• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Séries

Guerreiro_76

New Member
Meus amigos isto já parece uma guerra, calma, respeitem-se!!! Não há necessidade de haver discussões tão aguerridas. Discussões assim não levam a lugar nenhum. Estamos aqui todos para aprender acima de tudo e de forma ordeira e salutar opinarmos sobre o gosto que temos em comum.
 

Marko_Pinho

New Member
Ando atento ao que se anda a passar, ta aqui ta a haver moderação.....como disse o Guerreiro_76 e bem respeitem-se e aprendam uns com os outros, nunca sabemos tudo.....
 

webibinho

Banned
Do pouco que sei, vou tentar dar a minha opinião sobre as séries.
As séries são momentos do treino em que existe alterações ao regime da frequência cardiaca, e/ou cadência (na maioria das vezes estão associadas, dependendo de treinador para treinador).
As ´séries obrigam o organismo a funcionar a vários ritmos diferentes obrigando a várias adaptações corporais.
Agora existem vários tipos de séries.
Séries no ginásio com máquinas (treino de pré-época para gaho de força muscular).
Séries na bike (alterações dependem do tempo definido pelo treinador ou alguém entendido, que normalmente são definidas pela frequência cardiaca, e resumido em niveis de treino por ex: 4 séries nível IV (158-176 por ex.) com recuperação de x segundos (dependendo do tempo das séries) e muita das vezes as séries têm que ser feitas a uma determinada fc, aliada a uma cadência definida, o que obriga a que perante um determinado esforço devemos estar a trabalhar uma fc y.
Exige coordenação, mas com o tempo consegue-se.
O treino para quem faz competição (ou para quem quer evoluir com alicerces bem fundados, deve seguir um plano de treino e não fazer como muita gente em que geneticamente a natureza não lhes foi favoravel e depois ainda cometem o erro de andar sempre em séries :) e depois treinam uma vida toda e não passam daquele nivel.
Portanto e resumindo as séries devem ser feitas mas de forma bem coordenada porque é tão importante andarmos a fundo 5 minutos como andarmos a "pastelar" 1 hora.
Devemos treinar o corpo enão catigá-lo

Cumprimentos
 
Tudo na boa sem conflitos ...

Já agora diria que se estão muito interessados em séries e podem se bem feitas melhorar em alguns casos .

Podem tb comprar um Analisador Portátil de Lactato e se seguirem um plano de treinos adequado , podem até ficar preparados para o Ironman .

Eu tiro muitas referências deste site :

http://www.lactate.com/triathlon/pttrex1.htm

Boas pedaladas ...
 

nunocoutinho

New Member
Um boa resposta Webibinho.

As séries é preciso ter algum cuidado, e consoante o seu nível mais importante seram os alicerces.
Outro problema que por vezes sinto nas séries é a sensação que fico após o treino, parece que nem fiz nada, mas elas estão lá e se calhar nos dias seguintes notam-se, por isso o intervalo de tempo entre elas deve ser grande de forma a recuperar-mos entre elas, caso contrário vamos estragar todo o trabalho.

Sinceramente para quem está a começar, não é por aqui que deve seguir, primeiro deve-se ter uma boa base para introduzir este tipo de treinos.

E claro, não precisamos todos de ser absalon's ou armstrong's, o importante é sentir bem com o que somos, não precisamos começar pelo 80, mas começando no 8 podemos lá chegar perto.

Cumprimentos a todos
 

match

New Member
Isso. Depende da Série, recuperação,e tc, e dos objetivos.
Se o objetivo do ciclista é apenas manter uma boa condição fisica, centrado na saúde, não tem sentido fazer Série, até porque, em geral, o que excede prejudica o corpo.
Pra quem quer competir, a Série ajuda especializar no tipo de prova, ou mesmo se não quer competir, quer melhorar na bike apenas.
De forma que as duas correntes estão certas
 
Muitos ... pensam que por vêzes não tem rendimento devido à falta de séries ou treino .

Eu diria que por vêzes até tem um óptimo rendimento muscular , só que são travados por uma alimentação errada ou insuficiente para produzir e acumular Glicogénio.

O que acontece é depois um esforço muscular aumentado para tentar conseguir um suposto rendimento que vai acabar secalhar durante um ano ou mais em : Overtraining !!!

http://www.corpoperfeito.com.br/Artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=22

Ou melhor :

O homem precisa em média diária de 2.000Kcal. para viver e se amanha for para uma "prova" que necessite de um suplemento de 3.000Kcal. a mais ... 5.000!! , não é a comer barras de hora a hora que vai conseguir os objectivos .

Mas se antes , três dias pelo menos ... alimentar em média de 2 a 3 gramas de hidratos por kg de peso corporal , na medida que por dia consiga alem das 2.000 , umas cerca de 8.000 Kcal ( o mínimo para um atleta fazer uma prova no Tour descansado da fome ) ... acho que vai retirar dos músculos o mais rendimento possível ... as barrras de hora a hora mais servem para apenas manter o nível de glicémia e não levares com o homem do páu nas costas . Porém se durante a volta meteres mais hidratos que o corpo precisa , levas tb com a descarga de Insulina anormal que te dá o mesmo efeito . Por isso tb é preciso medir o nível de Glicémia em diferentes horas do dia para perceber o que se precisa .

Eu diria que as séries fazem falta para numa óptima condição física e nutritiva do corpo , qualquer pessoa ainda ir mais além ... mas talvez no máximo dos máximos : 13%.
 

nunocoutinho

New Member
Gostei da resposta do tarmacevora, se calhar dos maiores erros que se cometem por ai. Muita gente quer treinar e andar mais e falham depois no mais fácil.

Quais seram as melhores coisas para repor o glicogénio após um treino e quando se o deve fazer, logo após ou passado 1h etc...?!
Gostava de recuperar um pouco melhor, sem sentir aquela falta de força tão grande.
 

match

New Member
A parte principal pode ser resumida nesse trecho do artigo:

"Em relação ao tipo de carboidrato consumido após o exercício, Jentjens e Jeukendrup (2003); Blom et al. (1987); Burke, Collier e Hargreaves (1993) propõem que os carboidratos sejam simples e de alto índice glicêmico, como a glicose, a sacarose e a maltodextrina; pois eles são mais efetivos durante as 6 primeiras horas de recuperação. A frutose, mesmo sendo simples, possui baixo índice glicêmico e é recomendada para a reposição de glicogênio hepático; pois é metabolizada no fígado. Alguns carboidratos complexos podem ser tão efetivos quanto os simples durante a restauração. Alimentos como pão branco, cereais, batatas cozidas, açúcar e mel produzem maiores concentrações de glicogênio nas primeiras horas de recuperação quando comparados aos moderados, como as massas, e os baixos, como leite e frutas. Durante as duas primeiras horas da recuperação, a taxa da ressíntese alcança 8% por hora, estabilizando em 5% nas próximas 20 horas. É fundamental o cuidado com o índice glicêmico do alimento a ser ingerido, pois o de baixo índice reduz a ressíntese para 3% por hora""
 

match

New Member
Olá, que tipo de séries é que pretendes fazer?
Força ou VO2Max?

TREINO DE FORÇA:
- ZONA DE TRABALHO : ZONA MISTA 85/90% DA TUA FREQUENCIA CARDIACA MÁXIMA
- TRABALHO : 4 MINUTOS A 50 RPM EM TERRENO COM 5 A 6% DE INCLINAÇÃO NA FC INDICADA SEGUIDO DE 30 SEGUNDOS A DESCER O MESMO TERRENO A 120 RPM.
- 4 A 6 REPETIÇÕES - 1ª SEMANA 4 REPETIÇÕES A 85% DA FCM - 2ª SEMANA 4 REPETIÇÕES A 90% DA FCM - 3ª SEMANA 5 REPETIÇÕES A 90% DA FCM - 4ª SEMANA 6 REPETIÇÕES A 90% DA FCM
- 5´ DE RECUPERAÇÃO ACTIVA ENTRE REPETIÇÕES NUMA CADENCIA A GOSTO E CONFORTÁVEL.

VO2MAX
TREINO DE INTERVALL-TRAINING TIPO 30/30

EXERCICIO: 30 SEGUNDOS A DAR TUDO (O CÁRDIO AQUI NÃO CONTA, É MESMO A DAR TUDO) NUMA CADENCIA QUE TE PERMITA DAR A MAIOR VELOCIDADE POSSÍVEL, SEGUIDO DE 30 SEGUNDOS A DESCANSAR ACTIVAMENTE.
Nº DE SERIES: ATÉ 3 SERIES POR BLOCO, ATÉ 2 BLOCOS (MÁXIMO 3 AO NÍVEL ABSALON)
SÉRIE: 5 REPETIÇÕES ININTERRUPTAS DO CONJUNTO ESFORÇO+DESCANSO (DURA 5 MINUTOS. 5 VEZES 30 A DAR, 30 A DESCANSAR)
BLOCO: 1 CONJUNTO DE 2 OU 3 SÉRIES (UM BLOCO TEM O MÁXIMO DE 3 SERIES)
DESCANSO ENTRE SÉRIES: 5 MINUTOS
DESCANSO ENTRE BLOCOS: 8 MINUTOS
AQUECIMENTO PROGRESSIVO DE 30 MINUTOS, COM 3 SPRINTS DE 10 SEGUNDOS AOS 15, 20, E 25 MINUTOS.
15 MINUTOS DE VOLTA À CALMA A 60% DA FCM E 70RPM

Treino VO2 e Treino de Velocidade é sinônimo ou é outro tipo de Treino, com Sprint??
Pois 30"/30", como exposto não é sprint, embora seja beeeeeeeeem duro tb
 

plx

New Member
Series não é para qualquer um, todos conseguem fazer voltas grandes e de baixa intensidade mas estar 20, 30 minutos com os pulmões e as pernas a arder já não é para qualquer um.
Quem quiser ficar mais rápido não pode ignorar esta parte do treino, há que ter no entanto bastante atenção porque isto exige muito mentalmente e pode levar alguns a excesso de treino.

O Bradley Wiggins antes do Tour fazia 1h30m no limiar anaerobico, o que da uma fc na ordem 170-180
Quantos corredores fazem isto? Contam-se pelos dedos de uma mão... :cool:
 
Top