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Projeto Qüer Peak hibrida

noody_here

New Member
Boas

Venho aqui apresentar um projeto elaborado por mim, aproveitando os "restos" de material que andava lá pela garagem.
Receita: Pega-se numa Qüer Peak de btt, e começa por se trocar os pneus cardados por pneus Schwalbe 26x1.10, mantendo as jantes com os respectivos discos e cassete de 9v.
Troca-se o guiador de btt para um guiador de estrada, monta-se um avanço BBB mais curto para encurtar o tamanho do quadro que é grande para mim.
Dispensa-se o desviador traseiro deore e vai para o seu lugar um SORA de estrada 9v.
Troca-se as manetes de btt por manetes Tiagra de estrada 3x9, faz-se a ligação aos respectivos desviadores e ás pinças de travão Tekro que vão atuar nos respetivos discos que se encontram nas jantes.

Finalmente para reduzir peso e deixar o conjunto o mais proximo possivél de uma bike de estrada, troca-se a suspensão RST por uma forqueta de alumínio da Mosso, com apoio para travões de disco e com um peso de cerca 780 gr.

Fica-se assim com uma bike hibrida, que não é carne nem peixe, mas que permite explorar um pouco melhor as voltinhas de asfalto, com um peso mais comedido que uma BTT e todas aquelas peças que andavam pela garagem a fazer-me nervos, que eu não conseguia vender pelo valor justo das coisas, acabaram por voltar para os lugares indicados para elas, uma bike.

Ainda não experimentei como deve ser o bicho, mas se ficar satisfeito com o desempenho, as próximas alterações serão uma pedaleira de estrada e pelo espaço disponivél existente, umas jantes 29' com discos e pneus 700 para estrada, para ficar com um tamanho de roda identico a uma bike de estrada.

A posto isto, as fotos.























 

jpacheco

Well-Known Member
Esta muito engraçada. Muitos parabéns pela audácia na transformação! ! Agora precisa de quilómetros para testar.. com uma roda 700 como referiste vai ficar a matar.
 

guerras

New Member
Boas! Bom projeto, isso com rodas 700 e uma pedaleira de estrada 34/50 ficará bem fixe. Outra coisa gira era colocar rodas 700 e pneus de cyclocross para chafurdar na altura da lama eheh
Cumprimentos
 

edununo

Well-Known Member
Projecto estranho mas engraçado.
Não sei se uma pedaleira de estrada caberá no quadro. As escoras das bikes de BTT são mais largas e o q-factor das pedaleiras de estrada é bastante reduzido. Contudo uns pratos maiores ficavam bem. Eu usava 48/38/26 na minha BTT adaptada a estrada.
 

valerajo

Member
Tens umas rodas ZTR Crest 29'' que ficariam ai a matar e o prato podes alterar o maior para um 48 tal como a cassete para uma 11-25.

Eu fiz algo para estrada pegando num quadro de BTT mas não alterei o guiador....
Ficou muito fixe e com um peso inferior aos 9 kg ! Com a minha bicicleta de estrada ainda não consegui melhores tempos a subir que a antiga hibrida , mas para rolar a de estrada não dá hipotese e consegue deverar kilometros com menos esforço !


20130707_155016.jpg
 

edununo

Well-Known Member


A minha era esta. Apesar das rodas pesadas e pneus pesados ( cerca de 500g cada) estava com 9.88kg. O quadro também não era particularmente leve. Cerca de 1800g.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Eu nunca pesei a minha, mas tendo as rodas originais de BTT em 29" (mesmo com os pneus de 25mm e forqueta rígida em carbono), deve estar bem acima dos 10kg. Tenho que ver se a peso um dia destes... :p
 

noody_here

New Member
Este meu projeto, está bem acima dos 10 kgs, tb tenho de pesar, embora neste momento e quando elaborei o projeto não era a minha preocupação; básicamente era aproveitar tudo o que tinha e arranjar algo mais "frendly" para andar em estrada.
 
Eu nunca pesei a minha, mas tendo as rodas originais de BTT em 29" (mesmo com os pneus de 25mm e forqueta rígida em carbono), deve estar bem acima dos 10kg. Tenho que ver se a peso um dia destes... :p

Há uma grande mais valia no peso da tua bike HDB!!!.....quando irá cumprar a tua fininha ( será a Alur 700??) será dificil ir atras de te:))).....2-3 kg sente-se bastante a subir.


gostu estas btt convertidas:)...a unica modifica que fiz na minha ex btt foi substituir os pneus, só isso...e o 44x11 já dava para fazer grandes velocidade!!!
 

ohomemdobussaco

Active Member
LOL

Vamos a ver se será mesmo assim quando esse dia chegar... :p

De facto, eu até já ando a fazer "treino" de transmissão compacta nela a pensar na futura fininha, pois só uso as duas pedaleiras maiores (42 e 32 dentes) e na cassete nunca uso os dois andamentos mais leves (30 e 34 dentes). A desmultiplicação máxima que uso para subir é 32-26, mas a rebocar aquela "traineira" pelas subidas acima! :D
 
é perfeita!! muito parecida a minha ex btt ( parece que invertiste tambem o avanço.ehehe).....a unica coisa que nunca gostei na btt são os pneus fininhos mas mesmo por questião estetica, por isso sempre usai slick gordas:)..1.5' sobretudo pelo grip e comfort ...gostu fazer curvas a moda do Valentino:))....mas acho que uns 28/30mm é o ideal.
Eu nunca usai a cassetta de btt que seja monte o estrada pelo que o 11-28 9v por me sempre funcionou muito bem nas duas vertentes...juntando só o 44 no inverno quando começavo a fazer estrada...e o 11-12-13-14 já é mais linear;-)...
 

ohomemdobussaco

Active Member
Sim, em deve rolar muito melhor que de origem, mas sinceramente nem sei porque as alterações que lhe fiz começaram logo mal ela chegou. Mal saiu da caixa, levou um pneus mistos de ciclocross Schwalbe CX Comp de 35mm. Mais tarde levou os Schwalbe Durano de 25mm e aí notei bastante uma melhoria no andamento. Além disso, levou a forqueta rígida em carbono, guiador riser mais curto (640mm) com os extensores/apoios Specialized e inverti o avanço (como o Lo Scalatore bem reparou), e tem pedais de encaixe SPD-SL Shimano. Também está para chegar um guiador riser em carbono ainda mais curto, de 600mm.

Tinha planeado fazer mais uns investimentos neste projecto, como meter umas rodas leves de 1600gr, cassete 11-28, pedaleiro com pratos maiores (o maior de 48 dentes), espigão de selim em carbono e um avanço mais leve, mas depois de pensar bem nisto e nos valor que ainda teria que gastar, achei que mais vale é comprar uma fininha pois só faço mesmo estrada. Por muito que invista nesta, nunca será uma bicicleta na qual possa aproveitar meu rendimento máximo na estrada. Esta depois levará novamente os pneus CX e ficará como bicicleta de passeio, para dar umas voltas de vez em quando com companhia e sem pressas, com estradões terra à mistura e para apreciar a natureza... :)
 

noody_here

New Member
Aproveitei finalmente para fazer os upgrades que me faltavam, umas rodas 29' com pneus 700x23 Michelin Lithion, e uma pedaleira de estrada 2 pratos 53;39.
Levou tb um guiador compacto e um avanço diferente do que tinha.
Ficou agora a pesar já com a grade de bidon e a bolsa de selim 12,5 Kgs o que é bom para puxar pelo fisico.......Agora é botar kms em cima.











 

fjota

Member
Boas

Fizeste muito bem...de facto é estranha, à 1ª vista, mas aproveitas componentes, e isso é que interessa.
A partira daí, quando for possivel, até já tens material de estrada para meter num quadro de estrada MESMO :D
Agora aproveita o que tens.
A pedaleira é a melhor opção, pois a de btt torna-se ''curta'' na estrada, pelo menos eu notei isso.
 

fjota

Member
Apenas há aí um pormenor que me parece estranho... que é a colocação das manetes no guiador... ou é da foto ou estão demasiado em cima.
 

noody_here

New Member
A pedaleira de btt realmente quando experimentei notei que era curta, daí a troca, espero que os pneus maiores tb ajudem; as manetes estão talvez um pouco acima, mas ainda estou a ensaiar e a experimentar até á colocação difinitiva.
 

eletric0

Member
A pedaleira de btt realmente quando experimentei notei que era curta, daí a troca, espero que os pneus maiores tb ajudem; as manetes estão talvez um pouco acima, mas ainda estou a ensaiar e a experimentar até á colocação difinitiva.

ou são as manetes ou o volante ta muito para cima, repara no angulo que os drops estão a fazer.. quase nao tem forma de manter lá as maões. (parece na foto)
 
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