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Que relações de transmissão usam?

Medroso#78

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Bom dia pessoal,

está decidido, optarei por pratos 52/36! Na compra o homem faz-me o favor de fazer esta troca/alteração, utilizando, para já, a mesma k7 (11/28). Se vir que tal e coiso, passados uns dias, compro uma k7 11/32. :p
 
11-32 tem saltos enormes entre os andamentos. Ou a cadência com o 28 é aceitável ou tiveste mais olhos que barriga no pedaleiro.
Uma das vantagens da estrada em relação ao BTT é a proximidade entre os andamentos, de uma mudança para a seguinte a variação de cadência é pequena. Com o 32 anulas isso.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

vou já testar o 50/34 (Bike emprestada), vou fazer o teste para não fazer asneira. A minha principal intenção será não desmontar em subida alguma... o 50/34 será certamente o ideal.... pois até para rolar, darei bem mais uso ao 50, do que se tiver o 52. :s

Logo já direi coisas.

Abraços
 
Eu uso 50/34 com 12/26 e até ao momento ainda não fiquei a pé em lado nenhum, sinto mais falta do carreto de 11 para a descer não esgotar.

No entanto como tenho facilidade a rodar em cadências elevadas, julgo que 50/34 é o ideal para a maioria dos cenários, consegues rodar com 50 - 12 a 60kmh, não vejo necessidade de teres mais que isso , é tudo uma questão de habituação.

Com 34 ou 36 - 28 sobes tudo na boa.
 

Nuno Filipe

New Member
Boas , sei que venho um pouco fora do tópico em si mas, talvez me possam ajudar. Sou praticante de Btt e adquiri uma bicicleta de estrada, uma Triban 300, que dizem ser muito boa para me iniciar nisto da estrada. Acontece que não me adapto de jeito nenhum a ela. Canso-me muito mais na Triban , a fazer o mesmo trajecto, e sou mais lento, isto numa pequena volta de +/- 50 km. A de Btt tem trânsmissão XT 3x10.
A transmissão da Triban é Pedaleira de 3 pratos 50/39/30 Cassete : 12-13-15-17-19-21-23-25.
Recoemndaram-me a colocar um avanço mais curto e assim o fiz, está tudo certinho na posição de pedalar, alinhamento da inclinação do banco, distância dos pedais ao banco, alinhamento dos pés nos pedais, etc....
A subir então é um sofrimento, parece que pesa 100 kgs.
Pergunto se existe algum motivo lógico para isto estar a acontecer, se é normal isto. Gostava muito de me adaptar a isto mas caramba, assim não me parece.
 
O problema que vejo ai é que certamente estas habituado a fazer todas as subidas em cadências mais elevadas, e com a de estrada o mais leve que consegues é 30-25, o que é consideravelmente mais pesado do que subir na BTT.

Penso que o melhor que podes fazer é colocar uma cassete com uma relação mais leve, tenta uma com 28 dentes pelo menos e mesmo assim vai ser mais pesado, mas ajudará na adaptação.
 

GMQ

Well-Known Member
O problema que vejo ai é que certamente estas habituado a fazer todas as subidas em cadências mais elevadas, e com a de estrada o mais leve que consegues é 30-25, o que é consideravelmente mais pesado do que subir na BTT.

Penso que o melhor que podes fazer é colocar uma cassete com uma relação mais leve, tenta uma com 28 dentes pelo menos e mesmo assim vai ser mais pesado, mas ajudará na adaptação.

Também faço btt e tenho noção da diferença de andamentos. Com a avozinha ( que não tenho na minha jorbi champion 3) devias subir lindamente. Apesar de haver diferenças nas cassetes estrada/BTT o facto da estradeira ser mais magra ajuda bastante nas subidas e nem noto que tenho andamentos mais pesados do que na gorda. É obvio que tens menos cadencia. Mas acho algo exagerado sentires que a bike pesa 100kg. Talvez precises de mais habituação e vais notar as diferenças e prescindes da avozinha. Mas podes seguir a indicação do marcio_coragem e pores uma k7 de 28 dentes para ires compensado. Eu sinto mais dificuldade nas subidas com a gorda pois obriga À conjugação de várias coisas ao mesmo tempo do que na estrada.
 

Nuno Filipe

New Member
A Triban 300 é mázita. Não sei quem te enganou, mas a melhor compra seria sem dúvida a Triban 500.

Bem sei que a Triban 300 não é grande coisa, mas olha que foi mais que uma pessoa a dar-me como indicação essa bicicleta, curiosamente um dos "Duros do Pedal" que não sei o nome, apenas me cruzei uma vez com ele, que tinha precisamente se iniciado com uma. Mas claro, se gostasse disto seria bicicleta para ter dois anos no máximo e ai sim, partir para algo melhor.
 

Nuno Filipe

New Member
Também faço btt e tenho noção da diferença de andamentos. Com a avozinha ( que não tenho na minha jorbi champion 3) devias subir lindamente. Apesar de haver diferenças nas cassetes estrada/BTT o facto da estradeira ser mais magra ajuda bastante nas subidas e nem noto que tenho andamentos mais pesados do que na gorda. É obvio que tens menos cadencia. Mas acho algo exagerado sentires que a bike pesa 100kg. Talvez precises de mais habituação e vais notar as diferenças e prescindes da avozinha. Mas podes seguir a indicação do marcio_coragem e pores uma k7 de 28 dentes para ires compensado. Eu sinto mais dificuldade nas subidas com a gorda pois obriga À conjugação de várias coisas ao mesmo tempo do que na estrada.

Pois, se devia subir lindamente lamento mas isso não acontece, e lá está até eu o acho estranho mas enfim... Com a de Btt nas subidas, é uma maravilha, dai o que o marcio_coragem diz fazer bastante sentido. Vou explorar essa opção, talvez seja isso e talvez me consiga "apaixonar" pelo ciclismo de estrada.

Obrigado a todos
 

Medroso#78

Active Member
Eu uso 50/34 com 12/26 e até ao momento ainda não fiquei a pé em lado nenhum, sinto mais falta do carreto de 11 para a descer não esgotar.

No entanto como tenho facilidade a rodar em cadências elevadas, julgo que 50/34 é o ideal para a maioria dos cenários, consegues rodar com 50 - 12 a 60kmh, não vejo necessidade de teres mais que isso , é tudo uma questão de habituação.

Com 34 ou 36 - 28 sobes tudo na boa.

Boas,

teste realizado com sucesso! :D

....adorei o andamento no prato 50 (com 52/36, não o teria, aqui residia a minha maior dúvida, pois na bike atual, o prato 53, usava-o a rolar, só ligeiramente a descer).

Com este prato 50, a "meio" da k7, carreto abaixo, carreto acima, é sempre andar..... no pequeno teste (65km, 980D+), onde se esgota o 50 com carreto 11, tem é que se "esquecer" os pedais, e dedicar a atenção aos travões. :D

Para subir, naquelas subidas que não se fazem no 50, estando no meio da k7, basta descer ao 34, e siga..... onde subi mais inclinado, digamos que com uma inclinação significativa, subi bem a meio da k7! Senti-me como no meu BTT, onde pedalo maioritariamente no prato maior (29er, 38/24, k7 11/36), a meio da k7, quando é necessário, é só descer ao 24 e oupa...

Conclusão, com o prato 36, subindo mais um, ou até dois carretos na k7, subiria da mesma forma, e ainda tinha opções para as subidas looooongas, e bem empinadas, já com uns bons kms nas pernas mas.... lá está, a ausência do prato 50, não me deixa margem para duvidas, Compact 50/34, com k7 11/28, está perfeito para as minhas voltas, sobe-se "até ao ceu".

Com tudo, resumindo e concluindo, prefiro "perder", a descer, do que perder a subir.... ;)

GRANDE abraço, e queiram desculpar o testamento. :p
 

loudiogo

Member
Maltinha uma opinição...

É possivel (aconcelhado) a andar com 34-52 na frente? e 11-28 atrás? shimano 11 velocidades?

é que gosto de andamentos leves e a bike tem 11-28 e 36-52 o que é muito pesado para mim a subir...

ou devo trocar para uma cassete 11-32?
 

Medroso#78

Active Member
Maltinha uma opinição...

É possivel (aconcelhado) a andar com 34-52 na frente? e 11-28 atrás? shimano 11 velocidades?

é que gosto de andamentos leves e a bike tem 11-28 e 36-52 o que é muito pesado para mim a subir...

ou devo trocar para uma cassete 11-32?

Boas,

há duas semanas atrás, tinha precisamente a mesma duvida. 34/52 (independentemente dos carretos da k7) não é aconselhado... pelo que me apercebi, trocando para essa k7 11/32, não terá uma passagem de mudanças tão linear... mas aqui creio não ser uma questão propriamente grave. Mas nunca testei. :s

Estou super satisfeito com a escolha que fiz (a bike já vinha assim de origem), pratos 50/34, com k7 11/28. Ainda não precisei dos carreto 25, nem do 28 para subir mas.... de certeza que lá virá o dia em que o solicitarei. :D
 

Medroso#78

Active Member
Maltinha uma opinição...

É possivel (aconcelhado) a andar com 34-52 na frente? e 11-28 atrás? shimano 11 velocidades?

é que gosto de andamentos leves e a bike tem 11-28 e 36-52 o que é muito pesado para mim a subir...

ou devo trocar para uma cassete 11-32?

Boas,

há duas semanas atrás, tinha precisamente a mesma duvida. 34/52 (independentemente dos carretos da k7) não é aconselhado... pelo que me apercebi, trocando para essa k7 11/32, não terá uma passagem de mudanças tão linear... mas aqui creio não ser uma questão propriamente grave. Mas nunca testei. :s

Estou super satisfeito com a escolha que fiz (a bike já vinha assim de origem), pratos 50/34, com k7 11/28. Ainda não precisei dos carreto 25, nem do 28 para subir mas.... de certeza que lá virá o dia em que os solicitarei. :D
 

undernardo

Active Member
Se encontrares um prato com a mesma furação.. e mesmo assim o salto entre o 52 e o 34 é muito grande. Acho que irias ter problemas nas passagens entre pratos. E irias perder alguns andamentos intermédios.

Mas, o que me deixa intrigado é o facto de usares um mid-compact e achares que a subir é muito pesado. Quem aguenta um 52, aguenta um 36. Por outro lado o andamento 36-28 é um pouco mais leve do que o comum 34-25 (que há na maioria dos compactos) e, por experiência própria, esse andamento já é bastante leve, ou seja, o teu pesado é mais leve que o comum dos compactos x)

Pergunta: Costumas esgotar os andamentos quando andas no 52? À primeira vista eu diria que estás com a pedaleira errada. Penso que uma pedaleira compacta era o ideal para ti porque do 50/11 para o 52/11 não tens assim tanta variação. São +/- 2 km/h de variação assumindo que vais a esgalhar bem na descida ahah
 

Medroso#78

Active Member
Se encontrares um prato com a mesma furação.. e mesmo assim o salto entre o 52 e o 34 é muito grande. Acho que irias ter problemas nas passagens entre pratos. E irias perder alguns andamentos intermédios.

Mas, o que me deixa intrigado é o facto de usares um mid-compact e achares que a subir é muito pesado. Quem aguenta um 52, aguenta um 36. Por outro lado o andamento 36-28 é um pouco mais leve do que o comum 34-25 (que há na maioria dos compactos) e, por experiência própria, esse andamento já é bastante leve, ou seja, o teu pesado é mais leve que o comum dos compactos x)

Pergunta: Costumas esgotar os andamentos quando andas no 52? À primeira vista eu diria que estás com a pedaleira errada. Penso que uma pedaleira compacta era o ideal para ti porque do 50/11 para o 52/11 não tens assim tanta variação. São +/- 2 km/h de variação assumindo que vais a esgalhar bem na descida ahah

Boas,

pelo que percebi, o nosso camarada estaria a tentar resolver o assunto, trocando apenas o prato mais pequeno. Ou estarei errado? :s

..de qualquer forma, refere e muito bem, quem não usa um prato 36, também terá dificuldade em usar o 52. :)
 

undernardo

Active Member
Sim sim, é isso mesmo! Mas o 52/34 é muito incomum. Para além das razões que disse anteriormente.

Claro que em termos monetários fica sempre mais barato trocar um prato interior ou uma cassete do que um pedaleiro completo. Mas em termos de andamentos parece-me que ele está com o andamento errado à frente e tenta compensar isso com uma cassete maior atrás. Fico a aguardar a resposta dele.
 

Janas

New Member
39/53 com cassete 11/28
38/52 com cassete 11/28
36/52 com cassete 11/28
36/50 com cassete 11/28
34/50 com cassete 11/28

isto é o que se aconselha que usem, numa situação normal do dia a dia e serve para tudo, (39 com 28 da para subir a torre), agora lembro que, o primeiro caso usam os atletas que treinam e nascem com a vocação para a coisa, a ultima para os baldas e para os que não nasceram para ser atletas, é so escolher, tudo o que nao for dentro disso estão a criar relações que não sao funcionais para o organismo e para o material..... (dito por um treinador de ciclismo, ouvi numa aula sobre o tema)
 
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