• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Subida preferida

fogueteiro

Active Member
Tremoço

Esqueci-me de te perguntar sobre a subida do Gerês. Ela faz parte da minha lista, e até já lá fui com a bike no carro, mas o tempo estava péssimo e não arrisquei. Ela é muito difícil? É que de carro tudo parece fácil. Fizeste das pontes em Vilar da Veiga até à Portela do Homem? Diz lá como foi...
 

Tremoço

Member
Tremoço

Esqueci-me de te perguntar sobre a subida do Gerês. Ela faz parte da minha lista, e até já lá fui com a bike no carro, mas o tempo estava péssimo e não arrisquei. Ela é muito difícil? É que de carro tudo parece fácil. Fizeste das pontes em Vilar da Veiga até à Portela do Homem? Diz lá como foi...

Bem não te sei dizer por onde entrei, mas na altura vim de Gaia e passei por braga e entrei na serra á beira da Igreja de São Bentinho subindo até Vilarinho das Furnas, a subida em si é tipo o Marão muito longa mas com pouco inclinação, eu depois fiquei la num parque de campismo que tem e as partes em que custa mais é do rio ate á igreja e depois de sair da estrada principal pra o parque de campismo. De resto é parecida com o Marão.

A segunda vez que subi o Marão também foi pela ACN, belo dia de chuva.
 

pangare

New Member
Ah, esqueci-me duma que fiz no Prémio Alves Barbosa. A subida do Buçaco :eek: Meu deus, são 26km de subida, que embora tenha partes de descanso durante a mesma, é de morrer se for feita ao ritmo que fizemos durante a corrida :eek:


Nessa noite mal dormi com as dores que tinha nas pernas :eek:
 

fogueteiro

Active Member
Flavourflav

No Verão passado saí de Gaia fui a S. Pedro do Sul e subi S. Macário, vim por Arouca e por fim novamente Gaia. Das subidas que já fiz em Portugal considero esta uma das mais complicadas. É verdade que tem "apenas" 10 kms, mas é de morrer. A inclinação muito raramente baixa dos 8% superando com frequência e durante muito tempo os 11%. Existe uma consolação mais ou menos a meio: Uma fonte de água que dá para restabelecermos as forças. Pena o arvoredo práticamente não existir. Como disse atrás, qualquer opção para subir a serra da Freita no concelho de Arouca, são de morrer... para mim é claro, mas dão cá uma pica...
 
Fogueteiro

Estou-me a iniciar nestas coisas de estrada, por isso não tenho grande noção do quão complicado será. Estou a pensar sair de Viseu, ir até S. Pedro, subir o S. Macário, descer pelos lados de Serrazes (se não me perder), e voltar por Vouzela.
No fim de semana passado andei pela serra do Caramulo, (Fornelo do Monte, Silvares), mas depois tive receio que não desse tempo para o regresso e vim-me embora sem chegar ao Caramulinho (fica para a próxima).
Também ando com ideias de enfrentar o Montemuro, mas só depois do S. Macário.
De Viseu são as serras mais próximas.
Abraço
 
Para quem possa interessar, o perfil da subida Serra S. Macário (início ao km 9 +-):

saomacario.png


Feito a partir do mapmyride.com com um track gravado de carro com o nokia sportstracker.
 

fogueteiro

Active Member
flavourflav

Boa... é interessante ver o gráfico. Quando puderes vai por Arouca, à direita da Camara Municipal até às antenas da serra da Freita, e depois coloca aqui a tua opinião. Esta é muito semelhante à de S. Macário, embora pelo meu inclinómetro há zonas com um pouco mais de inclinação. Mas gostaria de ver registos de outro colega. Vou tentar ver pelo mapmyride.com
 
Fogueteiro,

Subi hoje por estrada o São Macário, desde a fonte na aldeia de Sul são(no meu conta km):

9,36km
843m de desnível
9% de inclinação média

Demorei 1h1m, fiz média de 9,0 km/h, e tenho a dizer que foi um sofrimento atroz, muitas zonas com o conta km a indicar entre 15 e 20% de inclinação (é barométrico).

A semana passada fiz uma subida muito acessível, o Caramulo, de Campo de Besteiros até ao Caramulinho, tem aproximadamente 730 m de desnível, inclinação média de 4,9% e 15 km de extensão. Nessa fiz média de 15 km/h. E foram estas as únicas subidas dignas de nota que fiz até hoje.

Em relação à Serra da Freita, nunca lá fui, nem imagino onde possam ser as eólicas, mas fiz um percurso no mapmyride desde o centro até uma zona alta, e saiu um perfil assim:
snapshot4y.jpg


Abraço
 
Last edited:
aqui vão as minhas montanhas:

Penha - Guimarães - campo de treino
não há nada como ter uma boa subida e agradável em todos os aspectos perto de casa..

Sr. da graça - Mondim de Bastos - a mística
pela singularidade, pela visão que temos a aproximação, pelo convívio e pelas corridas que por la fazemos é daqueles sítios que vamos 4 a 5 vezes por ano e ficamos sempre com vontade de la ir novamente apesar do sofrimento

Viso - Celorico de Bastos - A parede
1º vez que la fui, fiz mais de 1km com a bike há mão e mesmo assim não sabia se era mais duro ir em cima dela ou com ela há mão.
2º vez ainda tive de parar perto do fim pois não conseguia pedalar mais.
3º vez com todo o sacrifico la consegui passar a montanha sem parar memso com uma senhora da graça já nas pernas. a mais dura de todas para mim.

Portela do Home - Gêres - A bela e o Monstro
a mais bonita subida que conheço, e uma das mais duras todas as pessoas que levo a fazer esta montanha nunca mais se esquecem não só pelo verdadeiro empeno que levam mas pela vista e tranquilidade magnifica.

Salto - Cabeceiras de basto - A surpresa
Mais uma montanha que faz historia na volta a portugal e apenas quem a conhece sabe o seu valor, subida que nunca mais acaba e que muito frequentemente corre um vento forte ou então um frio gélido capaz de tornar-se numa aventura...
 

fogueteiro

Active Member
A subida do Gerês fico sempre sem saber a qual se referem visto ter pelo menos 2, que eu conheça: A que vai das pontes perto da barragem, até à Portela do Homem passando pela mata de Albergaria ou a outra que vai pelo santuário de S. Bento?

Essa do Viso em Celorico, está nos planos deste ano. Fica mesmo em Celorico? Quais as opções para a subir (por onde)?
 

caravelas

New Member
boas!
axo k ja vim tarde a este topico...espero vir a tpo ainda...

eu gosto de tdo o k seja a subir...e venho comentar pelo simples facto k fico com o coração nas maos em algumas(mtas) subidas...

mas penso k kdo se fala em subidas devemos falar tb kal a bicicleta k se tem e a rosulução na transmissão...

penso k um topico onde se pudesse juntar isto tdo("bicicleta"marca e modelo, "transmissão" marca dos compunentes e n de dentes a frente e a traz e pa acabar kual as subidas) ficaria brutal...

""fico a espera k inventem uma capota com ar condicionado pa bicla""na minha terra xove e faz frio k xega pa doidos.........
 
A subida do Gerês fico sempre sem saber a qual se referem visto ter pelo menos 2, que eu conheça: A que vai das pontes perto da barragem, até à Portela do Homem passando pela mata de Albergaria ou a outra que vai pelo santuário de S. Bento?

Essa do Viso em Celorico, está nos planos deste ano. Fica mesmo em Celorico? Quais as opções para a subir (por onde)?

a subida do geres que falo, vai da vila do Gerês (centro) ate há fronteira com Espanha (portela do home) , consiste mesmo chegar ate a fronteira e voltar para trás.

já a do viso para ter uma experiência total é sair do centro de Mondim vir na direcção a cabeceiras e esta escrito a grafiti numa parede de cimento a dizer Viso. após o primeiro todo a uns 6 Km de mondim volta-se a descer um pouco vira-se a direita e depois logo a seguir a esquerda e temos a segunda e terrível parte do viso
 

fogueteiro

Active Member
Queres dizer que a do Viso, é paralela à subida que vai de Mondim para a Gandarela. Esta que digo tambem já subi, e embora não muito inclinada é terrivel pela distância.

Outra que eu tambem já subi, na mesma tirada que a Srª da Graça, foi Santa Quitéria em Felgueiras. Ai que me doeram tanto todos os... enfim tudo. Aqueles quase 18% de inclinação durante 500 metros (calculo eu) são do pior. Que acham os que já a fizeram?
 

Scorpio

Banned
Boas,

Ora bem...

Subidas Preferidas:

Vila do Geres - Leonte

Vila do Geres - Miradouro Pedra Bela

Rio Caldo - Monte de Rial ( mais conhecida por Cerdeirinhas)

Rio Caldo - Covide

Seia - Torre

Manteigas - Piornos - Torre

Outras subidas:

Montejunto (por Pragança)

Serra de Sintra

Arrábida

Franqueira (Barcelos)

Abelheira (Esposende)
 
Last edited:

silvioferraz

New Member
Bom das subidas que fiz até à data, sem dúvida que a mais dura é Seia- Torre, mais pela sua extensão, do que pela inclinação, embora esta seja sempre bastante forte.
A que mais pica me deu, foi sem dúvida a subida à Senhora da Graça, silmplesmente adorei.
A que mais me custou fazer foi a subida à Freita a partir de Chão D´ave, uns 8 km duma brutalidade terrível.

As subidas que eu gostava de fazêr, são todas as que ainda não fiz, hehe. Não sou grande fã de subidas, mas gosto de me superar e é nestas que gosto de o fazer.

Se a Serra da Estrela tem as subidas mais duras? Claro que sim, não fosse lá quase sempre que se decide uma Volta a Portugal, por exemplo.

Abraço
 
Top