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Quadro carbono

JBG

Well-Known Member
Como disse antes... não vejo isso como um problema assim tão grande. Do ponto de vista da segurança acho que não se coloca, pelo menos é o feedback que tenho de algumas marcas. Ou estarei enganado?

A Cannondale por exemplo refere 55 mm como máximo de espaçadores entre o quadro e a parte de baixo do avanço, isto é, incluindo a parte superior da caixa de direcção.
 

vanwilder

Member
Hoje já não consigo colocar foto, amanhã já coloco, mas não tenho anilhas debaixo do avanço só tem a caixa de direção que por sinal é alta, o avanço é de 100mm.
 

NULL

Moderador
Staff member
A Cannondale por exemplo refere 55 mm como máximo de espaçadores entre o quadro e a parte de baixo do avanço, isto é, incluindo a parte superior da caixa de direcção.

Dará para cerca de 25mm em espaçadores... por aí.

Eu acho que se recrimina mais por uma questão estética do que por outro motivo qualquer... não sei...
 

JBG

Well-Known Member
Dará para cerca de 25mm em espaçadores... por aí.

Eu acho que se recrimina mais por uma questão estética do que por outro motivo qualquer... não sei...

Longe de mim recriminar, apenas não gosto de ver muitos espaçadores.
 

JBG

Well-Known Member
Já dizia o outro: "Antes doer que ficar mal!" LOL

page-1467.jpg


Por isso não compro esta. Era pecado meter ali uma tarraçada de espaçadores.
 

NULL

Moderador
Staff member
Longe de mim recriminar, apenas não gosto de ver muitos espaçadores.

Sim, eu compreendo... a questão é que me parece ser mais uma questão de gosto do que propriamente de fundamento.

Se não tiverem problemas de colocar mais 2 ou 3 espaçadores e uma afinação nos periféricos (se necessário) acho que podem ter uma bike mais agressiva sem terem uma flexibilidade de um homem do circo...

Mas vá... eu não percebo muito disto...
 

JBG

Well-Known Member
Sim, eu compreendo... a questão é que me parece ser mais uma questão de gosto do que propriamente de fundamento.

Se não tiverem problemas de colocar mais 2 ou 3 espaçadores e uma afinação nos periféricos (se necessário) acho que podem ter uma bike mais agressiva sem terem uma flexibilidade de um homem do circo...

Mas vá... eu não percebo muito disto...

Isso relativamente à posição na bicicleta sim, mas em relação ao handling não.

Exemplo: Podes ter exactamente a mesma posição numa SuperSix e numa Defy. As duas vão ter comportamente diferente, apesar de teres a mesma posição. Quando levantares o rabo do selim e meteres carga, a SuperFix vai gingar de maneira diferente. São os braços, ombros, core, etc, que são solicitados de maneira diferente.
 

Carolina

Well-Known Member
a raleigh tem
545mm TT
562mm stack
372mm reach

aquela planet x tem, para o mesmo TT
554mm stack
381mm reach

Se na raleigh, que tem a testa mais alta e menos reach, já tem avanço de 100mm... na planet x também mete o avanço de 100mm, mas vai anda ali a inventar e no fim pode não dar.

Acho preferível comprar uma bike um pouco menos agressiva e ter aquilo montado decentemente. Há muita gente que anda com vários espaçadores, muitos deles se calhar até gostavam de ter mais alguns, só que não podem porque na loja cortaram o tubo. Depois há a malta que mete os avanços invertidos pa compensar isso. A bike acaba por não se comportar como devia.
 

NULL

Moderador
Staff member
Isso relativamente à posição na bicicleta sim, mas em relação ao handling não.

Exemplo: Podes ter exactamente a mesma posição numa SuperSix e numa Defy. As duas vão ter comportamente diferente, apesar de teres a mesma posição. Quando levantares o rabo do selim e meteres carga, a SuperFix vai gingar de maneira diferente. São os braços, ombros, core, etc, que são solicitados de maneira diferente.

Sim! Sem dúvida que a rigidez é diferente entre elas. Mas em termos de flexibilidade, estando ambas na mesma posição, não se vai notar muito de uma para a outra.
 

vhugocosta

Well-Known Member
page-1467.jpg


Por isso não compro esta. Era pecado meter ali uma tarraçada de espaçadores.

Se calhar não ias precisar, aquele headtube é enorme...

Mas voltando á questão dos espaçadores, a maioria das "recomendações" neste forum vão sempre bater em quadros pequenos, e que invariávelemente são quadros com testas pequenas, certo? e quase sempre devido ao factor "falta de flexibilidade", mas então isso não vai potenciar/obrigar a meter mais espaçadores?
 

vhugocosta

Well-Known Member
Mas disse isto a sério... Não foi piada. E há muito boa gente que coloca a estética acima de qualquer coisa. E por essa razão, tem dores, dormência, etc... São opções.

Eu percebi e subscrevo. O cómico da questão é mesmo isso, valorizar a estética ao invés do conforto.

Eu próprio procuro ter alguns cuidados na estética da minhas bicicletas, como por exemplo na escolha dos componentes algumas vezes contrariando uma certa racionalidade quando da escolha, agora daí a comprometer o conforto vai um passo muito grande.
 

ruilebs

Well-Known Member
Eu sou sincero, percebo pouco de geometrias mas tenho uma vaga ideia que, com mais ou menos ajustes nos periféricos, se consegue colocar uma bike mais agressiva numa posição mais confortável. São mais umas anilhas na coluna de direcção e outros pormenores.

Podem é ver um gajo numa Trek Madone 9.9 ou uma Orca Aero com meia dúzia de anilhas espaçadoras debaixo do guiador... mas em contrapartida tem a bike que gosta. Acho que é possível relacionar as duas coisas...
eu também pensava isso.
na biketreino disseram-me que não é bem assim
as marcas têm limites recomendáveis para o número de espaçadores devido há rigidez que é necessário garantir naquela zona (lá disseram-me como regra não mais de 40mm) como há ainda a questão estética
 

NULL

Moderador
Staff member
eu também pensava isso.
na biketreino disseram-me que não é bem assim
as marcas têm limites recomendáveis para o número de espaçadores devido há rigidez que é necessário garantir naquela zona (lá disseram-me como regra não mais de 40mm) como há ainda a questão estética

Sim, claro que tem limite, se assim não fosse imagina meter espaçadores até ao topo da coluna de direcção quando vem de fábrica... LOLLL

A questão é que em grande parte das bicicletas é possível minimizar ou mesmo ultrapassar a testa baixa de uma aero/agressiva sem ultrapassar esses limites. Claro que a rigidez de uma bike de "corridas" é como um cavalo de pau! LOLLL Isso não há volta a dar...
 

Carolina

Well-Known Member
Claro que consegues meter, mas aí a pessoa também está a ir contra o propósito de uma bike aero.

A bike é desenhada com a posição do ciclista em mente. Se se altera o propósito da bike com um monte de espaçadores, porque a pessoa não aguenta a posição da bicicleta, não vejo o sentido em comprar uma aero.

Na minha opinião, é uma opção errada. Claro que cada um compra o que quer.
 
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