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Power Meter

GMQ

Well-Known Member
Ou seja na tua opinião durante a semana cumprir com o plano no rolo e durante o fim de semana se assim possível fazer tipo "endurance" certo?
Sim a minha opinião, pelas razões avançadas, é mais deixar o endurance para as voltas de exterior, sendo ou não fim de semana. Abraço.
 

royal636

Active Member
@NULL isso das séries na rua não me convence(refiro-me ás planeadas). Eu ainda hoje fui andar de bicicleta e fiz duas séries sem as planear em casa. O que eu quero dizer é que vestir o equipamento só para dizer que vou ali fazer umas séries e já venho para mim não. Prefiro como tu dizes e bem fazer séries e respectivas recuperações numa volta do que ir andar de propósito para as fazer. Aliás então em voltas de grupo de vez enquanto é com cada uma que até falta o oxigénio no cérebro :D:D:D

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
Se calhar expliquei-me mal...

Em primeiro lugar, quem se compromete com um plano de treino tem do seguir minimamente. Pode acontecer quereres fazer o treino na rua em vez de no trainer. Não há stress, desde que se cumpram os intervalos.

Agora, o que pode acontecer é teres 4 treinos programados para aquela semana e só poderes fazer 3 ou só 2. Ou então, por exemplo, no fim de semana convidaram-te para ir andar para outro sitio qualquer e não podes cumprir o que está no plano. Nestes casos deves dar prioridade aos treinos mais importantes. Assim, mesmo que falhes 1 ou 2 treinos que estavam programados, as sessões mais importantes estão garantidas.
 

Wawando

Well-Known Member
Eu meço sempre o ftp na rua. E n é 4/5% certinho a subir... mete flat e até uma parte a descer. ATÉ CHORAS!
O raional é ter dados o mais reais possiveis no terreno em que os vou aplicar.
E depois pimba, toca a medir no mato. Aí é que doi mesmo. Lá se vao para ai 2% ou 3% dos meus queridos e precious watts. Mas é a realidade e há que viver c ela!!!
Para evoluir é preciso saber onde estamos e o que é preciso trabalhar!
Esse cavalão que o Alberto refere na volta tem um optimo power nos 5min. Mas se tem o ftp fraco é aí que tem que investir.
É isto que o ciclismo tem de lindo: sempre a evoluir e os dados estão lá! Mas é preciso olhar para eles sem merdices e mariquices (sim é esse o prob da malta... medir e enfrentar a sua realidade... como se tivessem alguma obrigação!!!)
Claro que o power e ftp e o raio qie os parta das medicoes não é tudo, nem metade! Em prova a experiencia e astucia (e equipa se houver) contam tanto ou mais que o power!!!
Abraços!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu meço sempre o ftp na rua. E n é 4/5% certinho a subir... mete flat e até uma parte a descer. ATÉ CHORAS!
O raional é ter dados o mais reais possiveis no terreno em que os vou aplicar.
E depois pimba, toca a medir no mato. Aí é que doi mesmo. Lá se vao para ai 2% ou 3% dos meus queridos e precious watts. Mas é a realidade e há que viver c ela!!!
Para evoluir é preciso saber onde estamos e o que é preciso trabalhar!
Esse cavalão que o Alberto refere na volta tem um optimo power nos 5min. Mas se tem o ftp fraco é aí que tem que investir.
É isto que o ciclismo tem de lindo: sempre a evoluir e os dados estão lá! Mas é preciso olhar para eles sem merdices e mariquices (sim é esse o prob da malta... medir e enfrentar a sua realidade... como se tivessem alguma obrigação!!!)
Claro que o power e ftp e o raio qie os parta das medicoes não é tudo, nem metade! Em prova a experiencia e astucia (e equipa se houver) contam tanto ou mais que o power!!!
Abraços!

Mas Ja alguma vez experimentas-Te o teste de FTP em casa?

Se sim? Como e que Te deu? Igual Ou parecido? Mais baixo? Mais alto?

Que turbo trainer usas?

Grande abraco...
 

emsfc

Well-Known Member
No meu caso, como durante a semana tenho pouca disponibilidade para treinar, acabo por fazer o treino específico no turbo trainer.
Para mim é o melhor para fazer séries. Conseguimos cumprir à risca o treino que temos delineado, não há semáforos, trânsito, passadeiras, etc.
Para o fim-de-semana ficam guardadas as voltas maiores com a malta, com liberdade para andar mais ou menos consoantes a companhia.

Abraço
 

Wawando

Well-Known Member
Com jeitinho tb dá na estrada, no outro dia fiz 1h a 90% com a dif de AP para NP de 1w. Só é preciso ir concentrado e escolher bem o percurso.
 

bogas

Well-Known Member
Falando de FTP. Li aqui no outro dia já não sei em que tópico que o strava numa subida de aproximadamente 20 min dava uma média dos watts e depois era multiplicar por 0.95 é isso??
 

Carolina

Well-Known Member
Fui eu que escrevi isso.

O Vegan Cyclist fez um video à pouco tempo onde comparava os valores do strava com os dos powertap. Se for um esforço continuo, longo e ali num ritmo certinho, os valores são muito próximos.

Depois é multiplicar por 0,95 que é o normal do teste de ftp.
 

Wawando

Well-Known Member
Cuidado com essas contas: ter em conta o peso, tempo, vento e se vai na roda.

Nas mesmas condicoes (mesmo tempo, vento e peitinho ao vento) pegas numa subida apartir de 4%/5% (qt mais inclinado melhor) podes usar os watts, dividir pelo peso dele e multiplicar pelo teu e o valor é mt aproximado.

Ex: ciclista 75kg a 300w numa subida de 7% um de 50kg para ir ao lado dele vai a +- 200w. As contas sao: 300w / 75kg = 4w/kg 4w/kg*50kg=200w
Já os ajustes de velocidade/vento n sao nada lineares, têm um comportamento exponencial, ou seja o power para ir a 50km/h nao é o dobro do que é preciso para ir a 25km/h.

Mas se nao tens powermeter nao vas por aqui! Nao serve para nada. Usa o pulso que é muito mais util por ser replicavel e poderes medir sempre. Usa as ferramentas que tens.
 

bogas

Well-Known Member
Fui eu que escrevi isso.

O Vegan Cyclist fez um video à pouco tempo onde comparava os valores do strava com os dos powertap. Se for um esforço continuo, longo e ali num ritmo certinho, os valores são muito próximos.

Depois é multiplicar por 0,95 que é o normal do teste de ftp.
Eu não ligo muito a isto, não tenho PM para treinar, mas segundo essas contas o meu andará pelos 230. LOL não percebo nada disto
 

royal636

Active Member
@royal636 deixa-te de tretas e continua o que tás a fazer.

já te vi passar duas vezes e o que fazes funciona bem! :p

Boas amigo. Penso que terá sido ainda este ano ou o ano passado que chegamos a falar sobre esse assunto, das séries, treinos etc e como sabes sempre andei a meu belo prazer sem me preocupar com isso, mas a natureza do ser humano é mesmo assim. Evoluir faz parte da humanidade :D:D:D

Abraço
 
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albertosemcontador

Well-Known Member
Cuidado com essas contas: ter em conta o peso, tempo, vento e se vai na roda.

Nas mesmas condicoes (mesmo tempo, vento e peitinho ao vento) pegas numa subida apartir de 4%/5% (qt mais inclinado melhor) podes usar os watts, dividir pelo peso dele e multiplicar pelo teu e o valor é mt aproximado.

Ex: ciclista 75kg a 300w numa subida de 7% um de 50kg para ir ao lado dele vai a +- 200w. As contas sao: 300w / 75kg = 4w/kg 4w/kg*50kg=200w
Já os ajustes de velocidade/vento n sao nada lineares, têm um comportamento exponencial, ou seja o power para ir a 50km/h nao é o dobro do que é preciso para ir a 25km/h.

Mas se nao tens powermeter nao vas por aqui! Nao serve para nada. Usa o pulso que é muito mais util por ser replicavel e poderes medir sempre. Usa as ferramentas que tens.

E depende tambem da bicicleta e equipamento!

Um individuo numa bicicleta de Estrada num percurso Plano sozinho a 300 watts vai a uma velocidade!

O Mesmo individuo, numa bicicleta de TT, numa posicao de TT, a 300 watts vai a uma velocidade completamente diferente! Casos em que pode chegar a atingir entre 3 a 5 kilometros hora a mais!!! Depois ha os outros pormenores, Como o capacete e capas de sapatos etc..etc.. Que conta Sempre um pintelho AQUI e Ali, Mas Tudo junto, la se vai buscar mais um kilometro hora, agora o mais importante, a bicicleta de TT, que permite obter aquela posicao!!! Isso sim! Facilmente Ai o gajo vai buscar 3 kmh!! A vontade!

Ai NAO sei!!

Mas AQUI! Quem anda a caca de KOM e Tudo de TT, que isto Ja esta tao esmifradinho que NAO ha hipotese! Lol

Grande abraco...
 

Wawando

Well-Known Member
E depende tambem da bicicleta e equipamento!

Um individuo numa bicicleta de Estrada num percurso Plano sozinho a 300 watts vai a uma velocidade!

O Mesmo individuo, numa bicicleta de TT, numa posicao de TT, a 300 watts vai a uma velocidade completamente diferente! Casos em que pode chegar a atingir entre 3 a 5 kilometros hora a mais!!! Depois ha os outros pormenores, Como o capacete e capas de sapatos etc..etc.. Que conta Sempre um pintelho AQUI e Ali, Mas Tudo junto, la se vai buscar mais um kilometro hora, agora o mais importante, a bicicleta de TT, que permite obter aquela posicao!!! Isso sim! Facilmente Ai o gajo vai buscar 3 kmh!! A vontade!

Ai NAO sei!!

Mas AQUI! Quem anda a caca de KOM e Tudo de TT, que isto Ja esta tao esmifradinho que NAO ha hipotese! Lol

Grande abraco...
Sim, tens razao, mas nós, comuns mortais, quando andamos 20min a ftp já vai tudo a ganir tanto que não há posicao aero que se aguente.
Aqui no burgo tb há disso, os meus "rivais" nos percursos longos sao o bruno pais e sus muchachos do triatlo. Hehehe
 
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