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Sora e Tiagra não, porquê?

ProfeTa7

New Member
Alguns por aqui insistem no factor peso mas não se esqueçam de ter em conta a fiabilidade e durabilidade dos grupos que também é importante!

Já andei em Tiagra, 105 e agora Dura-Ace e devo dizer que Tiagra peca apenas pelas tais 9v.

De resto é ideal para quem pedala por gosto ao fim-de-semana, por exemplo.

Agora se o numero de horas for aumentando, ao fim de cerca de um ano é boa ideia considerar um grupo acima.
 

raven

New Member
Boas a mim aconteceu-me o mesmo. Na de BTT tenho carbono, travões e pedaleira XT, desvoadores XTR, componentes Ritchey etc. Também me desafiaram a experimentar a estrada orçamento foi de 600 euros e fiquei pelo alumínio, tiagra atrás, sora à frente e nos manípulos e travões e restante componentes da marca da bike. Depois de tudo afinado e de um período de habituação, acabei de fazer uma prova de 110Km de estrada onde acompanhei sem problemas companheiros com CR1, Roubaix, Tarmacs Pinarelos e outras estradistas em carbono com ultegras, dura-ace, campanolos e sram reds. Na minha apenas mudei os calços dos travões, para dura-ace, porque a borracha com que os travõers vinham equipados não paravam a bike. Para nós que vimos dos discos travar com borrachas é muito estranho. Agora é claro que eu, como aconteceu no BTT, tenho vontade de evoluir e experimentar uma máquina que exija mais de mim, mas a que tenho dá para me devertir e acima de tudo a simplicidade mecÂnica não dá problemas, apenas o desgaste é maior e aí podemos evoluir para por exemplo um ultegra, equivalente ao XT, já que o dura-ace é como o XTR, é leve e bomito mas exige muita afinação.
 

saurio33

Member
Eu comprei uma fininha com o orçamento que cabia no meu bolso. Foi uma Cube Aerial, que pesa cerca 9,3 kg. Tem tudo Sora. Tem 9v e, blasfémia, tem pedaleira tripla! Para alguns neste fórum é uma coisa inconcebível... Agora, falando da minha experiência, e respondendo à questão colocada neste "tópico", digo que estou MUITO FELIZ com a escolha que fiz. Poupei imenso dinheiro, ando quando quero e como quero, não tenho de dar contas a ninguém, nem pretendo competir. Se quiser subir mais depressa, ando mais vezes para melhorar a forma. Não me escondo atrás de um suposto equipamento inferior para justificar a minha performance. Também, por outro lado, não aspiro a melhorar a mesma através de maior leveza no equipamento. Que diria Joaquim Agostinho??? Ou melhor, quem tiver um grupo Ultegra ficaria à frente desse grande ciclista, só por ele andar com um arado? Não acredito.
Em relação à suavidade e resistência do material, não creio que haja uma diferença que se note a olhos vistos... É preciso ter o equipamento afinado e saber usar o mesmo, como tudo na vida. Não há milagres. De resto, quem tiver dúvidas na escolha, o meu conselho é que compre conforme a carteira. De uma forma ou doutra, o que interessa é dar ao pedal. Faz bem à saúde, faz bem ao espírito e faz bem ao ambiente.
 
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Morg

Well-Known Member
Tenho há 5 anos um Dura Ace 7700 usado, já fez a volta a Portugal (não foi nas minhas mãos :)). O manípulo direito estragou-se e comprei um 105. Optei por 105 por ser o mais barata com 10v. Sinceramente não notei diferença nenhuma no funcionamento. E actualmente tenho na esquerda dura-ace e direita 105 :) não há como confundir a bike com outra :)
Uso desviador dura-ace 9v com cassete e manípulo de 10v, quem me montou e afinou a bike foi um ex-profissional (Faísco) sem problemas até hoje.

Para mim o principal motivo para ter optado por 10v foi só haver cassetes de 9v de gamas inferiores. Com o tempo as opções de 9v vão sendo mais diminutas. Tal como acontece no btt.

Não vejo grandes problemas se quisermos mudar para 10v, basta uns manípulos e há alguns à venda bastante em conta.
 

pratoni

Well-Known Member
Eu comprei uma fininha com o orçamento que cabia no meu bolso. Foi uma Cube Aerial, que pesa cerca 9,3 kg. Tem tudo Sora. Tem 9v e, blasfémia, tem pedaleira tripla! Para alguns neste fórum é uma coisa inconcebível... Agora, falando da minha experiência, e respondendo à questão colocada neste "post", digo que estou MUITO FELIZ com a escolha que fiz. Poupei imenso dinheiro, ando quando quero e como quero, não tenho de dar contas a ninguém, nem pretendo competir. Se quiser subir mais depressa, ando mais vezes para melhorar a forma. Não me escondo atrás de um suposto equipamento inferior para justificar a minha performance. Também, por outro lado, não aspiro a melhorar a mesma através de maior leveza no equipamento. Que diria Joaquim Agostinho??? Ou melhor, quem tiver um grupo Ultegra ficaria à frente desse grande ciclista, só por ele andar com um arado? Não acredito.
Em relação à suavidade e resistência do material, não creio que haja uma diferença que se note a olhos vistos... É preciso ter o equipamento afinado e saber usar o mesmo, como tudo na vida. Não há milagres. De resto, quem tiver dúvidas na escolha, o meu conselho é que compre conforme a carteira. De uma forma ou doutra, o que interessa é dar ao pedal. Faz bem à saúde, faz bem ao espírito e faz bem ao ambiente.

Àmen!! :)

Dado que fui eu que abri o tópico, chego à conclusão que, para mim, as 10v na shimano, justificam-se mais pela facilidade em encontrar material compatível daqui a uns anos, enquanto que 9v vai haver cada vez menos material e cada vez mais de gama baixa...

Será a razão principal, caso venha a escolher algo com 10v em detrimento de 9v. De resto penso que não justifica, caso o orçamento seja baixo.
 

RJLA

New Member
Ora bem, deixo a minha experiência. A minha bicicleta anterior estava equipada com Sora/Tiagra de 8 Velocidades. Sim, eram feias, pesadas e sentia falta de mais uns andamentos, mas o que é certo é que fartaram-se de levar porrada e nunca tive uma desafinação que fosse. Entretanto tive oportunidade de comprar uma bicicleta melhor equipada com 105 completo de 10velocidades. Em cerca de 1000 kms feitos já teve de ser duas vezes afinada o que fez com que não tenha plena confiança nas mudanças cada vez que saio para a estrada. Claro, ganhei em peso, estética, numa maior disponibilidade e progressão de andamentos e em suavidade na passagem de mudanças. Concluo que para uma utilização meramente lúdica, sem peneirices e sem preocupações com o peso do conjunto o Sora ou Tiagra chega e sobra. Não deixa ficar mal, não desafina e cumpre o objectivo. Agora podendo evoluir para algo superior é sempre uma opção tentadora e julgo que ficamos a ganhar nuns aspectos e a perder noutros...mas não será por pedalar com 105 ou Ultegra que passarei a fazer mais rápido e com menos esforço aquilo que fazia com Sora. Haja pernas.
 

Figueiredo

Active Member
mas não será por pedalar com 105 ou Ultegra que passarei a fazer mais rápido e com menos esforço aquilo que fazia com Sora. Haja pernas.

Eu tenho Sora de 8v porque era o que vinha de origem com a bicicleta, já troquei de quadro, pedaleiro, selim, recentemente guiador e avanço.... mas um grupo melhor ainda fica um pouco caro (por exemplo um Ultegra fica na ordem dos 600€), como é obvio olhando para as bicicletas dos meus companheiros também gostava de ter um grupo de 10v, quer pelo peso, quer por serem esteticamente mais bonitos que o meu, relativamente á afinação só posso falar do que uso e apesar de não ser perfeito penso que é bastante aceitável se considerarmos que é a gama de entrada da Shimano... mas uma coisa vos posso garantir tomara muitos Dura-Ace, Ultegras, Records, Reds e afins levarem a "porrada" que o meu modesto Sora já levou quer na estrada quer nos rolos, como diz o amigo RJLA haja pernas!
Mas presumo que seja como fazer uma viagem com um Clio ou com um BMW, ambos servem mas 1 é muito mais confortável que outro...
P.S. - Estou desejoso de "gastar" o meu material para fazer um upgrade para Ultegra, mas o velhinho Sora nunca mais acaba...:)
 
Last edited:

tranquilo

Active Member
Figueiredo, até aposto que quando mudares para Ultegra a única coisa em que vais pensar é porque raio não o fizeste há mais tempo.

Grande abraço
 
Eu comprei uma fininha com o orçamento que cabia no meu bolso. Foi uma Cube Aerial, que pesa cerca 9,3 kg. Tem tudo Sora. Tem 9v e, blasfémia, tem pedaleira tripla! Para alguns neste fórum é uma coisa inconcebível... Agora, falando da minha experiência, e respondendo à questão colocada neste "tópico", digo que estou MUITO FELIZ com a escolha que fiz. Poupei imenso dinheiro, ando quando quero e como quero, não tenho de dar contas a ninguém, nem pretendo competir. Se quiser subir mais depressa, ando mais vezes para melhorar a forma. Não me escondo atrás de um suposto equipamento inferior para justificar a minha performance. Também, por outro lado, não aspiro a melhorar a mesma através de maior leveza no equipamento. Que diria Joaquim Agostinho??? Ou melhor, quem tiver um grupo Ultegra ficaria à frente desse grande ciclista, só por ele andar com um arado? Não acredito.
Em relação à suavidade e resistência do material, não creio que haja uma diferença que se note a olhos vistos... É preciso ter o equipamento afinado e saber usar o mesmo, como tudo na vida. Não há milagres. De resto, quem tiver dúvidas na escolha, o meu conselho é que compre conforme a carteira. De uma forma ou doutra, o que interessa é dar ao pedal. Faz bem à saúde, faz bem ao espírito e faz bem ao ambiente.

Nem mais "ando quando quero e como quero" ... tou contigo
 

tranquilo

Active Member
Peço que me perdoem mas adoro fazer de advogado do Diabo :D

Voltando ao tópico: "Sora e Tiagra não, porquê?" eu digo não. Já há muita escolha de bicicletas de "gama de entrada" com 10 velocidades e não vejo nenhuma razão mais ou menos válida para escolher 8 ou 9 vel. em vez de 10. Será porventura o preço o principal factor? Honestamente não me parece. Basta ir à Decathlon, escolher bem uma bicicleta com a geometria certa e por pouco dinheiro faz-se a festa. Um quadro de Carbono, à volta de 1060€, com Shimano105, rodas Shimano RS10 e pedais da última vez que vi, parece-me um melhor negócio do que quase todos os que tenho visto com Sora e Tiagra por aí (e não só). E não me venham com teorias sobre a qualidade e assistência da marca porque então a Decathlon dá um belo baile a muitas que existem por aí que provavelmente até são feitas na mesma fábrica.
E digo-vos mais, com esta bicicleta, estou em crer que também se pode andar quando se quer e como se quer... mas melhor. ;)

Pode-se ter o argumento de querer comprar um quadro bom para upgrades no futuro, mas haverão quadros realmente bons que não sejam caros, com ou sem Sora? E depois o que se faz? Gasta-se o dobro do que custou a bicicleta em upgrades? Ou anda-se com um uma carroçaria de Ferrari por fora mas com um motor da TATA por dentro?...

Sobre as vantagens de 10vel. nem vale a pena falar pois já existe extensa literatura por aí na net... Nem que seja com vista a upgrades no futuro pois neste caso as coisas já podem ser compradas mais calmamente (em vez de carreto mais desviadores mais manetes de uma vez).

Agora calma, não estou a dizer que Tiagra é menos fiável que um Dura-Ace porque em princípio não será por muito! A diferença está no peso, rigidez e materiais (Se bem que Sora, aquelas manetes... nem dadas). Estou a dizer, claramente que não existem razões para escolher 9vel em vez de 10v. Já ouviram falar da microshift? Um grupo de 10velocidades fica mais barato que um Tiagra e ainda por cima é completamente compatível com Shimano para o caso de algum dia quererem mudar, e que pelos vistos há aqui muito boa gente no fórum que está muito satisfeita com o dito? Então porque raio querem 9 velocidades? Para mudar menos vezes de mudanças? :confused:

Espero que ninguém leve a mal o post mas há por aí muito boa gente que foi na cantiga e depois arrependem-se e das duas uma: ou gastam ainda mais dinheiro, ou então não conseguem vender bem a bicicleta em 2ª mão porque só tem......9 velocidades. :cool:

Desculpem o desabafo mas às vezes parece que é crime ter material melhorzinho...

Abraço
 
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20fps

Member
Essa história das mudanças... vai lá vai. 10 é que é bom... e 11? ui ui.

Cada um sabe de si. A minha veio equipada com tiagra 9v. Nunca tive problemas, um relógio que me serve perfeitamente.
 

tranquilo

Active Member
Ainda bem que nunca tiveste problemas, também não estava a dizer o contrário nem era esse o objectivo do post. Se calhar passou-te ao lado mas não faz mal...
 
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Morg

Well-Known Member
Concordo com o "tranquilo" mas depende para que objectivo queremos a bike. Quem faz 2 ou 3 voltas por mês e prefere comprar o quadro XPTO que tanto gosta mas reduzir no equipamento não vejo qual é o mal. De certeza que vai dar mais importância ao aspecto estético do que à diferença de um Sora para 105.
 

tranquilo

Active Member
Olá Morg. Espero que o "tranquilo" entre aspas não te assuste porque de facto sou muito calminho :)
Também não vejo mal nenhum no que dizes, cada qual faz o que quer e se assim não fosse isto estava tudo estragado.
Mas irrita-me um bocado certo tipo de atitudes. Enfim, o OP perguntou "Sora e Tiagra não, porquê?" e eu apenas disse "não", expliquei as minhas razões e dei várias opções, penso que até fui construtivo e terminei com exemplos de pessoas que se arrependem. Não é este o objectivo do fórum? É preciso mais alguma coisa? De alguma maneira alguém tentou estabelecer um diálogo comigo para mostrar que estou errado?
Não gosto nada é de argumentos quase heróicos sobre as virtudes de usar 8 ou 9 velocidades porque, basicamente, este tipo de argumentos não são nada construtivos e na realidade, não servem para rigorosamente nada :rolleyes:

Um abraço
 

RJLA

New Member
tranquilo, concordo de uma forma geral com o teu post, mas a tua opinião vai muito sobre uma óptica do preço dos componentes, e não da fiabilidade. Acho que o que está em causa é avaliar se componentes Sora ou Tiagra não serão tão fiáveis como os de gama superior e se não servirão para os objectivos da maioria do cicloturista de ocasião. Claro que aqui já entra a carteira e o gosto de cada um e se eu quiser ter uma bicicleta equipada com Dura Ace para sair três vezes por ano ninguem me o proibe, mas se tivesse uma equipada com Sora sairia na mesma e faria a mesma coisa.
Mais uma vez digo que em termos de fiabilidade não vejo grandes diferenças nos materiais, mas em termos de peso, estética e de possibilidades de progressão claro que quem puder ter 105 ou superior não deverá hesitar. Eu passei de 8v para 10v e notei realmente a diferença. E concordo contigo quanto à questão dos quadros. Pessoalmente, seria incapaz de dar 800, 900 ou mesmo 1000€ por uma bicicleta equipada com Sora ou Tiagra apenas porque tem um quadro da marca X ou Y. Claro que há quem valorize mais esta questão do quadro, mas eu gosto de olhar para as coisas sob uma perspectiva de conjunto e normalmente faço as minhas compras quando acho que está reunida a melhor relação qualidade/preço. Dando um exemplo concreto, pelo preço de uma Trek ou Specialized equipada com Sora/Tiagra compra-se uma Canyon equipada no mínimo com 105. Sem pensar muito a minha escolha iria cair para o lado da Canyon, sem duvida!
 

luisbiclas

New Member
(...) Então porque raio querem 9 velocidades? Para mudar menos vezes de mudanças? :confused:

(...)

Desculpem o desabafo mas às vezes parece que é crime ter material melhorzinho...
Abraço

Porque nem toda a gente anda a treinar para participar na volta a Portugal e 9V até chegam perfeitamente para aquilo que andam.
Porque nem toda a gente quer gastar 1000€ numa bike e ainda ter de lhe fazer up-grades
Não é crime nenhum ter material melhorzinho, crime é querer que os outros tambem o tenham.
Eu uso Tiagra 9V e não preciso de mais, não é (felizmente) por falta de dinheiro para o up-grade, que como dizes até é barato, mas sim porque não tenho necessidade de mais.

Este teu poste tambem vai um pouco em conta daquilo que é norma aqui pelo forum, que é dar 1000€ por uma bike de "marca" que depois traz equipamento shimano 2300 de 8V e para fazer o up-grade total para 10V vão gastar 300€ ou 400€, enquanto que as "sem marca" já vendem pelos mesmo 1000€ uma bike com equipamento shimano 105 de 10V.
Atenção que não estou a duvidar das melhores capacidades do material de nivel superior ao Sora/Tiagra, simplesmente há muita gente que não precisa dele.

Não estou a criticar ninguem, mas de vez em quando, quando venho aqui ao forum ler uns postes, fico com a sensação de que aqui só ha profissionais do pedal e que querem obrigatoriamente que os outros tambem sejam.
 

tranquilo

Active Member
Olá pessoal.
Estive a ler o que li e se calhar fui bruto ou então expressei-me mal.

Por partes:
RJLA, concordo com tudo o que dizes. No entanto pessoalmente tenho notado que mal o pessoal ganha o bichinho para a a estrada nunca mais tá quieto e que quase sempre arrepende-se de ter comprado as tais 9vel.
Vejamos o que diz o patroni:
Olá a todos!:)

Eu venho do btt e, depois de converter a minha sirla numa versão pseudo-estradista, comecei a ganhar o gosto por andar em estrada.
Logo aqui já se está a ver no que isto vai dar no futuro :D

Mas também diz:
No entanto nas bikes que cabem no meu orçamento (já bem esticado), só vejo equipamento ao nível do sora e do tiagra, ou ainda mesmo mais baixo.
Ora, estamos a falar de que valores? 500€? 600€? Em segunda mão ou mesmo na Dechatlon já se arranjam bicicletas com 10 velocidades (Campagnolo se não estou em erro). A partir daí pode ir tornando a bicicleta mais interessante. Há muitos bons exemplos neste fórum de bicicletas compradas nestes locais que se tornam máquinas bem fiáveis com pouco mais dinheiro. Porque não uma vez por ano fazer um upgradezinho? Porque não comprar em segunda mão?


luisbiclas:
Porque nem toda a gente anda a treinar para participar na volta a Portugal e 9V até chegam perfeitamente para aquilo que andam.
Completamente verdade. O problema começa quando começam a andar mais e melhor e querem evoluir digo eu.

Porque nem toda a gente quer gastar 1000€ numa bike e ainda ter de lhe fazer up-grades
A minha BH com escoras e forqueta em carbono com Ultegra, rodas aksyum, avanço Richey, espigão e guiador FSA custou-me 650€ em segunda mão. Será que se a vender perco dinheiro? E se tivesse comprado uma nova com tiagra ou sora, perdia??:confused::confused:

Não é crime nenhum ter material melhorzinho, crime é querer que os outros tambem o tenham.
:confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused:
Acho que já somos todos crescidinhos não?

Eu uso Tiagra 9V e não preciso de mais, não é (felizmente) por falta de dinheiro para o up-grade, que como dizes até é barato, mas sim porque não tenho necessidade de mais.
Óptimo. Mas não é isso que está em discussão pois não? Mas ao contrário de ti não será plausível que o patroni tenha necessidade de mais no futuro?

Não estou a criticar ninguem, mas de vez em quando, quando venho aqui ao forum ler uns postes, fico com a sensação de que aqui só ha profissionais do pedal e que querem obrigatoriamente que os outros tambem sejam.
Nem sei como hei-de responder a isto mas acho que tu (e não só) equivocaram-se com o que escrevi ou então expliquei mal o que penso. Mas acho que a melhor resposta é esta: Se o nosso colega está a ganhar o bicho pela estrada acho que mais cedo ou mais tarde se vai arrepender de não ir para as 10 velocidades e o que eu queria assertivamente afirmar é que o dinheiro não deverá ser o entrave neste caso pois existem opções que custam o mesmo, nem que seja em segunda mão. E acho que já dei alguns exemplos a provar isto.

Finalmente temos uma discussão (no bom sentido) a sério :)

Um abraço a todos
 

20fps

Member
O que para aqui vai.
A vantagem que vejo em ter 10v é a de se poder usar 11/12-27/28.

Se for para usar 12-25 é a mesma coisa.
 
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