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Provas/Granfondos Amadoras Estrada 2018

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Moderador
Staff member
Epa null certamente nao fizeste o grandfondo a ultima subuda a cerca de 20kms da meta ramente foi abaixo dos 10% grande parte sempre acima, melhor essa subida a maioria fos participantes fizeran a pé, tal como o total dw acumulado era anunciado 2995 ou algo parecido e n9 final deu um total 3095 de acumulado, antes de entrarmos nessa ulta subida, foi feito uns bons kms sempre junto à margem do douro antes de virarmos à esquerda para começarmos a subir, só os primeiros 2kms foram abaixo dos 10% depois ate ao topo sempre acima dos 10%. E não tinha nenhuma descida a descida que tinha já foi depois da subuda terminada depoos apanhamos um pequeno topo de 3 a 4 % de 1 ou 2kms e depois sempre a descer até há meta.

Viva!

Eu não fui ao Douro. Os dados que te disse foram obtidos através do gráfico de altimetria de um Garmin 1000. E sim, são da última subida do percurso grande.

Amanhã já cruzo os dados com dados obtidos por mais dois equipamentos diferentes e confirmo-te...
 

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Moderador
Staff member
Epa null certamente nao fizeste o grandfondo a ultima subuda a cerca de 20kms da meta ramente foi abaixo dos 10% grande parte sempre acima, melhor essa subida a maioria fos participantes fizeran a pé, tal como o total dw acumulado era anunciado 2995 ou algo parecido e n9 final deu um total 3095 de acumulado, antes de entrarmos nessa ulta subida, foi feito uns bons kms sempre junto à margem do douro antes de virarmos à esquerda para começarmos a subir, só os primeiros 2kms foram abaixo dos 10% depois ate ao topo sempre acima dos 10%. E não tinha nenhuma descida a descida que tinha já foi depois da subuda terminada depoos apanhamos um pequeno topo de 3 a 4 % de 1 ou 2kms e depois sempre a descer até há meta.

Fui verificar novamente com dados de 3 dispositivos diferentes. A subida tem 2 pequenas descidas, uma no início e outra no final. a parte intermédia, a maior, tem cerca de 3.8km e média de inclinação de 9%. A primeira parte tem cerca de 1.7km com 6% e a última subida tem 1km com 4% de inclinação...
 

Bernalve

Well-Known Member
O total da subida parece ser 7.1%. A imagem está muito simples e não mostras as rampas que há.

Últimos 2km a média de 11%. . Esse km, tem rampas que chegam aos 15% se não ultrapassar.

O pessoal no Douro como chega a esta subida já mortos, qualquer inclinação já é difícil de ultrapassar. E como a inclinação é tanta, o power /cadencia que estão habituados a fazer em subidas softs é completamente diferente nestas mais inclinadas. Estar a gerar 200W/80 rpm a 5% é muito mais fácil de controlar que 200W/60rpm. E como maior parte não tem PM, é complicado ter noção disso, e estão a fazer estas subidas inclinadas à morte sem ser essa a intenção. Depois o sofrimento é enorme.

Mas é uma questão de experiência e preparação. Tudo se faz :cool:



OzFDCaN.png
 

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Moderador
Staff member
O total da subida parece ser 7.1%. A imagem está muito simples e não mostras as rampas que há.

Últimos 2km a média de 11%. . Esse km, tem rampas que chegam aos 15% se não ultrapassar.

O pessoal no Douro como chega a esta subida já mortos, qualquer inclinação já é difícil de ultrapassar. E como a inclinação é tanta, o power /cadencia que estão habituados a fazer em subidas softs é completamente diferente nestas mais inclinadas. Estar a gerar 200W/80 rpm a 5% é muito mais fácil de controlar que 200W/60rpm. E como maior parte não tem PM, é complicado ter noção disso, e estão a fazer estas subidas inclinadas à morte sem ser essa a intenção. Depois o sofrimento é enorme.

Mas é uma questão de experiência e preparação. Tudo se faz :cool:



OzFDCaN.png

Sim, os últimos 2 km são os mais duros.. a minha dá-me 10% de inclinação e não 11 mas são os mais duros da subida.
 

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Moderador
Staff member
A subida de Aveloso no Montemuro tinha os 2km finais a 13% de média. O último km com 13% também e estava anunciado com aproximadamente 6%... lollll
 

mrfo

Active Member
A subida de Aveloso no Montemuro tinha os 2km finais a 13% de média. O último km com 13% também e estava anunciado com aproximadamente 6%... lollll

Sim, lembro-me disso, depois do 1º km a 13%, ao ver a placa dos 6% pensei, finalmente vai melhorar, até que olhei para cima e vi ciclistas ainda mais lá em cima..
 

NULL

Moderador
Staff member
Sim, lembro-me disso, depois do 1º km a 13%, ao ver a placa dos 6% pensei, finalmente vai melhorar, até que olhei para cima e vi ciclistas ainda mais lá em cima..

Quem já ia mal no primeiro levou um tareão no segundo! Nos vídeos a partir de determinado tempo parece uma peregrinação... tudo a pé! o_O
 

Pratas7

Active Member
O total da subida parece ser 7.1%. A imagem está muito simples e não mostras as rampas que há.

Últimos 2km a média de 11%. . Esse km, tem rampas que chegam aos 15% se não ultrapassar.

O pessoal no Douro como chega a esta subida já mortos, qualquer inclinação já é difícil de ultrapassar. E como a inclinação é tanta, o power /cadencia que estão habituados a fazer em subidas softs é completamente diferente nestas mais inclinadas. Estar a gerar 200W/80 rpm a 5% é muito mais fácil de controlar que 200W/60rpm. E como maior parte não tem PM, é complicado ter noção disso, e estão a fazer estas subidas inclinadas à morte sem ser essa a intenção. Depois o sofrimento é enorme.

Mas é uma questão de experiência e preparação. Tudo se faz :cool:



OzFDCaN.png

Exacto!! Sou um leigo nesta materia mas ia com a liçao estudada(pensava eu)
"vacalar.. % inclinaçao alta 1 km com 10% mas conseguimos", isto segundo o grafico da subida no site do Douro (têm uma imagem especifica com esta subida) http://www.dourogranfondo.com/percursos_mediofondo.aspx

Nao entendo dps como aparece quase 3km acima de 13%...:confused:
Morri...
 

Carolina

Well-Known Member
Ás vezes mais vale uma pessoa nem saber o que a espera. Nem perdi o meu tempo a estudar as subidas, tinha das fazer de qualquer maneira.

Fiquei foi surpreendida por ver tanta gente a pé, o que me leva a concluir que há muita malta que vai sem preparação nenhuma e que também não conseguem/sabem sofrer em cima da bike.

Fiz a subida a uma média de 2w/kg, que é um valor miserável, e mesmo assim havia malta bem mais leve do que eu com dificuldades. Nem 100w aguentam durante 1 hora, mas metem-se numa prova desta dificuldade.
 

Duke

Well-Known Member
Costuma-se dizer que o ciclismo old school é feito de "sangue, suor e lágrimas" claramente muita gente não esta habituada ou preparada para qualquer uma das 3, quanto mais as 3 ao mesmo tempo.
 

NULL

Moderador
Staff member
Eu acho que há outra questão ainda mais importante... há gente que não tem ideia dos andamentos que leva para uma prova dessa natureza. Vejo inúmeros participantes sem qualquer preparação a utilizar 39-26 ou 39-28... Falam com os amigos e eles dizem-lhes que com 39/53 andam mais... então é isso que têm!

Quanto ao sofrer... sim, hã muitos que não sabem sofrer. Mas pode acontecer de ficar curto. Quem vai para dar tudo pode fazer mal o cálculo e ter problemas físicos antes de acabar... e aí meus caros, é ver se há a experiência necessária para terminar porque senão é um problema.
 

Duke

Well-Known Member
o que a organização devia ter feito era a partir de certa hora não deixar mais ninguém subir Vacalar tanto do grande como do médio, e a malta tinha terminado sem tanto sofrimento.
embora não fosse fácil visto que as estradas são publicas e vais por onde queres...


Na segunda subida recusei-me a parar e houve ali uma parte em que me vieram as lágrimas aos olhos.

Não compreendo como é que estou desejosa de lá voltar LOL

tipo aquelas lágrimas que vão para a vista e arde bué xD
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Fiquei foi surpreendida por ver tanta gente a pé, o que me leva a concluir que há muita malta que vai sem preparação nenhuma e que também não conseguem/sabem sofrer em cima da bike.
É um problema que eu constato quase sempre que vejo fazer upgrades nas bicicletas, o ppl acha que vai melhorar o andamento mas não andam nada, logo o upgrade não vai melhorar nada a não ser a carteira do vendedor
O pessoal quer é rodas conhecidas, muitas mudanças, quadros de carbono e claro mais todos aqueles itens de carbono da moda
 

Carolina

Well-Known Member
É um problema que eu constato quase sempre que vejo fazer upgrades nas bicicletas, o ppl acha que vai melhorar o andamento mas não andam nada, logo o upgrade não vai melhorar nada a não ser a carteira do vendedor
O pessoal quer é rodas conhecidas, muitas mudanças, quadros de carbono e claro mais todos aqueles itens de carbono da moda

Perdi a conta à quantidade de aviões que estavam a ser empurrados pela mão subida acima...

Já na clássica do baixo mondego fiz a parte final com um senhor que ia de F10. O gajo no fim estava todo lixado, porque ao inicio meteram umas partes a tocar nos 15%. Disse que nunca mais lá voltava. Fiquei a pensar como é que um gajo que tem uma bike toda artilhada não é capaz de fazer umas rampas daquelas.
 
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