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Primeira bike de estrada

GMQ

Well-Known Member
Bogas: Talvez fosse uma critica construtiva e não destrutiva. Aliás penso que foi mais um alerta devido ao tamanho do quadro que te recomendaram. Todos nós nos sentimos bem em cima das nossas bikes. Podes questionar toda a gente do forum que poucos te dirão o contrário. Pergunto-me: Poderia sentir-me melhor? Certamente!!

narogy escolhe a que te enche o olho. O tamanho acertado do quadro é algo de essencial porque determina o teu conforto em cima da bina. Isso de que a bike pede mais pernas do que tens é muito subjectivo. Hoje podes não ter pernas mas ao ganhares o gosto vais ver que elas virão. Não te esqueças de ter em mente qual é o teu propósito final, isto é simples bike de iniciação para depois trocar por algo melhor, ou se procuras algo que possa ser usado por muitos anos sem limitar a tua evolução. A minha ajuda não é muita mas desejo-te boa sorte.
 

MigC77

Well-Known Member
Narogy, começa por indicar-nos a tua estatura e se quiseres dar mais detalhes da tua condição física e objectivos também podemos eventualmente formular opiniões acerca das geometrias e modelos. Quando mais informação partilhares mais fácil é para os users do fórum ajudarem-te.

A CAAD também pode andar devagar… alias devagar todas andam ;) A questão aqui julgo ser comprares a bicicleta que melhor se adequa a ti e aos teus objectivos.

Se tinhas os braços esticados isso não é bom sinal… diz lá que bicicleta era é que tamanho tinha o quadro.
 

MigC77

Well-Known Member
Quem fala Assim nao e gago!!!!

Grande abraco...

@Alberto, respeitinho pá! Tás a falar do detentor do record aqui no fórum! Tamanho 58 com uma estatura de 1,82m… Não é para todos!

@Bogas, brincadeiras aparte… não me considero nenhum expert mas tenho dificuldade em visualizar-te a andar nessa bicicleta e muito menos com conforto. Mas quem sou eu para duvidar. Relativamente à Allez concordo contigo que é bastante boa considerando o preço.

Abraço
 
Boa tarde

Há uns tempos decidi avançar para a compra da minha primeira bike de estrada, já estive vai não vai para comprar uma Triban 520 mas decidi esperar e comprar uma coisinha melhor, entretanto tenho andado a “angariar” fundos e a fazer pesquisa.
O meu orçamento é de €1600.
Tenho muitas opções e por isso gostava de ouvir a vossa opinião. E se souberem de mais alguma dentro do orçamento estão à vontade para sugerir.

De todas, a BH, Lapierre e a Trek S 5 foram as únicas em que perguntei pelo valor mínimo que as podiam vender, as restantes são preços consultados online.
E sim, vai aqui uma grande salganhada... modelos em alumínio e em carbono... A escolha inicial era o alumínio mas com o tempo fui descobrindo alguns modelos em carbono.


Scott Speedster 10 2016 - €1500

Cannondale CAAD12 105 - €1500

BMC teammachine ALR01 105 - €1657

Trek Émonda ALR 5 2016 - €1570

Trek Émonda S 4 2016 - €1600

Trek Émonda S 5 2016 - €1899...€1650

BH Quartz 2016 - €1899…faz-me €1600 (c/pedais)

Specialized Allez DSW SL Comp - €1525

Lapierre Sensium 500 CP / TP - €1600



Boa tarde!!!..Hoje vou ser radical!!:)

sem entrar nas discussões infinitas e logorroicas a cerca de o que é tecnicamente e fisicamente um "bom quadro de aluminio" e um "mau quadro de carbono" vou evindenciar aquilo que penso a proposito:

1) 1600 euro para uma bike de aluminio?!?!..ummm, nem pensar....demasiado dinheiro para uma bike que fica velha de repente no momento que vendes...se quiser aluminio então procura um bom usado Cannondale, Specialized ou Trek e fica bem servido e perdes poucos dinheiro quando vendes....sim porqué quando o bicho entra dentro se calhar pensa em vender e "melhorar" as ferramentas:))....uma coisa é vender aluminio e uma outra é vender carbono

2) Cumpra uma bike com disco......vou arriscar dizendo que nos proximos anos a maioria das bikes vão ter disco, esquece os pros e a UCI, o disco é uma mais valia sobretudo porqué agora os produtores de componentes estão a par do mercado e das esigencias dos customers....acontece o mesmo que aconteceu com a btt. os discos são para ficar, mark my words. E agora acordaron descubrendo que com pneus de 25/26 etc praticamente não há diferencia se não um melhoramento no comfort e aderencia ( estranho que acordaron agora que está a chegar o disco..eheh) e logo ideal para transferir o "breaking power" na estrada. ..

3) Ovvio que com 1600 cumprava a Emonda..umas das duas. Mas olha que lá fora com este preço se calhar ainda encontras bike de carbono com rodas melhores.....bem mas já é um bocado tarde.

4) Já que falou na Triban da Decca, na faixa dos 800/900 verdones a Decathlon por exemplo vende a Ultra 700 que não pesa muito se considera que traz o grupo 105 11v e rodas de 1800gr...osseja vendes as rodas originais logo e juntas um par de rodas mais levezinhas e já tens uma bike jeitosa:))...o Shim 105 é perfeito não precisa mais nada..até 1600 sabes quantas coisas podes cumprar??..Roupa,Rodas,e sobra dinheiro..ehehe

boas pedaladas
 
umm...espera que vou ler.

no ponto 4 a compra da bike são 900 euros correto?...bem para este montante cumprava uma aluminio, é isso que queria dizer; 1600 em minha opinião é demasiado para uma bike de alumino, caad incluido;-)., fundamentalmente é isso que quero dizer.
 

Fredsalvado

New Member
Custa-me a querer que de facto os discos tenham vindo para ficar. Até acredito que fiquem, mas tenho sérias dúvidas que venham substituir totalmente os travões tradicionais.
 

GMQ

Well-Known Member
Sou purista e custa-me a ver uma fininha com travões de disco. Não dúvida da mais valia, mas acredito que o poder de travagem terá que ser balanceado tendo em conta as caracteristicas próprias da montada a que se destinam. Não nos esquecemos que as montadas são mais leves e que as descidas menos pronunciadas. A mim preocupa-me o bloqueamento na travagem que os discos podem provocar. Para mim a introdução de discos é mais um factor comercial. No btt com muita lama os travões ditos convencionais deixavam de funcionar daí dadas as circunstancias e exigências do terreno exigia-se algo com maior poder de travagem e que se mantivesse. Na estrada julgo que essa situação não verifica tanto. Apenas me convencem na perspectiva de que os discos possam oferecer mais travagem nos aros em carbono que os travões convencionais. Todavia, tenho a minhas dúvidas.
 

narogy

Member
Se fosse pelo gosto pessoal a minha escolha seria pela CAAD, porque desde que a descobri desenvolvi uma paixoneta por ela :D também concordo com esse tipo de escolha, pois acredito que o fator psicológico seja importante, até levanto paralelos com o entusiasmo ahah

Será uma bike pa durar uns valentes anos, pois pa juntar esta quantia já foi o cabo dos trabalhos.

A minha altura é de aprox. 1,77m e a altura entre pernas é de aprox. 83.5cm. Pelo menos da ultima vez era, nada como voltar a medir pa ter a certeza.
Quanto à condição física não é das melhores, o meu tipo de volta costuma rondar os 50/60 kms com médias baixíssimas de 20-23 km/h. O meu objectivo passa por melhorar a média e aumentar a distancia, progressivamente.

O meu receio é, sendo a CAAD uma bike reativa com geometria racing e tendo em conta que o tipo de voltas que faço, mais no relax/descontração, será que fico a perder com a escolha pela CAAD? Não usufruindo das características inerentes do tipo de bike.

Provavelmente a bike que ando também não ajuda muito, digo eu, não sei. A bike em questão não tem marca, aquilo deve ser meio vintage :D ainda usa as mudanças no quadro, umas patilhazinhas :D Posto isto, não sei qual o tamanho dela.

Obrigado a todos pelas opiniões (Bogas, GMQ, Lo Scalatore), já nem sei o que faça :D vai aqui uma salgalhada na cabeça :D
Não vou optar pela compra online, bem equipada essa Eastway, nunca tinha ouvido falar dessa marca.

Quanto aos travões de disco, não sei se vem pa ficar ou não, mas gosto mais dos tradicionais. Ainda não me habituei a vê-los nas fininhas.
 
@Narogy
Não queira estar na tua posição:))...decidir o que cumprar não é facil...mas como já tinha escrito um outro user, cumpra o que gosta, relax é só uma bicicleta:). Se não gostar vendes!!!

Respondendo a GMQ e Fred bem eu acho que a novidade dos discos ( no mundo das fininhas ) nos ultimos anos não é só uma manovra comercial. Já ha muito tempo que reparo finalmente uma evolução neste setor do ciclismo. A evolução desta tipologia de bike ficou parada a respeito daquilo que aconteceu nas MTB; já viron que ultimamente se fala muito de Gravel??..porqué será?.
Simplemente a maioria dos utilizadores querem bikes all around para fazer sim alcatrão mas tambem estradas brancas ou terra; bikes com travões de disco, pneus de 25/28mm onde o comfort não é uma penalização mas uma necessidade!....eu acho que estamos a ter uma convergenza de tecnologias/materiais e produtores de componentes ( quadros,forquetas, grupos, rodas etc); novas bicicletas vão nascendo. Eu estou convecido que os travões tradicionais ficarão para bikes de baixa gama nos proximos 3-4 anos. Aros mais leves com menor peso na periferia da roda que sejam de aluminio ou carbono, quadros que podem ser compativeis com pneus de 28/30, pneus com novos materiais (Michelin gastou muito dinheiro em pesquisa ultimamente e novos produtos estão a chegar), sistema de QR que serão identico ao sistema das btt com eixo passante e grupos/travões idraulicos levezinhos eu acho que há só vantagem nisso....mas vamos ver posso estar enganado!!:)))....
 

MigC77

Well-Known Member
Ciao Scalatore! Tu vê lá o que dizes! Não tardas estás a dizer que tubeless vai entrar em força no ciclismo de estrada ;) Andas a arriscar-te ;)

Concordo em grande parte com o que dizes em relação aos discos… no entanto após uns meses com uma estradista e uma gravel ambas de disco, a minha visão mudou um pouco… Cheguei a dizer a vários amigos que não voltaria a comprar uma bike de estrada com travões convencionais e hoje em dia já não penso assim. Acho que transição é inevitável mas a tecnologia ainda tem bastante que evoluir e tem que ser definidos certos standards. Vai acontecer mas não será tão cedo... mas nisto da futurologia às vezes um gajo engana-se completamente ;)

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
Narogy, olha por acaso tens a mesma altura que eu…

Em termos de tamanhos de quadros o que te aconselharia seria tamanhos que tivessem um Effective Top Tube de 52-53cm (mais coisa menos coisa) tipicamente ali à volta dos tamanhos 50 ou 52… Se bem que os 52 já costumam ter top tubes acima de 53cm mas é uma questão de experimentares e veres que tamanho te assenta melhor

Neste post encontras boa informação em relação aos tamanhos e dicas para validares se determinado tamanho é adequado ou não:
http://www.forumciclismo.net/showth...-Strada-2000-vs-Lapierre-Audacio-500-CP/page5

Em relação à escolha da bicicleta, eu no teu lugar também dava uma vista de olhos nos modelos com geometrias de endurance. Na Cannondale dava uma vista de olhos na Synapse e na Decathlon também via a Ultra tal como foi aqui referido… Acima de tudo experimenta as bicicletas para teres uma noção de qual gostas mais. Se realmente gostas da CAAD, se experimentares e te sentires bem porque é que não hás-de comprar… não é por teres determinado modelo que é obrigado a andar depressa! ;)

Acho que qualquer um dos modelos, Allez, CAAD, Emonda, Synapse, Ultra, não terás dificuldade em encontrar em várias lojas sobretudo no tamanho 52.

Abraço
 
Ciao Scalatore! Tu vê lá o que dizes! Não tardas estás a dizer que tubeless vai entrar em força no ciclismo de estrada ;) Andas a arriscar-te ;)

Concordo em grande parte com o que dizes em relação aos discos… no entanto após uns meses com uma estradista e uma gravel ambas de disco, a minha visão mudou um pouco… Cheguei a dizer a vários amigos que não voltaria a comprar uma bike de estrada com travões convencionais e hoje em dia já não penso assim. Acho que transição é inevitável mas a tecnologia ainda tem bastante que evoluir e tem que ser definidos certos standards. Vai acontecer mas não será tão cedo... mas nisto da futurologia às vezes um gajo engana-se completamente ;)

Abraço

Olá Mig,

LOL....epá já tentai há uns tempos de introduzir o conceito de rodas todas cheias de borracha....mas não tive successo e não fez escândalo:)).
Agora com os discos estou na boa estrada !!.

Concordo contigo a respeito dos standards e espero que não fica como os BB ou Bottom Brackets da pedaleira que praticamente é um caos:).
Ainda há problemitos de juventude dos sistemas, mas é normal. Qual é motivo da tua duvida em relação aos discos? Eu acho que um dos problemas pode ser a facilitade de torcer um disco e logo ter a pastilha a tocar....o outro é o sangramento dos idraulicos logo para quem não tem mechanic skills pode ser um problema.

ciao
 

MigC77

Well-Known Member
Eu concordo contigo que vai acontecer… Acho é que essa mudança de paradigma vai ser mais lenta do que inicialmente pensava antes de ter comprado (talvez porque não estava tão por dentro da realidade como estou agora)…

Em parte porque a industria não tem feito grandes esforços para tecnologia avançar… repara que até há bem pouco tempo e ainda hoje muitas rodas para travões de disco vinham/vem com pistas de travagem (em muitos casos está disfarçado mas estão lá)… no fundo é o mesmo aro com um hub especifico para disco. Já começa a haver cada vez mais opções de rodas desenvolvidas de raiz para travões de discos mas ainda assim acho que há um longo caminho para percorrer nas rodas e nos standards destas (apertos e fixações dos discos). Mas estou convencido que há muito mais caminho que percorrer no desenvolvimento dos travões de disco para esta vertente do ciclismo…

Apesar disto, já há certos modelos que se vendem mais em versão disco… pelo que sei sobretudo modelos de endurance tipo Synapse, Roubaix, Granfondo,… Julgo que é por aí que os travões de disco vão pegar… em ciclistas que procuram uma bicicleta para as 4 estações, ou especificamente para o inverno, ou que queiram como já referiste uma bicicleta polivalente para de vez em quando aventurarem-se fora do asfalto, ou que simplesmente estejam a entrar na modalidade e se “sintam mais seguros” com travões de disco, ou que não se preocupem com o peso da bike… Pode ser por 1 destas razões por várias ou até por outras…

Acho que muita gente hoje em dia coloca de parte a opção de comprar uma bicicleta de travões de discos por 2 principais motivos: preço e peso. Muitos também acharão que ainda não é momento de mudar e estão à espera que a tecnologia evolua mais. Mas não me venham com tretas que não estão habituados a ver… esteticamente… esteticamente acho mais elegante os travões de discos… Sejamos honestos os travões convencionais, no conjunto, esteticamente não são do melhor… para além de que tecnologicamente é solução do milénio passado ;)

A rapaziada mais “hardcore”, os weightweenies e aqueles procuram uma bicicleta com melhor performance a um preço razoável julgo que continuaram a optar por travões convencionais.

Atenção meus amigos com isto não quero dizer mal dos travões convencionais, acho que ambos tem o seu espaço… a questão é mesmo se os travões de discos irão evoluir ao ponto de retirarem do mercado os outros e daqui a quanto tempo!
 

narogy

Member
Narogy, olha por acaso tens a mesma altura que eu…

Em termos de tamanhos de quadros o que te aconselharia seria tamanhos que tivessem um Effective Top Tube de 52-53cm (mais coisa menos coisa) tipicamente ali à volta dos tamanhos 50 ou 52… Se bem que os 52 já costumam ter top tubes acima de 53cm mas é uma questão de experimentares e veres que tamanho te assenta melhor

Neste post encontras boa informação em relação aos tamanhos e dicas para validares se determinado tamanho é adequado ou não:
http://www.forumciclismo.net/showth...-Strada-2000-vs-Lapierre-Audacio-500-CP/page5

Em relação à escolha da bicicleta, eu no teu lugar também dava uma vista de olhos nos modelos com geometrias de endurance. Na Cannondale dava uma vista de olhos na Synapse e na Decathlon também via a Ultra tal como foi aqui referido… Acima de tudo experimenta as bicicletas para teres uma noção de qual gostas mais. Se realmente gostas da CAAD, se experimentares e te sentires bem porque é que não hás-de comprar… não é por teres determinado modelo que é obrigado a andar depressa! ;)

Acho que qualquer um dos modelos, Allez, CAAD, Emonda, Synapse, Ultra, não terás dificuldade em encontrar em várias lojas sobretudo no tamanho 52.

Abraço

Pois, no caso da CAAD o 52 tem 53.4cm, será que ainda dá? ou convém que seja o 50 (52.2cm)?

Tive a ver e a Bike Zone tem cannondale para teste, vou passar por lá a ver que modelos tem, se tivesse a CAAD é que era :D

Quantos às outras vou procurar revendedores e perguntar se existe a possibilidade de experimentar.

Obrigado pelos esclarecimentos ;)
 

MigC77

Well-Known Member
narogy, a partir daqui é contigo ;)

Neste caso a diferença é "pequena"... quando digo "pequena" refere-se ao facto de se poder resolver através do avanço sem comprometer demasiado. Já tive uma CAAD em tamanho 52, hoje em dia era capaz de preferir o 50. Mas isso é como te digo, nada como seres tu a experimentar e veres com qual te sentes melhor. Atenção experimentar, idealmente, é dar uma volta jeitosa de 2 horitas.

Abraço
 

narogy

Member
Ah, ok, tou a perceber.

Não sei como isso funciona mas a minha intenção é essa, 2 horas seria o ideal. Agora se for tipo volta ao quarteirão...
 
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