Seguro

jpacheco

Moderador
Staff member
@kilo30 espero que estejas bem fisicamente que no final de contas disto tudo éque não fiques com nenhuma mazela.

1º esquece o teu seguro. Nem precisas de ter seguro se a culpa não for tua.
2º chamas-te a policia e eles fizeram o levantamento da situação. Vais á esquadra e pedes a o relatório para entregar na seguradora e entregas o tua folha da declaração amigável preenchida com a tua versão dos acontecimentos. Importante, se houver testemunhas coloca que que sim que houve.
3º entregas isso na seguradora do culpado. Depois sim é só aguardar.

Isto como é costume as seguradoras gostam de desinformar e fazer andar o pessoal de trás para a frente a ver se desistem...
 
Last edited:
Boas

Andava a ver o Seguro da federação, mas o da Caixa Agricola com a situação da Assistencia Em Viagem parece-me muito porreiro.
Ainda não encontrei foi forma de simular ou ver os valores.
Quanto é que pagam por isso?
Obrigado
 
Boa tarde, tenho uma biciclete que gostaria de ter protegida em caso de acidente. Alguém sabe se existe um seguro que cubra danos materiais ao nosso equipamento, caso o acidente seja causado tanto por nós próprios ou em grupo? É tudo muito engraçado, mas há um acidente qualquer e depois ninguém tem a culpa...

Dos que vi e se autodenominam por 'seguros de biciclete', apenas referem o caso de danos materiais a terceiros... isto é alguma piada?

Obrigado.
 

jpacheco

Moderador
Staff member
@jns seguros a 35 euros não podem cobrir os custos das bicicletas como deves compreender. As seguradores só fazem seguro se conseguirem fazer dinheiro com ele, isto é um negócio acima de tudo... assim ao final de um ano partias a tua bicicleta e por 35 euros o seguro dava-te um novo?! Vê quanto ficam os seguros contra todos os riscos para automóveis, 800, 900 euros anuais. Ninguém dá dinheiro a ninguém nesta vida. Segura-te contra terceiros que já é bela ajuda em caso de infortúnio.
 
Boas, em primeiro lugar é bicicleta. :)
Segundo, podes averiguar junto das seguradoras quanto é que fica um seguro para cobrir danos numa bicicleta. Não conheço ninguém que tenha, mas pelo que já ouvi dizer / li por aí, não é uma coisa barata. Se fosse barato, haveriam muitas bicicletas a "partirem-se".

Quanto aos "seguros de bicicleta" que referes, devem ser mais "seguros de ciclista" (cobrem o ciclista, não a bicicleta). A parte dos danos materiais a terceiros chama-se responsabilidade civil.
 
@jpacheco Sim, não digo por 35 euros claro, mas como deve imaginar nem toda a gente possui uma biciclete 'barata' nem pratica o ciclismo apenas por lazer. Acidentes acontecem. Assim o farei. Obrigado.

@jocarreira Pode-se dizer de ambas as maneiras, tal como trotinete (a) e raquete (a). Averiguei com a Tranquilidade e a Liberty Seguros nos seus termos de contrato, e as 2 referem que cobrem até um valor de 1500 euros, opcionalmente por um custo extra, e não sei bem em exceção a quantas muitas situações.
 

jpacheco

Moderador
Staff member
@jpacheco Sim, não digo por 35 euros claro,
'seguros de biciclete', apenas referem o caso de danos materiais a terceiros... isto é alguma piada?
Desses que viste não devem ser muito superiores a 35 euros.
Se tens uma bicicleta "barata" não sei para que precisas de gastar dinheiro num seguro?! Mas cada um com a sua ideia, mas eu também não sou bom exemplo que sou um bocado adverso a seguros.
 

petrix

Well-Known Member
Ter um seguro não tem nada a ver com ter uma bicicleta "cara" ou "barata", o seguro serve para se o caso de vocês provocarem algum acidente com terceiros e tiverem que pagar despesas daí resultantes... se por exemplo forem atropelados e não tiverem culpa, não interessa se têm ou não seguro, entra em acção o seguro do culpado.
O seguro da Federação também cobre no caso de vocês terem alguma queda, despesas médicas.
 
@jocarreira acho que ficou bem claro que a biciclete que pretendo cobrir não é considerada barata pela maioria das pessoas que praticam ciclismo

@petrix Isso são um tipo de seguro, o que estou a procura era de uma espécie de seguro contra todos os riscos / danos próprios para a biciclete, mas o que já vi é para esquecer... mas o da fpc só cobre mesmo despesas, correto?
 

jpacheco

Moderador
Staff member
A teres um seguro será sempre um contrato individual entre ti e a seguradora. Porque é impossível haver seguros standard dentro destes requisitos.

Aconselho-te a fazer um email standard e envias para uma serie de seguradoras. Terás que indicar com detalhe o modelo e o valor a segurar. Não custa nada tentar. Embora me pareça que o que irão fazer é um seguro de viagem para sempre que transportas a bike no carro segundo algumas condições.

Seguro contra todos os riscos para a bike? É um desporto muito propenso ao risco. Se eu tivesse uma seguradora não te fazia seguro contra todos os riscos.
 

petrix

Well-Known Member
@jocarreira acho que ficou bem claro que a biciclete que pretendo cobrir não é considerada barata pela maioria das pessoas que praticam ciclismo

@petrix Isso são um tipo de seguro, o que estou a procura era de uma espécie de seguro contra todos os riscos / danos próprios para a biciclete, mas o que já vi é para esquecer... mas o da fpc só cobre mesmo despesas, correto?
Sim, o da federação é só contra terceiros e cobre as tuas despesas médicas, mediante algumas condições claro.
 
Aconselho-te a fazer um email standard e envias para uma serie de seguradoras. Terás que indicar com detalhe o modelo e o valor a segurar. Não custa nada tentar.
Ok, obrigado.

Embora me pareça que o que irão fazer é um seguro de viagem para sempre que transportas a bike no carro segundo algumas condições.
Também dava jeito, mas aqui a questão é nomeadamente o caso de queda.

Seguro contra todos os riscos para a bike? É um desporto muito propenso ao risco. Se eu tivesse uma seguradora não te fazia seguro contra todos os riscos.
Esse é exatamente o problema. Imagine ter um quadro de 5000 ou 6000 euros, vai por exemplo fazer um treino na chuva e calha a cair por uma qualquer razão que parte o quadro ao meio... não é propriamente comum, mas se acomponha o ciclismo profissional, sabe que não é impossível... e depois é dinheiro que fica a arder :/
 

jpacheco

Moderador
Staff member
Imagine ter um quadro de 5000 ou 6000 euros, vai por exemplo fazer um treino na chuva e calha a cair por uma qualquer razão que parte o quadro ao meio...
Se fazes competição, quer seja ela amadora ou profissional o conselho é usares bicicletas a baixo do teu poder económico... toda a gente sabe que infelizmente é um desporto com bastante risco. Ainda no domingo a subir 15/20km/h apanhei gelo no chão...e nem senti nada. Desta vez não estraguei nada, mas já não me preocupo com risco aqui ou acolá. Um bom quadro, não é preciso gastar tanto dinheiro assim como um bom grupo (é material de desgaste até nem aconselhava mais que 105). Se o objetivo é o treino e queres andar de descansado deverias considerar baixar de "categoria". Porque assim nem andas descansado :/

Tenho amigo com pinarelos F11 e zipp 454 nsw, topos gama da cervelo e da trek, mas eles tem graveto para não ficarem a chorar demasiado se ficarem com um risco ou quadro partido.