a faça este ano), a partir de Luz-Saint Saveur - vertente Poente, que, não obstante tê-la feito de automovel, deu para sentir a festa que acontece com centenas de ciclistas, diáriamente.
 
Last edited:

mr.al

New Member
A ascenção que gostava de fazer era o Tourmalet (talvez a faça este ano), a partir de Luz San Saveur - vertente Poente, que, não obstante tê-la feito de automovel, deu para sentir a festa que acontece com centenas de ciclistas, diáriamente.

Essa vale bem a pena!
O ano passado andei por lá no Tour...
Com o centro de operações em Luz-Saint-Sauveur ou Argelès-Gazost (existem por lá bons parques de campismo...) há muitas alternativas...A mais bonita e mítica voltinha - Subir por Barèges, descer por La Mongie... e vice-versa! O que daria um gráfico interessante... 45km repletos de boas paisagens(com céu limpo)!
tourmalet2.jpg


Cá pelo burgo, a minha subida preferida é o Marão (Amarante - alto de Espinho). Acessível, longa, sem trânsito, rural e com boas paisagens! Para treinar, mesmo à porta de casa, dou uso à subida da serra da boneca...
 

Rodas Grandes

New Member
Boas!
Concordo com o Arpeggio, é nem FIXE descer!"
No entanto, nada bate a satisfação pessoal de vencer uma boa "parede".
Há-as muitas e boas mesmo aqui no nosso Portugal, meus amigos.
Como acho que a dificuldade se deverá adequar ao que cada um acha que deve estabelecer como objectivo, acredito que qualquer si«ubida será boa!
Boas pedaladas, e vivam os carretos grandes!!!
 

patrick pires

Well-Known Member
.
A ascenção que gostava de fazer era o Tourmalet (talvez a faça este ano), a partir de Luz San Saveur - vertente Poente, que, não obstante tê-la feito de automovel, deu para sentir a festa que acontece com centenas de ciclistas, diáriamente.

Deixo aqui o link de uma ciclodesportista em França excelente que tem o Tourmalet como aperitivo..
http://www.lapyreneenne.a3w.fr/Main.aspx?numStructure=41006

Este ano tenho em mente ir, vamos ver... :p
 

Kamoes

Member
A minha subida preferida é sempre a última.. a que faço para chegar a casa!

São 800m penosos, sempre a subir eheheh... depois de alguns km ainda subir até casa, é doloroso!
 

casta

New Member
Subidas que fiz
Seia - Torre
São Romão - Torre
São romao - Vide - Torre
São Romão - vale Rossim - Manteigas -Torre
São Romão - Loriga - Pedras lavradas - Covilha -Torre
São Romão - Vide - Piodão - Colcorinho ( Serra Do Açor ) - Vide - Portela de Arão

Não sei de qual gosto mais, pois gosto de todas e todos os anos as fasso mais que 1 vez cada hehe
 
Top