• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

osicran

New Member
Uma sorte para todos nós ter neste espaço quem descreve e fotografa desta maneira. Desfrutar e agradecer esta sorte é o mínimo. Pelo menos para mim.
 

Mingus

Member
Bem, que relato e passeio fantástico. Parabéns Duchene. Até já fico um pouco acanhado de relatar a minha volta de ontem, mas de qualquer forma fica a história:

Aproveitando o período de férias que foi sendo adiado de semana para semana por força do caudal de trabalho, ontem resolvi fazer mais uma incursão ao Montemuro. Desta feita fui à Serra de S. Pedro que, com os seus 1.100mts de altitude, penso ser o segundo ponto mais alto deste acidente montanhoso.

Não tenho mapa desenhado pois as estradas que escolhi para lá chegar são já bem conhecidas por todos e o desvio para a subida está muito bem identificado. Escolhi a 224 de Entre-os-Rios até Arouca, a 326 até Alvarenga. Aqui corte à direita em direcção a Castro D'Aire e meia dúzia de curvas à frente aparece o desvio para Bustelo, Noninha, Srª do Monte e Serra de São Pedro. Comecei a pedalar pelas 7:00 da manhã, sentia fadiga nas pernas e a determinada altura ponderava virar para Vila Viçosa em Alvarenga, mas decidi arriscar e ver como corriam as coisas.

Os primeiros 3kms da subida são duros, acessíveis e sem qualquer interesse. O piso é mau e a paisagem é "morna". Ao km 4 a paisagem muda radicalmente. Pode ver-se o Montemuro e suas eólicas, as aldeias de Bustelo e Noninha mais acima, e ainda mais acima o desfio asfáltico que me aguardava.
Até Bustelo é zona de descanso que chega mesmo a ter, para minha enorme surpresa, uma descida. Depois de se passar Bustelo, onde os simpáticos locais cumprimentam e ficam a olhar para o tolinho em cima da burra, começa-se a subir bem outra vez, mas ainda assim bastante acessível. Entretanto chega a aldeia de Noninha e vê-se na cara dos aldeões um misto de riso e espanto, e percebe-se bem porquê, pois a partir daqui começa a verdadeira subida. E que subida. São rectas e curvas com uma inclinação tremenda.

O conta voltinhas lá roçava os 6.5kms/h, mas o mais importante era manter as bpm estabilizadas. Ainda que não haja zonas de descanso, há apenas subida e rampas muito inclinadas, lá fui conseguindo "descansar" nalgumas zonas para fazer descer as batidas. O calor era imenso, o barulho de insectos a passarem de um lado para o outro e a inclinação a apertar comigo, mas estava mais ou menos controlado até à penúltima rampa acentuada. Aqui, não queria desmontar mas também não queria descontrolar as bpm mas para passar a rampa tive de me pôr em crenques o que disparou a batida. Felizmente a rampa deu lugar a subida e controlei-me um pouco mas mais à frente tinha a cereja no topo do bolo. Os últimos 600 / 800mts de estrada para os 1.100mts de altitude.

Infelizmente não consegui acalmar a bpm e optei por desmontar e fazer aquele pedaço a pé. Fiquei um pouco triste, pois, apesar de saber que ainda tenho poucos kms de experiência, o "fantasma do tabaco" voltou. Senti-me muito bem em termos musculares mas o pulmão e coração "traíram-me". Ainda sabendo que seja quase impossível, gostava de recuperar 100% dos estragos que os anos de fumador me fizeram.

Chegado ao topo o plano era descer por Casais e entroncar na 321 em Meridãos. Foi o que fiz, mas um bocado irritado pois a descida era, durante um par de kms, em paralelo. Felizmente foi só até Casais, mas mesmo descendo muiiiiito devagar as dores nas costas, braços e ombros eram inevitáveis. A estrada entre Casais e Meridãos é lindíssima. Nesta altura há muitas maias e o amarelo desta planta no meio do arvoredo é fantástico.

O resto é a descida para Entre-os-Rios sem qualquer ponto relevante. No final foram 120kms à média de 19.50kms/h. Esta subida é muito dura, na minha opinião mais dura que a subida de Faifa, mas não aconselho pois a descida em paralelo, ainda que por 2kms, é horrível. Cometi um erro que podia ter sido fatal, levei excesso de roupa, mas às 7 da manhã, quando comecei, estavam 8º e quando cheguei estavam 30. Estamos sempre a aprender...

Off topic
Ontem era dia de aniversário de namoro, e para meu espanto a minha mulher sugeriu irmos passear aonde eu já há muito tempo a queria levar, mas sem conseguir convence-la - a Estalagem Porto Antigo. Chegamos lá ao fim da tarde e acabamos por jantar lá. Ficou um pouco caro, mas era um dia especial, o pôr do sol no ancoradouro do hotel não tem preço e acabei por passar o dia numa zona realmente magnífica.

Abraços a todos
 

fmm

Member
Boas

Antes de mais peço desculpa pelo off topic. Logicamente se isto não "couber" aqui podem apagar.
A coisa de 4 anos estive de férias na zona do Gerês e fui a uma localidade que se chama Brufe. A zona é de se "babarmos" com a paisagem envolvente. Simplesmente fantástica. Estou a ponderar voltar la um dia e desta vez quem sabe acompanhado também da fininha.
Alguém costuma pedalar nessa zona ? Aquilo é um constante carrocel : sobe e desce, sobe e desce.


Abraço

Filipe
 

fmm

Member
Boas Myrage

Não quis falar no restaurante para não fazer publicidade.
Verdade seja dita que comi lá. Comi muito bem e bebi tb muito bem. Foi quase um manjar dos Deuses, pois como era Verão comi na esplanada, e com aquelas vistas, foi suberbo.
Pois tens razão, aquilo é cada descida e cada subida que até metem os cabelos em pé.

Abraço

Filipe
 

Scorpio

Banned
Tou a ver que vocês estao muito verdinhos em termos de "sooooooooobe e desce" ! :D

O meu "centro de estagio" é no Campo do Geres e Brufe é quase sempre passagem obrigatória.

E que tal organizar um PIF para o Geres??? Eu ofereço-me como voluntário para fazer o track. :)

Boas pedaladas
 
Last edited:

fmm

Member
Boas Geo

Tudo em ordem ?
Sendo eu um homem do Ribatejo, a geografia por aqui não me permite ter muita expericencia em subidas. :eek:
Calculo que deve haver por esse Portugal bem pior, no entanto no meu entender essas ja não são pêra doce, isto a julgar pelos caminhos que fiz por aí de carro. ;)

Abraço

Filipe
 

Myrage

Member
GeoRCZ, olha que o peixe morre pela boca !
Organiza lá algo bem maduro. Se é um PIF, um POF, ou um Puf.... pouco interessa ;)

MY
 

duchene

Well-Known Member
Obrigado a todos pelas simpáticas e encorajadoras palavras.

@mr.al
A ideia aqui não é intimidar! É, pelo contrário, incentivar!

...

Para Lamas de Olo ficas bem servido quer subas por Vila Real, quer subas por Mondim...

No entanto é volta para ficar bem perto dos 215km, caso não queiras voltar pelo mesmo sítio.

A minha sugestão vai no sentido de ires até ao Marco por Vila Boa do Bispo, subir até perto de Amarante pela EN-101-5 (que fiz à dias), subir até ao alto de espinho e daí até Vila Real, por Mondrões onde já ficas apontado à subida do Alvão.

Depois subir o Alvão, corte para Lamas de Olo, descer para Mondim via Bilhó, dizer adeus à Sr.a da Graça e continuar de Mondim para Amarante pela estrada antiga. Regressar ao Marco agora pela tradicional N210, junto ao Tâmega. E depois do Marco era o sobe e desce até casa.

Depois dormias um soninho celestial, garantido! Nem era preciso verde para ajudar...

@NiKES
De facto para quem dizia que "desta água (da chuva) não beberei..."

Mas até nem me aborreci muito com a chuva. Foi a excepção possível com a sede de estrada que tinha e sabendo que é uma zona em que posso andar com alguma tranquilidade e não passo por centros urbanos ou com muito movimento. Caso contrário tinha saído de roda grossa, para o monte!

Quanto a Pisões, toda a zona da barragem e também Montalegre está já destinada a uma próxima aventura, quando regressar aquelas banda. Mas não gosto de repetir consecutivamente as mesmas zonas, por isso será para mais daqui a uns tempos.


@Mingus
Ficaste fã do Montemuro! De facto ali não há mais do que dureza pura... e agora com o calor a apertar, ainda pior. Quanto à fatiota, nada como passar um pouco de frio nas primeiras horas e depois andar mais à vontade. Se bem que esta meia estação é complicada, no sentido de se escolher a roupa certa para uma amplitude térmica tão grande.

@Geo
Vai lá gozar com outro! Nem todos têm essa sorte, por isso aproveita bem... um dia destes também vou para lá fazer umas subidas a sério, mas com desmultiplicações modestas que as pernas são fraquinhas!
 

mr.al

New Member
@duchene
Ui, ui!! Não me tinha passado pela cabeça partir de casa para Lamas de Olo!;) 215km por estas bandas?! Isso daria um acumulado superior às 4 'milenas', é uma grande maluqueira... talvez um dia! De qualquer forma obrigado pela sugestão.
A ideia é partir do Marco e fazer exatamente o percurso que propões, mas ao contrário.. Já subi o Marão por Amarante, mas ainda não o subi desde Vila Real...
A ver vamos se há 'autorização de saída' no prox fds!!

@Geo
Tudo bem contigo?
Quanto ao Gerês, é uma boa oportunidade para fazer um PIF Internacional!!!
Tenho na cabeça um percurso que já fiz de carro, do género 'rota das Barragens':
Caniçada, Salamonde, Paradela, Pitões das Junias, Tourém, Salas (Espanha), Presa de Conchas, Lindoso, Germil, Brufe, Vilarinho das Furnas, Caniçada. 160km 4600m D+ segundo o google!(mas não será esta a kilometragem de um encontro apropriada para estas zonas... Só se for em dois dias!)

Abraços
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal.... estão a estranhar o meu silêncio neste tópico?;);) Pois eu tenho andado "hibernado" no meio dos papeis, facturas e afins, a tentar recuperar o tempo perdido na organização do PIF*U... que saudades!!!!

Bom, agora que arranjei uns minutinhos de folga, vou aproveitá-los para mandar os meus bitaites.

André e Geo

Obrigado pela vossa ajuda quanto à possibilidade de fazer Pitões das Júnias - Portela do homem. Depois fui ver num mapar e realmente existem por lá uns caminhos para explorar. É interessante ver aquele bocadinho de terra lusa dividida por uma albufeira em pleno território "infiel". Fiquei ainda mais curioso por ver aquilo.

André

Quando for grande quero saber tirar fotos como tu. Um relato à tua medida com as fotos a condizer. Mais uma vez os meus sinceros parabéns. No meu horizonte próximo também irei tirar a barriga de misérias, se tudo me ajudar.

Geo

Queres uma dica? Não tenhas pena!! Só vai quem quer sofrer, por isso mata tudo e todos!!!:D:D:D:D É claro que estou a brincar, até porque já saboreei um pouco desse mel (em todos os sentidos) chamado Gerês. Há tempos confidenciei, com o André, um passeio nesse paraíso, e fazer uma espécie de montanha russa. Por exemplo subir à Fraga negra por um lado, depois subi-la por outro, mas pelo meio meter a Portela e fazer o mesmo nas outras subidas que por lá existem. Seria um sobe e desce mas só no Gerês. Acredito que já dará uns bons kms com um acumulado muiiiito grande.


Bem pessoal, vou hibernar novamente:mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad:
 

Scorpio

Banned
Ok, vou estudar uma "coisa engraçada" para o Geres e depois proponho.

O que acham de criar um tópico relacionado só com as voltinhas naquela zona???? É que ste topico "era" do Porto mas já vai além fronteiras. :D
 

Myrage

Member
Oscargoka.... lol

Agora qualquer empenado faz 3000m de acumulado. Mas a culpa é dessas novas tecnologias que atribuem altimetria onde ela não existe.... então os efeitos Barométricos são fascinantes :)

MYbtwin ;)
 

nfnunes

New Member
Boa tarde André:
Terás a volta que fizeste "Boticas" em ficheiro para o Garmin.
Abraço e parabéns pela excelente volta.
Nuno Nunes
 

nfnunes

New Member
Obrigado André.
Só logo poderei enviar o teu percurso para o Edge. Se poderes aguardar ate lá agradecia.
Abraço
Nuno Nunes
 

duchene

Well-Known Member
É limitado, mas não tanto. :D
Fica disponível até segunda-feira.

Tenho todo o gosto em partilhar as voltas, mas por uma questão de privacidade, agora não tenho os percursos do Garmin públicos. De qualquer forma, caso alguém queira algum percurso em particular, pode naturalmente pedir-me directamente.

Boas voltas!
 
Top Bottom