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Rodas Clincher VS Rodas Tubular

fmm

Member
Bom Dia a Todos

Basicamente compreendo onte estão as vantages e desvantagens dos pneus tubulares e clinchers.

No entanto a minha maior dúvida é se justifica para o dia a dia o uso de umas Rodas de Carbono, e ter apenas estas para andar.

O rendimento melhora ?
O desgaste de uma roda de carbono em relação a uma roda de alúminio ?
Durabilidade ?
Condução da bicicleta ?

São estas algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas antes de decidir pela compra de umas rodas de carbono, perfil 50 mm e 38 mm, com pneu tubular.
Tenho umas rodas de alumínio com o pneu "aberto", normal como a a maioria usa. Estas têm 22 mm de perfil.

Obrigados desde já.


Filipe
 
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rotiv1959

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Caro Filipe,
em relação ás diferenças dos pneus, apesar de haver aqui no forum alguns topicos que fala no assunto, podes dar uma olhadela neste site:

http://azuribike.blogspot.com/2010/02/pneus-com-camara-ou-pneus-tubulares.html
eu tenho os dois tipos de rodas e de pneus que falas.
são coisas diferentes, não comparaveis.
as rodas de carbono, como por aqui já foi dito e pela experiência das rodas chinocas, ganham no peso,"no nervosismo" e na beleza(discutivel).Para o dia a dia aconselho as rodas de aluminio com pneu/camara
 

H2o

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Diferença entre tubular e clincher

Qual é a diferenca entre pneus, tubular e clincher?

Estou a procura de umas rodas em carbono para substituir as rodas standar da minha bike e estou confuso.
 

grouk

Active Member
tubular o pneu é tipo uma camara de ar e fica na roda colado, clincher é tipo os pneus dos carros usa câmara( por acaso tb pode nao usar mas isso é outro assunto) e fica preso na roda. pela pressao que o ar cria no pneu
 

H2o

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Dado o trabalho que a colocacao do tubular e naomsendo bem um tubeless porque o optar por ele? Estou a pensar em comprar umzs speedsix tubular e agora fico a pensar como sera na berma da estrada...

Ja agora aqueles sprays de espuma para tapar furos que se vendem na dectlhon, nao confundir com o notubes, servem para alvuma coisa?

Obrigado pela ajuda.
 

grouk

Active Member
se utilizares um tubular decente, tipo gatorskin ou outros e usares o liquido anti furos não terás grandes problemas, mas os pneus tubulares não sãos a melhor escolha para treino ou para o dia a dia, aconselho te a teres umas rodas a pneu para uso intensivo e as tubulares para utilizações mais esporádicas, mas isto claro depende do numero de kms que estás a fazer
 

H2o

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Mas eu nao faco so ciclismo.
ou srja as rodas tubulares sao para uso esporadico, nesse caso e rodas clincher em carbono? Ja dariam para tudo? Nao posso andar a trocar de rodas so porque. So quero ter um par. Que de para ir a arrabida sintra... Subir a esteela, etc.... Mas queria em carbono...
 

H2o

Member
Atletismo, ginasio.... Ou seja nao me vou dedicar a ir todos os dias andar de.bike, mas sim apenas nas.folgas, e de preferencia subir serras,... Nai sou de andar a direito....

Por isso nao queria ter de comprar mais de um par de rodas. Queria umas de carbono que dessem para tudo. Hoje vou a sintra, amanha arrabida ou whatever.... Nao existe treino ou competicao para mim e sempre so para ir treinar. As minhas sao umas axis que vieram com a bike aquilo nao rola, aquilo destroi alcatrao. Lol
 

grouk

Active Member
se não treinas diariamente e só fazes umas saídas um par de rodas serve perfeitamente, a questão é que os tubulares duram pouco mais de 2000kms, para quem treina diariamente isso é pouco mais de 1 mês, isto no meu caso que não treino muito, para quem treina 2 a 3 horas dia nem um mês dá, e com o custo e trabalho que os tubulares implicam não servem para uma utilização intensiva.

quanto aos furos, sim se furares de forma catastrófica, ou seja um grande rasgo não tens alternativa que não seja chamar boleia. já me aconteceu 2 vezes, agora para furos ditos normais não tens problema, desde que uses o liquido, neste liquido há 2 tipos um que se mete no pneu para prevenir os furos outro que se usa só após furar, não acho que haja grande diferença entre eles e funcionam de maneira muito semelhante.

só mais uma coisa, as rodas de carbono requerem uns calços de travão próprios que não criam tanto aquecimento na roda, existem vários tipos os da shimano são bastante bons custam 13€ o par, o pessoal por norma usa swissstop, custam 30€ o par eu não gosto, são mais caros gastam se mais depressa, e deixam a roda toda amarela, isto porque os calços são amarelos,este tipo de calços por norma gastam se mais rápido que os para alumínio. digo mais uma coisa, por mais que te digam que não a travagem em carbono a chover é uma treta, trava bem pior
 

H2o

Member
Pois pelo que sei do btt, deves estar a falar do liquido notubes, para as rodas tubeless...

Eu custumo andar com o spray dos furos, para o pós furo na estrada, ainda nao o usei.... :) :)

Agora so preciso de saber se as speedsix evo45 sao uma boa compra....
 

jppina

Well-Known Member
Qual é a diferenca entre pneus, tubular e clincher?

Estou a procura de umas rodas em carbono para substituir as rodas standar da minha bike e estou confuso.


Clincher é o normal pneu + câmara de ar.

Tubular é um pneu fechado (cozido) onde já está lá dentro uma câmara de ar, e cola-se na jante (que tem obviamente de ser específica).

Clincher é mais prático de trocar em caso de furo. Tubular é mais leve.

Se só queres um par que dê para tudo, mas sobretudo para subir nas serras, talvez rodas em carbon clincher não seja a melhor opção, a não ser umas Zipp pela comprovada qualidade da travagem sem problema de aquecimento nas descidas, o calcanhar de Aquiles desse tipo de rodas. Se vais subir a serra, vais ter de descer...

E tem de ser de carbono porquê? Eu tenho umas (tubulares) e estou a ponderar precisamente o contrário, comprar umas de alumínio para utilizar quando vou para a Estrela. É que até dói o desgaste do aro em carbono nas descidas, o custo dos calços específicos para carbono que também derretem... quero poupar as rodas e por isso vou ponderar essa aquisição (estou virado para as Mavic Ksyrium Elite ou as Shimano C24).
 

H2o

Member
Pois mas como so vou ter umas, gostaria que fossem umas rodas em carbono que sempre quis........ porque se nao fosse de carbono e tal, escolheria umas tubeless e nao pensava em mais nada,.
 

undernardo

Active Member
Pois mas como so vou ter umas, gostaria que fossem umas rodas em carbono que sempre quis........ porque se nao fosse de carbono e tal, escolheria umas tubeless e nao pensava em mais nada,.
Então parece-me que independentemente do que te digam aqui, a escolha está feita. Compra umas rodas em carbono e espeta-lhe uns tubulares..
 

Jepas

Member
Clincher - Mais pesado, mais fácil de reparar em caso de furo, pneus mais baratos, rodas mais caras
Tubular - Mais leve, pressões mais elevadas, mais difícil de reparar em caso de furo, pneus mais caros, rodas mais baratas

Sinceramente, acho que o pneu clincher é mais versátil para o ciclista ocasional. Os profissionais usam tubulares, são patrocinados e possuem uma logística melhor em caso de furo (trocam logo a roda). As rodas tubulares, por não terem parede lateral, conseguem ser mais leves e mais baratas, mas depois o trabalho exigido sempre que for preciso trocar o tubular seja por desgaste, furo, etc é muito superior.

Eu na bike levo 2 câmaras de ar e um kit de remendos, isto dá-me uma autonomia muito grande em termos de furos, que felizmente até são raros. No caso de tubular só vejo pessoal a carregar 1 pneu extra. Ok, existem líquidos anti-furo, mas essa solução também é válida para os clincher, especialmente se forem tubeless (opção a testar brevemente).
 

Wawando

Well-Known Member
Na minha opinião, em relação aos tubulares a unica desvantagem é em caso de furo o pneu ir para o lixo e isso sai caro. De resto, só vantagens. Mesmo a substituição em caso de furo é rapidissima desde que n tenhas mãos de menino :)
 
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