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Que relações de transmissão usam?

Medroso#78

Active Member
Vamos rectificar ... como sou um gajo que gosta de experimentar ... o que está mesmo montado é:
50-34 x 11-30 (cassete alivio CS HG51-8) ... sim fiquei mais leve no extremo.
Consciente que podia estar a perder muito andamento em subida ... coloquei cranks com 175 mm antes tinha 170 mm.

Isto vai dar que fazer ... para me habituar ... pelo menos ao extremo de velocidade que passa de 4.33 para 4.54 ...

Boas,

qual é a sua altura total?! E a altura entre pernas?!

....se o pedaleiro 170mm, sempre esteve bem, mesmo com tal alteração na transmissão, não vejo qualquer necessidade em ter feito essa alteração. Eu uso 170mm em estrada (meço 1,73). No BTT sim, 175mm. ;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
só vi agora a resposta ... quadro 52 ... altura 1,76 e na volta teste à nova transmissão fiquei com a ideia que devia mudar qualquer coisa ... talvez seja mesmo a altura do selim ... amanhã já fico com ideia mais proxima ...

o 170 mm foi o pedaleiro de origem ... que às vezes a 52-11 me deixava com a sensação que não conseguia passar tudo o que queria à transmissão. Depois da 29" (09/2014) mais convencido fiquei ... está decidido agora tenho que moldar a perna ao pedaleiro.
O facto de estar a usar cassete de BTT ... também vai precisar de fazer muitos ajustes na caixa de velocidades ... agora a coisa mostra-se pesada ... com o tempo vai ficar mais leve :eek:
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
mas na de estrada, a posição é outra (pedala bem mais curvado)! Tem de ver se ao pedalar com um pedaleiro mais comprido, não lhe vai alterar a forma como pedalava (irá naturalmente obriga-lo a que a perna venha mais acima). Espero que não lhe apareçam dores ao fundo das costas. ;)
 

Bernalve

Well-Known Member
Tenho uma pedaleira tripla onde posso usar o 30-27. Nunca usei porque nunca tive necessidade. No entanto gostsva de perguntar que mais leve que isto não deve existir para quem usa ums cassete de 9v? É apenas uma curiosidade que gostava de saber ;p
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
mas na de estrada, a posição é outra (pedala bem mais curvado)! Tem de ver se ao pedalar com um pedaleiro mais comprido, não lhe vai alterar a forma como pedalava (irá naturalmente obriga-lo a que a perna venha mais acima). Espero que não lhe apareçam dores ao fundo das costas. ;)

Boas
para equilibrar a alteração ... divido a diferença por dois? Subir 2.50 mm de altura no selim?
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas
para equilibrar a alteração ... divido a diferença por dois? Subir 2.50 mm de altura no selim?

Jp lopes para definires a tua nova altura de selim o conselho do meu amigo experiente e o seguinte:

Vais deixar o selim como ele esta por enquanto….

E vais para uma subida que tenha o mais decline possivel,mas nao muito longa, se conseguires chegar ao topo da subida sentindo que a tua anca e o
teu peso foi bem suportado pela parte direita, esquerda e traseira do assento, e consegues sentir que os teus pes chegam bem ao fundo da pedalada, repetes a mesma subida subindo o selim 3mm de cada vez, quando chegares a conclusao que foste longe demais, baixa 3 mm e baixa automaticamente 2 mm de seguida so para teres uma margem para erro…
E o mesmo procedimento e feito caso o assento tambem esteja alto de mais, ou seja em vez de subir 3mm de cada vez e descer 3mm de cada vez…
e depois compensar com 2mm para haver uma margem de erro..
Agora ajuda tambem faze-lo em uma mudanca mais pesada do que normalmente usases para fazer essa mesma subida porque?
Porque o que conta e o que nos fazemos sobre tencao…Underload…ou seja tentas subir, como se estivesses a correr ou a competir…High torque…Full Gas…
E porque na subida?
Porque nas subidas todos nos relativamente a nossa tecnica normal em pedalar baixamos o calcanhar muito mais do que em plano ou em descida…Porque estamos a tentar alcancar ou acompanhar o pedal o mais cedo possivel na pedalada…
Quando descemos e o contrario as pernas extendem… :)
Esta e a forma mais precisa de determinar a altura do nosso selim :)
Grande abraco…:)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Caro Albertosemcontador

Obrigado pela dika técnica ... a meu ver vai ser dificil fazer isso ... mas vou tentar arranjar uma subida a 15% que não me obrigue a levantar ... pelo que entendi a subida tem de ser feita sentado.
Este fim de semana vai ser dificil aparecer alguma coisa dessas ... a bairrada é uma planície ... mas fico com a ideia que dá para retirar outras percepções na posição, com o corpo curvado posição baixa. (posição full gas)

Não estou sequer perto do vosso andamento e experiência na estrada (ando ... ou voltei a andar há 3 anos ...) a minha primeira bike de estrada em ferro Juventus fez muitos km mas nada como faço agora ... em três anos evolui muito e espero continuar a evoluir.

Grande Abraço e desculpem as minhas dúvidas banais.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Caro Albertosemcontador

Obrigado pela dika técnica ... a meu ver vai ser dificil fazer isso ... mas vou tentar arranjar uma subida a 15% que não me obrigue a levantar ... pelo que entendi a subida tem de ser feita sentado.
Este fim de semana vai ser dificil aparecer alguma coisa dessas ... a bairrada é uma planície ... mas fico com a ideia que dá para retirar outras percepções na posição, com o corpo curvado posição baixa. (posição full gas)

Não estou sequer perto do vosso andamento e experiência na estrada (ando ... ou voltei a andar há 3 anos ...) a minha primeira bike de estrada em ferro Juventus fez muitos km mas nada como faço agora ... em três anos evolui muito e espero continuar a evoluir.

Grande Abraço e desculpem as minhas dúvidas banais.

Sim claro a subida sentado… estilo chris froome…:)
Jp Lopes as tuas duvidas sao o fruto de desenvolvimento deste forum, sao duvidas completamente legitimas e fazem todo o sentido, surgem-te a ti e surgem a mim como a qualquer membro do forum. A humildade que revelas relativamente a experiencia btt face a estrada como referiste vai fazer de ti um grande ciclista de estrada, pois a tendencia infelizmente e para eu ja venho do btt, eu ja sei tudo…

Esquecemo-nos muitas vezes que todos nos aqui fazemos Btt tambem mas nao somos melhores que ninguem… :)

O conselho que o meu amigo te deu nao e assim tao dificil quanto parece… Se nao for uma subida grande escolhe uma perto de casa onde possas ir sozinho e possas perder o teu tempo com isso…Veras que nao te arrependes…

Falas em andamento e experiencia mas eu nao tenho andamento nenhum, o meu amigo que me da conselhos e que tem… :)
Ve la tu que ainda hoje na minha volta de manha estava a pedalar ao contrario nas descidas a ver se travava para nao bater num pinheiro… :)
grande abraco grande JP :)
 

undernardo

Active Member
Tenho uma pedaleira tripla onde posso usar o 30-27. Nunca usei porque nunca tive necessidade. No entanto gostsva de perguntar que mais leve que isto não deve existir para quem usa ums cassete de 9v? É apenas uma curiosidade que gostava de saber ;p
Penso que não. Nas 9sp, penso que o carreto maior é de 27. Não terás problemas em subir nada.
 

Janas

New Member
Imagina uma pedaleira 50/34 e cassete 12-29.
Qual é a diferença prática de ir em 34/17 ou 50/25?
Em ambos os casos por cada volta da pedaleira, a cassete/roda gira 2 vezes.
Tirando situações extremas com cruzamentos grandes de corrente ( provoca atrito superior) não encontro motivos para diferenças.

Gostava de saber mais sobre esses estudos. Pode-me estar a escapar algo.

tal como eu disse é dificilexprimir-me....

tal como eu tambem pensava nisso.... voces na maioria tambem so pensam na desmultiplicação, quando o ponto mais inportante disto é o tamanho do crack, que ja foi referido aqui uma vez ou duas, a rotatividade da roda neste caso começa a ser quase irrelevante, nao interessa a quantidade de vezes que ela roda, mas sim a força dispendida para isso, e toda essa força é dada no crank, e quanto mais comprido ele for melhor, e isso tudo porque? porque nao interessa a rotatividade da roda, mas sim a força implementada num crank, relativamente ao atrito ou perca de velocidade numa roda. a isso chama-se pedalar.

quanto ao facto de duas desmultiplicações com a mesma rotatividade terem forças diferentes tem a ver com o facto do angulo no qual se faz a força ser diferente. Um crank de 175 com prato de 53 tem angulos e pontos de força diferentes de um prato 34.
 

Medroso#78

Active Member
Uns cranks 175mm, faz mais efeito "alavanca" em relação a uns 170m, é verdade mas.... também depende das pernas (altura). Se usarmos uns cranks maiores do que devemos, obriga-nos a subir mais os joelhos a cada pedalada (provocando natural desconforto). Tem que se usar o adequado a cada um e ponto. Se assim não fosse, poderíamos todos usar cranks maiores... bem compridos. ;)
 

edununo

Well-Known Member
tal como eu disse é dificilexprimir-me....

tal como eu tambem pensava nisso.... voces na maioria tambem so pensam na desmultiplicação, quando o ponto mais inportante disto é o tamanho do crack, que ja foi referido aqui uma vez ou duas, a rotatividade da roda neste caso começa a ser quase irrelevante, nao interessa a quantidade de vezes que ela roda, mas sim a força dispendida para isso, e toda essa força é dada no crank, e quanto mais comprido ele for melhor, e isso tudo porque? porque nao interessa a rotatividade da roda, mas sim a força implementada num crank, relativamente ao atrito ou perca de velocidade numa roda. a isso chama-se pedalar.

quanto ao facto de duas desmultiplicações com a mesma rotatividade terem forças diferentes tem a ver com o facto do angulo no qual se faz a força ser diferente. Um crank de 175 com prato de 53 tem angulos e pontos de força diferentes de um prato 34.

Mas eu estou a falar da mesma bike, mesma pedaleira, mesma cassete.
Neste caso, qual a diferença de ir em 50/25 ou 34/17 por exemplo.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
tal como eu disse é dificilexprimir-me....

tal como eu tambem pensava nisso.... voces na maioria tambem so pensam na desmultiplicação, quando o ponto mais inportante disto é o tamanho do crack, que ja foi referido aqui uma vez ou duas, a rotatividade da roda neste caso começa a ser quase irrelevante, nao interessa a quantidade de vezes que ela roda, mas sim a força dispendida para isso, e toda essa força é dada no crank, e quanto mais comprido ele for melhor, e isso tudo porque? porque nao interessa a rotatividade da roda, mas sim a força implementada num crank, relativamente ao atrito ou perca de velocidade numa roda. a isso chama-se pedalar.

quanto ao facto de duas desmultiplicações com a mesma rotatividade terem forças diferentes tem a ver com o facto do angulo no qual se faz a força ser diferente. Um crank de 175 com prato de 53 tem angulos e pontos de força diferentes de um prato 34.

Nao e verdade…Nem em corridas de track… Se isso e verdade… entao vou lancar a questao…
porque que viemos de isto
tNXz481.jpg


para isto…

Rd1pE0d.jpg
 

Janas

New Member
Nao e verdade…Nem em corridas de track… Se isso e verdade… entao vou lancar a questao…
porque que viemos de isto
tNXz481.jpg


para isto…



Rd1pE0d.jpg



o que eu quis falar foi o facto de um prato mais pequeno fazer com que seja mais leve.

um pedal tem 3 pontos é uma basica alavanca.... aprende-se na escola primaria.

eixo de rotação - que é o movimento pedaleiro
ponto de acção - Pedal
Ponto de resistencia - é o prato

quanto mais longe o ponto de resistencia estiver do de movimento, mais força tens de fazer (usando semre o mesmo ponto de acção......) portanto o prato maior sera sempre mais pesado, comjuga do com os angulos do ponto de acção na mesma posição.

se acham que todos esses pontos sao irrelevantes falem com os tipos da ROTOR.....não teriam inventado os pratos ovais....
 

albertosemcontador

Well-Known Member
o que eu quis falar foi o facto de um prato mais pequeno fazer com que seja mais leve.

um pedal tem 3 pontos é uma basica alavanca.... aprende-se na escola primaria.

eixo de rotação - que é o movimento pedaleiro
ponto de acção - Pedal
Ponto de resistencia - é o prato

quanto mais longe o ponto de resistencia estiver do de movimento, mais força tens de fazer (usando semre o mesmo ponto de acção......) portanto o prato maior sera sempre mais pesado, comjuga do com os angulos do ponto de acção na mesma posição.

se acham que todos esses pontos sao irrelevantes falem com os tipos da ROTOR.....não teriam inventado os pratos ovais....

Janas… O que disses-te agora foi uma coisa…O que disses-te em antes foi outra completamente diferente…Nao e que nao estejas certo e digo…DESTA VEZ… Mas estamos aqui para falar de bicicletas…E quando e assim…E tecnico e objectivo e as coisas tem um sentido so apenas…
Nao e a filosofar… :)
Grande abraco grande Janas… :) sempre a considerar-te...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
se acham que todos esses pontos sao irrelevantes falem com os tipos da ROTOR.....não teriam inventado os pratos ovais....[/QUOTE]

Ja agora… Porque nao quero que andes enganado…Nao foi a rotor que inventou os pratos ovais…

A rotor e uma das marcas que produz em massa… Mas nao inventou nada…Assim como a ossymetric…

Quem inventou os pratos ovais foi um americano nos anos 70 depois surgiu a shimano com biopace… etc… etc…

Isto nao sao coisas de filosofia e de pesquisa na internet… Sao coisas que ou se sabe ou nao se sabe…

Primeiro comeca por perceber a situacao essencial e primaria ou seja, como tudo comecou…Antes de falares em cassetes e em cranks… Com transmissao directa a roda da frente, ou seja o vintage e primeiro como esta na fotografia que te coloquei, ou seja nao ha prato…Ou chamado o sistema estratosferico a cranck e a propria roda da frente…

Depois passas para o nosso que utilizamos hoje em dia que nao tem transmissao directa pois esta ligado a cassete atraves da corrente que por si da um efeito de elastico ao movimento pedaleiro que tu fazes pela cranck…

E antigamente como vez na foto nao fazia… primeiro entende as coisas basicas Janas… nao inventes…

Nao te metas por Crancks ovais, rotors e ossymetricas sem primeiro entenderes o funcionamento de uma cranck normal…

Nao se aprende na escola primaria… na escola primaria aprende-se a ler e a escrever, nao se aprende nada disto…

Para aprender isto e preciso falar com quem sabe… Fazer perguntas…e procurar respostas e nao a filosofar como os mecanicos Maneis gts…

Nao vamos agora falar as coisas ao contrario, tirar os sentido, enganar quem quer aprender so para mostrar ou tentar evidenciar que sabemos quando nao sabemos nada… Podemos vir aqui e dar opinioes…
Mas nao podemos nem temos o direito so porque isto e um forum e nos da a vontade de escrever…Desrespeitar e tirar o valor a Ciencia...
grande abraco...
 
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