• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Sram Force ou Shimano Ultegra?

Boa tarde!
Embora tenha pesquisado um pouco acerca deste comparativo, ainda não consegui perceber bem as reais diferenças!
Pedia, caso fosse possível, que me evidenciassem as diferenças. Preço (não consigo encontrar preços para os grupos de 2011), peso, perfomance, etc, etc!
Tenho uma Madonne 4.5 de 2010 e vem equipada com material maioritariamente 105. Para mim, é fiável, mas queria algo melhor, mais leve e mais bonito esteticamente.
Adoro o trabalhar mais mecânico da sram (tenho em btt), pois aquilo nunca falha, embora seja mais bruto!
Já agora, a comprar Sram Force, será que vale a pena comprar Sram Red? Ou não compensa o que se vai dar a mais?
Peço então a vossa opinião.
 

ruben2164

Member
Boas!
em relação aos modelos de 2011 a Sram vai continuar igual portanto o design do Force manter-se-á
o preço depende onde for comprado no Bike24.com o Sram esta a 799€, o Ultegra por outro lado ja está a 599€,
As diferenças na minha opinião e no peso pois o Force é um grupo que está abaixo dos 2kg, já o Ultegra não.

Eu na minha bike tenho Sram force o trabalhar é muito bom, além do mais acho-o muito mais bonito estéticamente que o Ultegra,
é um grupo que também não tende a desafinar muito pelo contrário.

O Red é um grupo que é bastante igual ao Force só é mais leve, e mais bonito para quem acha!
 
Estou inclinado para colocar Sram!!!!
Então, o sram force não sofrerá nenhum modificação em 2011?
Será igual ao de 2010?
Quer dizer então que a gama 2011 não sairá sequer, correcto?
 

briosa85

New Member
Boas Bruno! Eu estava na mesma situação que tu, tinha a bike equipada com o grupo shimano 105 e queria mudar para algo melhor. Finalmente troquei por um grupo Sram Force, é pouco mais caro do que o Ultegra, mas muito mais leve. O trabalhar do Force é brutal, por mim nunca mais troco por shimano! Sram é directo, franco, o Ultegra tem um trabalhar mais suave. O DoubleTap é do best! :cool: E design é mais lindo do que um Ultegra, mas isto é a minha opinião..

Quanto a diferença entre o Force e o Red, são basicamente os mesmos grupos, a diferença està no material utilisado, que faz do Red o grupo mais leve. A diferença de preço para mim não compensa, só se andares a caça das gramas a qualquer custo! ;)

A gama 2011, não vai haver modificações no grupo Force, as unicas coisas que mudam na Sram são a chegada do grupo Apex, e a edição limitada do grupo Red em amarelo (como utilisado no tour por Contador, Schleck..).

Espero ter ajudado na tua escolha...
 
Obrigado!!! :)
Definitivamente vou colocar Sram Force!! Infelizmente ou felizmente fui ao Feira Móveis e gastei demasiado!! :) Vai ter que esperar pelo final do ano, mas já está decidido!! Sram Force!!
 

moina

New Member
Olá Bruno Gomes

Não te vais arrepender pois como o briosa85 disse é brutal, tanto no peso como na estética.
Eu também tenho Sram mas é o grupo Red e estou super satisfeito, o pedaleiro é uma coisa do outro mundo não falando da cassete feita numa só peça.
Só tem dois nomes para se qualificar: EXPETACULAR e BRUTAL.:D:D
 
Só tenho pena que as compras para a nova casa tenham ultrapassado largamente o orçamento, senão colocava-o já amanhã!!
Vamos ver se é prenda de anos ou Natal!!
Agradeço mais uma vez, as opiniões!
 

tranquilo

Active Member
[video=youtube;7csDTkZMYM4]http://www.youtube.com/watch?v=7csDTkZMYM4[/video]

Basicamente usas a mesma manete para subir (1 click) e descer as mudanças(dois clicks). Depois de te habituares é mesmo muito bom e em termos de velocidade a mudar de mudança é alucinante, é imediato mesmo.
Eu tinha Ultegra e recentemente passei a usar Sram RED. Quanto a mim o sistema da sram só tem um defeito que é quando já vais no carreto maior atrás e pensas que ainda tens um mais leve e tentas mudar(por exemplo vais distraído depois de umas horas a pedalar), só consegues dar um click e imediatamente aquilo muda para uma mais pesada! É com cada coice! Na shimano quando não há mais mudanças a manete prende. Fora isso o sistema de mudar mudanças atrás é muito bom. A mudar no desviador da frente parece-me claramente uns furos abaixo da Shimano, pelo menos em compacta com o RED a passar de 34 para a 50, irrita-me tanto pensar que o meu antigo Ultegra era muito melhor nisto! Outra diferença é que é muito mais barulhento, quando mudar a k7 e corrente vou por shimano. Outra coisa que notei no RED foi que o prato da talega não me parece tão "sólido" quando pedalo em pé, a corrente chega a roçar no desviador. Nisto também acho que a shimano é um bocadito melhor: pedaleiros.
Fora isto é um sistema fantástico, bonito e muito leve e os pontos negativos não tiram nenhum brilho ao sistema como um todo que em relação qualidade/preço/peso, com o grupo Force, dá 10-0 a qualquer outro que haja para aí.

Abraço
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
As nódoas do Red sempre foram as duas que o tranquilo referiu. A falta de rigidez do prato grande e do desviador da frente. Por isso é que muita gente metia pratos de outra marca e usava o desviador Force com caixa em aço em vez do Red em titânio. Mas penso que o grupo actual já tem esses defeitos corrigidos.
 

tranquilo

Active Member
Já tinha ouvido falar disso! Que o Cancellara e mais de metade do pelotão que usa RED usava Force no desviador dianteiro! Mas pensei que era tanga :D

offtopic sorry
Quanto ao desviador... acho que não o vou mudar para breve e vou aguentar aquilo até me chatear de vez de estar sempre a ouvir a corrente a raspar no prato em vez de mudar. O que é estranho é que quando entra é como se fosse imediato sem raspar em nada. Nem se ouve!
Os pratos é outra questão... é que são tão bonitos! Se eu pudesse punha DA quando estes se gastassem mas depois ficava com um pedaleiro horrível. Que outros haverão que me encham as medidas em termos de qualidade (e beleza:cool:)?

Abraço
 

tranquilo

Active Member
Exactamente o que estava a pensar! Acho que ficava mesmo a combinar com o avanço e espigão. Mas até este se gastar... ainda por cima nem o tenho usado :(

Abraço
 

Roubaix

New Member
Ola pessoal
Eu venho do shimano 105, e actualmente tenho tenho um Sram Force vai fazer um ano, mas ele já falhou algumas vezes, quando bat icom a bike em buracos mais fundos, as ultimas mudanças deixaram de entrar depois passado algum tempo tornaram a trabalhar.
E ao principio tinha tendência para desafinar, agora parece estar estável.
A grande diferença que notei para o shimano foi o peso e a estética. Mas de resto o shinano é a precisão e a fiabilidade.
Gostava de saber se aconteceu algo parecido com algum membro do fórum.
 

paradawt

Moderador
Amigo Bruno,

Não preciso repetir o que já te foi indicado.

Na minha Pinarello tenho Campagnolo e gosto imenso do grupo. O trabalhar, a ergonomia, etc.

Mas se estivesse numa situação de alteração de 105, nem pensava duas vezes em escolher o Force.

É muito bonito, tem um peso fantástico e já provou que trabalha bem que se farta. Além disso o Shimano peca pelas constantes desafinações. Se bem que esta parte é sempre discutível.

Forte abraço!
 
Top