• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rodas Shimano Ultegra Wheels Clincher/Tubeless 6700

gtid10

Member
Boas,
Tenho a possibilidade de comprar estas rodas novas por 290€. Gostava de saber a v/ opinião acerca das mesmas, para fins apenas de treino e para camaféu abaixo dos 80 kilinhos.
São estas:

Aguardo as v/ opiniões.
Obrigado:)
 

Scorpio

Banned
Boas,

Não aconselho rodas Shimano a ninguém, pelo simples facto de serem de esferas.

Não estou muito por dentro dos preços, mas acho que com 300€ consegues uns cubos de rolamentos e uns aros de carbono de alto perfil e ficas muito mais bem servido.
 

MJRocha

New Member
Isso depende um pouco do ponto de vista de cada um (o facto de ser de esferas), esse assunto acho que já está mais do que debatido, quanto aos prós e contras, no entanto se te deres um pouco ao trabalho de leres foruns e artigos sobre construtores/montadores de rodas artesanais, vais ver que quase todos eles são da opinião de que os cubos da Shimano são dos melhores que existem, sendo que o único senão que apontam, são o facto de serem um pouco pesados (e digo isto para não falar dos Dura-Ace que até têm um peso aceitável) e não de esferas. Para aqueles que pensam que as rodas ditas de fábrica são as melhores, fiquem sabendo que não existe nada tão bom quanto umas rodas artesanais montadas por quem sabe, e até as próprias marcas têm rodas ditas montadas artesanalmente e que são sempre consideradas de topo e como tal bastante mais caras.
Agora falando mais concretamente do caso das esferas, realmente para quem quer ter menos trabalho e é mais baldas (manutenção) e principalmente se rodam em ambientes húmidos é preferivel sem qualquer dúvida as de rolamentos. Também já li numa revista que para os mais pesados (e estou a vender exactamente o que lá vem, sem me ter dado ao trabalho de ler algo mais), as rodas de esferas são muito melhores pelo simples facto de as esferas suportarem melhor as cargas axiais.
Quanto ás rodas em questão, posso opinar relativamente ás minhas Ultegra 6600 que são parecidas, mas a construção é um pouco diferente, no entanto do que tenho lido, falam muito bem das rodas, embora já tenha lido que no caso das montagens tubless, estas terem dado alguns problemas.

Quanto ao que falei sobre as cargas, podem consultar aqui:
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?388-Rodas/page2&highlight=esferas+rolamentos
 

Jose Julio

New Member
Rodas de competição, manutenção de competição!

De facto só prefere rolamentos quem nunca usou cubos a sério de esferas! E o que são cubos a sério de esferas perguntam voçês?
Parece complicado de responder mas na realidade é bem facil, Shimano Dura-ace ou campagnolo.
Sim a treta das cargas axiais e blablabla...... sim de facto são mais rapidas e isso é bastante notorio, é mesmo na base de na mesma bicicleta trocar as rodas e fazer uma descida, então se são daqueles passarinhos levezinhos como eu que ficam para tras a descer se não pedalarem...........parece milagre só mesmo quem nunca usou é que pode dizer que cubos de esferas não prestam.
É claro que nem tudo são rosas, realmente a manutenção é mais cara e mais trabalhosa.
Rodas baratas é que deviam ser de rolamentos, que essas é que tem que ser de baixa manutenção.
Por favor não continuem a misturar performance com durabilidade.
De certeza que nenhum de voçês comprou um F1 para ir para o trabalho!

Ler sff a 1ª linha novamente.
 

gtid10

Member
Então até 300 euros que rodas é que voçês recomendam?
Torno a relembrar que as rodas são apenas para treino e o mais leve possíveis mas sem perderem robustez ou ter que andar a desempena-las constantemente.
Valerá mais a pena poupar um pouco mais e comprar por exemplo, as Fulcrum Racing 3?
Obrigado.
 

fmm

Member
gtid10

Sobre outras marcas não posso opinar, pois nunca tive outras marcas que não Fulcrum.
Passei de umas R7 para umas R3.
Neste momento não sei quantos kms elas têm ao certo, mas garanto-te mais de 3000. Até ao momento estou 100 % satisfeito com elas.
Os raios são aerodinâmicos, e em termos de peso não sendo um peso pluma, fazem bem o seu papel, quer a subir quer a rolar.

Abraço e boas compras

Filipe
 
Top