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RESCALDO - Gerês Grandfondo - 14 de Junho 2015

consciouness

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Eu acho é que há aqui pessoal a entrar muito em stress por causa do mau piso da descida da Pedra Bela... Usem bons pneus e em bom estado com a adequada pressão e vão ver que não furam.
 

Medroso#78

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Eu acho é que há aqui pessoal a entrar muito em stress por causa do mau piso da descida da Pedra Bela... Usem bons pneus e em bom estado com a adequada pressão e vão ver que não furam.

Nada disso! Estamos é a falar para melhorar a sua resistencia no dia à dia (para quem não conhece, se calhar, no seu dia a dia, anda por caminhos bem piores). O local não é o melhor para se falar disso... é verdade. É apenas mais uma partilha de ideias que surgiu no local menos adequado. :)
 

Fonseca

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Não é o local menos adequado porque estamos a falar de situações concretas e em locais concretos.

consciouness presumo que conheças bem a descida da Pedra Bela, assim como a de Germil. Certo?

Já agora uso pneus 23mm e peso 70kg. Que pressão aconselhas para se fazer a descida da Pedra Bela minimamente confortável e sem ter de ir agarrado aos travões?
 

Bracaro

Member
Sobre o piso da Pedra Bela acho que também se exagera um bocado. Ainda ontem madruguei para ir dar uma volta pelo Gerês e fiz precisamente a subida da Pedra Bela. Quando começa a descida em direcção à Ermida o piso é excelente, a estrada é que é perigosa, tanto pela velocidade que se pode atingir como por algumas curvas fechadas. Após a Ermida, já se apanha um alcatrão de menos qualidade, mas verdadeiramente só no último quilómetro é que aparecem alguns buracos. Mas é uma descida cansativa e onde se tem que ir sempre atento aos travões.
 

Fonseca

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Bracaro todos chamam "descida da Pedra Bela" mas a parte que todos se queixam é do segmento após a Ermida aquele troço que referiste com alcatrão de "pior qualidade".

Mas não se esqueçam que existe o mesmo tipo de piso na descida de Germil, incluído 2 ou 3 kms de empedrado.
 

Joaopaula9

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Fiz a descida da Pedra Bela no granfondo do ano passado e não achei que o piso fosse uma tao mau como o pintavam. É alcatrão rugoso, tipico de estrada municipais, daquele que normalmente "agarra" quando é a subir. No ano passado fiz a descida com 8 bar (pneus michelin pro4 com camaras de ar michelin latex) e não furei, nem os peneus ficaram com vestigios de terem sido muito fustigados. Muitas zonas de empedraro são bem piores que as do alcatrão da pedra bela. Llembro-me por exemplo de uma subida a seguir ao soajo, penso eu, que era em paralelos... ou melhor em paralelipipedos bem manhosos).
 

Fonseca

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Joaopaula9 o problema esta no "enxerto" que o corpo já leva aos 150kms e nos restantes componentes da bicicleta que sofrem com tanta vibração; quadro, caixa de direcção, nanetes, etc.
 

Joaopaula9

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Mas isso são as características de cada percurso. Se formos a pensar em desgaste de material e tal, mais vale so tirar a bicicleta para andar aos domingos e em sitios com piso bom.. Se quisermos realmente boas subidas, boas paisagens, etc parece-me um pouco dificil ter sempre um tapete de auto-estrada. Para quem não gosta de sentir tanta vibração no corpor, tira pressão aos pneus antes da descida... em caso de furo também não estão assim tao longe do gerês e mudar uma camara de ar também não é nada do outro mundo e não leva assim tanto tempo (a não ser que se va a lutar pelo primeiro lugar.... =P ).
 
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consciouness

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Não é o local menos adequado porque estamos a falar de situações concretas e em locais concretos.

consciouness presumo que conheças bem a descida da Pedra Bela, assim como a de Germil. Certo?

Já agora uso pneus 23mm e peso 70kg. Que pressão aconselhas para se fazer a descida da Pedra Bela minimamente confortável e sem ter de ir agarrado aos travões?
Sim conheço a descida, por isso dei a minha opinião baseada no conhecimento que tenho dela. No teu caso, e devido ao teu peso, o máximo 7 bar, o ideal 6.5 bar. Menos se estiver a chover. Embora o ideal seria pneus 25mm, já muita gente aqui do forum usa e com excelentes resultados. Mas estamos a falar de um troço relativamente pequeno, comparado com o resto dos kms. Imagina ires treinar, e sem saber apanhas um troço em pior estado. Tantas vezes isso acontece e ultrapassamos isso. Por isso eu disse que achava que se estava a exagerar. Olha que pior deve ser fazer o Paris-Roubaix!!!
 

Fonseca

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consciouness concordo plenamente contigo em tudo o que disseste, daí não argumentar. A minha escolha também recaiu nos 6/6.5 bar. :)

Vais participar no Grandfondo ou no MedioFondo?
 

Fonseca

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Ready to go...

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Medroso#78

Active Member
Sim conheço a descida, por isso dei a minha opinião baseada no conhecimento que tenho dela. No teu caso, e devido ao teu peso, o máximo 7 bar, o ideal 6.5 bar. Menos se estiver a chover. Embora o ideal seria pneus 25mm, já muita gente aqui do forum usa e com excelentes resultados. Mas estamos a falar de um troço relativamente pequeno, comparado com o resto dos kms. Imagina ires treinar, e sem saber apanhas um troço em pior estado. Tantas vezes isso acontece e ultrapassamos isso. Por isso eu disse que achava que se estava a exagerar. Olha que pior deve ser fazer o Paris-Roubaix!!!

Boas,

os 7 bar para um atleta com 70kg, aplica-se mesmo usando pneus 25mm certo?! ..uso pneus 25mm, e peso 70 kilos ...bem pesados. :D ....vou testar. Curiosamente, quando está na altura de reatestar os pneus, sem dúvida, o conforto é outro. Tenho usado a pressão máxima recomendada pela marca do pneu (9 bar se não me engano). Tento não furar. :p
 

Fonseca

New Member
Medroso com uns 25mm usa 5.5 ou 6 bar no máximo, senão não estas tirar partido das vantagens dos 25mm!
 

jpacheco

Well-Known Member
Dependendo da marca e dos TPI´s do pneu... lê os valores que são aconselhados para o teu pneu. Se quiseres não furar, ou evitar é bom que tenhas a pressão certa nos penus.

Os meus vitoria rubino pro 25mm os valores aconselhados é entre os 7-9 bars.
 

jpacheco

Well-Known Member
Encontrei.. relativamente ao vittoria rubino eles recomendam esta pressão vs tpi vs peso atleta

recom_tyre_pressure.gif


Claro que são valores que poderão ser alterados consoante o objectivo/estrada/percurso/condições meteorologicas etc etc...

in "whats the ideal inflation tire pressure": http://www.vittoria.com/faqs/
 

jpacheco

Well-Known Member
....os meus diz, se não me engano, 6,5/9. Entretanto confirmo. ;)

Nunca metas é mais de 8.5b 9b porque apartir desses valores podes até estar a estragar o aro. Vê os TPI´s que tem o teu pneu.

edited: quer dizer na generalidade das rodas mencionam a pressão máxima que deve ser usada nos penus... embora deva ser os pneus a definir isso a jante também poderá ter um valor. Para além disso pode estragar a jante. Por isso é que é importante ter cuidado em meter pressão a mais.
 

Medroso#78

Active Member
Bem visto! Mais do que 9 nunca meti. Não há muito tempo parti uma roda da de BTT (rachou a partir do furo da válvula), na altura pensei nessa hipótese (ar a mais, na hora de meter um pneu novo, tubeless). Ainda hoje vejo o que diz no aro.

...que medo. :D
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
@ Bracaro / @ consciouness Olá boas a vocês.

Dêem lá ai uma dicas jeitosas aqui a malta para ver se a malta se concentra mais em sair para a estrada e ir treinar (do que liquido para os pneus / bar ou Psi) Pois certa malta anda mais preocupada com os periféricos do em saber detalhes dos residentes na zona do Geres, POIS EU MESMO SEM A MINHA BIKE ( está ainda na pintura ) HOJE VÁ SUBIDAS RAMPAS COM ELE, Muito sofre agora a Specialized Sirrus.

Não levem a mal mas acho que já chega, de off topic. :mad::p:mad::p:mad::p:mad::p

Xau e bons treinos

Vão dando algumas dicas SFF @Bracaro, @consciouness
:cool: ;):cool:;):cool:;)
 
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