• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Shimano Sram Campagnolo

largo

New Member
ja exprimentei varias vezes a shimano, sram, campagnolo e na minha opiniao o melhor é o campagnolo com a corrente da DURA-ACE, ai fica um conjunto perfeito
 

tunes

New Member
boas amigos.
mas em termos de compatibilidades, nao ha problema? as afinaçoes devem ser um pouco mais "sensiveis" nao?
e ja agora o porque dessa escolha por parte de ambos?
abraço
 

largo

New Member
Se reparares a corrente shimano é um pouco mais estreita que a campagnolo e faz as passagens de mudanças mais suaves e por acaso ate é mais façil de afinar.
É certo que uma corrente campagnolo dura mais, mas prefiro a corrente shimano e ja ando assim a uns anos e nao me lembro a ultima vez que afinei as mudanças e tenho 2 pares de rodas que estou sempre a trocar e sem afinar nada
 

fmm

Member
Obrigado Consciouness.
Eu bem que já calculava que assim fosse.
Presumo que tem a ver com espaçamento entre os elos, certo ?

Filipe
 

consciouness

Active Member
Sim, as tolerâncias são diferentes. Mas por ex. podes utilizar a corrente da marca BBB para 11v. Pessoalmente não sei se funciona melhor do que a da campy, mas concerteza que se existe é porque funciona com grupos de 11v. E há ainda mais marcas a fazer correntes para 11v. Mas de facto as da campy duram muito tempo. Eu mudei recentemente a minha, a corrente tinha cerca de 5000kms, e estava em perfeitas condições de rodar.
 

locas

New Member
Olá,
preciso da vossa ajuda. Sei que esta pergunta é para muitos muito parcial, mas gostos são gostos e a experiência de cada um pode ajudar-me bastante.
Estou a pensar comprar uma bike e tenho a possibilidade de que a bike venha equipada com um destes três grupos: Dura-Ace 7900, Campagnolo super record ou Sram red.
Na vossa opinião qual o melhor dos três?
Obrigado.
 

Miro

New Member
Vou-te por confuso...Ehehehe

Tenho Shimano, gosto de uma bicicleta com Campagnolo e neste momento colocaria Sram :) Confuso?

Eu iria para Sram Red. Adoro o funcionamento daquilo que na minha opinião é superior ao Shimano Dura-Ace (Campagnolo Super Record não sei, nunca usei) e ainda por cima é lindo.
 

fogueteiro

Active Member
Antes de comprares, porque qualquer um deles é um investimento avultado, porque não experimentas primeiro? Assim ias pela tua preferência e não pela opinião dos outros que é sempre tendenciosa e só te serve para baralhar ainda mais.
 

Mingus

Member
Campagnolo..... :)

Sou proprietário de um Athena 11 há menos de 2 semanas e ainda só fiz 360kms (contra os 8500 com o 105) mas já estou convencido. Penso que o Athena e o 105 são da mesma gama e as principais diferenças (para melhor no campagnolo) são a maior robustez geral, precisão da mudança e a melhor ergonomia das manetes, ainda que a manete dos travões parece estar um pouco mais longe do guiador - para quem tem mãos mais pequenas pode eventualmente ser um ponto negativo.

Acredito que esse super record deva ser mesmo muito bom.
 

paradawt

Moderador
@Mingus,
O Athena é da gama do 105?? ;) Isso só em sonhos para a Shimano! É um grupo de 11 velocidades, manetes em carbono e pedaleiro com cranks em carbono. Para não falar do peso.

A minha experiência pessoal. Usei Campagnolo Veloce e uso agora SRAM Rival.

Campagnolo - Pontos fortes:
- Desafina muito pouco;
- Muito certinho e sêco a trabalhar;
- Possibilidade de descer vários carretos de uma só vez e com rapidez;
- As manetes ergonómicas são muito confortáveis quando pedalamos de pé e possibilitam várias posições da mão a rolar.

Campagnolo - Pontos fracos:
- Compatibilidade com outras marcas quase nula;
- Dificuldade em chegar à manete quando se pedala com as mãos em baixo no guiador (pelo menos eu que tenho mãos pequenas).

SRAM - Pontos fortes:
- Peso;
- Compatibilidades com outras marcas;
- Ergonomia das manetes quando pedalamos com as mãos em baixo no guiador (trava-se muito bem, sem grandes dificuldades);
- Manetes em carbono logo a partir da gama Rival (na minha opinião é um ponto forte);
- Praticamente não tens delay de tempo na passagem entre carretos;
- Quando pedalamos sentados com as mãos nas manetes dá uma posição muito agradável para se agarrar nas mesmas.

SRAM - Pontos fracos:
- Tem que estar muito bem afinadinho para funcionar minimamente bem;
- Qualidade da borracha que cobre as manetes (não sei mas não me inspira muita confiança na durabilidade).

Isto são as minhas opiniões pessoais. Com a SRAM ainda só fiz cerca de 600kms, não tenho muita opinião mas tenho gostado bastante.

Quanto ao Campagnolo, eu andava com Veloce que é praticamente a entrada de gama, e em cerca de 6000kms apenas teve que afinar uma vez. Sempre tive cuidado com a lubrificação da corrente e foi só rolar de resto! Na minha opinião ambos são bonitos.

Abraço!
 
Bem se é escolher entre os modelos das fotos diria que sao todos o Non Plus Ultra osseja sao peças por deep pockets my friend:))Era bom ter os verdones por cumprar estas peças...acho que um vale o outro a nivel de tecnica e materiais.
Se vamos nos "entry level" e medios bem se calhar Campagnolo ofrece mais opçoes por gente como me que anda na rua com o "umilde" Veloce 10v..lol...bem até agora nao posu queixar-me e se assim fosse com aquelo que custa na há problema...agora gastar perto dos 2k para um grupo e depois ter problemas seria bem pejor.

Campagnolo foi a brand que inventou o Quick release,os desviadores dianteiro e traseiro ( paralelograma)..eles tem mais de 150 patent,por tanto por motivos historicos e de nacionalidade...e depois gosto o "Claunch" cada vez que mudo,aquele barulho seco, lembra-me muito o meu Alfa Romeo com carburatores duplo quando passavo entre a secunda e a terzeira mudança.....:)).
Pena que foi obrigado a cumprar ferramentas especificas por o Campagnolo porqué os meus SRAM/SHIMANO nao funcionam no "italico".....ainda devo perceber quem é que nao é compativel :)....as corrente UN de Campy sao tambem uma peça diferentes respeito as outras e logo cuidado com as tolerancias.....acho que devem fixar um standard se nao vamos perder a cabeça um dia!.
Mas nao sei porqué eu nunca dei muita importancias a os grupos....estou mais preocupado com as rodas...em todos casos voto Campagnolo mas mais por ser nacionalista que por outros motivos :)!.

fabrizio
 
Top