Rodas 700c Disc e TL perfil entre 20 a 35mm

cconst

Well-Known Member
#1
Caríssimos,

Estou a ponderar adquirir em maio um par de rodas para substituir as minhas que vieram de origem na Giant TCR. Não porque precise, mas mais "porque quero".
Sempre ouvi dizer que as rodas são dos upgrades que mais fazem diferença numa bike.

Orçamento: até 350 eur. Há uns tempos que ando de olho nas DT-Swiss P 1800. Peso abaixo dos 1800g e por vezes encontra-se dentro do meu orçamento.
O perfil prende-se mais pela estética do que outra coisa. E os olhos também comem.

A minha questão será se notarei diferença entre as Giant PR-2 de origem e um wheelset de 350 eur. Na realidade as rodas nunca me deram problemas... Pelo que a troca é mais porque "Sempre ouvi dizer que as rodas são dos upgrades que mais fazem diferença numa bike".

Estas (as PR-2) ficariam, sobresselentes, para usar num projeto futuro ou roda para o rolo...

Mas - eu que nunca comprei rodas - não sei dizer se valerá a pena ou não. E é aqui que reside o meu dilema. Alguém tem algo a dizer quanto a este tema?
 

prata_7

Well-Known Member
#3
As Fulcrum Racing 4 DB acho que também encaixam no teu orçamento, também me parecem umas boas rodas.
Eu tive umas fulcrum racing 4 mas de travão convencional na minha antiga bicicleta e gostei muito das rodas.
Calculo que a qualidade da versão disco seja a mesma.
 

bullspot

Active Member
#5
Ao dia de hoje com os preços que se praticam não sei até que ponto esse orçamento vai ser suficiente para um upgrade digno desse nome...

Por outro lado, ao fazer uma pesquisa rápida encontrei isto: Mavic Ksyrium Elite UST
Se o site estiver actualizado e se efectivamente tiverem stock a esse preço, nem olhes para trás! É o melhor negócio que vais conseguir.
 

pratoni

Well-Known Member
#8
@cconst sinceramente com esse orçamento não sei se vais conseguir algo que seja mesmo um upgrade.

Se ainda quisesses mudar o perfil das mesmas (por questões estéticas ou aerodinâmicas), aceitando um maior peso das mesmas, talvez notasses alguma diferença real, agora com esse perfil (20-35mm) o melhor upgrade seria algo mais leve, mas por esse orçamento acho muito difícil...

Quais são as características das tuas rodas?
 

bullspot

Active Member
#9
O título e a foto são da versão disco.
De facto a descrição parece ser da versão calço mas normalmente é aqui que o copy/paste se manifesta. Nada como contactar a loja para confirmar mas a ser verdade é um excelente negócio. São rodas com muitas provas dadas, um excelente peso, rigidez qb e são pau para toda a obra.
 

cconst

Well-Known Member
#11
As Fulcrum Racing 4 DB acho que também encaixam no teu orçamento, também me parecem umas boas rodas.
Por algum motivo essas passaram-me ao lado. Vou investigar. Thanks!

Ao dia de hoje com os preços que se praticam não sei até que ponto esse orçamento vai ser suficiente para um upgrade digno desse nome...

Por outro lado, ao fazer uma pesquisa rápida encontrei isto: Mavic Ksyrium Elite UST
Se o site estiver actualizado e se efectivamente tiverem stock a esse preço, nem olhes para trás! É o melhor negócio que vais conseguir.
Fiquei na parte do eixo ser de 9mm, que para mim não dá.

@cconst sinceramente com esse orçamento não sei se vais conseguir algo que seja mesmo um upgrade.

Se ainda quisesses mudar o perfil das mesmas (por questões estéticas ou aerodinâmicas), aceitando um maior peso das mesmas, talvez notasses alguma diferença real, agora com esse perfil (20-35mm) o melhor upgrade seria algo mais leve, mas por esse orçamento acho muito difícil...

Quais são as características das tuas rodas?
Pois... Era ajuda nesta parte que também pretendia. Possivelmente o upgrade das que tenho será mínimo e não justificará gastar 350 biscas.

As minhas são Giant PR-2 e não encontro grande coisa acerca delas. Do pouco que encontro, parece que pesam pouco mais de 2kg.
 
#12
As PR-2 são as típicas rodas de entrada de gama que os fabricantes colocam na maioria das bicicletas que vendem.
Não é difícil conseguir melhorias sobre essas rodas e em circunstâncias normais esse orçamento seria suficiente. Há pouco mais de 1 ano conseguia-se arranjar umas Zonda por esse preço. As Ksyrium são uma aposta segura, bem como as PR1600 que o jppina menciona.
Outra opção que ouço falar muito bem são as Progress Phantom. Pesquisa rápida e pelos vistos também se arranjam a bom preço: Progress Phantom Disc (EDIT: largura interna de 21mm é excelente!)
 

cconst

Well-Known Member
#13
Pelo que consegui reunir aqui pelas participações do pessoal, para já a lista está assim:
  • DT SWISS PR1600 ~500
  • Fulcrum Racing 4 ~380
  • Mavic Ksyrium Elite ~500
  • Progress Phantom ~ 500
Vou estudar. À primeira vista, todas as sugestões saem fora do meu orçamento. A que fica mais próxima são as Fulcrum, mas numa pesquisa rápida, pareceu-me que para serem TL têm que ser "convertidas" com o kit da fulcrum vendido à parte (não vindo nem com valvula nem com fita).

Obrigado a todos.
 

jocarreira

Well-Known Member
#14
PA que fica mais próxima são as Fulcrum, mas numa pesquisa rápida, pareceu-me que para serem TL têm que ser "convertidas" com o kit da fulcrum vendido à parte (não vindo nem com valvula nem com fita).
Eu referi as Fulcrum Racing 4 DB porque andei a ponderar entre essas e as Racing 3 e acabei por ir para estas últimas. As Racing 3 trazem as válvulas e já vêm preparadas para Tubeless, mas reparei no site que deve haver alguma diferença nessa questão entre os dois modelos porque as 4 dizem "2-Way fit Ready (for clincher and tubeless ready)" e as 3 dizem "2-Way fit (for clincher and tubeless)".
 

Reis

Well-Known Member
#16
Vou seguir este tópico com atenção. :cool:

Também gostava de trocar de rodas, sendo que as atuais que vieram com a bicicleta são umas Fulcrum Racing 700 o que acho que equivalem ás atuais Racing 7 onde o peso ronda 1,800 kg, para ter uma melhorias significativa teria que gastar 1000 e tal euros, o que equivale a meia bicicleta. :eek:
Para além do peso que outros factores são relevantes? Rolamentos?
Fico sempre a pensar se vale mesmo a pena? Será que vou notar diferenças?
Não tenho experiência para chegar a conclusões. :confused:
 
#17
Pelo que consegui reunir aqui pelas participações do pessoal, para já a lista está assim:
  • DT SWISS PR1600 ~500
  • Fulcrum Racing 4 ~380
  • Mavic Ksyrium Elite ~500
  • Progress Phantom ~ 500
Vou estudar. À primeira vista, todas as sugestões saem fora do meu orçamento. A que fica mais próxima são as Fulcrum, mas numa pesquisa rápida, pareceu-me que para serem TL têm que ser "convertidas" com o kit da fulcrum vendido à parte (não vindo nem com valvula nem com fita).

Obrigado a todos.
Penso que qualquer uma das opções de 500€ se consegue arranjar por menos (já deixei 2 exemplos).
Uma nota em relação às Mavic: o set de rodas já vem com pneus e câmaras montadas (são sempre uns 40€).
 
#18
Vou seguir este tópico com atenção. :cool:

Também gostava de trocar de rodas, sendo que as atuais que vieram com a bicicleta são umas Fulcrum Racing 700 o que acho que equivalem ás atuais Racing 7 onde o peso ronda 1,800 kg, para ter uma melhorias significativa teria que gastar 1000 e tal euros, o que equivale a meia bicicleta. :eek:
Para além do peso que outros factores são relevantes? Rolamentos?
Fico sempre a pensar se vale mesmo a pena? Será que vou notar diferenças?
Não tenho experiência para chegar a conclusões. :confused:
Para mim o principal factor de qualidade de uma roda é a rigidez da mesma. Meter força no pedal e sentir que a mesma não se perde na torção das rodas (isto, admitindo que o quadro é bom). Isto é alcançado pela qualidade conjunta de aro/raios/cubos.
Em segundo lugar colocaria a aerodinâmica da roda (mais importante para velocidades >35/40 Km/h).
Por fim os rolamentos, embora sinceramente para nível amador julgo ser mais importante a durabilidade do que as décimas de watt que se possam ganhar com uns rolamentos XPTO que são metade do preço das rodas.