• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Randonneurs ...

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,

sem ter bem a noção se o faço bem ... venho sondar as opiniões acerca deste assunto:

http://www.randonneursportugal.pt/

Fiquei na duvida desde que conheci este grupo de pessoas ... por tudo o que o compõe e até no significado literal da palavra

RANDONNEURS ... caminhantes

Acho que em 2016, depois de ouvir algumas opiniões pro e contra,sinto que estou preparado para ingressar no grupo.

Proximo objectivo ... 400k :cool:

Opiniões ... de quem as tem?

Obrigado.

JPLopes
 

vhugocosta

Well-Known Member
Caro colega Lopes,
Como Randonneur antes de mais, bem vindo..
Uma pequena correção relativamente ao significado da palavra Randonneur, percebi que colocaste a palavra no Google e obtiveste uma tradução direta, contudo o seu significado é bem diferente se consultares um dicionário francês: celui qui fait une marche, une promenade d'assez longue durée , no caso aplica-se a segunda definição. E é aqui que reside a essência dos Randonneurs em qualquer parte do mundo, porque os princípios que nos regem são os mesmos onde quer que estejas, voltas/saídas/passeios/brevets de longa duração, sendo os Km’s proporcionais ao tempo e vice-versa, porque por muito rápido que um randonneur seja tem sempre um tempo mínimo a cumprir.
Agora vamos á minha opinião, reforço, a minha opinião, baseada na minha experiência como Randonneur, pelos diferentes brevets que fiz, em diferentes países e mais importante do que isso, por diferentes organizadores.
Sem entrar em romantismos, e apresentando uma visão pragmática do caso, para mim ser Randonneur é uma forma de disfrutar da bicicleta, os brevets são optimos para descobrires lugares novos, conheceres pessoas com historias fantásticas e mais do que isso desafiares os teus limites; passado este tempo todo e depois de…umas boas dezenas de brevet’s, considero que é um misto entre cicloturismo c/uma certa competitividade, para mim e melhor dos dois mundos e diferente de outro tipo de eventos, talvez comparável com os GrandFondos (como conceito), mas neste caso competes contra ti mesmo e um cronometro, e pelo caminho disfrutas da viagem de uma forma singular, porque quando entras nas distancias maiores existem factores externos e pessoais que influenciam diretamente o decorrer do brevet (e de que maneira)

Um Randonneur define-se por ser uma pessoa com características muito bem definidas, tens de á partida ter vontade de passar muitas horas em cima da bicicleta, e seguidas, embora isso é um processo que vem com a experiência acumulada; tem uma capacidade enorme de por de lado o sono e pedalar nas diferentes alturas do dia, esteja a chover, melhor, tendo estado a chover nas passadas 15h que estas na estrada, esteja vento, esteja calor, frio, não importa, o importante é não parar, e a isto chama-se resiliência e adaptação. Certamente darás valor a um Brooks ou qualquer outro selim em pele (ou não), vais passar a perceber as razões para se usarem guarda lamas e como são convenientes, e muito mais…mas isso faz parte da descoberta.

Outra coisa, em Portugal e Espanha é obrigatório um seguro, já sabes que o da FPC não dá, por isso terá de ser um da Mapfre, Allianz, ou FPCUB. No caso deste ultimo é válido em Portugal e Espanha, mas confirma se os Randonneurs Portugal vão aceita-lo nas filiações de 2016..depois precisas do colete, e sim o do carro serve e luzes, para vêr e não para ser visto, ou seja Led’s não servem. Sobre o restante equipamento é consoante a duração e os critérios de cada um..

Não me quero adiantar muito mais, porque acho que só experimentando é que se percebe o espirito, e o que são Brevet Randonneur Moundiaux. Frequentemente ouço pessoas a falarem e opinarem de forma acertiva e extremamente convencida sobre o assunto sem terem a mínima ideia, e pior, sem terem participado, portanto experimenta e pode ser que gostes, pelo menos vais poder falar do assunto com conhecimento de causa.
Para terminar deixa-me dizer-te que isto é verdadeiramente viciante, os desafios são constantes, e se começares em 2016 vais apanhar o inicio de um novo ciclo (2016-2019) que culmina em Agosto de 2019 com o famoso Paris Brest Paris. Pelo meio tens brevet’s famosos como Portugal na Vertical (600k), Portugal de Lés a Lés (1000k), Madrid-Gijon-Madrid (1400k), London-Edinburgh-London (1400k), 1001 Miglia/Italia (1630k) entre outros. Para além disto e se te “fartares” de Portugal tens clubes fantásticos como os Riazor na Corunha e os Amigos de la Bici em Salamanca.

É mais ou menos isto, muito mais há para dizer e contar mas nada como faze-lo na estrada.

Não entendi uma coisa, só pretendes fazer os de 400k? é isso?

Se tiveres mais alguma dúvida cá estaremos para te ajudar.
Abraço e Até Breve(t)
 

jonitas

Member
Uma pergunta.
Porque razão é obrigatório o uso do colete reflector (mesmo em pleno dia e com boa visibilidade),quando em outros países tal não acontece(PBP,...),seremos mais "papistas que o Pápa"???:confused:
Atenção que não tenho nada contra o uso do mesmo,só queria perceber a razão .
 

vhugocosta

Well-Known Member
Uma pergunta.
Porque razão é obrigatório o uso do colete reflector (mesmo em pleno dia e com boa visibilidade),quando em outros países tal não acontece(PBP,...),seremos mais "papistas que o Pápa"???:confused:
Atenção que não tenho nada contra o uso do mesmo,só queria perceber a razão .

Na minha opinião a segurança nunca e demais, e como a apresentação apenas incide para quando é de noite, eu dou te um exemplo para quando estão reunidas as condições perfeitas em que se incluem a boa visibilidade.

Normalmente nós andamos em estradas bastante movimentadas, ou seja o condutor nunca chega a estar relaxado e poder disfrutar da viagem, seja pelos cruzamentos, tampas de saneamento, buracos, ciclistas, etc...porém, os brevet's dos Randonneurs Portugal ocorrem geralmente em estradas desertas, em que os condutores não estão á espera de encontrar um ciclista "perdido", em concreto, tanto no Lost 300 como no Alqueva 400, naquelas longas retas no Alentejo é muito fácil um condutor relaxar pisar o acelerador, e o ciclista simpleste "aparece-lhe á frente", percebes? de certeza que sim...

Por outro lado e como comentas e bem, nos regulamentos gerais não é obrigatório, e Portugal foi pioneiro na obrigatoriedade de se usar mesmo durante o dia, algo que foi elogiado e "copiado" por outras organizações, pelo menos no papel. Convém também não esquecer de um outro ponto também importante que tem haver com a responsabilidade moral do organizador, se este organizador se sente mais tranquilo em ver os participantes com o colete, está no seu direito, e posso garantir te que é o caso. Para além disso tens o contexto social, sabias que existem organizações que obrigam a levar-mos uma manta de sobrevivência? Se calhar em Portugal não se justifica.

O exemplo que apresentas do PBP não é exemplo, com 6000 ciclistas na estrada somos maioria, o que é incrivel. Para teres uma ideia, eu saí em um dos primeiros grupos por volta das 17h da tarde, e houve uma altura em que parei na beira da estrada para comer por volta das 22/23h; dei me ao trabalho de contar várias vezes o tempo que passava entre grupos de ciclistas ou ciclistas sozinhos, isto no meio da noite, e não houve em nenhum momento uma janela maior de 10sec. e não estou a exagerar. é impressionante. O mesmo se aplica a realidades bem diferentes da nossa, com brevet's com mais de 200 e 300 participantes, enquanto que em Portugal a média será 10/15?!? é diferente.

Por fim, mais papistas que o Papa? Não, o seguro morreu de velho...

Cumps
 

otreblig

Member
Boas

Um colete homologado não é um equipamento exclusivamente nocturno, pois tem as tiras reflectoras para que se seja visto durante a noite, e as cores de alta visibilidade são um complemento diurno, pois são cores fluorescentes que normalmente não existem na natureza, daí chamarem a atenção dos condutores.
Temos o exemplo dos nossos vizinhos do Club Ciclista Riazor, que depois de um dos colegas ter sido atropelado e ficar numa cadeira de rodas, não usam coletes, mas o equipamento deles, inclusive o capacete passou a ser bastante fluorescente.


PS: Lopes olha lá os nuestros hermanos a aprenderem connosco ;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Caro colega Lopes,
Como Randonneur antes de mais, bem vindo..
... Não entendi uma coisa, só pretendes fazer os de 400k? é isso? ...

Se tiveres mais alguma dúvida cá estaremos para te ajudar.
Abraço e Até Breve(t)

Boas, Hugo
obrigado pelas boas vindas e até breve(t) num desses dias em definição ...

O meu objectivo pessoal 2016 são os 400k ... obvio que já tive a experiência de 2015 com varias tiradas a 200k e uma a 300k que me deixam a entender o esforço fisico e psicologico que exige ... não quero dar passos maiores que as penas ... 2016->400k, 2017-> 600k ... and so on ...

Agradeço a tua resposta suficientemente extensa para esclarecer as minhas duvidas latentes ... por agora ... falta treinar e manter a forma para elevar a resistência,

Abraço
JPLopes
 

vhugocosta

Well-Known Member
Caro Lopes,

Estamos cá é para isso, mas do que tudo desmistificar...

Se entendi bem só vais fazer o de 400k, é isso? e os outros de 200k e 300k?
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas Hugo,

nada disso ... as regras dizem que se tem de subir os degraus todos ... 200-300-400 ... não sei se repetirei distâncias ... mas provavelmente.

O objectivo de 2016 é o patamar 400k ... e depois se verá ... pode ser que com a motivação e disponibilidade, possa tentar um patamar acima ... mas não estou por agora a prevê-lo :)
 

otreblig

Member
Existe um calendário provisório, e que ainda não é para ser divulgado fora da comunidade, uma vez que ainda não foi homologado.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Existe um calendário provisório, e que ainda não é para ser divulgado fora da comunidade, uma vez que ainda não foi homologado.

Não foi homologado? Estranho... bem, mas provisório ou não, homologado ou não, já foi divulgado publicamente, basta procurar nos sitios certos. Vale o que vale..para mim valeu para acertar a agenda.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Não foi homologado? Estranho... bem, mas provisório ou não, homologado ou não, já foi divulgado publicamente, basta procurar nos sitios certos. Vale o que vale..para mim valeu para acertar a agenda.

Bom dia,

arranjem lá um link ( nem que venha por MP) ... para pré programar a epoca 2016 ;) ... se vêm ao centro e na regra do grupo estou disposto a apoiar ... mas tenho de ter mais informação de datas.

Já fui fazer a algarviana atropelando o meu aniversário ... este ano não queria repetir :)
 

vhugocosta

Well-Known Member
Lopes, para não haver mal entendidos, eu já disse que vi mal a informação.

O que vi foi o calendário de 2015 publicado no site do Audax Club Parisien, que por coincidência no caso do Brasil em que lançaram um "provisório" para 2016 há cerca de umas semanas em que é muito idêntico ao de 2015, isso fez com que fosse induzido em erro.

Acredita que eu sou das piores pessoas a quem deves perguntar esse tipo de informação privilegiada, acredita no que te digo..
 

afonsobtt

Well-Known Member
Ontem recebi esta prenda..
mil e uma imagem do Alentejo profundo passaram novamente na minha mente.
Brevet Alqueva 400 km foi sem duvida o Brevet que mais me marcou na minha curta carreira de ciclo-turista.

aP1Rkn7.jpg

opbXTnm.jpg
 
Top