• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Quadro carbono

vanwilder

Member
Boas
Infelizmente devido a questões de mudança de trabalho fui obrigado a desligar-me um pouco do fórum precisava que os entendidos me dessem a vossa opinião para a compra de quadro de carbono, vi este na planet x https://www.planetx.co.uk/i/q/FRPXPCEVO/planet-x-pro-carbon-evo-frameset
Tenho 1,75 altura com 82cm de entre pernas faço normalmente por volta de 1000km por mês e tenho uma raleigh revenio 3 de alumínio e trocava o equipamento visto ser 105 e ainda em bom estado. Qual seria o tamanho mais indicado a escolher e tem qualidade/preço?

Cumprimentos
Mário
 

Carolina

Well-Known Member
Essa geometria não é para qualquer um. Comparando com a raleigh nem se fala. Essa planet x tem a testa bem mais baixa e o reach é maior. Diferenças de 1-2 cms nas 2 medidas.
 

Matz

Active Member
Não basta ter flexibilidade. Uma testa baixa exige fazer "prancha" quase todo o tempo, o que exige um bom "core". A ausência de problemas de coluna é outro factor a ter em conta.

Não é de estranhar que a tendência é ter testas um pouco mais altas, mantendo modelos mais "racing" para profissionais ou atletas muito bem condicionados.
 

Carolina

Well-Known Member
Se te sentes bem na tua bike actual, procura uma que tenha uma geometria similar. Compara o TT, reach e stack.

Se o stack for maior, o reach e o TT também podem aumentar um pouco.
 

Carolina

Well-Known Member
Deves medir na horizontal, essa diferença de meio cm também pode ser do sitio onde estás a medir.

Podes colocar foto do guiador + avanço? Tira de lado.

Qual é o tamanho do avanço medido centro a centro e quantos espaçadores debaixo?
 

BH_99

Well-Known Member
Boas...sem querer entrar em "guerras", não vejo porque dizem sempre que quem tem pouca flexibilidade não pode ter quadros com geometria mais agressiva...eu tenho a flexibilidade de quem engoliu um garfo... e ando com uma supersix... atenção que nao percebo nada de bikefits nem de geometrias...reach nem stacks...mas tenho alguns kms em cima dela... será que uma pessoa sem flexibilidade fica limitada na escolha a bike????
 

Matz

Active Member
Nada disso... Até porque flexibilidade trabalha-se... E até o core.

O que não se trabalha são questões anatómicas e isso é que deve ser o essencial a ter-se em conta. Basta teres braços grandes e consegues ultrapassar a questão altura do selim/altura do guiador.

Daí que contar com a ajuda de alguém da área do Bikefit é essencial.

Ainda se pensa que ir ao chão com as mãos é o suficiente, para ajudar na decisão na compra de um quadro ou bicicleta.
 

JBG

Well-Known Member
será que uma pessoa sem flexibilidade fica limitada na escolha a bike????

Geometria Endurance é o recomendável. Portanto, sim!

Quantos km's fazes por semana, mês, ano?
Qual a duração das tuas voltas?
Quanto medes?
Qual o tamanho da tua SuperSix?
Quantas anilhas espaçadores tens debaixo do avanço?
Qual o comprimento do teu avanço?
 

NULL

Moderador
Staff member
Eu sou sincero, percebo pouco de geometrias mas tenho uma vaga ideia que, com mais ou menos ajustes nos periféricos, se consegue colocar uma bike mais agressiva numa posição mais confortável. São mais umas anilhas na coluna de direcção e outros pormenores.

Podem é ver um gajo numa Trek Madone 9.9 ou uma Orca Aero com meia dúzia de anilhas espaçadoras debaixo do guiador... mas em contrapartida tem a bike que gosta. Acho que é possível relacionar as duas coisas...
 

JBG

Well-Known Member
Eu sou sincero, percebo pouco de geometrias mas tenho uma vaga ideia que, com mais ou menos ajustes nos periféricos, se consegue colocar uma bike mais agressiva numa posição mais confortável. São mais umas anilhas na coluna de direcção e outros pormenores.

Podem é ver um gajo numa Trek Madone 9.9 ou uma Orca Aero com meia dúzia de anilhas espaçadoras debaixo do guiador... mas em contrapartida tem a bike que gosta. Acho que é possível relacionar as duas coisas...

Eu sou radical em relação aos espaçadores. No máximo 2/3 por baixo. Se precisar de levar mais é porque a geometria é errada.
Montagens como esta são um sacrilégio

33nvtba.jpg
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu também não aconselho um porsche a toda a gente, alguns só se for mesmo avariado, que não ande
Se o conselho é para ter algum sentido e não é só porque sim, também não aconselho um geometria mais agreste a qualquer um, até porque não estou a ver para que se quer uma aero para andar tipo pasteleira, como vejo alguns por esse alcatrão fora
Agora se um gajo, quer, pode e ainda por cima manda, nem se fala mais nisso, mas também não precisa de conselhos

É mais ou menos como querer comer à tal gaja daquela rua, tudo o que está a volta é pouco importante e conta pouco, agora se o objectivo é outro e não só comer a gaja, é preciso outras coisas para além de encher a barriga, pode até não ser o meu número por muito boa que seja
 

NULL

Moderador
Staff member
Eu sou radical em relação aos espaçadores. No máximo 2/3 por baixo. Se precisar de levar mais é porque a geometria é errada.
Montagens como esta são um sacrilégio

33nvtba.jpg

Como disse antes... não vejo isso como um problema assim tão grande. Do ponto de vista da segurança acho que não se coloca, pelo menos é o feedback que tenho de algumas marcas. Ou estarei enganado?
 

torui

Well-Known Member
Eu pessoalmente não corria o risco de andar com uma bike com tantos espaçadores, mas até respirar poder ser uma atividade perigosa....heheheheh
 
Top