• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

pneus chuva

albertosemcontador

Well-Known Member
Albertosemcontador e os outros, qual a opinião sobre pneu vredestein fortezza all weather?

Boas Pedro, ainda hoje sugeri e dei o meu parecer pela minha experiencia nos Vredestein Fortezza, aqui neste topico do jplopes Pneus: Vittoria Zaffiro Pro Folding Clincher Road Tire

Os Vredestein Fortezza sao um excelente pneu de inverno, senao o melhor a nivel de estabilidade na chuva e resistencia a furos. O que acontece e que, a nivel de feeling, a nivel de feedback de estrada sao muito estaticos, nao tem vida, nao te dao grandes sensacoes a nivel de andamento, e um pneu morto...

Agora como pneu de inverno, relativamente a chuva, resistencia anti furo e estabilidade anti deslizamento e excelente. Mas e um pneu bastante monotono e aborrecido, com pouco feeling, sem sensacao, sem alma, sem piada...

Uma boa combinacao a nivel de sensacao de estrada, seguranca na chuva e resistencia a furos, embora esta aqui ultima em menor que os vredestein, sao os continental Gatorskin. Mas claro nao se pode ter todas as qualidades num pneu so... Ha que dar prioridades consoante a altura do ano e carteira do individuo claro.

grande abraco...
 

PedroPereira

New Member
Estava a perguntar porque tenho esses pneus há 6/7 meses e nunca tive nenhuns Continental dos quais falam muito bem.Também nunca conheci ninguém que tivesse uns Vredestein e daí a minha pergunta. Na altura comprei a 55€ o par, um bocado baseado nas reviews que se encontram na internet. Confirmo o que disseste, é óptimo em tempo molhado. Bem melhores que os Zaffiro que tinha anteriorente.

Quanto ao fato de ser monotono e aborrecido, referes-te a quê? Reatividade à aceleração? Sensação de velocidade em contato com a estrada? É isso?
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas Pedro
Sim, exactamente isso... Quer esses, quer os antigos, os tricomp, tambem ja rompi uns pares...

Nem e tanto pela sensacao de velocidade, mais pela acelaracao, descidas, curva contra curva, em escalada nas subidas, ataques de roda a pulicar, etc...

No fundo aquela sensacao que um pneu tem que dar sempre da borracha a ranger no chao, a borracha ou o compound a acompanhar o teu movimento pedaleiro e o movimento da direccao se e que me entendes, e o tipo de pneu que eu gosto, evidentemente tem um senao que e o desgaste, mas e muito mais divertido, pelo menos a mim da-me mais gozo. A borracha a queimar, a desgastar, como se fosse a tracar uma linha de giz no chao, mas sem atrito. Evidentemente que e aqui que acabas por gastar mais dinheiro num pneu... E o gozo que ele te da... E nem tanto pela seguranca, ou pela capacidade de resistencia a furos.

Sensacoes dificeis de entender, coisas que so sabe quem ja rompeu muitos pneus na estrada e mesmo assim nem todos...Muita gente tem muita experiencia com pneus e nao tem sensibilidade para isso...E por exemplo experiencia de btt, nao da para comparar.

Nos Vredestein nao sinto tanto isso. Por exemplo. Nesse aspecto o melhor pneu que e o que uso mais e o Vittoria open corsa cx. Clincher e tubular.

Grande abraco.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas!

As rodas são syncros Race 27 e o quadro e deste ano.
Os travões são Shimano BR-R561

E uma speedster 10.

Obrigado!

Boas amigo rodas syncros race 27 sao equivalentes as Fulcrum racing sport, podem levar pneus 25.

O quadro e deste ano, pode levar pneus 25.

Travoes Shimano BR-R561 sao da linha non series mas de dual calliper, tambem pode levar pneus 25, e so ajustar com a medida da relacao, pneu vs espessura da jante.

Conclusao: Podes meter pneus 25 na tua speedster a vontade e deves...;)

Nao sei de onde tiras-te a ideia de que nao podias?

grande abraco...
 

PedroPereira

New Member
Sim, a sensação que o pneu transmite é mesmo conforto e segurança. Não é a coisa mais divertida, as sensações ao rolar são sempre muito idênticas, quer seja em subida, descida ou a rolar a top, embora cumpra a sua função.

Afinal, para aquilo que pretendia, que era segurança e conforto, fiz uma excelente escolha ;)

Obrigado pela opinião, abraço
 

xico1984

Member
Boas amigo rodas syncros race 27 sao equivalentes as Fulcrum racing sport, podem levar pneus 25.

O quadro e deste ano, pode levar pneus 25.

Travoes Shimano BR-R561 sao da linha non series mas de dual calliper, tambem pode levar pneus 25, e so ajustar com a medida da relacao, pneu vs espessura da jante.

Conclusao: Podes meter pneus 25 na tua speedster a vontade e deves...;)

Nao sei de onde tiras-te a ideia de que nao podias?

grande abraco...

Obrigado!

Vi algures que isso era um ponto negativo.. Só poder levar 23!

Já agora e um pouco offtopic..

Que achas dessas rodas?

E o que quer dizer dual calliper?
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Obrigado!

Vi algures que isso era um ponto negativo.. Só poder levar 23!

Já agora e um pouco offtopic..

Que achas dessas rodas?

E o que quer dizer dual calliper?

Desculpa nao tinha visto o teu edit

Os mais comuns nas bicicletas de estrada, esquecendo os V-brake utilizados em ciclocross

Sao dual caliper ou dual pivot caliper e os mono pivot ou mono pivot caliper.

Mono pivot caliper Basicamente sao 2 bracos em forma de U cruzados em um pivot central e o movimento parte de um so pivot que aperta os 2 ao mesmo tempo como se fosse uma mola.O mesmo bolt que trabalha a mola com o apertar dos travoes e o mesmo que aperta na forqueta, centrado. Funcionam bem com jantes de espessura fina e claro automaticamente sendo a espessura da roda muito fina, os pneus devem acompanhar a espessura e serem mais finos. Usados mais antigamente, em bicicletas mais antigas, entre 2 tipos, centerpull ou sidepull, apertavam no centro da juncao com pivot ou na parte lateral da juncao com pivot. Este tipo de travao, nao serve na maior parte dos casos e nao e recomendavel para pneu 25, pelos motivos que referi anteriormente entre outros.

Dual caliper ou dual pivot caliper Sao os mais frequentes, mais modernos e mais usados actualmente. Sao semelhantes aos mono pivot em questoes de engenharia no entanto tem um segundo ponto de rotacao extra nos calippers, que te permite melhores afinacoes, rolar jantes mais largas e claro, pneus mais largos. Tambem sao mais suaves e mais eficazes ao travar.

Quanto as rodas, sao umas rodas humildes, mas de boa qualidade, Syncros e uma satelite da scott, por exemplo como a bontrager e para a trek. Sao rodas para treinar e para comecar chega... Nao precisas de mais...Tem e que estar sempre bem afinadinhas, bem limpas, bem mantidas, com wheel truings em dia e bem feitos e com revisao nos rolamentos e pistas de travao bem limpas fazem muito bem o seu trabalho. Rodas desse nivel, ou seja essas syncros, as fulcrum que te falei, as shimano Rs11, dt swiss r24, etc..etc.. Sao todas a mesma coisa, pouca e a diferenca que notas entre as mesmas.

Depois tens o outro escalao acima das zonda, Rs81 e por ai fora ate chegares as lightweight ;) lol

Mas na minha opiniao o upgrade de rodas nao e importante...Ha coisas muito mais interessantes onde gastar o dinheiro, como por exemplo um power meter.

Rodas tem e que ser bem mantidas...

grande abraco...
 

Pratas7

Active Member
Boas Pessoal

na continuaçao do meu ultimo post(diferença entre os 23 e 25mm) e para saber o que posso usar na minha Bike(triban 540)
em baixo está a parte das rodas e pneus de origem, onde faz referencia a 23 e 25...tou na duvida se posso utilizar 25!!!

Rodas
Rodas Mavic Aksium ONE
Alumínio 6061
Altura de 24 mm para maior rigidez lateral
Raios em aço (20 à frente e 20 atrás)
Rolamentos selados

Pneus
Pneus: Hutchinson Equinox
Estrutura: Bi-matéria para maior aderência, durabilidade e rendimento.
Carçaca: 66 TPI
Dimensões: 23-622 (700 x 25c)
Pressão máx.: 9 bar/130 psi
Peso: 300 g
 

xico1984

Member
Desculpa nao tinha visto o teu edit

Os mais comuns nas bicicletas de estrada, esquecendo os V-brake utilizados em ciclocross

Sao dual caliper ou dual pivot caliper e os mono pivot ou mono pivot caliper.

Mono pivot caliper Basicamente sao 2 bracos em forma de U cruzados em um pivot central e o movimento parte de um so pivot que aperta os 2 ao mesmo tempo como se fosse uma mola.O mesmo bolt que trabalha a mola com o apertar dos travoes e o mesmo que aperta na forqueta, centrado. Funcionam bem com jantes de espessura fina e claro automaticamente sendo a espessura da roda muito fina, os pneus devem acompanhar a espessura e serem mais finos. Usados mais antigamente, em bicicletas mais antigas, entre 2 tipos, centerpull ou sidepull, apertavam no centro da juncao com pivot ou na parte lateral da juncao com pivot. Este tipo de travao, nao serve na maior parte dos casos e nao e recomendavel para pneu 25, pelos motivos que referi anteriormente entre outros.

Dual caliper ou dual pivot caliper Sao os mais frequentes, mais modernos e mais usados actualmente. Sao semelhantes aos mono pivot em questoes de engenharia no entanto tem um segundo ponto de rotacao extra nos calippers, que te permite melhores afinacoes, rolar jantes mais largas e claro, pneus mais largos. Tambem sao mais suaves e mais eficazes ao travar.

Quanto as rodas, sao umas rodas humildes, mas de boa qualidade, Syncros e uma satelite da scott, por exemplo como a bontrager e para a trek. Sao rodas para treinar e para comecar chega... Nao precisas de mais...Tem e que estar sempre bem afinadinhas, bem limpas, bem mantidas, com wheel truings em dia e bem feitos e com revisao nos rolamentos e pistas de travao bem limpas fazem muito bem o seu trabalho. Rodas desse nivel, ou seja essas syncros, as fulcrum que te falei, as shimano Rs11, dt swiss r24, etc..etc.. Sao todas a mesma coisa, pouca e a diferenca que notas entre as mesmas.

Depois tens o outro escalao acima das zonda, Rs81 e por ai fora ate chegares as lightweight ;) lol

Mas na minha opiniao o upgrade de rodas nao e importante...Ha coisas muito mais interessantes onde gastar o dinheiro, como por exemplo um power meter.

Rodas tem e que ser bem mantidas...

grande abraco...

Espectaculo de resposta!

Obrigado!

Que é wheel truings?

Porque achas que vale investir num medidor de potencia?
 

DMA

Well-Known Member
Em relação à chuva, tenham atenção que o mais importante é a técnica.
Saber ler a estrada, antecipar e não arriscar nada. Travagem suaves e com margem de segurança, curvar com a bike direita ou pouco inclinada (há vídeos engraçados sobre como curvar com a bike direita, mas ajudando com o corpo), tentar ler na estrada zonas sujas, com óleo, etc. Podemos ter os melhores pneus do mundo, mas em piso molhado (e sujo então ... ) a sua aderência será sempre muito limitada.

Quanto aos pneus os Continental GP 4000 são caros, mas são fantásticos.
E duram muito, logo o preço fica bastante diluído.
 

Pratas7

Active Member
OK

tenho 2 duvidas:
- os continental GP 4000, é apenas para outono/inverno? ps: nao estou a falar de moda :)
nao tenho ideia em estrada do que significa "durar mt", quantos km +/-?
- continuo com a duvida em relaçao ao 23 e 25mm em relaçao a minha bicicleta(Triban 540) e indicaçoes de origem em baixo
posso comprar 25mm?


em baixo está a parte das rodas e pneus de origem, onde faz referencia a 23 e 25...tou na duvida se posso utilizar 25!!!

Rodas
Rodas Mavic Aksium ONE
Alumínio 6061
Altura de 24 mm para maior rigidez lateral
Raios em aço (20 à frente e 20 atrás)
Rolamentos selados

Pneus
Pneus: Hutchinson Equinox
Estrutura: Bi-matéria para maior aderência, durabilidade e rendimento.
Carçaca: 66 TPI
Dimensões: 23-622 (700 x 25c)
Pressão máx.: 9 bar/130 psi
Peso: 300 g
 

DMA

Well-Known Member
Pratas as medidas não são padronizadas. Um 25 duma marca pode ter tanta largura com um 23 doutra.
Os Conti GP 4000 são gordinhos, por isso um 23 equivale a muitos 24 ou 25.
Nas tuas rodas podes instalar os Conti 23 ou 25.
O que pode limitar é o espaço na forqueta ou entre as escoras inferiores traseiras.
Se não queres arriscar compra os 23, que como já disse já são bem gorditos.

E em relação à estação; são para nadar o ano todo, não te preocupes com isso.
Em relação aos kms, os meus já devem ter feito mais de 7 000 km e ainda estão aí para as curvas.

E como já foi dito são uns pneus que rolam muito bem :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Espectaculo de resposta!

Obrigado!

Que é wheel truings?

Porque achas que vale investir num medidor de potencia?

Boas Xico... Quanto ao wheel truing ja ouvi muitas bacoradas acerca do assunto e muita gente que se diz entendido a fazer asneira e da grossa...

Da uma olhada neste video...Este senhor sabe falar, fazer as coisas bem feitas como devem ser...

https://youtu.be/bcZ1jjB_AdQ

Mas atencao!! Deve ser feito por alguem especializado... Nao e tao facil como parece... E preciso ter experiencia...

Quanto ao power meter...

E muito simples...

Na minha opiniao so ha uma hipotese de melhorar e crescer em ciclismo, ou seja, tornares-te mais rapido... Como?

Simples, e pedalar com alguem que te de roda...Constantemente...E conseguir uma margem para seguires essa mesma roda...Sem que essa pessoa te deixe para tras totalmente, mas...sempre a dar roda... Ou seja...So ha uma forma... Um treinador...Um treinador de ciclismo faz isso...

Um power meter...Quando e bem usado... E isso que faz... E uma ferramenta de pacing... Permite-te treinar da mesma forma, inteligentemente, todos os dias... a qualquer hora e mais importante, sozinho...

E claro.. Um treinador custa muito dinheiro... Mensalidades, anos...Etc...

um power meter so custa dinheiro uma vez... ;)

Muito podiamos falar acerca deste assunto... A minha explicacao e simples para ti, para entenderes.

Falar em Vo2 max, threshold e por ai fora contigo seria prematuro e so te vai confundir... Porque nao das uma olhada no livro

Training and racing with a power meter de Hunter Allen e Andrew Coggan e depois passa por aqui para discutir umas ideias...Ou no topico que ja existe acerca de Watts e potencia...;)

grande abraco...
 

Pratas7

Active Member
DMA, muito obrigado pelas dicas!
peço desculpa mas gosto de entender as coisas para conseguir aprender

os pneus originais como podes ver em cima, indica 25mm e segundo os comentarios anteriores 25mm dá mais segurança do que os 23mm

entendo os argumentos para usar o GP4000 em 23mm mas onde posso confirmar os tamanhos com a minha roda?
help :)
 

edununo

Well-Known Member
DMA, muito obrigado pelas dicas!
peço desculpa mas gosto de entender as coisas para conseguir aprender

os pneus originais como podes ver em cima, indica 25mm e segundo os comentarios anteriores 25mm dá mais segurança do que os 23mm

entendo os argumentos para usar o GP4000 em 23mm mas onde posso confirmar os tamanhos com a minha roda?
help :)

Dimensões: 23-622 (700 x 25c)

Para mim isto é gralha.
23-622 ou 700x23c é a mesma coisa. São 2 maneiras distintas de apresentar a dimensão de um pneu.

Não há nenhum pneu que possa dizer: 23-622 (700 x 25c).
Ou é 23-622 (700x23c) ou é 25-622 (700x25c)

maxresdefault.jpg
 

Fevereiro

Member
Sempre li que com chuva era uma questão de técnica e que esses pneus de chuva só pioravam a condução.

Os pneus nas bikes de estrada são tão finos que para que o aquaplanning aconteça teria que haver muita àgua mesmo, depois ainda há a porosidade da estrada.

Devido a isto sempre andei com pneus estilo "slick" com chuva ou não.

Penso que pneus do estilo apresentado acima não valham mesmo a pena. Passar de um 23 para 25 ai sim talvez ajude.
 

Duke

Well-Known Member
o problema dos dias de chuva não a chuva em si...

mas sim o óleo que as estradas estão cheias que com a água torna-se uma armadilha!

o curioso é que se o vosso carro na inspecção tiver fugas de óleo, pode passar mas se tiver uma pequena fuga de agua já chumba...
 
Top