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Power Meter

Carolina

Well-Known Member
Os bepro, pelo que percebi, vão saindo da posição correcta e tem de se ir acertando de vez em quando. Supostamente os Assioma já não têm este problema.
 

zorza

Well-Known Member
a questao de ter referido numa possivel queda isso no meu caso e irrelevante porque como é para utilizar em turbo trainer nao tenho esse problema mas se fosse para utilização outdoor ja iria ponderar,os outros 2 casos ja se pode colocar.

cenazia,carolina nota-se assim tanto a perda de viscosidade?No mesmo review que vi o gajo fez um teste e encontrou um intervalo de 100 watts de alta intensidade entre o seu P2M e o software SWIFT em 40mn de esforço nesse produto.Para mim e treta porque como vou trabalhar em watts pelo PM por ai é que tenho de seguir,seja em qualquer mudança o que interessa é os watts que tenho que fazer e nao a velocidade que marca.

Carolina,Zorza, para mim prefiro um PM na bicicleta do que comprar um turbo trainer com PM, toda a gente sabe que os PM nos rolos nao sao de confiar,aquilo da sempre um diferença abismal.Quando eu faço os meus testes de esforço com o meu treinador e com os rolos dele,ele tem um CYCLEOPS e aquilo não e nada de rolos da Decathlon, entre o meu INPOWER e o CYCLEOPS aquilo da um desfasamento de +-50,60 watts de diferença,ou seja, quando o meu INPOWER no Garmin marca 350w no CYCLEOPS marca 400w e isso em testes por patamares faz diferença pensas que estas numa forma brutal e na verdade e mentira lol,é por isso que quando faço os teste sigo o meu INPOWER.Tambem como disse a eletricidade para mim não liga,

@kilo30 tens a tua razão, mas o teu conceito não é à prova de bala.

Senão vejamos. O mais importante num PM não é a precisão. é a consistência. Como sabes se o teu INPOWER é que marca certo? Terás o mesmo problema ao na outra bicicleta teres outro PM. Não há nada perfeito, e imagina que os INPOWER têm uma margem de erro de -+2 ou -+3%.
Compras outro INPOWER igual, e se o teu marcar nos +3% e o outro nos -3%, tens um diferencial de 6%. Num teste a 500 ou 600w é representavivo...
Para teres a certeza de consistência de valores, tens de usar o mesmo PM sempre!!!

Contudo, nem todos somos assim tão detalhados! e ainda agora a elite lançou um rolo (Elite Directo) que terá uma precisão de +-1% Penso que é mais do que suficiente para tudo o que queiras fazer.. E os testes comparando este rolo com PM de cranks, pedais, etc, dão uma grande consistência nos dados!

Além de que o I-vortex que compraste não é propriamente um topo de gama, e como tal, os valores deveriam ter um grande erro. Acabas por ter aquilo que pagaste (em termos de valor e precisão)

Bom, no fundo vais comprar o que quiseres, com o que tu quiseres.. Mas, não podíamos deixar de passar a mensagem :)

Abraço

Zorza
 
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DMA

Well-Known Member
Tambem estou a ponderar em comprar um PM mas o uso que vou dar é diferente. Agora que vai chegar a Temporada de Inverno e os dias tornam-se mais curtos e chuvosos vou passar mais tempo nos rolos,tenho uma bicicleta já com PM(rotor inpower) mas como não gosto de colocar-la nos rolos tenho um Ferro só para esse efeito. Podem colocar a questão de o porque de não usar essa bike ja com PM nos rolos ou mesmo tirar o PM e montar,a minha resposta é- Não gosto de usa la nos rolos, a minha ultralight e boa demais para isso,depois tinha que estar sempre a trocar de roda traseira ou mesmo tira la(depende do rolo) e nao estou com vontade para isso,o desgaste das peças é superior e sem falar do suor, para mim só desvantagens.Tirar o PM e montar para mim não é solução porque se quiser andar com a outra bike tinha que fazer sempre essa operação e não gosto de perder tempo talvez se fosse um Stage ate dava-me o trabalho mas ter de tirar todo o conjunto.......na .Para mim a solução que encontrei é comprar um rolo de gama media e investir num PM.

O rolo que estou a pensar em adquirir é o ELITE QUBO FLUID, um rolo com um bom preço(218euros), baixo ruido para poder treinar as horas que quiser sem chatear os vizinhos, nada eletrico nao tenho que chatear-me com o aquecimento e falta de energia a ultima vez que tive um rolo eletrico tive azar,comprei um tacx i-vortex e aquilo passado 3meses começou a dar problemas aquecia muito e com isso fazia auto safe e não conseguia fazer um treino em condições a minha sorte foi ter um velhinho elite resistencia manual,como comprei pela net perdi a garantia mas isso é outra historia.
A única desvantagem que encontrei em alguns feedback é em relação ao fluido que faz de resistência, eles utilizam uma roda de inércia imersa em óleo e com isso produz o atrito mas como toda a gente sabe que com o aquecimento o óleo torna-se menos viscoso e com isso produz menos resistência mas isso pelo que consegui ver foi ter passado 30 minutos na mesma mudança e mesma cadencia,o exemplo que ele coloca "3x10mn de força no máximo, giro as pernas às 48rpm nos 53X12 durante o primeiro ensaio e 55rpm no último" ,Como vou treinar na maioria das vezes em series o maior tempo que faço em esforço máx é 5 ou 6m não vejo isso um problema.Algumas vezes posso fazer series de 3x 15m em esforço máx(simular subidas)mas com o tempo de recuperação o óleo baixa de temperatura e mesmo que não baixe coloco uma mudança mais baixa para conseguir os wats que quero.Se alguem tiver este modelo pode deixar o seu feedback.

Agora em relação ao PM estou a pensar entre estes 2 : Favero Assioma UNO | left only e FSA POWERBOX ALUMINIUN 386EVO.
O preço entre eles e mais ou menos igual,a questão de estar a trocar entre bikes não se coloca visto como referi ja tenho uma com PM e este novo PM é exclusivo para usa nos rolos.
Dos poucos reviews que vi em relação ao FAVERO tem algumas questões pertinentes.Primeiro a duração dos rolamentos dos pedais,como qualquer pedal com a utilização vai ganhar folga e com isso perder alguma precisão dos dados.Ja vi que a marca tem kits de reparação como os kits de pedais CRANCKBROTHERS mas o preço é caro,por 40euros encontra-se pedais e quando começarem a ganhar folga troca-se por outros com o mesmo preço,mas isso so com reviews mais longos se pode ver a durabilidade dos rolamentos.Segundo em queda os pedais são os primeiros a bater no chão e caso se partirem ou ficarem inutilizados lá se foram 500euros a vida.TERCEIRO que seja pouco provável mas poderá acontecer, os sapatos fazerem fricção,ou seja, a parte de dentro do sapato roçar no sensor no caso dos Garmin vector 3 ou mesmo dos POWERTAP isso nao acontece,mas mais uma vez duvido que isso aconteça, Só consigo ver estas 3 questões para já.

No FSA POWERBOX so encontro uma, troca de quadro mas isso nem é dificil de resolver,qualquer adaptador resolve o caso e com o tipo de eixo que o FSA utiliza(BB386EVO) da para todo.

Estou mais inclinado para este ultimo,no caso de ter 2 bikes e nao ter nenhum PM nem pensava 2 vezes iria para os Favero mas para mim nao justifica ,poderei mudar de ideias mas para ja vou optar pelo FSA

Alguns pontos:

- O strain gauge vai medir a flexão num ponto qualquer do eixo do pedal que os engenheiros acharam apropriado. Uma eventual folga do rolamento vai gerar uma diferença insignificante em termos da torque que é aplicado no eixo.
- Em caso de queda - no caso dos Vector - podes comprar um "corpo de pedal" que basicamente são os pedais sem as "entranhas" electrónicas. Muito mais barato o pedal completo. Não sei se a Favero e a PowerTap fazem isso, é questão de procurar.
-os rolamentos duns pedais se forem bem projectados (qualidade dos rolamentos e forma de distrubuir carga nos mesmos) e não andarem sempre à chuva duram muito. Os meus Garmin tem mais de 15 mil km (e muuuuitos em indoor a levar com banhos de suor em cima) e estão ok.
 

DMA

Well-Known Member
Outra coisa. Os FSA darem para qualquer quadro é "verdade". Mas para instalares num quadro "BB86" tens que comprar BBs um bocado específicos e caros.
 

DMA

Well-Known Member
Eu, sinceramente, prefiro medidores de potencia que medem nos crancks, pedais duais, ou eixo da roda, porque medem potência real e não fazem uma estimativa, tal como os single leg.
Creio que toda a gente tenha discrepancia de força nas pernas, seja na esquerda ou direita. No meu caso, essa discrepância baixa à medida que aumento nos watts, específicamente, acima dos 350/400 watts. Baixando o valor dos watts, isto é, treinar em zonas de recuperação, endurance, ou tempo, se utilizar um medidor de single leg, posso estar a subestimar ou sobrevalorizar significativamente o valor de watts que procuro manter, ou seja, achar que estou a treinar numa determinada zona quando de facto não estou, ou, pensar que não estou a treinar numa determinada zona quando de facto estou (falsos positivos e negativos). Esta discrepância também aumenta com a fadiga e com o próprio facto de se saber que se tem uma discrepância e se estar a tentar compensar.
Para além disso, o single leg, não permite fazer determinados treinos com os single leg treinos, e não permite recuperar de lesões graves, tal, como por exemplo, uma que tive, fratura de fémur com encavilhamento...

Eu, sinceramente, esquecia os single leg por tudo isto...

A medida no eixo da roda já tem que levar com um bocado de "estimativa". O torque que chega à roda tem que levar com uma "correcção" estimando quanto é perdido na transmissão.

Para mim há lugar para os single. Vamos imaginar alguém que quer ter um segundo PM; ou alguém que quer ter uma solução de baixo custo.
Não é perfeito mas é uma solução que em termos de valor/qualidade é interessante.
 

DMA

Well-Known Member
Andei a ver os dadoa de power do gf da lousa e os bepro sao uma desgraça, 20% a 39% acima dos outros... n sei como serao os assioma...
TODOS os bepro que conheço (5) dão valores altos demais. Mas sao repetiveis... deve ter a ver c a afinacao, ainda n investiguei...

Não eram os BePro que tinham uns autocolantes para alinhamento na instalação?
Se calhar a malta que c#ga nesses detalhes de instalação e depois é uma desgraça ... não sei, estou a por uma hipótese.
Também tenho visto valores de NP com alguma malta que sigo e que usa PM em que vejo os NPs de voltas de mais de 4h e fico: WTF?!! Conheço mais ou menos os andamentos e sei que são gajos fortes e que andam bem, mas não são uns aliens. Há coisas que não batem muito certo. Eu fico a achar que sou um menino - baseado nos dados - mas na estrada até me safo :)
 

pratoni

Well-Known Member
Não eram os BePro que tinham uns autocolantes para alinhamento na instalação?
Se calhar a malta que c#ga nesses detalhes de instalação e depois é uma desgraça ... não sei, estou a por uma hipótese.
Também tenho visto valores de NP com alguma malta que sigo e que usa PM em que vejo os NPs de voltas de mais de 4h e fico: WTF?!! Conheço mais ou menos os andamentos e sei que são gajos fortes e que andam bem, mas não são uns aliens. Há coisas que não batem muito certo. Eu fico a achar que sou um menino - baseado nos dados - mas na estrada até me safo :)
Pois por isso é que estar a comparar valores com o vizinho pode ser contraproducente...;)

Em teoria watts são comparáveis mas com uma sem a mesma calibração já deixam de o ser...
 

Wawando

Well-Known Member
@mariosimas pelos teste os bepro tb... mas como têm um setup complicado depois da bosta... Como os assimoa, vector3, p1 sao mais simples, sao menos propensos a esse tipo de problemas. Lets see

Em relacao ao olhar p valores... Se a malta n se meter com conversas que faz watts que nao fazem nem em sonhos, nem me ouvem falar do assunto...
Em 30seg, com uma regra de três-simples com o peso dá p validar valores com precisao mais que suf! Mas o maior cego é aquele que n quer ver ;)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
@mariosimas pelos teste os bepro tb... mas como têm um setup complicado depois da bosta... Como os assimoa, vector3, p1 sao mais simples, sao menos propensos a esse tipo de problemas. Lets see

Em relacao ao olhar p valores... Se a malta n se meter com conversas que faz watts que nao fazem nem em sonhos, nem me ouvem falar do assunto...
Em 30seg, com uma regra de três-simples com o peso dá p validar valores com precisao mais que suf! Mas o maior cego é aquele que n quer ver ;)

Muita gente diz que Tem FTPs de 300 watts!! E NAO aguentam a andar a 200 watts Durante meia hora!!! Por AQUI! Ha muitos! No entanto, NAO Estou a dizer que Sao mentirosos!! Mas sim Por ignorancia! Ignorancia, Ou Por NAO terem PM, Ou Por NAO o saberem usar!

Mas NAO e so AQUI, ha em todo o lado!

A semana passada andava AQUI um cavalao, que Ja conheco ha muitos anos, o gajo e pesado! Tem bom sprint! Para o peso ate Nem anda mal! Anda mais Ou menos... Dropina uns chavalos, Mas NAO anda no nosso Bunch que NAO aguenta!! Mas dou-me Bem com o gajo! nunca treinou com pm! veio AQUI a minha casa, fez um teste de FTP, TACX Neo, pm a -1\+1 Como SRM! Teste de 20 minutos! O que que deu?? 288 watts! FTP!

Ahhhh ficou desiludido!!!! Julgava que andava Na casa dos 350 aos 400, watts!

Eu disse-lhe NAO ha que ficar desiludido Ou iludido! E o que e!!! Este sistema que tenho AQUI, e indoor NAO mente! E o que e!!! Agora ha que agarrar e trabalhar a partir dai, e NAO de valores que ele Julga Ou pensa que Sao!!!

O gajo antes do teste mamou 2 cafes Nespresso AQUI Comigo e Levou um bidon com Electrolitos! Dia anterior NAO treinou! Descansou! E foi o que deu!

Ha quem so faca Na rua, eu faco Na rua e em casa, tenho um indoor e outro outdoor! Mas o que eu valorizo e confio mais e o mais baixo! E o indoor!

E Como eu costumo dizer! Em casa! No quentinho!!! Nunca engana!

Grande abraco...
 

royal636

Active Member
Vou aproveitar o tópico para colocar uma questão que já algum tempo a estive para fazer. Quem treina no rolo em casa através de um plano seja ele 2, 6, 8, ou até 12 semanas imaginemos que até durante esse período em pleno inverno vem alguns dias bons (o que tem vindo a ser habitual últimos anos) e vão andar para a estrada. Como fazem o resto do planeamento do treino estruturado? Surge-me esta dúvida porque este ano estou a pensar seguir uns treinos específicos mas se estiver bom tempo também gostaria de pedalar ao ar livre.

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
Isso aconteceu-me muitas vezes com o time-crunched cyclist. Chegava ao fim de semana e queria fazer algo diferente ou então havia alguma sessão que não podia fazer. Basicamente, o Carmichael explica qual é a importância de cada tipo de treino e quais devem ter prioridade.
 

zorza

Well-Known Member
Ontem dei uma volta aqui pelo Porto.. A Clássica Volta à Circunvalação: para quem conhece a zona:
Areosa, freixo, ribeira, foz, rotunda castelo queijo, anémona, rotunda produtos estrela, hospital s. joão e novamene areosa.. É uma voltinha circular.

Consegui uma Potência Normalizada de 253 para 51 minutos.. Não fiz teste de FTP porque me deu preguiça de estar nos rolos com uma noite tão fixe..
Apesar de não ser exacta, e sabendo o esforço que ia a fazer, estou a considerar o meu FTP à volta dos 250w, até porque sinto que conseguia aguentar aquele ritmo mais 8 minutos para fazer a hora se fosse necessário..
E 250w é uma bosta - principalmente para quem é pesado!! nem 3w/kg é!!! Por isso, os números não mentem... Assim como as pernas.. Nas voltas logo vemos quem anda.. Nos foruns é que é só campeões :)

https://www.strava.com/activities/1190581999

Zorza
 

royal636

Active Member
Isso aconteceu-me muitas vezes com o time-crunched cyclist. Chegava ao fim de semana e queria fazer algo diferente ou então havia alguma sessão que não podia fazer. Basicamente, o Carmichael explica qual é a importância de cada tipo de treino e quais devem ter prioridade.

@Carolina está a dizer que não ias para a rua para poderes seguir o treino que delineaste como objectivo??? Certo que um plano é um plano mas não me estou a imaginar um dia de sol o tlm cheio de mensagens para irmos rolar pedal e eu em casa no rolo. Mas no fundo considero que um trino estruturado tenha as suas vantagens mas já descobri a maior desvantagem :confused::confused::confused:
 
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GMQ

Well-Known Member
A experiência que tenho é que na rua se torna mais complicado do que indoor. Tens que encontrar uma estrada que te permite fazer aquela série no periodo de tempo requerido sem ser incomodado, o que implica ir para certo ou determinado local fazer séries o que corta a fluidez da volta se é que me faço entender. Eu pelo menos aqui pela minha zona é me dificil desenhar um percurso assim sobretudo porque os planos de treino implica timing x, imagina que coincide com uma zona a descer e já não consegues fazer aquela série. Para além disso outro inconveniente que vejo é a companhia. Para seguires um plano na rua ou tens um companheiro de treino que segue o mesmo plano ou senão num grupo de fim-de-semana alguém vai reclamar. Eu tento na semana seguir qualquer plano, com caracter mais intensivo e deixar a parte fazer quilometros ao fim de semana. Mas creio que outros possam ter conselhos diversos. Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Isso aconteceu-me muitas vezes com o time-crunched cyclist. Chegava ao fim de semana e queria fazer algo diferente ou então havia alguma sessão que não podia fazer. Basicamente, o Carmichael explica qual é a importância de cada tipo de treino e quais devem ter prioridade.
Atrevo-me a dizer que o Carmichael estrutura os planos de modo as partes do plano para fazer quilometros coincidirem com as saídas de fim-de semana.
 
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royal636

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@GMQ num treino de rua, penso que nunca iremos conseguir o mesmo que no rolo por diversos factores já mencionados por ti bem como outros tantos que nos deixaram menos concentrados no que vamos a fazer. Ainda para mais imaginemos que até estamos em semana de descanso e vamos dar a tal volta de "ar fresco" a tendência será sempre puxarmos mais do que o programado. Mas também poderá acontecer o contrario em que estamos em semana de carga e vamos para a rua e não sai nada de jeito pois estamos com as pernas cansadas. Ou seja na tua opinião durante a semana cumprir com o plano no rolo e durante o fim de semana se assim possível fazer tipo "endurance" certo?
 

NULL

Moderador
Staff member
@GMQ num treino de rua, penso que nunca iremos conseguir o mesmo que no rolo por diversos factores já mencionados por ti bem como outros tantos que nos deixaram menos concentrados no que vamos a fazer. Ainda para mais imaginemos que até estamos em semana de descanso e vamos dar a tal volta de "ar fresco" a tendência será sempre puxarmos mais do que o programado. Mas também poderá acontecer o contrario em que estamos em semana de carga e vamos para a rua e não sai nada de jeito pois estamos com as pernas cansadas. Ou seja na tua opinião durante a semana cumprir com o plano no rolo e durante o fim de semana se assim possível fazer tipo "endurance" certo?

Pelo que sei, quando é feito treino de rua e há séries a fazer, são feitas as séries como se fossem feitas indoor e o restante tempo deverá ser feito a "Ritmo L", ou seja, a baixa intensidade. Normalmente aconselham fazer as séries e recuperações a meio da volta...
 
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