Pneus de estrada para BTT

#1
Bom dia

Tenho uma bicicleta BTT da decathlon, roda 27,5 2.10, com travões de disco. Faço uns kms (entre 30 e 60) com alguma regularidade, maioritariamente em estrada. Não troquei para bicicleta de estrada, porque também gosto de dar umas voltas em caminhos e ocasionalmente até o faço.

Como existe a possibilidade de montar pneus mais finos nesta bicicleta e mais adaptados a estrada, gostava de experimentar. De preferência com outras rodas, para ser mais fácil a troca. Estou no entanto um pouco baralhado... Não sei que rodas devo procurar, se têm de ter já discos ou não...

Quem já experimentou e me consegue dar umas orientações?

Obg
Nuno Carvalho
 
#3
Qual é o modelo da tua bike?, vai aum decathlon e compra um par de rodas novo compativel ( os eixos e cassete das rodas) e uns pneus com piso de misto. tens tudo o que precisas na Decathlon. pergunta ao gajo das biciletas que la estiver...
 
#6
Num quadro desses já deves conseguir montar umas rodas de estrada - medida 700 - com respectivos pneus, onde tens muito mais escolha de pneus slicks do que se forem para 27,5. É uma possibilidade a considerar
Para isso é preferível uma de btt 29, até por causa dos eixos, que eu não sei qual a medida, possivelmente são qr9, se for o caso arranja-se boas e baratas em segunda mão
 
#9
Podes ver nos usados, há muitos pares de rodas boas à venda, muitos com pneus montados e discos. concerteza apanhas negocios de conjuntos completos por 100€!!!
Na Decathlon há lá umas rodas, penso eu iguais às minhas, sem discos... Mas ficam na casa dos 100€... É realmente o mais fácil, mas queria tentar algo usado, para ver se poupava alguma coisa.
 
#11
Para isso é preferível uma de btt 29, até por causa dos eixos, que eu não sei qual a medida, possivelmente são qr9, se for o caso arranja-se boas e baratas em segunda mão
Pelo que vejo na net, os pneus arranjam-se para 27,5. Ou seja, se quiser andar apenas a trocar de pneus é simples, tenho é de perceber a largura de pneus compativel com as minhas rodas .

Desculpa a ignorância, o que isso do eixo? Para perceber se a opção da roda 700 também dá
 
#12
Sim, mas as rodas têm de ter já os discos, ou têm de dar para discos? E dando para os discos, como sei se são compatíveis com os meus?
Olhas para as tuas rodas e vez se os discos são apertados com 6 parafusos ou com uma porca, vez o tamanho dos discos, as próximas rodas terão de ter o mesmo sistema se fores trocar os discos, mas por norma compra-se rodas e discos novos, logo a questão da compatibilidade dos discos não interessa a não ser no tamanho

Os eixos das rodas têm de ser idênticos em espessura e tamanho, se são apertos rápidos com uma patilha num lado e uma porca no outro são os QR9, se forem os passantes podem ter várias espessuras e varias tamanhos, claro que aqui o que interessa é saber o diâmetro porque não vamos comprar eixos mas os cubos têm de ser idênticos

Não esquecer que não se anda a trocar cassete todos os dias, logo é mais uma peça a ter em conta

Casos optes por comprar rodas idênticas é só montar pneus de estrada para 27,5

Se a ideia é aumentar o diâmetro, mais vale comprar rodas 29 bbt e comprar pneus para rodas 28, já vêm preparadas para discos e arranja-se mais em conta que umas próprias de estrada para discos

A largura dos pneus depende muito dos gosto e do tipo de piso que se vai usar, algo perto dos 28 será bom para a maioria das situações
 
#13
Muito obrigado pelo teu post. Tenho de comprar umas rodas idênticas, não quero andar a trocar mais coisas. Os discos são hidráulicos de 160mm, e o eixo pela tua explicação são QR9... O resto tenho de ir ver.
Estava aqui a ver estas do link em baixo na net, mas olhando para descrição não vai ser fácil perceber se dá para a minha bike

https://www.amontanha.pt/btt/474-mach-1-neo-disc-275-c-cubo-shimano-centerlock-par.html
 
#16
Bom dia

Tenho uma bicicleta BTT da decathlon, roda 27,5 2.10, com travões de disco. Faço uns kms (entre 30 e 60) com alguma regularidade, maioritariamente em estrada. Não troquei para bicicleta de estrada, porque também gosto de dar umas voltas em caminhos e ocasionalmente até o faço.

Como existe a possibilidade de montar pneus mais finos nesta bicicleta e mais adaptados a estrada, gostava de experimentar. De preferência com outras rodas, para ser mais fácil a troca. Estou no entanto um pouco baralhado... Não sei que rodas devo procurar, se têm de ter já discos ou não...
tenho o mesmo "problema", mas a bicicleta é da sport zone e a roda é 29, no entanto a minha ideia era arranjar só os pneus e ir trocando, para poupar nas rodas
 
#17
Essa foi a minha ideia principal, e até sou capaz de começar por aí, mas trocar os 2 pneus ainda vai dar trabalho. Trocar as rodas é bem mais simples, por isso, assim que apanhar uma boa oportunidade é isso que vou fazer
 
#19
Entretanto já reparei que os discos têm os tais 6 parafusos.
Há 30 anos atrás, fazia tudo o que havia para fazer na bicicleta, mas era bem simples, eram travões de calços e nada de mudanças. Isto agora parece bem mais complicado... pelo que percebi, com a roda da frente vai sair também o disco, com a de trás vai sair também o disco e as rodilhas das mudanças (o nome técnico é cassete?). Estás peças tem depois de ser montadas nas novas rodas, a não ser que as outras rodas também tenham essas peças já montadas. Por isso, estou a realmente a pensar se justifica ter rodas extra e não apenas o pneu e câmara de ar. É um trabalho diferente, mas principalmente na roda de trás, não deve demorar muito mais tempo que trocar a roda, montar disco e cassete.
 

joseruivo

Well-Known Member
#20
pelo que percebi, com a roda da frente vai sair também o disco, com a de trás vai sair também o disco e as rodilhas das mudanças (o nome técnico é cassete?).
Cada roda tem o seu próprio disco preso ao respetivo cubo. Tiras a roda, o disco vem atrás, não tiras e pões o disco. Cada roda de trás tem de ter a sua cassete, não andas a desmontar e montar cassetes cada vez que queres alternar entre uma roda e outra. É possível, mas não me parece prático, e requer duas ferramentas específicas.