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Shimano Sram Campagnolo

MJRocha

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Boas

Eu uso Campagnolo misturado com cassete e corrente Shimano. Já experimentei também Shimano e Sram, e confesso que até agora gosto mais da Campagnolo (ainda não experimentei o 11 velocidades, mas pelo que tenho lido em revistas francesas existe bastante polémica quanto á sua eficiência, e uma das mais recentes é de que algumas das equipas de topo equipadas com Campagnolo 11v estão a usar 10v com autocolantes 11v (questão de patrocinio loll), sendo que a mais polémica foi uma recente chegada de uma prova ao sprint entre o Tom Boonen e outro que agora não me lembro, não tenho a revista aqui á mão, e em que o Tom Boonen perdeu o sprint por ter falhado uma mudança devido aos problemas do 11v, só que este depois veio dizer numa entrevista que o erro tinha sido dele e não do grupo, só que parece que aos amigos ele não disse bem isso :rolleyes:).
Quanto ao que dizem as revistas que tenho lido todas falam maravilhas do Sram Red depois de se habituar a ele, e além disso é o grupo mais leve de todos. No entanto todos são unânimes em afirmar que os mais ergonómicos são os novos Campagnolo (já agora para quem gosta de Campagnolo vai surgir um "novo" (pois já existiu antes) grupo de 11v considerado entrada de gama das 11v, o Athena. Quanto ao Shimano fiquei a gostar muito do DI2 depois de o ter experimentado (mas com a bicla parada).

Boas pedaladas
 

Burning Dogma

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:eek::eek::eek::eek:

Essas revistas são pagas pela concorrência para dizer mal não?

Campagnolo de 10v com autocolantes de 11v? Isso é completamente impossível, basta ver que as manetes são diferentes, assim como os desviadores. A única equipa que usa o grupo de 10v é a AG2R que não é patrocinada pela Campagnolo mas sim pela FSA e está à espera do grupo desta marca. Basta ver que já usam o desviador da frente e a corrente da FSA.

Sinceramente, do muito que tenho lido, se há coisa que os novos grupos de 11v tem é fiabilidade. Problemas com mudanças tenho ouvido é do Dura Ace 7900, principalmente por causa dos cabos passarem por dentro do guiador.

Quanto aos pesos, peso que o Super Record é mais leve que o Red, mas não tenho a certeza.
 

MJRocha

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Isso é a coisa mais fácil de se fazer. As manetes em carbono do super record existem em separado e estas podem muito bem ser colocadas nos manipulos Centaur (que basicamento nas partes internas é praticamente a mesma coisa) e uma vez que os esticadores Record 10v são muito parecidos (se reparares bem basta pintar as partes prateadas a preto e fica como igual e é só pôr os tocolantes), e voilá, um grupo Super Record 10v mascarado de 11v.

Quanto á revista, acho-a uma das melhores e mais imparciais (e é por isto mesmo que volta e meia tem problemas com marcas porque estas não gostam de reparos negativos).

Quanto a pesos vou dar uma vista de olhos nas revistas que tenho que sei que existe uma que compara todos os pesos, depois logo coloco aqui.
 
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Burning Dogma

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Isso é a coisa mais fácil de se fazer. As manetes em carbono do super record existem em separado e estas podem muito bem ser colocadas nos manipulos Centaur (que basicamento nas partes internas é praticamente a mesma coisa) e uma vez que os esticadores Record 10v são muito parecidos (se reparares bem basta pintar as partes prateadas a preto e fica como igual e é só pôr os tocolantes), e voilá, um grupo Super Record 10v mascarado de 11v.

No ano passado o McEwan usou as manetes Centaur (sem letras) no Record 10, enquanto alguns ciclistas já testavam o Record de 11v. Este ano praticamente todas as equipas iniciaram as provas com o Record de 11v, em vez do Super Record, daí a diferença das cores dos desviadores. Inicialmente penso que só a Caisse D'Epargne usava o SR. No Giro D'Italia já várias equipas usavam o SR (LPR, Diquigiovanni), embora outras ainda usavam o Record. Penso que isso seja por causa de stocks, visto que os 2 grupos são 99% a mesma coisa e em funcionamento não variam nada. Aliás basta ver fotos da maioria das provas no CyclingNews e não anda por lá nada rebaptizado.
 

MJRocha

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Pois então queres saber quais são as diferenças entre os dois!? Tem a ver com a suavidade das mudanças, apareceu o Super Record porque existiram muitos ciclistas que já usavam o Record e pediram para a Campagnolo mudar a suavidade para esta se parecer mais com os antigos Record, ou seja mais seca.
Caso não saibas os antigos Record podiam ser convertidos em 9v e vice versa, basta para isso mudar uma peça no manipulo tipo roda dentada e ficas com a mudança feita. Quem me diz a mim que até não haverá uma peça semelhante para os novos :rolleyes:.
De qualquer das maneiras apenas estou a vender o que está na revista, embora como disse anteriormente para mim é das melhores e com provas dadas.
 

Burning Dogma

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Tenho a certeza que estás a fazer confusão e acho que até sei com o que é.

Vamos por partes:

Nos grupos de 11v, Super Record, Record e Chorus, o funcionamento é 100% igual. As manetes são 100% a mesma coisa, à excepção dos autocolantes e da Super Record que tem uma peça qualquer lá dentro em titânio em vez de aço para tirar umas 4 ou 5 gramas, mas que em nada altera o funcionamento. A nível de desviadores, é tudo a mesma coisa, as diferenças além da cor passam pelo braço do desviador em carbono vs alumínio, roldanas cerâmicas vs "normais" e parafuso de titânio vs aço. Nada que altere o trabalhar dos mesmos.

Quanto à questão da suavidade das mudanças e dos pros pedirem manetes mais rijas, isso passou-se no ano passado com as manetes Record de 10v. Disse a Campagnolo que os profissionais pediram mudanças mais rijas conforme era hábito na marca italiana. Então a Campagnolo decidiu lançar uma edição das Record chamada Red. A diferença para as normais eram as famosas "G spring" mais rijas e o lettering cá de fora pintado de vermelho, como mostra a imagem a seguir:

http://wheelgirl.typepad.com/web_log/images/2008/03/27/campyredrecord.jpg

Quanto a conversões, claro que tudo isso é possível. Eu tenho as Centaur Ultrashift e posso mudar o tal disco dentado para um de 11v e usá-las num grupo de 11. O inverso também pode ser feito.

Não quero de modo algum duvidar do que estás a dizer, parece-me é que há algum engano ou confusão na revista. Acredita que sou fã desta marca e farto-me de ler artigos e opiniões na net e nunca encontrei qualquer referência a isso.

Já agora, não seria possível fazeres o scan desse artigo?
 

Burning Dogma

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Dá para ler perfeitamente;)

Pouco percebo de francês, mas deu para entender qualquer coisa. Segundo o Boonen, teve problemas em passar a corrente directamente do carreto 13 para o 11. Continuo sem dar grande credibilidade a isto por vários motivos. No próprio artigo até vem referido algumas divergências à opinião do Boonen.

Aqui fica o link para um tópico com um caso semelhante. Parece que o Boonen não sabe perder sprints e deita as culpas para o grupo que trás montado na bicicleta:

http://weightweenies.starbike.com/f...storder=asc&highlight=boonen+shifting&start=0
 

Tremoço

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Burning dogma atenção que tambem já vi no forum espanhol queixas sobre o 11v, mas no caso em questão era o chorus e não record ou s record...

Eu por acasa nunca experimentei um grupo de 11v mas era algo que gostava e ver como é em andamento, embora pense que 11v é um pouco de mais, eu tenho 10 e não uso todas...
 

Burning Dogma

New Member
Problemas qualquer grupo tem, às vezes não se conseguem afinar em condições. Mas muitas vezes isso tem mais haver com os quadros do que com o grupo em si. Os grupos de 11v tem tolerâncias mais apertadas que os de 10v. Há certo quadros onde é praticamente impossível montar estes grupos, caso de alguns Cervélo. No fundo é como o drop-out que prende o desviador ao quadro, quando as bikes tinha 7 ou 8v, não havia problema de ele estar torto porque as mudanças entravam todas bem. Com os grupos de 10 e 11, o drop-out tem que estar 100% direito para as mudanças trocarem bem. Todas estas coisas influenciam a performance do grupo.

Eu também gostava de deitar a mão a um de 11v, no futuro irei trocar certamente. O conceito de 11v é interessante pois adiciona o carreto de 18 dentes que já tenho notado a sua falta.
 

MJRocha

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É claro que todos os grupos têm problemas, só é pena que alguns não os admitam.E eu continuo a dizer que gosto mais do Campagnolo, acima de tudo porque dá para reparar quase por completo, pois eles têm peças em separado para isso mesmo, embora algumas sejam caras e acima de tudo parace que em termos de apoio ao cliente não são grande coisa, aqui em Portugal isso é normal pois com outras peças de outras marcas passa-se a mesma coisa, mas ao que parece lá fora existe o mesmo problema.
No entanto concordo com o escrito em outras (e esta também) revistas acerca do tempo gasto no desenvolvimento das 11v. Comparando com o caminho que seguiu a Shimano e vendo o resultado acho que foi melhor empregue terem gasto esse tempo no grupo electrico, que acho que mesmo tendo reticências quanto á fiabilidade e acima de tudo porque com as mudanças tradicionais em caso de avaria pode-se sempre desenrascar para chegar a casa, e quanto ao Shimano não sei até que ponto isso se verifica, mas estou em crer que devem ter pensado nisso. No caso do Shimano electrico e para quem já o viu funcionar parece que se "acabaram" o estar sempre preocupado com as afinações, pois isso é automático, e para quem percebe mais ou menos de mecanica muito bem mas para muitos (e se calhar a maioria do pessoal que anda de bicicletas) é um problema, pois volta e meia, ou por pancada, ou cabo puxado ou variações de temperatura ou seja lá o que for as mudanças desafinam e quantas vezes já não ajudei colegas a voltar a afinar as mudanças porque não sabiam como, pois era o pessoal da loja que tratava disso, só que o pessoal das lojas não anda com eles a beira aquando das voltas, pelo menos na maioria dos casos.
Segundo o que todos dizem é que o desenvolvimento a seguir deverá ser algo como o sistema da Rohloff, pois acabam muitos dos inconvenientes dos sistemas de transmissão actuais, e acima de tudo o relacionado com a assimetria das rodas de trás.

Mais uma vez repito que gosto muito da Campagnolo mas não deixo de estar atento ao que os outros fazem.
 

cipollini

New Member
Sempre usei campagnolo record. Tem o inconveniente de ser mt mais dificil de afinar. É preciso pericia, enquanto que o shimano é mais facil, mas o campagnolo quando está bem bem afinado, nada se compara a ele.
 

patrick pires

Well-Known Member
pois eu sou Shimanista!!!
mas a verdade depois de comprar a pedaleira da Sram (Red) fiquei rendido pelo preço e pela qualidade do material... dentro em breve possivelmente passarei para o outro lado (Sram)..
 

salpicão

Member
Boas,
li o tópico todo e fala-se bastante na fiabilidade do campagnolo em relação ao shimano. e o sram? também desafina bastante como a o shimano?
Abraço.
 

consciouness

Active Member
Boas, eu prefiro Campagnolo. Sempre usei, vou continuar a usar. E sempre Record.
Reconheço que a Shimano tem uma suavidade e um silêncio melhor, mas desafina mais rápido, ganha folgas, não gosto da estética do material Shimano e actualmente a Campagnolo é mais leve.
Quanto há SRAM, o sistema de mudanças é interessante, mas ainda não me convence no resto.
Mas atenção: o SRAM Red é o mais leve de todos.
Em relação ao campagnolo de 11v, não percebo as críticas de alguma imprensa especializada, em como os grupos de 11v não funcionam correctamente. Não noto absolutamente nada de mal no funcionamento do meu Record de 11v, funciona na prefeição.
E atenção pessoal: correm rumores que a Campagnolo está prestes a apresentar o seu grupo electrónico, possivelmente no decorrer destas próximas feiras. Aliás já vi fotos na net de corredores que estão a testar o grupo em competição. Para já as 12v, parece que vão ficar em standby, a Campagnolo também andava em testes com 12v. Vamos esperar pelos próximos capítulos.
Em resumo: Campagnolo forever.
 

paradawt

Moderador
Pelo que já li...

Campagnolo é o grupo mais silencioso que existe.

Na questão dos travões o Super Record é o que tem maior poder de travagem...

Gosto muito do aspecto da SRAM.

Tenho Campagnolo Veloce na Pinarello, mas a gama mais recente com as manetes ergonomic. Sinceramente, o grupo a trabalhar é um relógio!!!

Cumprimentos.
 

Cancellara

New Member
Sinceramente, falando de ergonomia, não gosto do sistema tipo "gatilho" da Campagnolo. Nesse campo e na suavidade de funcionamento, na minha opinião, a Shimano está à frente das outras duas. A nível estético, prefiro a SRAM, seguida da Campagnolo. Em termos de fiabilidade, não tenho experiência suficiente para estabelecer comparações.
 

salpicão

Member
Boas pessoal,
a principal referência do SRAM é nivel estético, quase todos gostam e referem o sram como sendo o mais bonito. O campagnolo como o mais fiabel e mais seco. O shimano como o mais suave e silencioso.
Mas alguém sabe explicar-me como é o Sram em termos de funcionamento(Barulho nas mudanças, desafinações, suavidade, etc)???
Abraço.
 
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