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Quadro de carbono a estalar

SaintRider

Well-Known Member
Boas Vitalex,

em Portugal, a unica entidade que estou a ver poderá emitir um relatório pericial, será talvez o ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade). Agora não te sei dizer em que moldes funcionam, e se, podem avaliar a tua situação.

Podes sempre mandar-lhes um email, e perguntar se te podem ajudar com o teu caso.

Cumps.
 

Samuel.R

New Member
Boas, compreendo o ponto de vista das recentes opiniões colocadas acerca do carbono, pessoalmente é um material que também não me seduz.
É verdade que todas as equipas profissionais o usam, é mais do que lógico, visto ser o material que tem sofrido uma maior evolução nos recentes anos, não só no mundo do ciclismo, como na industria aeronautica, automoveis e por aí fora...
Digamos que é o material da moda, todos os anteriores metais (aluminio, titânio e aço) já chegaram praticamente ao final do seu processo de melhoramento.

O carbono já sofreu uma grande evolução desde que começou a ser utilizado na produção de componentes e quadros de bicicletas, mas acho que é opinião generalizada, que não é um material "que inspire muita confiança" pelo simples facto de ser uma fibra aliada às tentativas constantes de produzir componentes cada vez mais leves, penso que o problema do carbono é mais este, os componentes cada vez têm menos espessura. Acho que pelo preço que os componentes têm, seria de esperar mais qualidade, mas claro não se pode ter tudo, ou qualidade ou peso.


Em relação ao tema do tópico, penso que seria boa ideia tentar activar a garantia numa outra loja com representação da Specialized se for uma situação possivel, não me parece que o problema esteja na marca, são situações que acontecem diariamente com as mais variadas marcas, acho que aqui a questão é mesmo a loja onde a bike foi adquirida, com um bocadinho de boa vontade o problema já estaria resolvido à muito.

Cumps.
 

SaintRider

Well-Known Member
O carbono, pelas suas caracteristicas, relativamente ao aluminio e titânio tem as suas vantagens, na sua aplicação às bikes. O problema é que as pessoas associam que por ser Caro, Rigido etc etc, não parte, o que não é verdade. Basta deixar bike cair em cima do bordo de um passeio, que tenha uma saliência evidente, para lascar um quadro de carbono. Isso no aluminio ou no titanio pode já não acontecer. A resistencia tensil no carbono e a flexibilidade pode ser maior....podes ir dobrando dobrando e o aluminio se calhar vai partir primeiro que o carbono, agora numa pancada seca, no sentido oposto ao da fibra no carbono.....bye bye carbono.

Nas equipas nem se preocupam com isso pq se por acaso partir, vem outro novo.....para o Zé Povinho comum, foram 5000€ à vida.......

Já agora, para quem tiver curiosidade.....aqui está um video interessante..

[video=youtube;nvk63bmVpck]http://www.youtube.com/watch?v=nvk63bmVpck[/video]
 

saurio33

Member
Boas Saurio33, os teus óculos em titanio tiveram sorte do jipe passar por cima sem que as rodas lhe tocassem.
LOL... :) Por acaso as rodas passaram mesmo por cima... E o carro era meu. Na altura julguei que me tinham roubado os oculos... Ao fim de cerca de um mês foram encontrados na garagem onde trabalho. As lentes, em acrilico, estão picadas, e as hastes um pouco folgadas. Mas a parte de titanio está como nova. Nem uma arranhadela. Posso colocar fotos. :)
 

tranquilo

Active Member
Isto é com cada história fabulosa :D
Então não se consegue riscar o titânio é? Tiveste foi sorte ou achas que o titânio é mais resistente que o aço? Essa é boa. Existem razões para usar um material ou outro devido às características específicas deles mas essa história não é exemplo para nada no que toca a bicicletas.
Outra coisa é quadros de metal (seja ele qual for) a "partir"... claro que não partem, não são um material frágil têm sempre uma certa ductilidade (as soldaduras é outra coisa diferente ;)). Mas os metais sofrem de uma coisa que o carbono quase não sofre que é a fadiga... pensem em andar de bicicleta e no uso que lhe dão e digam sinceramente qual é o tipo de esforço a que ela normalmente está sujeita...
Uma coisa é certa, já andei em vários tipos de bicicletas e nunca na vida trocaria o carbono por nada.
 

ivan

New Member
vamos construir quadros em Hardox, assim podemos ser atropelados por um tanque e o quadro ainda continua com aspecto de quadro.
a cada material uma utilidade, ja agora das maravilhas do aço leiam historias das paris-roubaix dos anos 80, os quadros em aço normalmente no final iam para a sucata. e os de alumínio em pisos muito deteriorados também estalam. o que assistimos agora é uma massificação do uso da bike de estrada e a facilidade em como se transmite agrados ou desagrados dos materiais e componentes através da net.
tranquilo normalmente não é a solda que parte mas sim a area em volta da solda pois como sofreu aquecimento diferente do resto do tubo fica um pouco mais fragilizada. quando refazemos as pinças de cortar ferro costumamos aquecelas num forno a 500 graus para ao soldar o material não se resentir e vir a partir depois.
quanto ao carbono quando ja esta com as resinas no formato de quadro ele faz muito bem aquilo para que foi desenhado funcionar na vertical, todo resto pode parti-lo, enquanto os de alumínio ou aço podem dobrar ou deformar-se, carbono em produto final não dobra, parte.
mais uma vez quadros em Hardox não era fixe duravam e duravam
 

tranquilo

Active Member
tranquilo normalmente não é a solda que parte mas sim a area em volta da solda pois como sofreu aquecimento diferente do resto do tubo fica um pouco mais fragilizada. quando refazemos as pinças de cortar ferro costumamos aquecelas num forno a 500 graus para ao soldar o material não se resentir e vir a partir depois.
quanto ao carbono quando ja esta com as resinas no formato de quadro ele faz muito bem aquilo para que foi desenhado funcionar na vertical, todo resto pode parti-lo, enquanto os de alumínio ou aço podem dobrar ou deformar-se, carbono em produto final não dobra, parte..
Era isso que eu queria dizer mas não me queria alongar :) Ainda percebo uma coisa ou duas de soldaduras e resistência de materiais ;)
 

saurio33

Member
Bem, de quadros de titanio, ainda não tive a sorte de ver algum ao vivo, muito menos andar neles, mas conheço histórias verídicas... Uma delas, o proprietário de um bike dessas, com um quadro de titânio que custou um balurdio, teve um dia uma queda e mandou a bike contra um esteio (ou poste em pedra) com imensa violência. Já contava ter mandado o quadro para a sucata. E, para surpresa dele, o quadro nem um arranhão tinha. Nem os meus óculos. E não é ficção. Agora é óbvio que há muita boa gente que gosta de fazer corridas de fim de semana e, para esses, o carbono é o melhor para conseguir pesos baixos e boa resistência. E depois é motivo de orgulho naquelas concentrações de bikes, tipo Furadouro ao Domingo, onde muito pessoal vai lá para mostrar a sua bike XPTO, com seis quilos e uns trocos, que custou mais que o meu carro. E são felizes assim. É obvio que para estes, os outros materiais não interessam, tanto mais que não dá para fazer quadros tipo uma nave da Guerra das Estrelas... Mas também há muita malta que se está nas tintas e desfruta das suas bikes de linha branca, pesadas e boas companheiras. Enfim, é como tudo na vida.

Em relação à resistencia do aço vs titanio, este link pode esclarecer que tenha interesse nisso:

http://www.differencebetween.net/object/difference-between-steel-and-titanium/
 
Last edited:

Nolimits

Member
Saurio33,se continuas a contar dessas estórias magnificas ainda acabas contratado por algum camal de T.V a fazer stand-up comedy........................

Não ligues ao diz que disse e muito menos ao que " o primo de uma amiga da namorada de um amigo que por acaso conhece esse tal sujeito..............."

Penso eu,de que!?!?!?!?!?
 

saurio33

Member
Isto já a está a ficar muito off-topic, e na verdade quem abriu este tópico é que deve andar às voltas com o quadro em carbono, num desespero que é compreensível. Em relação ao diz que disse, está tranquilo que ainda está vivo e de boa saúde o protagonista. Caso queiras investigar, procura o dono da biketeam de S. Joao da Madeira, que ele deve-se lembrar bem da situação.
E fico por aqui, pois o Carbono é tabu para muita malta... Ou melhor, é o santo Graal...
 

SaintRider

Well-Known Member
Relativamente à espectacularidade do carbono...tb me lembro de um post de alguém no forumbtt, em que o guiador de carbono simplesmente "partiu"....a meio de uma descida, a sei lá quantos kms hora, e o desgraçado até cirurgia facial teve de fazer..........é como se diz.....fiem-se na virgem.....
 

silvioferraz

New Member
Tudo parte, mas a verdade é que andam aí uns quadros em aço com algumas dezenas de anos, outros de alumínio quase da mesma idade, assim como alguns de titãnio. Quanto aos de carbono... ao ritmo que vejo quadros deste material a partir, tenho de concordar que sem dúvida o carbono é menos resistente. A fadiga do metal é muito discutível, pois se bem soldado é muito difícil ceder.

Vantagens do carbono são notórias, claro. Rigidês, conforto e estética são pontos quase imbatíveis, agora dar 3000 euros por um quadro e sofrer uma desilusão como o Vitalex sofreu, parece-me difícil num quadro de alumínio, por exemplo.
 

rodd

New Member
Boas amigos,

Ao que parece também tenho um problema idêntico... :(
Hoje quando estava a limpar a bicicleta e deparei-me com problema no quadro (Focus Cayo 2010). Das duas, uma, ou tenho a tinta a saltar ou o carbono estalou e por consequência a tinta também.
Fez agora no início de Novembro um ano que adquirí a bicicleta. Vou accionar a garantia e depois digo-vos como correu... Espero que não tenha o mesmo desfecho como aqui relatado por alguns amigos do pedal...

bikey.jpg


Abraço,
Luís
 

Josant

New Member
Tchiiiii Luís...isso mais parece um buraco(como está na foto)

De certeza e da forma como está e derivado à dimensão do dano e atentando ao próprio "desenho" do dano causado, quase que aposto que vão dizer que foi qualquer coisa (uma pedra por explo) que bateu aí. No entanto e se assim não foi, não te fiques. No entanto tens de verificar bem os danos expostos, se é só mesmo o verniz ou tinta ou se atingiu mesmo as fibras de carbono.

Boa sorte.

Jorge Santos
 
Last edited:

rodd

New Member
Boas,

Jorge, foi exactamente o que disseram... Que tinha sido uma pedra. Eu disse-lhes que se fosse uma pedra a tinta teria estalado na zona do impacto e não na zona envolvente. Depois disseram, então foi outra coisa qualquer que aí bateu... Por fim disseram, como ainda tens mais um ano de garantia andas mais uns meses e vais analisando os desenvolvimentos... :(

Vamos ver o que isto vai dar...

Abraço,
Luís
 

consciouness

Active Member
Rodd, não vás na conversa, tenta resolver isso o mais rápido possível. A resposta que te deram foi o mesmo que sacudir a água do capote.
Tenta saber se a Focus só dá mesmo 2 anos de garantia. Acho pouco. Com lojas assim, não precisamos delas para nada.
 
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