Pneus de estrada para BTT

#41
Estou na dúvida entre um slick totalmente liso, o da Michelin ou outros com algum relevo, como o Continental Contact Speed. Estou mais virado para o Continental, mas agora estava a pensar se o pneu totalmente liso não vai ser um pesadelo com o piso molhado.
 
#43
Boa tarde a todos.

Estou a voltar à carga, para comprar o set de rodas suplentes para as rodas de estrada... de preferência usados... mas não está fácil encontrar algo aqui na zona de Lisboa, que fique realmente mais barato que as novas da decathlon.

Em relação às rodas, peço mais uma vez a vossa ajuda:
- Discos: Como vou ter o set de rodas e discos, serem de 6F ou center lock vão funcionar de igual forma?
- Eixos: Venho algumas informações de medidas de eixos... e tenho aqui algumas dúvidas. Pelo que me escreveram, se forem de aperto rápido, como as minhas, devem funcionar sem problemas?
- Como a bicicleta é de 9V, se o cepo da roda traseira for de 9V, à partida também vai ser compatível, certo?

desculpem as dúvidas existenciais... mas estou com algum receio de comprar usado ou via net, e depois não dão para a bicicleta.

obg e muito bom ano para todos!!!
 

gfrmartins

Well-Known Member
#44
Boa tarde a todos.

Estou a voltar à carga, para comprar o set de rodas suplentes para as rodas de estrada... de preferência usados... mas não está fácil encontrar algo aqui na zona de Lisboa, que fique realmente mais barato que as novas da decathlon.

Em relação às rodas, peço mais uma vez a vossa ajuda:
- Discos: Como vou ter o set de rodas e discos, serem de 6F ou center lock vão funcionar de igual forma?
- Eixos: Venho algumas informações de medidas de eixos... e tenho aqui algumas dúvidas. Pelo que me escreveram, se forem de aperto rápido, como as minhas, devem funcionar sem problemas?
- Como a bicicleta é de 9V, se o cepo da roda traseira for de 9V, à partida também vai ser compatível, certo?

desculpem as dúvidas existenciais... mas estou com algum receio de comprar usado ou via net, e depois não dão para a bicicleta.

obg e muito bom ano para todos!!!
Center lock ou 6 furos funcionam da mesma maneira em relação aos travões a unica questão é que os discos são diferentes, ou compras uns novos (se for diferente ao que tens) ou compras um adaptador

Se for aperto rapido (qr) as medidas são sempre iguais, 9mm, se vierem com outros tipos de eixo é que já depende.

Normalmente sim, é tudo compatível, mas depende do modelo, é uma questão de confirmar.

O que procuras em termos de rodas?
 
#45
Center lock ou 6 furos funcionam da mesma maneira em relação aos travões a unica questão é que os discos são diferentes, ou compras uns novos (se for diferente ao que tens) ou compras um adaptador

Se for aperto rapido (qr) as medidas são sempre iguais, 9mm, se vierem com outros tipos de eixo é que já depende.

Normalmente sim, é tudo compatível, mas depende do modelo, é uma questão de confirmar.

O que procuras em termos de rodas?
Procuro uma roda traseira de 27.5, com cassete de 9v, para colocar com o pneu para rolo.

Como em termos de preço é capaz de compensar, se encontrar o par, já fico com uma extra á frente para colocar o pneu slick.
 

Pires

Active Member
#46
O cepo traseiro mesmo sendo de 10/11 velocidades podes meter uns espaçadores para preencher o espaço, e nos cubos com eixo podes também meter adaptadores para o diâmetro pretendido, a única medida que tem de bater certo é o comprimento
 
#47
O meu conhecimento técnico não vai muito longe . Quando falamos do diâmetro do eixo de 9mm, é o diâmetro do parafuso que depois aperta na bicicleta, certo?

Então e comprimento que agora referes é o quê? Continuo sem perceber se a largura do eixo, ou seja a largura do quadro onde a roda aperta é sempre igual, mesmo com cepos para mais velocidades.

Desculpem a ignorância e muito obrigado pela ajuda.
 

Pires

Active Member
#48
Esse diâmetro é do eixo que está dentro do cubo da roda, 9mm/12mm/15mm
O comprimento que me estava a referir é o comprimento desse mesmo eixo do cubo 100mm/110mm/120mm/135mm/142mm/148mm agora há tanta variedade de rodas para tudo e mais alguma coisa que tens de ver essa medida, acaba por ser a principal.
O mais comum agora é 15mm/100mm à frente e 12mm/142mm a trás, mas acho que já tinhas dito que a tua bicicleta tem QRs e 9 velocidades, portanto as tuas devem ser 100mm à frente e 135mm a trás
 
#49
Esse diâmetro é do eixo que está dentro do cubo da roda, 9mm/12mm/15mm
O comprimento que me estava a referir é o comprimento desse mesmo eixo do cubo 100mm/110mm/120mm/135mm/142mm/148mm agora há tanta variedade de rodas para tudo e mais alguma coisa que tens de ver essa medida, acaba por ser a principal.
O mais comum agora é 15mm/100mm à frente e 12mm/142mm a trás, mas acho que já tinhas dito que a tua bicicleta tem QRs e 9 velocidades, portanto as tuas devem ser 100mm à frente e 135mm a trás
Ok, acho que é mesmo essa medida que estou a pensar. O melhor é mesmo medir... Devo medir o valor do quadro onde a roda agarra?

Obg
 

Carolina

Well-Known Member
#54
Desde que tenha o mesmo número de velocidades e o número de dentes não ultrapasse o limite do desviador, não deverás ter problemas.

Eu tenho 1 roda com cassete 12-27 e outra com 11-32 e troco sem problemas ou necessidade de afinação.

Vê a referência do teu desviador e na net certamente encontras o limite.
 

Pires

Active Member
#55
É o que a Carolina disse, desde que o desviador suporte e a corrente não fique demasiado frouxa ou esticada metes a cassete de 9v que quiseres.
 
#56
é um shimano altus... na net encontrei 2 diferentes, um com 45D e outro 36D... pelo que sim, pelo não, se calhar é melhor manter o máximo de 34 que tenho, aliás, os que tenho visto mais comuns até são os 11/32.
 

joseruivo

Well-Known Member
#57
é um shimano altus... na net encontrei 2 diferentes, um com 45D e outro 36D... pelo que sim, pelo não, se calhar é melhor manter o máximo de 34 que tenho, aliás, os que tenho visto mais comuns até são os 11/32.
Se funciona com 34, funciona igualmente bem com 32. A questão seria só se quisesses por carretos muito maiores
 

joseruivo

Well-Known Member
#59
sim, sim... também vi uns de 11/36... mas do que me recordo até são mais caros, por isso, acho que nem vale a pena arriscar.
1) Funciona;
2) Se vais manter o pedaleiro de BTT não deverás precisar de andamentos tão leves. O de 32 chega e sobra, deve ser mais leve, e até dizes que é mais barato :)
 
#60
Boa tarde,

desculpem continuar a fazer perguntas... mas com a procura de rodas, fiquei indeciso, e gostava de ter a opinião de quem tem já este tipo de soluções.

Neste momento, já tenhos os slicks (uns michelin wild run 1.4) para as rodas 27.5.

O preço mais em conta que encontro para um set de rodas (rodas mission, com cubo shimano 36f), discos de 160mm e cassete de 11/32, anda à volta de 85€.

Depois encontrei no olx, umas rodas de estrada, com cassete de 9v (ainda estou a confirmar os carretos), discos de 160, e com o eixo de 9mm, por 110€.

https://www.olx.pt/anuncio/rodas-de-btt-oara-estrada-IDBPfsH.html

Fica mais caro, mas eventuntualmente ainda me consigo desfazer dos slicks e camaras de ar para 27.5, e recuperar alguma coisa. Em termos de andamento também devo ter alguma diferença por serem mais finas e maiores... mas também com algum receio que as rodas de estrada não "encaixem" bem... pelo que estou bastante indeciso.

O que vos parece?

obg.