• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Provas/Granfondos Amadoras Estrada 2018

afonsobtt

Well-Known Member
Perdi a conta à quantidade de aviões que estavam a ser empurrados pela mão subida acima...

Já na clássica do baixo mondego fiz a parte final com um senhor que ia de F10. O gajo no fim estava todo lixado, porque ao inicio meteram umas partes a tocar nos 15%. Disse que nunca mais lá voltava. Fiquei a pensar como é que um gajo que tem uma bike toda artilhada não é capaz de fazer umas rampas daquelas.
Anda por ai muito menino que qualquer muro é um Dormalet....:)
 

Pratas7

Active Member
Ás vezes mais vale uma pessoa nem saber o que a espera. Nem perdi o meu tempo a estudar as subidas, tinha das fazer de qualquer maneira.

Fiquei foi surpreendida por ver tanta gente a pé, o que me leva a concluir que há muita malta que vai sem preparação nenhuma e que também não conseguem/sabem sofrer em cima da bike.

Fiz a subida a uma média de 2w/kg, que é um valor miserável, e mesmo assim havia malta bem mais leve do que eu com dificuldades. Nem 100w aguentam durante 1 hora, mas metem-se numa prova desta dificuldade.

Eu apenas vi os graficos para ficar com uma Ideia para controlar o esforço..visto que nunca tinha andei no Douro!
Ia até bem para a ultima subida e dps Foi aquela "surpresa" e morri... fiquei a pisar uvas em cima da bike.. mas tambem nao pus o pezinho no Chao!!
Foi sp olhos no chao.... Sofri....a foto da organizaçao pareço um gafalhoto em cima da bike, ja nao tinha posiçao!

e Fiquei a pensar que um 32 fazia falta...que o 28... :D
 

afcunha

Active Member
Eu tbm me fartei de ver as rpms nos 50 e ate menos lol. Ate comentei com um rapaz que por ali ia que o 28 era muito curto.

Mas confesso que olhei para as subidas com antecedência para ficar com uma ideia do tempo que ia sofrer em cada uma e direcionar minimamente o treino para isso.
 

zorza

Well-Known Member
Ás vezes mais vale uma pessoa nem saber o que a espera. Nem perdi o meu tempo a estudar as subidas, tinha das fazer de qualquer maneira.

Fiquei foi surpreendida por ver tanta gente a pé, o que me leva a concluir que há muita malta que vai sem preparação nenhuma e que também não conseguem/sabem sofrer em cima da bike.

Fiz a subida a uma média de 2w/kg, que é um valor miserável, e mesmo assim havia malta bem mais leve do que eu com dificuldades. Nem 100w aguentam durante 1 hora, mas metem-se numa prova desta dificuldade.

Concordo, mas acho que há um factor muito importante aqui também... Que é a gestão de esforço...
Muito pessoal atacou forte nos planos e nas duas primeiras subidas.. Mesmo que não fossem à morte, chegaram a vacalar com 3 a 4 horas de provas, com as pernas já bastante derretidas.. Naquela última subida, não houve pernas para muitos.. Tenho perfeita noção de que fiz a subida sem ir com a bicicleta ao lado simplesmente porque geri as duas longas subidas anteriores muito bem, com a ajuda do PM.

Zorza
 

kostaviks

Well-Known Member
É um problema que eu constato quase sempre que vejo fazer upgrades nas bicicletas, o ppl acha que vai melhorar o andamento mas não andam nada, logo o upgrade não vai melhorar nada a não ser a carteira do vendedor
O pessoal quer é rodas conhecidas, muitas mudanças, quadros de carbono e claro mais todos aqueles itens de carbono da moda
O melhor investimento é feito no treino! É onde se vai buscar dividendos!!! O resto é tipo sapatinho de verniz para ir à missa!!!

Abraço.
 

rkixa

Well-Known Member
Perdi a conta à quantidade de aviões que estavam a ser empurrados pela mão subida acima...

Já na clássica do baixo mondego fiz a parte final com um senhor que ia de F10. O gajo no fim estava todo lixado, porque ao inicio meteram umas partes a tocar nos 15%. Disse que nunca mais lá voltava. Fiquei a pensar como é que um gajo que tem uma bike toda artilhada não é capaz de fazer umas rampas daquelas.

15% na Boa Viagem? Não senti com 34-28 o_O por acaso nessa subida estava à espera de bem mais ou então poupei-me demais durante a prova! Adorava ter passado por esse senhor na minha Coluer de alumínio! Subidas adoro ir ali a martelar e a dizer as pernas que são sempre só mais 100m, conta também os meu 63kilinhos ajudam à festa :D
É muito lindo ter aviões! Quem pode pode e acho que faz muito bem, eu se tivesse dinheiro era logo uma Colnago topo de gama, mas no final o que conta são as pernas e essas com uma bike de 500€ ou 5000€ dão sempre para fazer upgrade sem gastar graveto :D
Dou mais valor a quem sofra numa bicla de 500€ do que quem saí só ao fim de semana para mostrar a de 5000€! Quer uma pessoa ande muito ou pouco o que interessa é andar de mão dada com o senhor da marreta para melhorar sempre mais um pouco ;)
 

Carolina

Well-Known Member
Não, a boa viagem era fácil, referia-me aquelas subidinhas ao inicio. Ainda apanhamos umas rampas jeitosas, mas eram curtas, dava pra fazer sem grandes stresses.
 

sidorio

Well-Known Member
Eu levei 34-50 com 28-11 e precisei claramente de um 32.

Também sou sincero, não foi a escolha de andamentos que me limitou pois se tivesse treinado mais o 28 teria chegado :rolleyes:

Eu acho que levar com a marreta também ajuda a aprender e no futuro já abordo a coisa de outra forma (treino duro :))
 

jocarreira

Well-Known Member
Parece que este ano o Granfondo das Aldeias do Xisto vai mudar de base para o Fundão. As inscrições eram para abrir no dia 08/05 mas foi adiado para hoje às 20h.
mhStG9u.jpg

Estava a pensar que era este ano que ia conhecer as estradas da Lousã, mas assim também não me importo de ir conhecer as do Fundão.
 

FSilva

Well-Known Member

jpacheco

Well-Known Member
Pois... as aldeias de xisto tem um territorio enorme. Estavam a criar uma rotina que não fazia juz ao nome do evento Assim fará mais sentido. Possivelmente o apoio camarário não estaria a ser o que desejavam também e por vezes é preciso mudar de ares.
 

joseruivo

Well-Known Member
Vê um peso pluma com 34/50 e vês participantes com 90 ou 100kg com 39/53... Claro que depois vão à mão, não têm outra alternativa, não há milagres.

Há muita gente que só entende se a bicicleta tem Durace, Ultegra ou 105, se a cor da bici é gira, se é de carbono, se o preço está dentro do orçamento. Não fazem ideia nenhuma dos andamentos que a bici traz, nem das suas repercussões no esforço que vão ter de fazer!!! Em grande parte é culpa das marcas que mandam bicis chapa 4 para o mercado, e dos vendedores que não estão interessados em conhecer melhor o cliente e fazer as recomendações devidas
As marcas agora lembraram-se de outra moda: pedaleiro 36/52, mesmo em algumas máquinas de gama média baixa :rolleyes:
 

Bruso

Well-Known Member
Há muita gente que só entende se a bicicleta tem Durace, Ultegra ou 105, se a cor da bici é gira, se é de carbono, se o preço está dentro do orçamento. Não fazem ideia nenhuma dos andamentos que a bici traz, nem das suas repercussões no esforço que vão ter de fazer!!! Em grande parte é culpa das marcas que mandam bicis chapa 4 para o mercado, e dos vendedores que não estão interessados em conhecer melhor o cliente e fazer as recomendações devidas
As marcas agora lembraram-se de outra moda: pedaleiro 36/52, mesmo em algumas máquinas de gama média baixa :rolleyes:

Eu tenho um amigo que quando fez o upgrade de bike, foi para um specialized com a pintura de campeão do mundo. Só que o vendedor foi tão bom a fazer negócio que lhe espetou uma pedaleira 53-39. Até aqui tudo bem, o problema é que este meu amigo vive na Madeirao_Oo_O
 
Top