• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Randonneurs ...

vhugocosta

Well-Known Member
@ERIC CANTONA #7

Ainda bem que gostaste!

Existem (na minha opinião) pelo menos, mais 9 relatos em Português como esse.. Pode ser que um dia venham a público.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Gostei, registei e preferiria ter lido só (d)este(s) exemplo(s)...

Esta crónica, embora muito diferente do vencedor do PBP, evidencia bem o clima e algumas das características dos BREVET's. Afinal há uma longa e infindável história por detrás de cada participação individual. Mesmo que coletiva no início, já acreditava que, em muitos casos, os ritmos fossem muito diferentes e personalizados, até porque a fisiologia humana (digestão, excressão, circulação...) difere em cada ser, e numa longa jornada essas particularidades fazem-se evidenciar ainda mais!

Cumprimentos,
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,

sem querer cortar o alinhamento do topico ... deixo informação sobre o 1º teste da bateria 9600mAh ... que chegou ontem ... ligada em minimos nos 3 led (6000lumen) está ligada desde as 06:55 ... tem apenas um led de sinalização (atrás) ligado ... mas ainda nem pisca ...
12250017_990758054280763_2607882416050281002_n.jpg


O 2º teste será com o projector de 5000lumen)?( para fazer amanhã ...

Depois relato como foi ...

@ERIC CANTONA #7
Quanto ao alinhamento do topico ... sim é tranversal a qualquer ultra ... o sentimento de reboot da maquina ... quando se regressa ao serviço ...

Valter ... para quê registar a experiências se depois não se partilha ... se fores tu ... faz o favor de partilhar ... se for algum conhecido ... podes começar com as pressões ;)

As minhas questões que não vi respondidas ... quantos pontos de controlo para 200, 300, 400 ...
Que tempo se para nesses pontos de controlo?
É possivel criar um processo equilibrado da etapa para enquadrar os pontos de controlo e paragens. Assumo poranto que os pontos de controlo estarão em localidade em que existe possibilidade de adquirir açucares, batatas, tinto, e outros viveres essenciais da dieta mediterânica

223252.gif
 

vhugocosta

Well-Known Member
Lopes

Sim, uma dessas pessoas sou eu, e como já deves imaginar vou só falar por mim.

A mim foi-me pedido para fazer um registo, mas num contexto especifico, o que na minha opinião pode não "encaixar" muito bem neste forúm pois existem algumas alusões a pessoas e situações que postas aqui não fazem sentido, só por causa disso...

Recentemente fiquei a conhecer o Exposure, pode ser que até ao final do ano tenha tempo (e vontade) de expôr a minha experiência de uma forma menos particular, e possivelmente mais abrangente, incluindo um Pós-PBP que passados uns meses faz mais sentido do que na altura que escrevi. Vemos as coisas diferentes.

Essa questão do reboot...bem, pessoalmente depois do PBP só voltei a andar passadas quase 3 semanas, e acho que não fiquei muito mais tempo parado porque comprei uma bicicleta nova, e mais mais importante do que isso, diferente...embora a segunda vez que andei foi na Photo Promenade do André, ou seja escolhi bem o regresso.

Quanto ao resto:

Geralmente o numero de postos de controle é sempre o mesmo 3, 4, 5 (o numero de Postos de Controle não é diretamente proporcional ao numero de km's) e sim, são pensados para que o randonneur possa receber algum apoio, principalmente nos brevets mais para o interior, ou em horários menos próprios. O tempo que se pára varia muito, consoante a estratégia, a vontade (de pedalar ou de parar)com quem estás...enfim, cada caso é um caso. Por vezes paro o suficiente para carimbar, outras vezes quase que nos perdemos nas horas, ou por causa do almoço, ou por causa da conversa..

Por exemplo no Baixo Minho e Barroso 300k, um dos PC´s é geralmente num restaurante meio que perdido (Carreira da Lebre), como é óbvio aproveitamos para almoçar, e que bem que almoçamos...

Atenção a outro detalhe, acontece que nem sempre parámos nos PC's (paragens grandes), ainda recentemente no Douro Vinhateiro, o PC foi no Pinhão, mas quase toda a gente optou por voltar á Regua já com mais de metade do percurso feito para (finalmente) pararmos para almoçar, situações destas são normalissimas. E sim, somos quase todos adeptos da dieta mediterrânica, sopa, pão, sandes de carne..só coisas naturais! Venha 2016..
 

duchene

Well-Known Member
Depois do Valter ter dado conta da questão dos postos de controlo, é a minha vez de deixar aqui o meu singelo contributo para uma velha questão do tópico.

Assim sendo, e depois da visão mais acelerada do vencedor, deixo-vos com uma série de links que demonstram outras faixas do espectro de diversidade do PBP. O evento que é, afinal de contas, a grande meca do randonneurismo a nível mundial e que, portanto, com toda a naturalidade, reúne a uma escala mundial e num só local um enorme e diverso conjunto de ciclistas que participam neste tipo de eventos a nível local. Do mais rápido ao mais lento. Do estreante ao decano. Do tecnológico ao rudimentar. Do extrovertido ao presunçoso. Enfim, de todos o que vão de Paris até Brest… e tentam voltar.

Um percurso:
http://chasingmailboxes.com/2015/09...-to-pbp-2015-an-interview-with-eric-williams/

Uma fixie:
http://www.marcusjb.com/blog/2015/0...stuff-i-didnt-do-in-2011-that-i-am-glad-i-did

Uma causa:
https://www.teamphenomenalhope.org/paris-brest-paris-2015/

Uma visão do lado de quem assiste:
https://vimeo.com/138870347

Um par de 1200Km
2011 - http://belgradebobcat.blogspot.pt/2011_09_01_archive.html
2015 - http://belgradebobcat.blogspot.pt/2015/08/paris-brest-paris-2015-le-retour.html

Boas leituras!
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
Valter e André
agradeço a partilha de experiência que me deixa mais ciente do que esperar ...
ainda não deixei feed back da luz em teste ... está a surpreender-me ... já vai com 8h 50' ... tenho o relogio adiantado 15' ... assim valeu a pena o investimento que aqui partilho:
http://pt.aliexpress.com/item/6000-...-bike-Lamp-Light-3T6-Battery/32391241376.html

depois digo quanto tempo durou ...

Os textos vão ter de ficar para depois ;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,

sem querer cortar o alinhamento do topico ... deixo informação sobre o 1º teste da bateria 9600mAh ... que chegou ontem ... ligada em minimos nos 3 led (6000lumen) está ligada desde as 06:55 ... tem apenas um led de sinalização (atrás) ligado ... mas ainda nem pisca ...
12250017_990758054280763_2607882416050281002_n.jpg


O 2º teste será com o projector de 5000lumen)?( para fazer amanhã ...

Depois relato como foi ...

@ERIC CANTONA #7
Quanto ao alinhamento do topico ... sim é tranversal a qualquer ultra ... o sentimento de reboot da maquina ... quando se regressa ao serviço ...

Valter ... para quê registar a experiências se depois não se partilha ... se fores tu ... faz o favor de partilhar ... se for algum conhecido ... podes começar com as pressões ;)

As minhas questões que não vi respondidas ... quantos pontos de controlo para 200, 300, 400 ...
Que tempo se para nesses pontos de controlo?
É possivel criar um processo equilibrado da etapa para enquadrar os pontos de controlo e paragens. Assumo poranto que os pontos de controlo estarão em localidade em que existe possibilidade de adquirir açucares, batatas, tinto, e outros viveres essenciais da dieta mediterânica

223252.gif

Durou ... no meu relógio ... das 06:55 às 16:10 ... amanhã testo o foco de 5000 lumen ;) minimos (mais do que suficiente para ser visto e ver ...)
 

vhugocosta

Well-Known Member
Lopes

Isso é muito bom, é muita hora de luz. Não te esqueças de por isso a testar num local bem ventilado para que a lampada não te aqueça muito. Eu já tenho luzes, as baterias é que é outro assunto, mas muito em breve vou ter novidades nesse campo. Ou isso ou mudo me para um cubo de dinamo..

A minha lampada só tem um led, e eu uso no minimo. Geralmente é suficiente. Vai dando noticias.
 

duchene

Well-Known Member
Eu sei que não foi esse o objectivo do Post do João, mas deixem-me sublinhar que, ao contrário da crença popular - herdada sobretudo dos trilhos de BTT - na estrada mais luz não significa necessariamente melhor.

O que tenho observado é que a esmagadora maioria das luzes com ziliões de "lumens" emite um foco extremamente concentrado que, em muitos casos, cria uma autêntica bola branca de luz no asfalto, que esconde mais do que o que efectivamente ilumina.

O segredo está também em encontrar uma luz com a rotatividade de modos ideal. E aqui menos é melhor, para que seja fácil de comutar entre uma luz de iluminação para velocidade de cruzeiro e um sempre útil foco mais potente para as decidas.

O resto são extras que atrapalham mais do que ajudam...
 

ruirpr

Member
Completamente de acordo com o duchene. Já tive dessas luzes da china e, a menos que lhe coloquem um difusor, não são lá grande coisa para estrada. Existem luzes com espelhos estudados para a coisa...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia Randonneurs ;)

só para dar conta de mais um treino em solitário em estilo randonneurs ... mas com 30km ;) para aquecer as velas :eek:

Hoje vim para o serviço de bike com luz ... com colete ... e até me espantei quando passei por mais 2 cromos iguais a mim ... queres ver que afinal há por aí muitos randonneurs que desconheço :p

Bateria 9600 mAh em teste medios desde as 08:30 am ... mas só com "5000 lumen"

André ... de facto os 90000 lumen só se for para iluminar a caravana toda ;)

Temos de brincar um pouco ... que a vida é cada vez mais estupidificante ...

12289563_991096037580298_3294236865947008443_n.jpg


mais um teste em modo randonneur ;) ... passa montanhas ... luz e colete ... temperaturas baixas ... mas nem tanto ...

Só uma questão, será aceite o meu capacete de soldado da paz ??? Estou à espera dos autocolantes reflectores para lhe adicionar ... na lateral e posterior para aumentar a visibilidade.

A cor? Foi uma maluqueira que me deu quando cheguei à loja e o vendedor vendo que não o enfiava a ninguém me fez 50% de desconto ... português ... feito na xina ... polisport IRIS ... porque também prefiro os produtos nacionais ... feitos na xina ...
12241523_991097054246863_4607857345273530526_n.jpg
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Completamente de acordo com o duchene. Já tive dessas luzes da china e, a menos que lhe coloquem um difusor, não são lá grande coisa para estrada. Existem luzes com espelhos estudados para a coisa...

Bom dia,
percebo a discordância ... mas as minhas luzes de 2 ou 3 led's são apontadas para o espaço à frente ... a 5/10 metros e iluminam muito bem ... desempenhando muito bem as funções para que as utilizo.

Depois pela sua intensidade são bastante visiveis para quem se cruza de frente connosco assim como o efeito do colete reflector (2º teste hoje,mas em trajecto mais movimentado) em que o pessoal em vez de deixar os 1500 mm de distância acho que se estica para os 2000 mm ... obviamente que os parvos que fazem tangentes continuam por aí ... mas com colete ainda não me passaram nenhuma.

Ainda me lembro bem da tangente que o puto no BMW do pai ... me passou no Tabuaço :p

A luz que estou a usar ... para estar visivel e para ver o meu trajecto serve impecavelmente!

5000 lumen (2 led) ou 6000 lumen (3 led) ... nem quero saber se são reais ... para mim servem perfeitamente!
12279099_991099294246639_4577304836810606830_n.jpg

"5000 lumen" em modo medio!
 

duchene

Well-Known Member
Lopes
Tinha a certeza que ias começar a notar algum respeito extra por parte dos automobilistas. Por um lado porque te vêem mais cedo. Por outro porque assim de repente podes ser um GNR. "Ambas as duas" interpretações são óptimas para a tua saúde.

Foi essa a grande impressão que registei do meu primeiro brevet com colete e usa-lo tornou-se um habito em grande parte dos quilómetros que faço, embora o utilize principalmente nos momentos de baixa visibilidade, seja no período nocturno seja pelas condições atmosféricas adversas.

Rui
De facto os feixes de projecção circular não são ideais para a estrada. O meu é assim, embora tenha um difusor no topo que minora o encandeamento a quem vem de frente e achata o feixe. Contudo, um dos feixes mais elogiados continua a ser o da Philips Saferide Led, pela sua parecença a um feixe de automóvel. Tem um ângulo bastante aberto, cobrindo grande parte da faixa de rodagem. A luz é amarelada, mais agradável para os olhos e é servida na potência certa. Há versões para todos os gostos: dinamo, 4xAA e bateria interna.

Esteve na minha shortlist mas acabei por optar por algo diferente.

Contudo, para os randonneurs de barba rija (não sei se conheces algum... :rolleyes:) o dínamo é mesmo a melhor opção e resolve o problema de uma vez por todas.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
E a cor do capacete de "soldado da paz" ... será aceite? tenho outros dois brancos ... mas sem reflectores.

Um deles até tinha uns leds na parte de trás (promoção LIDL de 2015) mas até já esgotaram a bateria ... têm de ser abertos :p
 

duchene

Well-Known Member
Não há qualquer indicação regulamentar quanto a qualquer parte do equipamento do ciclista com excepção do uso obrigatório de um qualquer capacete adequado e do colete reflector de norma aprovada. Desde que uses os dois itens até podes ir pedalar com um fato de banho à Borat.

Na bicicleta passa-se o mesmo, com a única obrigatoriedade a ser a colocação de luzes frontais e traseiras, sendo a recomendação para que se utilizem luzes para iluminar e não apenas para ser visto.

Posto isto, quaisquer elementos de segurança e visibilidade adicionais serão, obviamente, bem-vindos.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Bom dia Randonneurs ;)

só para dar conta de mais um treino em solitário em estilo randonneurs ... mas com 30km ;) para aquecer as velas :eek:

Hoje vim para o serviço de bike com luz ... com colete ... e até me espantei quando passei por mais 2 cromos iguais a mim ... queres ver que afinal há por aí muitos randonneurs que desconheço :p

Bateria 9600 mAh em teste medios desde as 08:30 am ... mas só com "5000 lumen"

André ... de facto os 90000 lumen só se for para iluminar a caravana toda ;)

Temos de brincar um pouco ... que a vida é cada vez mais estupidificante ...

12289563_991096037580298_3294236865947008443_n.jpg


mais um teste em modo randonneur ;) ... passa montanhas ... luz e colete ... temperaturas baixas ... mas nem tanto ...

Só uma questão, será aceite o meu capacete de soldado da paz ??? Estou à espera dos autocolantes reflectores para lhe adicionar ... na lateral e posterior para aumentar a visibilidade.

A cor? Foi uma maluqueira que me deu quando cheguei à loja e o vendedor vendo que não o enfiava a ninguém me fez 50% de desconto ... português ... feito na xina ... polisport IRIS ... porque também prefiro os produtos nacionais ... feitos na xina ...
12241523_991097054246863_4607857345273530526_n.jpg

Fodasse pareces mais um mineiro que um randoneiro!!! Lol ;)

Eu se te visse a entrar assim no café.... Saia logo... Ainda trazias um colete suicida ou o *******....lol

Grande abraço...
 
boas como já disse atrás depois de experimentar várias soluções "matei" o assunto com um dinamo.

para a luz optei por uma BM LUMOTEC IQ2 LUXOS:
70_Lux_600_px.jpg


a luz nesta foto é exacerbada pelo túnel (golpe de marketing provavelmente) mas o espalhamento é esse, consigo ver ambas as bermas. para a frente não tenho a luz tão levantada mas espalha o suficiente para ir a uma boa velocidade (a minha de cruzeiro ronda os 25km/h).
Prefiro muito mais o foco espalhado assim do que o foco muito concentrado como tive noutras soluções...

Com é para ligar a um dinamo tem ainda um extra que é uma saída USB para carregar coisas tipo tlm/gps etc....

ab
 
Top