• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Revista Ciclismo a Fundo

tranquilo

Active Member
Já alguém leu a revista deste mês? Eu cada vez mais gosto de ler as entrevistas e relatos de voltas e menos o resto da revista... então nesta edição há com cada bacorada nos testes...
Eu não me considero (nem sou efectivamente) um especialista em bicicletas mas é um assunto do qual gosto muito e tento sempre manter-me o mais informado impossível mas caraças, aquele pessoal que faz os testes não percebe nada daquilo nem tenta saber e desinforma o pessoal.
Da próxima vez que alguém perguntar que bicicleta comprar digo para ler tudo menos a Ciclismo a Fundo...
 

hmbe

New Member
Comprei porque me disseram que eu estava lá (e o amigo Alfredo).

De facto com 17 edições e ao preço que está devia ter muuuuito mais qualidade e informação mais cuidada. Por exemplo a Specialized Roubaix Pro esteve tanto tempo a ser testada que agora apresentam a versão 2011 quando já saiu a versão 2012 há mais de um mês. E a nova vem 500€ mais barata com equipamento idêntico.

Mas é apenas uma opinião.

Compra quem quer. Espero que melhorem.

Abraços.
 

tranquilo

Active Member
Eu nem estava a falar disso. Nem me importo muito com isso pois considero que eles só podem testar o que as marcas lhes fornecem. Mas quando dizem (no teste do grupo Campagnolo) que a única diferença do travão de trás para o da frente (mono-pivot para duplo-pivot) é a borracha usada é de um gajo ficar abismado... e isto porque notaram que o de trás tem menos mordida! Pudera!
E nesse teste da Robaix outra pérola: dizem que àquele preço pedia-se um grupo completo e homogéneo e nem sabem o que são e o que valem os cranks da Specialized (na realidade nem são da Specialized, apenas tem lá o autocolante mas isso é outro assunto)... quer dizer, o que é um ponto positivo transformou-se em ponto negativo assim do nada sem justificação decente. Ainda se só se referissem aos travões da TRP até percebia...

Eu acredito que eles se esforcem bastante mas como jornalistas deviam conferir melhor os factos de vez em quando. É nos detalhes que se vê um bom trabalho não é?

Outra coisa é eu achar que eles andam todos com a bicicleta um tamanho abaixo :D mas isso já são preferências pessoais.

Abraço
 

J.P.

New Member
Subscrevo tudo o que o "tranquilo" disse, então em relação ao tamanho das bikes até me faz ficar com dores:confused::confused::confused:.
Habituaram-se a usar "jargões ciclisticos" tais como "elevada rigidez sem comprometer o conforto" e generalidades parecidas pq é fácil é bonito e pensam que assim vão de encontro aos leitores que buscam informação técnica naquela publicação.
Quer-me parecer que de revista especializada (se é que alguma vez o foram...), passaram a ...caderneta de cromos.

Esta é apenas a minha opinião e vale como tal. Não pretendo ofender ninguêm, nem "mandar abaixo", muito pelo contrário. Gostava mesmo era de ter uma publicação nacional com a qualidade que os entusiastas da modalidade merecem. Parece-me que a revista Ciclismo a Fundo é mais um projecto á Portuguesa...interessa é o guito:(
Deixei de comprar por sistema à bastante tempo. Tenho comprado esporádicamente qd vem algum artigo ou teste que quero. De futuro não irei mais comprar. Na internet consigo informação mais detalhada, técnica e credivel...de borla:)
 

Jose Julio

New Member
Desculpem lá as proximas linha mas em parte esta é comigo!

Em quase todos os estabelecimentos/instituições/serviços existem livros de reclamação/sugestão. Se voçês querem que a revista saia melhor usem o mail disponivel para tal na pagina da motorpress. Com certeza os vossos comentarios serão lidos e levados em conta tal como já sugeri num post anterior.

Atenção eu sou apenas colaborador da revista e com isso não ganho nada, quando aparece alguem a dizer que faz melhor do que eu o que quer que seja largo logo a "xixa" e dou a vez, assim ponho o meu lugar a disposiçao para se oferecerem ao director da revista. Ele pode disponibilizar a qualquer um de vós uma bicicleta para testarem e fazerem um artigo tal é o vosso elevado conhecimento tecnico que vos leva a chamar "cromos" às pessoas que escrevem na revista.

Se perderem algum tempo na "net" percebem com certeza quem são as pessoas que escrevem na revista e o nivel de competencia delas quer em numeros de bicicletas usadas durante toda a sua vida/carreira como em termos de quilometragem.

É claro que vão dizer que há ciclistas que pedalam uma vida inteira e não percebem nada de bicicletas, correcto mas não é o caso.

Desculpem lá então a minha falta de modestia mas permitam-me continuar a achar que este "cromo" que aqui vos escreve continua a perceber mais de bicicletas que voçês todos, mas olhem isto deve só ser mania minha amanhã isto já me passa.

PS: Ainda não li a revista!
 

Josant

New Member
Agora que já não ocupo nenhum cargo, posso dizer finalmente o que penso da tua personagem!

Caro "José Julio" com todo o respeito, no entanto com toda a sinceridade!

Não sei o que fazes aqui pelo Fórum! Todas as tuas intervenções só servem para criticar tudo e todos, ainda por cima sem dar soluções! É um fato evidente e não podes contradizer! Por isso o que vens dizer contraria a tua posição como simples utilizador deste espaço! Aliás vocês tem um espaço próprio...

A revista infelizmente deixa muito a desejar, comparando com outras internacionais! E isso não podes negar! Se o fizeres não estás a ser honesto, nem contigo nem com todos que aqui lêem o que se escreve. Se é por falta de verbas, ok..mas não venhas com mentiras nem com justificações injustificáveis!

Falta-te muita humildade...e não é nenhum puto que te está a dizer isto!

Se já não gostava da revista, agora muito menos, sabendo neste momento que participas nela! E não penses que me escondo atrás de um nickname!

Jorge Santos

Maia

Pesquisa!

Edit: E garanto-te mesmo sem conhecer a tua "obra" e os teus "artigos" (nem tenho prazer em conhecer!) que já fiz mais, mas muito mais por esta modalidade como pelo Btt do que tu alguma vez jamais farás na vida!

E mais não te digo porque não mereces que perca tempo contigo.
 

J.P.

New Member
José Julio,
Quando disse "caderneta de cromos" não estava como é obvio a chamar cromo a ninguêm. Estava apenas fazer referência a uma publicação que tem umas imagens catitas e nada mais.Tal como as cadernetas de cromos dos miudos.
Se te sentiste ofendido lamento mas não posso fazer nada (foste tu que enfias-te o barrete). Quem anda nos Foruns públicos sujeita-se a ouvir opiniões que ás vezes desagradam. Aqui todas as pessoas tem direito a ter uma opinião mesmo que essa opinião não te agrade.
Nem ponho em causa que sejas o supra-sumo das bicicletas...nem te conheço...irei acreditar. Agora o que já deu para ver é que sabendo tu tanto de bicicletas nunca ajudaste quem aqui vem pedir ajuda ou conselho. Limitas-te com azedume e arrogância a aconselhar a malta a ir a uma loja. Parece que ainda não percebeste que se a malta pretendesse ir a uma loja não vinha aqui aqui expôr dúvidas.
Esta é a minha modesta opinião. Vale o que vale. És completamente livre de não concordar com ela e de consequentemente não lhe dares qq crédito.
Continuarei a ter opinião quer tu gostes quer não gostes e continuarei a postá-la aqui ou noutros sitios sempre que me aprouver.
Desejo-te tudo de bom e acima de tudo que consigas ser feliz.
Abraço
 

Jose Julio

New Member
Caro Jorge Santos

Eu não estou sempre a criticar apenas dou a minha opinião se não gostam.....azar.
O direito a falar a "troika" ainda não nos tirou portanto cada um pode dizer o que lhe vier na alma por muito estupido que seja.

Não fiques triste, mas infelizmente não te odeio, mas olha faz bem odiar alguem dá alguma "pica" à vida.
Eu antes antes era como tu, agora descobri o "surf" e ando mais calmo até já me chamam o Kelly Slater de Carcavelos.....a cair sou igualzinho a ele.

Mas voltando à vaca fria:

De facto procurei no google o teu nome mas não encontrei nada nas primeiras buscas, apereceu um "zuca" do imobiliario, o novo comandante da base da Ota, mas de ti não encontrei nada, mas olha não fiques triste a seguir procurei com o meu nome e a treta é a mesma, um cirurgiao um toureiro.........por isso presumo que somos os dois igualmente populares.

Quanto a humildade.......sim sou um pouco arrogante mas olha que tu não és melhor, lê lá outra vez o teu post e mete lá o meu nome no fim. Viste? Até parece um post do Julio.

Mas olha para ficares feliz vou-te dar razão num ponto:
De facto a qualidade da revista na minha opinião tem vindo a melhorar porem tem que ser ainda melhor e por isso mais uma vez vos digo para enviarem mail para a redação a darem as vossas opiniõs/agrados/desagrados.....

E por favor faz o que prometes-te. Não respondas a este post que eu hoje não tenho sono.........
 
Caro Tranquilo, Josant e HMBE. Não tenho por hábito aceder ao Fórum, nem responder a críticas por este meio (todas as sugestões e críticas devem ser enviadas para ciclismoafundo@gmail.com), contudo gostava de esclarecer alguns pontos que considero importantes e que talvez desconheçam que podem mudar a vossa opinião sobre a revista.
Antes de mais queria pedir desculpas pelo "desabafo" do nosso colaborador José Júlio. Compreendo o ponto de vista dele, mas foi demasiado agressivo na resposta e pouco humilde.
Passo então a explicar alguns pontos.
A revista Ciclismo a fundo foi criada quando não existia nenhuma publicação no mercado e com a intenção de proporcionar aos amantes da modalidade (cicloturistas, ciclistas de competição e mesmo betetistas que de vez em quando praticam a modalidade) uma visão da realidade do ciclismo em Portugal. Com poucos ou quase nenhuns apoios, lançámos a revista e um pequeno grupo de pessoas (a maior parte são colaboradores) fazem esta publicação que, internacionalmente, tem recebido os parabéns de gestores de marcas, atletas de renome e equipas profissionais.
Todos os testers, e saliento todos, são pessoas com altos conhecimentos (ou são atletas de alta competição, ou têm um historial que lhes permitiu andar em várias bicicletas diferentes e ter conhecimento do que existiu e existe no mercado). Todos treinam praticamente todos os dias. Para além disso, todos os testes são revistos por pessoas que têm estado nestes últimos 4 anos em apresentações internacionais das mais variadas marcas. Como não têm contacto directo com as marcas, são imparciais e não sofrem pressões para dizer bem do modelo A ou B. A única pressão que recebem é da minha parte quando se atrasam a enviar os textos!
Caro Tranquilo, pode explicar qual é a "bacorada" que encontrou? Reparei que no seu segundo post fala da Campagnolo. A informação contida está correcta. Se teve oportunidade de ir a uma apresentação internacional da Campagnolo ou ao Eurobike do ano passado, decerto confirmou este pormenor. O Sérgio refere-se ao material. Depois você refere que desconhecemos os cranques Specialized. Caro Tranquilo, quer que lhe mostremos o bilhete de avião (já lá vãos uns anos) quando fomos à apresentação do mesmo? Conhecemos bem o modelo em questão, mas deve saber que a valorização de uma bicicleta com grupo completo é diferente de uma com periféricos de marcas diferentes. Não estamos com isto a dizer que a pedaleira é má, mas sim que em caso de revenda o grupo Red completo teria outro impacto. Além disso, em parte nenhuma vê a pedaleira apontada como um ponto negativo, mas sim a heterogeneidade da transmissão. Este tema é debatido "n" vezes nas reuniões mundiais entre principais construtores.
Refere ainda que aparentemente os testers andam com bicicletas pequenas. Pois bem, aqui tenho que lhe dar toda a razão, mas tal deve-se ao facto de por vezes pedirmos um tamanho (exemplo 56) e recebemos outro (54). As marcas nem sempre têm disponíveis os tamanhos ideais e acredite que já devolvemos bicicletas com tamanhos impossíveis de serem testados!

Caro HMBE, a Specialized testada é, como aparece no cabeçalho do artigo, um Teste de Longa Duração. Isto significa que ficou mais de 6 meses nas nossas mãos. É um teste que faz todo o sentido pois é das bicicletas mais procuradas e será certamente até ao início do próximo ano pois o seu preço deve baixar. Não testamos uma bicicleta por acaso: analisamos o mercado e vemos com as marcas os modelos com mais potencial e tempo estimado de permanência em venda. O mesmo se passou com a Canyon (teste de longa duração).

Espero ter tirado as vossas dúvidas e contar com as vossas críticas e sugestões no contacto que mencionei. Só assim poderemos melhorar a revista.
Cumprimentos a todos e Boas Pedaladas
 

hmbe

New Member
Bem já todos ficamos a saber que os "testers" da ciclismo a fundo são todos muito bons ciclistas e com um ego e arrogância do tamanho do mundo mas o problema que aqui é apontado é que na passagem para o papel todos eles falham. Se são bons ciclistas falta a parte do jornalismo e afinal numa revista isso era importante...

Quanto à parte dos cranques de carbono não posso deixar de discordar, se um grupo completo é bonito de ver a verdade é que algumas marcas de topo como a specialized usam nos seus modelos top cranques de carbono da própria marca ou de marcas de componentes como FSA p.ex., vejam-se todos os modelos s-works (roubaix, venge, tarmac) e não é por isso que perdem valor comercial, bem pelo contrário!!!

Quanto ao teste de longa duração tudo bem façam-no para provar a qualidade do material, mas por favor peçam já as bikes 2012 se não depois apresentam (como aconteceu) a versão 2011 quando já saiu a versão 2012 (já é difícil encontrar no mercado essa versão laranja)
Daí parto para o outro erro que foi dizer que essa bike é das mais procuradas. A roubaix sim mas a versão Pro quer na Tarmac, quer na Roubaix é de longe a menos vendida portanto falharam rotundamente na previsão se foram vocês que a fizeram...

Cumprimentos e p.f. deixem-se de arrogâncias senão mais o pessoal diz mal da revista (e de quem a faz).
 

Josant

New Member
"José Júlio" além de arrogante és um pouco..como dizer...básico! Mas pronto! Faz-me um favor enquanto fundador deste espaço e ex.membro ativo do FórumBtt! Vai-te embora, não fazes cá falta alguma! Aliás convido-te a sair (sempre fica mais "bonito"). Vai lá para as tuas ondas dar cabeçadas!

@Revista a Fundo- Desde já agradeço o esclarecimento prestado. É sempre de louvar, mesmo que haja discordâncias e opiniões diferentes. Mas no fundo temos que nos saber respeitar mutuamente.

E sim! "Temos" experiencia o suficiente para falar de "A,b ou C", basta espreitar isto que "criámos";

http://www.forumbtt.net/forumdisplay.php?33-Think-Bikes

Comparem a qualidade e o conteúdo com o vosso trabalho.

Havia um projeto similar aqui para este espaço, no entanto não sei como está. Mas se mantiver a mesma qualidade, por certo ficará muito à frente da revista e sem custos para ninguém.

Neste momento somos 12 mil e tal...o FórumBtt também começou assim "velhos tempos", por isso tomem as opiniões como conselhos positivos, apesar de muitas vezes serem bastante depreciativos!

Cumprimentos,

Jorge Santos
 
Josant: excelente exemplo que puxaste para aqui do forumbtt. Já tinha tido e vou acompanhando estes topicos, e sem duvida alguma que dão 15-0 aos da revista bike magazine ou ciclismo a fundo. Revistas das quais sou assinante e as recebo ao dia 16 ou mais ás vezes...Enfim!

Se não sabem melhor tudo bem, não venham é dizer que é por falta de apoios. Com muitos ou poucos apoios acho que se gasta a mesma tinta para escrever certo ou errado.

Cumps
 

patrick pires

Well-Known Member
Desculpem lá então a minha falta de modestia mas permitam-me continuar a achar que este "cromo" que aqui vos escreve continua a perceber mais de bicicletas que voçês todos, mas olhem isto deve só ser mania minha amanhã isto já me passa.

tommyleejonesnosologeek.jpg
 

tranquilo

Active Member
Olá pessoal!
Sobre a revista:
Sobre a ciclismo a fundo, que compro regularmente, tenho apenas a dizer que desde há um ano para cá tenho gostado mais dela principalmente pelas partes das entrevistas a garndes ciclistas actuais e do passado e relatos disto ou daquilo. Acho que nesta parte fizeram um bom esforço e a qualidade nota-se :)
Quanto à parte das bicicletas e testes continuo a achar aquilo um pouco fraco mas se calhar sou só eu...
Relativamente às bacoradas:
Vocês podem ter ido à apresentação, mas se foram então não perceberam nada de nada do que foi explicado. Se para vocês a diferença entre um um travão monopivot e duplo-pivot é apenas a borracha que querem que eu diga?!?!
Com certeza que quando foram à apresentação da Campagnolo eles esqueceram-se de mostrar este vídeo deles:
[video=youtube;oq8-qPfxils]http://www.youtube.com/watch?v=oq8-qPfxils[/video]
Acho que se percebe bem a diferença entre os tipos de travão e o porquê de o de trás ter menos mordida... é esse o objectivo!
Bolas, tenho de ser eu a ensinar a uma revista da especialidade isto?

Quanto ao crank da Specialized, efectivamente não foi criado por eles. Eles têm a licença para o usarem com o seu nome.
Percebo que a falta de homogeneidade possa ser um ponto contra mas não à custa da justificação preço como vocês usaram. Quando se gasta aquele tipo de dinheiro numa bicicleta, acho que no mínimo as pessoas sabem para o que vão e que efectivamente vão comprar um equipamento melhor. Não se pode colocar no mesmo saco a bicicleta com Shimano 105 que vem com uns travões da Tekro ou uma pedaleira Truvavit com esta que vem com estes cranks ou por exemplo uma Cannondale que vem com um pedaleiro Hollowgram ou uma Look que vem com uns cranks ZED pois estes componentes valorizam a bicicleta. Pelo menos para mim. E eu sinto que da maneira que escreveram a conclusão das duas uma: ou não se explicaram bem ou não perceberam objectivo de nestas gamas de bicicletas haver este tipo de componentes diferentes. Pelo menos foi a sensação com que fiquei.

Um abraço e espero que se esforcem sempre por melhorar.
 

Jose Julio

New Member
É isso mesmo vou guardar toda a arrogância e falta de modestia para mim e vou fazer hoje um monte de pessoal feliz!

Boas pedaladas e vemo-nos por ai.
 

jmv

Member
Já em tempos existia a mesma polémica no Forum BTT com a Bike-Magazine em que eu saí em sua defesa com o seguinte argumento: Fazem o melhor que podem com os meios ao dispor, o mesmo volto a repetir com a Ciclismo a Fundo. Estar a compará-la com revistas estrangeiras é comparar alhos com bugalhos, devido à dimensão do mercado e aos meios técnicos de testes ao dispor. A última revista estrangeira que comprei, a Tour Alemã tinha um teste sobre quadros, em que testou 80 quadros de topo fornecidos pelas marcas e testaram assim:http://www.tour-magazin.de/technik/so_testet_tour.html (utilizem o google tradutor) em que os testes são só números e gráficos, mas tamanha quantidade para testar, partir e estragar, não é mais que um sonho para uma revista Portuguesa. Nunca em Portugal a Ciclismo a Fundo, Bike-Magazine as marcas de bicicletas Portuguesas ou Universidades tem ao seu dispor estes meios técnicos. Por isso volto a repetir fazem o melhor que podem com os meios ao dispor e dentro das suas possibilidades.
Os grande testes do Forum BTT se os venderem a 3.50€ a edição, podem ter a certeza que deixam de ser bons e passam a ser criticados.
Josant deixa de ser azedo com o José Júlio.
E já agora um repto: Visto que grande parte da comunidade ciclista nacional está agrupada neste espaço, que tal a Ciclismo a fundo convidar os grandes "experts" deste fórum (vulgo pesquisadores on-line) a escrever um artigo na próxima edição especialmente dedicado a nós fórum ciclismo, de certeza vai ser do agrado de todos.
 

fmm

Member
Boas

Permitam-me meter a minha colherada.
Penso que ainda está para vir o assunto que seja do agrado de todos, afinal isto é como tudo na vida, cada cabeça sua sentença.
Eu pessoalmente gosto da revista, tenho todos os números e faço intenções de continuar a comprar.
Se há revistas, há. Mas não haverá piores ????
Na minha modesta opinião acho que é de louvar os projectos nacionais que vão aparecendo, sejam eles, revistas, bicicletas, calçado ou camisolas.
Quem faz o que pode a mais não é obrigado.

Abraço a todos e boas leituras.

Filipe
 

J.P.

New Member
Vão haver 50.000 gajos a defender a Ciclismo a fundo e vão haver outros 50.000 a atacá-la.
Deixem-se de coisas e de argumentos da treta.
Não se armem em "virgens ofendidas" porque a critica é livre e é (ou deveria ser) um incentivo a que se faça mais e melhor.
Como em tudo na vida a razão nunca está toda do mesmo lado, mas é natural e salutar que as pessoas sejam exigentes e queiram mais qualidade enquanto consumidoras e entusiastas de uma actividade que suporta uma publicação como esta.
Este tópico vai a partir daqui virar uma selvajaria com ataques pessoais e tomadas extremas de posição...cada um a defender o seu amigo ou preferido e a querer ficar com a última palavra.
Penso que a Ciclismo a Fundo já percebeu o descontentamento de alguns leitores. Se irá melhorar ou não, o futuro o dirá e nós como consumidores cá estaremos para continuar ou não a apoiar este projecto, quanto mais não seja com a compra das revistas (este é o nosso grande trunfo e que ninguêm nos pode tirar :) e acreditem que nenhuma publicação o despreza ou desvaloriza...publicar uma resvista é um negócio...)
Porque não acalmar os animos e deixar a coisa ficar por aqui ????!!!!!!!......
Desejo a todos paz, serenidade e boas pedaladas que é o que todos nós gostamos de fazer.
Em particular á Ciclismo a Fundo desejo que as criticas sejam a motivação de continuar a trabalhar se possivel aumentando a qualidade da revista. As criticas por vezes são duras e desajeitadas mas isso é fruto da paixão...penso que compreenderão porque decerto gostam tanto deste desporto quanto os users deste Forum:)
 
Top