Serra de Montejunto

#1
Venho aqui pedir informações aos corajosos que já treparam esta serra. Estou particularmente interessado na subida pelo lado de quem vai de Lisboa. Do outro lado, por Pragança, ouvi dizer que é um inferno. Queria saber pormenores, tipo extensão, inclinações, se há zonas de descanso, etc.
 
#2
Já subi a serra de Montejunto e asseguro que não o bicho de sete cabeças que tantos pensam.:cool:

Para mim a subida mais acessível é por Vila Verde dos Francos, a segunda mais dura é por Pragança mas a pior na minha opinião é subindo por Avenal, ai sim é um inferno estrada estreita sinuosa de uma inclinação bastante elevada.:eek:

A subida por Viva verde é bastante acessível, um pouco dura no inicio e no final, mas com a zona intermédia deixa-te recuperar o fôlego para os km's finais na zona do parque de campismo até as antenas.

Recomendo-te subir primeiro por Vila Verde e depois por Pragança e por ultimo sobes por pelo Avenal uqe é para veres que por os outros lados não custa nada comparado com a subida do Avenal. Podemos combinar um dia e hora subimos os dois em conjunto.:cool::cool:
 
#3
Eu ainda só lá subi uma vez e foi pela Abrigada. Sinceramente não sei como chamam a essa. A parte inicial é bem tramada, mas depois entra-se no carrocel o que dá para descansar um pouco. Depois do primeiro cruzamento a coisa complica-se pois a subida torna-se constante nunca baixando dos 10% de inclinação. A partir do quartel e até as antenas tambem é bem puxado mas é curta.

Boas pedaladas
 
#4
Conheço todos os acessos descritos e posso comprovar que a subida do Avenal é efectivamente a mais difícil. Por Vila Verde dos Francos é mais acessível e será por esta que brevemente faço ideia de ir até ao topo do Montejunto (cota altimétrica 666 m). Tanto para quem vem por Pragança ou por Abrigada, o percurso é "poderoso", especialmente a partir de onde as duas se encontram passando pelo miradouro da Salvé Rainha.

Em termos de paisagem nada se compara à subida por Pragança, mas por Vila Verde dos Francos também é muito interessante.

Cumprimentos ciclísticos
 
#7
Qual dessas subidas é a do lado de quem vem de Lisboa? A de Pragança não é porque é do outro lado, deve ser uma das outras duas. Pelo mapa presumo que seja a de Vila Verde dos Francos.
 
#9
A subida de Vila Verde é a que vêm pelo lado da Merceana. A do Avenal é pelo Vilar, a subida de Praganca é que vem pelo cadaval ou então pela Rocha Forte/Cercal.
 
#10
Aqui fica em anexo a altimetria de uma passagem por Montejunto, subida por Vila Verde dos Francos, descida pela Abrigada.

A linha vermelha indica o início da subida, curva a 90º à direita à saída de Vila Verde.

Como podes ver tens duas zonas de descanso. Como já foi referido o último km é o mais complicado por isso o melhor conselho que posso dar é guardar forças para essa parte.

Já agora, o percurso desta volta:

http://maps.google.com/maps?f=d&sou...5865,-9.091873&spn=0.423346,0.705872&t=h&z=11
 

RTC

Moderador
Staff member
#11
Bom treino!:p

Para a semana vou subi-la outra vez. Tenho subido sempre por Vila Verde - o que dá cerca de 100kms, saindo de casa - mas desta vez vai ser por Pragança.
Vamos ver se 27t atrás dá:D
 
#20
Boas
Se alguem souber o caminho melhor que eu, podem ir na frente

Eu vou sair da zona da Praia da Areia Branca, Lourinhã, em direcção ao Bombarral, alguem que seja da zona, e combina-se no Bombarral ou mesmo no Cadaval...

Obrigado