• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Sram Force ou Shimano Ultegra?

paradawt

Moderador
lol Figueiredo! Tu não perdoas...

Não terá sido azelhice dele, falha do mecânico, etc???

Claro que nenhum grupo é perfeito!
 

Figueiredo

Active Member
Hoje em dia qualquer grupo SRAM, Campagnolo ou Shimano devidamente afinadinho não deverá dar problemas, é só encontrar um bom mecânico porque o material em principio têm qualidade semelhante, é só a minha opinião...
 

fogueteiro

Active Member
Sou da opinião que nenhum grupo, nem nenhuma marca, possa cantar de galo. Enquanto o sistema for mecânico a imprecisão, os ruídos, as falhas estão aí... e por vezes muitissimo bem afinados. Num futuro, que eu penso ser muito breve (analisando a evolução presente), a electrónica poderá resolver quase todos estes problemas, mas como é óbvio outros surgirão porque nem a electrónica é perfeita.

Agora a nossa preferência é que poderá ditar os nossos argumentos.
 

tranquilo

Active Member
Concordo plenamente com o Figueiredo. Se bem que o meu Ultegra precisa de uma afinadela simples todos os meses (mas também demoro menos de 15 segundos por isso é irrelevante...) funciona mesmo muito bem. E acho que todos os grupos das marcas boas são assim.
Mas temos que concordar que sendo o desempenho semelhante, o Force é muito mais atractivo nem que seja pelo facto de pesar menos 334g que o Ultegra. E isto na versão GPX, porque se compararmos com a versão Force para quadros BB30 (que até é o meu caso na bicicleta nova) a diferença de peso vai para 428g! O que, convenhamos, é mesmo muito mesmo sabendo que o Force vai ser um bocado mais caro.

Abraço
 
Last edited:

tranquilo

Active Member
Num futuro, que eu penso ser muito breve (analisando a evolução presente), a electrónica poderá resolver quase todos estes problemas, mas como é óbvio outros surgirão porque nem a electrónica é perfeita.

Acho que nunca irei comprar um grupo electrónico pela simples razão de achar que tira um bocado da piada de andar de bicicleta :D

Agora a nossa preferência é que poderá ditar os nossos argumentos.

Por acaso o meu grupo de sonho é o SuperRecord :D mas de momento ao comparar os prós e contras das várias marcas (desprezando a estética obviamente) é difícil recomendar outra coisa que não a SRAM...

Abraço
 

Fevereiro

Member
Provavelmente vou levar na cabeça, mas aqui vai.
Não será já altura de equacionar o arsis da MS?
A verdade é que eu proprio me custou a mudar mas depois de uns teste de uns dias, resolvi deixar o misto de 105/ultegra 5600 6600, e na verdade nunca mais tive que tocar nos afinadores rapidos, e noto mais precisão a meter mudanças, já para nãlo falar no peso.
Neste momento so penso em relação à minha transmissão: bendito o dia em que vendi o 105. Juro que não estou a exagerar na descrição do novo grupo.
O unico ponto que não posso falar como é obvio é a durabilidade pois ainda tem uns 2000km aprox.
A diferença de preço voces sabem muito bem.
 

paradawt

Moderador
Fevereiro,

Não falo da Microshift porque simplesmente desconheço completamente o material. Em termos estéticos também não me agrada.

Campagnolo posso falar porque uso. Usei na antiga, uso na nova bike. É um grupo para durar e durar e durar... Defeito? "Compatibilidades" na minha opinião :)

Cumprimentos.
 

J.P.

New Member
(Talvez a desviar um pouco do titulo do tópico mas relacionado com os ultimos posts...)

Começo por dizer que sou um fervoroso Shimanista por 3 motivos:
1º Sempre tive Shimano e nunca tive problemas
2º Contrariamente à Campagnolo há sempre facilidade (e rapidez) de comprar material e resolver algum problema que eventualmente surja.
3º Não obstante considerar o funcionamento da Sram muito bom não gosto nada do acabamento pouco cuidado de alguns componentes (por exemplo; rodas e correntes)
Estas razões (válidas para mim e provávelmente menos válidas para outros) reduzem-me a escolha à Shimano.
Gostava de ter um grupo com um funcionamento mais seco e duro mas Campagnolo está fora de hipóteses e quando olho para uma corrente Sram que ainda tenho na garagem perco logo o apetite de ter esta marca.
Na feira de Santarém estive a ver grupos MicroShift e o funcionamento (com a bicicleta parada...só rodando a roda traseira) pareceu-me espectacular quase que fiquei convencido embora os cabos a passar por fora já não "estejam com nada".
Como é o "grau de prontidão" na venda e na assistência desta marca ? È a miséria da Campagnolo ? Alguêm mais por aqui usa esta marca ? Dêm aí mais feedbacks...
Cumps
 

FDias

New Member
Eu comecei com shimano 105 e agora tenho ultegra pelo que não noto assim grandes diferenças, para além do peso, e de com o 105 nunca me ter saltado a corrente em 5 000 km e as mudanças nunca terem desafinado. Com ultegra volta e meia tenho de andar a afinar as mudanças e já me saltou a corrente umas 2 vezes em 3 000 km. Contudo continuo a gostar muito da shimano. A Sram só conheço do BTT pois é o que uso e mesmo carregadinho de lama continua a funcionar, pelo que não trocarei por outra marca.
 

Burning Dogma

New Member
JP, tens uma certa razão no que dizes em relação à Campagnolo, mas acho que não são motivos suficientes para excluir a marca. Se não vejamos, a "prontidão" na venda, a menos que só compres material na loja da terrinha, qualquer loja online tem toda a gama da Campagnolo à venda. Assistência? Garantia é miserável, concordo. Não deve haver empresa que mais fuja com o rabo à seringa do que eles. Assistência fora da garantia, tive recentemente uma boa experiência com o importador nacional (Vieira e Graça) que me arranjaram uma peça que tinha partido numa das minhas manetes. Não foi a coisa mais rápida do mundo mas será que com a Shimano é? Pelos relatos que já li na net não me parece. Experimenta Campagnolo e se gostares do trabalhar, seco e duro como referes, acho mesmo que é uma boa opção.
 

J.P.

New Member
Burning - Não ponho em causa a qualidade e funcionamento da Campagnolo. Aliás contráriamente ás outras marcas nunca ouvi nenhum utilizador Campagnolo dizer mal da qualidade e funcionalidade dos grupos. Em relação ao resto aparentemente tens também razão...e digo aparentemente e só aparentemente... porque conheço malta que tem ou teve as bikes paradas por estar á espera de alguma peça. Mesmo aqui no Fórum há ou houve casos desses (se não me falha a memória algo do género se passou contigo...). Não se vêem pelo menos com tanta frequência essas situações com a Shimano porque a sua utilização está muito mais vulgarizada, toda a gente vende, tem e usa Shimano.
Aproveitando a embalagem pergunta um Shimanista a um Campagnolista:): Qual o grupo Campagnolo correspondente ao 105? e ao Ultegra ? Na tua opinião qual o melhor grupo da Campagnolo tendo em conta fiabilidade/durabilidade/preço...esquece o peso que não me chateio com isso;););)
 

joao49

Member
as equivalencias entre campagnolo e shimano sao muitas
pra mim:
105-athena
ultegra-chorus
isto em termos de fiabilidade,durabilidade,porque preço esqueçe..campagnolo sempre muito mais caro...tem nome...lol
abraço
 

joao49

Member
eu á 6anos que uso ultegra..primeiro o 6600 e agora desde o principio de 2010 uso o 6700 sempre grupos completos,e certo que nunca usei outra coisa mas enquanto estiver assim satisfeito com a shimano,nao pretendo mudar de marca..e eu ate sou bastante agressivo nas trocas...
abraço
 

Burning Dogma

New Member
JP, sim o tempo de espera pode ser algum, eu tive cerca de um mês. Mas penso que é compreensível porque sei que o importador não vai fazer uma encomenda de uma mola apenas, a mola que eu precisava veio provavelmente junto com uma encomenda grande que eles tivessem. E acredito que se passe o mesmo com as outras marcas. Provavelmente demora menos tempo com a Shimano porque o importador da mesma deve mandar vir material com mais frequência porque se vende mais Shimano, mas já li casos de pessoal que também esperaram bastante tempo, daí eu dizer que acaba por não ser grande razão.

Se falarmos dos grupos de 2010, sem dúvida o Veloce. Apesar de ser o grupo mais baixo, partilhava imensas características com todos os grupos de topo: manetes Ultrashift com acção pesada como as Record e Super Record, travões Skeleton, pedaleira Ultra Torque, etc. Tudo isto por uns 400€. Os grupos de 10v para 2011 já tem algumas modificações, mas mesmo nas gamas mais baixas da Campagnolo encontras sempre muita qualidade. Claro que o peso não é como nos grupos de topo, o Veloce talvez pese mais meio quilo que o Super Record, mas pelos visto és como eu, não ligas a isso:)

Equivalências entre Shimano e Campagnolo é um bocado complicado, quer pelas velocidades, quer pelos preços. O Record equivale por exemplo ao Dura Ace enquanto o Veloce equivale ao 105. Mas enquanto na Shimano só sobra o Ultegra (sem contar com os grupos mais baixos), na Campagnolo sobram o Centaur, Athena, Chorus e Super Record. Não minha opinião, a Campagnolo tem grupos a mais, não faz grande sentido.
 

zanzas

New Member
campagnolo . . . hum . . . tive numa bicicleta e nao gostei nada (a minha opiniao) . . . primeiro, ao final de 25km nao trocava o prato pedaleiro como deve ser . . . garantia e la me trocaram . . . passado 200km parte-se a manete . . . resultado, troca tudo pelo grupo 105, para mim funciona lindamente, pena é ser pesado, o que ja resolvi a questão com a encomenda do grupo MS arsis, o qual andei a estudar uns quantos meses, ver analises e videos, conselhos de utilizadores antes de fazer a troca que se deve basicamente a peso e estética . . . fiabilidade o grupo 105, nao falha . . . do grupo MS quando chegar e fizer a montagem, crio 1 tópico com as varias modificações da minha bike e dou particular atenção a 1 breve análise do grupo . . .

relativamente ao sram, nunca tive montado em nenhuma bike minha, mas trabalhei numa oficina de bikes e tive oportunidade de experimentar, só falta o 3 B, porque Bom e Bonito é, o Barato (ou acessível), ja nao é assim comparando a shimano . .

tirando a parte do peso, a sram fica a ganhar no facto de nao desafinar tanto como a shimano (falando no geral e nao em casos particulares), o que para 1 utilizador q nao tenha grandes noções de mecanica, se torna sem dúvida 1 grande ponto positivo . . .

pegando 1 pouco atras no texto, se me der bem com o microshift das duas, uma . . . ou nao volto a trocar por outra marca, ou se trocar sera por sram, e red, para ganhar no peso, mas isso tenho de estar com t€mpo . . .
 

ribas

New Member
No dia em a MS Arsis começar a passar os cabos por dentro (não deve faltar muito) serei um dos compradores. A mais valia deste grupo, estetica, peso e preço.
 
Top