Segurança rodoviária

gfrmartins

Well-Known Member
#41
No ponto e) do número 2, "Na ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5 m e abranda a velocidade."

Se calhar este seria o mais adequado. Alias, no vídeo na primeira ultrapassagem deveria ser evidenciado isso. A redução da velocidade e um grafismo de 1,5m de distância. São pormenores importantes.

Em suma é como referi, querem tratar em 30 segundos de demasiados pontos importantes no que respeita á segurança rodoviária. Acho que dá aso a muito más interpretações.
Sim mas dar 1,5m de distancia não tem nada a ver com poder ultrapassar na mesma faixa de rodagem.

Ou seja, no video são mostradas duas ultrapassagens que pelo código da estrada não deveria ser feitas assim.

Para um video de 30s feito pela ANSR é obra
 

jpacheco

Well-Known Member
#42
Sim mas dar 1,5m de distancia não tem nada a ver com poder ultrapassar na mesma faixa de rodagem.

Ou seja, no video são mostradas duas ultrapassagens que pelo código da estrada não deveria ser feitas assim.

Para um video de 30s feito pela ANSR é obra
O vídeo deve ser melhorado sem dúvida.

Continuo a dizer que a parte mais problemática está naquilo que se vê... e a primeira ultrapassagem é ridícula. Na segunda poderia-se prever que a via de circulação é tão larga que daria para dar 1.5 m ao ciclista sem galgar a via seguinte. Todos sabemos que isso não é possível em nenhuma estrada.
 
#45
O que é que vocês melhorariam aqui?
Eu mandava gravar um spot publicitário tipo aqueles que já existiram no passado na sensibilização da condução sob efeito do álcool ou do uso de telemóveis. Assim uma cena a apelar à sensibilidade: um aparato de um acidente de viação, uma bicicleta toda partida no chão, uma família a chorar porque o seu ente querido não regressou do seu passeio de bicicleta.
Passar isto em primetime na TV.