• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

Mingus

Member
Oi Foguteiro,

Obrigado pelas tuas palavras. Em primeiro lugar tenho que vos agradecer, pois os relatos do pessoal do fórum (principalmente os teus, do Duchene e do Mr Al pela enormidade de kms que fazem) incentivaram-me a fazer estas voltas. Delicio-me a ler os vossos posts e depois vou para o googlmaps a ver por onde andaram e tirar ideias para mim.

Em relação ao PIF*U está pendente, pois tenho férias nessa altura e ainda não sei se vou para fora com a minha mulher. Vou negociando estas coisas com ela à medida. Mas acredita que já há muito tempo que quero conhecer o pessoal e fazer um belo passeio convosco. Tenho a certeza esse passeio vai ser arrebatador. Vou fazer os possíveis para estar presente.

Eu tinha ideia que já tinhas feito esse pedaço de estrada (Alvarenga - Parada de Ester) quando fizeste os 230kms e subiste o Montemuro pela encosta sul. Acho que vais gostar bastante e a inclinação é bastante acessível. Não vais ter dificuldade alguma de certeza absoluta. É muito km de solidão como a gente gosta. :)

A subida de Faifa é dura mas tenho a certeza que a vais subir na boa. Eu ainda tenho um ritmo muito baixo, subo muito mal mas desenrrasquei-me. Ao contrário da semana passada não há surpresas. :) Vais adorar o cenário.

@Duchene
Pensei que já tinhas estado nesse cruzamento de Faifa - há uma foto tua (na composição do tour de force) que me pareceu esse cruzamento. Vai lá sem medo pois tenho a certeza, que à semelhança do Fogueteiro, vais subir na boa.
É dura, mas já fizeste pior. :) E como dizes tem a componente cénica que ajuda a passar melhor.

Vou organizar as coisas para me tentar juntar a vocês no dia 1. :)

Abraços,
 

fogueteiro

Active Member
Mingus,

quando fui ao Montemuro, vertente sul, não fui por aí. Andei mais a sul. Fiz: Gaia - Vale de Cambra- S. Pedro do Sul - Castro Daire - e depois Montemuro. Não entrei para Ester, segui sempre pela estrada nacional.

Quanto ao andamento, para mim, é o menos. A mim interessa-me mais cumprir objectivos do que fazer uma média muito elevada e ficar a meio. Felizmente já aprendi que as coisas boas da vida fazem-se devagar.
 

NCIS

New Member
Tenho andado muito ocupado, que nem tempo tenho pa dar uma pequena volta de 40km. Acreditem ou não tou a gozar (nem por isso) duas semanas de férias e só fui dar uma volta de 35km na segunda feira da semana passada para matar saudades, isto porque arranjei 3 horas livres. Este ínicio de ano tem estado mau para mim, só peguei na minha menina três vezes e não fiz mais que 90km, mas parece que a partir da próxima semana vai mudar e já terei tempo para fazer voltas bem maiores.
 

Mingus

Member
@fogueteiro
Acho que fiquei confundido com tantos percursos. :) Não hão-de faltar oportunidades para experimentares esse troço entre Alvarenga e Parada de Ester.

@NCIS
Como diz o ditado: Não há fome sem fartura. Quando recomeçares vai ser em grande.
 

super.byke

New Member
Hoje aproveitando o bom tempo aproveitei para realizar uma volta que já à muito que estava no "baú" :D

Eu já tinha feito várias vezes o percurso em sentido contrário (sentido Montaria-Ponte do Lima) e sempre me assustou o trajecto entre o ponto C e D.
Hoje montei a cassete 25/12 (tenho à frente compacto 50/34) e lá fui fazer o percurso de Ponte do Lima para Montaria.
Bem, aquilo é mesmo assustador !!! são 5 km sem nenhum ponto de descanso, pelo meio existe um sinal que indica 15% de inclinação. Eu não tenho como medir a inclinação, mas duvido que a inclinação média tenha menos de 10%. (alguém consegue fazer o gráfico daquele trajecto entre C e D???) Isto é muito pior que a Sra da Graça...

Só para terem uma ideia tive de meter logo no início 34/25 e nunca mais o tirei, mesmo assim tive de alternar muitas vezes entre assentado e em crancks, pois não conseguia subir assentado tal era a inclinação.
dados da subida:
distância: 4,9 km
tempo: 28:35

Cá está o gráfico, cortesia do Nikes :)
GetInline.aspx


Depois deste calvário a viagem foi fácil até Montaria, onde voltei a subir à Sra. do Minho (no google não se consegue desenhar o trajecto), mas esta é bem mais fácil, apesar de ter 6 km sempre a subir e sem pontos de descanso, a subida é sempre constante e consegue-se subir sempre sentado e alternar entre o carreto 25 e o 23.
Ao contrário da subida anterior, o piso está uma vergonha, sendo que a descida, que é feita pela mesma estrada que se sobe, foi um autêntico calvário.
Dados da subida:
distância: 6,8 km
tempo: 32:53

O resto do percurso foi feito sem nenhuma nota de destaque a não ser que são 16 km sempre a descer da Sra. do Minho até Lanheses.
O percurso em si é excelente pois permite-nos andar por estradas muito pouco movimentadas :D

Quando vierem para estes lados podem experimentar :D
 

pantani

Member
Eu para a minha Maria me deixar ir ao PIF*Ultra, tive de negociar e muito, por isso dia 15 de maio tenho de levar a minha mulher e a minha filha á corrida do dia da Mulher.
 

super.byke

New Member
Hoje aproveitei a tarde de bom tempo para mais uma volta pelo Minho :) e lembrei-me que o Duchene e o Fogueiteiro deveriam de curtir parte do trajecto... passo a explicar

De Viana até Ponte do Lima não ocorreu nada de especial, a não ser a ausência de transito.... isto porque passei por inúmeras casas onde estavam a tratar "das limpezas para a visita Pascal" :D

Em Ponte do Lima subi para a Boalhosa (B a C) e desci para ponte da Barca (C a D)... este percursos é fantástico, uma subida de 13 km até à Boalhosa, em que a natureza nos rodeia, sendo que a parte final ocorre num vale bem pronunciado cuja paisagem é excelente (o meu telemóvel tira fotos horrorosas).... fui sempre acompanhado do cantar dos grilos o que foi fantástico. A descida para Ponte da Barca também foi muito interessante, nunca tinha lá passado mas recomendo a quem nunca por lá passou.

Chegado a Ponte da Barca voltei para Ponte do Lima com o objectivo de fazer a subida para a Serra d'Arga, mas desta vez indo pelo Cerquido (E a F) para poder comparar com a subida que tinha feito à uns dias atrás mas pelo lado de Mãos (G a F).

Esta subida pelo lado do Cerquido é um pouco mais longa (5,6 km: tempo; 34:32 ) que a subida pelo lado de Mãos (4,9 km; tempo: 28:35), continua a ser muito dura pois tem rampas com mais de 15% mas tem a vantagem de a meio ter cerca de 1 km cuja inclinação permite descansar um pouco. Esta subida pelo Cerquido tem um piso pior que a do lado de Mãos, serve perfeitamente para subir, mas para descer não aconselho (mais vale descer por Mãos). A paisagem continua a ser fantásticas por estas bandas, passando pelos riachos dá para ouvir a água a cantar, ouvir os pássaros e novamente os grilos (hoje era do dia deles :D).

No final desci por Mãos e rumei a Lanheses, terminando em casa... com 100km e um belo empeno :)

PS - Em minha opinião, qualquer uma destas 2 subidas, Cerquido e Mãos, é muito mais difícil que a Sra. da Graça. A subida da Boalhosa pode-se dizer que é a Agrela com 13 km :D

Gráficos - cortezia do Nikes :D

image002fr.png

image003rq.png
 

duchene

Well-Known Member
Excelente proposta SB!

Realmente a zona de Cerquido já me tem piscado o olho, especialmente quando passo lá pela A27 e fico a matutar como serão os quelhos por aquelas bandas. Vai ser para atacar um dia destes, assim como o troço da Boalhosa. Vamos ver quando dá para ir até ao Norte mais a Norte...

E como se estão a portar os upgrades? :D

-

Eu estou parado desde a volta de Amarante, a semana passada, e só devo pedalar na segunda-feira, algo ligeiro na companhia do Zé, para acertar os pormenores finais do PIF*U. Portanto, dia 1 serei um sério candidato ao empeno! A ver vamos!
 

super.byke

New Member
Boas Duchene, quando vieres para Norte avisa que se eu puder acompanho :D
Quanto aos upgrades estão simplesmente fantásticos. O guiador tem aquela forma semelhante ao teu na parte superior o que dá imenso jeito. O selim estou a habituar-me a ele.
A ver se coloco umas fotos :D
 

salpicão

Member
Boas pessoal,
ontem foi dia de, pela primeira vez este ano, esticar as pernas e fazer 123km... algum pessoal que começou a andar este ano passou, pela primeira vez, a barreira psicologica dos 100km.
Amanhã mais uma voltinha para queimar o leitão,cabrito e a aliança tinto que estão quase a chamar por mim...lol
Boa Pascoa.
Abraço.
 

fogueteiro

Active Member
Xiiiii... uns a treinar forte e feio e eu a engordar. Como estava combinado, este fim-de-semana fui passear com a mulher, para compensar o Domingo todo fora para o PIF*U.

Amanhã vou fazer uma voltinha, em modo de ponto morto, com o ANdré, com o objectivo de limar as últimas arestas. Espero que o tempo ajude.

Super.Byke

Essa zona também anda cá atravessada. Aliás essa serra d'Arga anda mesmo atravessada. Tenho nos planos uma volta por V.N.Cerdeira com ida pelo litoral, e volta por essa serra. Quando por lá andei a fazer caminhada vi que devia ser dura. Mas do lado de Estorãos é mais complicada, ou não?

Salpicão

A subida à Freita já está no papo?

Mariz

Boa volta. Essa N15 depois de Penafiel já está boa? Da última vez que aí passei jurei nunca mais andar nessa estrada. Andas mesmo empenhado em treinar para o PIF*U...;););)
 

mariz

Member
@fogueteiro, está mais ao menos, o problema são os remendos nas bermas que ficam muito irregulares. Mas no geral não me pareceu má.
 

salpicão

Member
Boas Zé,
quanto à Freita está tudo a ser ultimado. Vai ser no dia 10 de junho e vou fazer o reconhecimento da estrada, dos locais a visitar e do restaurante em breve...lol
Abraço.
 

fogueteiro

Active Member
Ontem foi dia de voltinha. Como haviam umas coisinhas a acertar para o PIF*U, encontrei-me com o André no cais de Gaia.

Como a intenção era "trabalhar" decidimos ir fazer a famosa rota da vaidade, até porque ele não a conhecia. Bom ritmo, na casa dos 30 kms/h lá fomos nós a conversar. Para quem conhece, chegamos à rotunda de Ovar e eu sugeri continuarmos e fazermos a volta pela ponte da varela. E assim fomos sempre a conversar.

Quero salientar aqui um ponto. Quando faço essa volta, para além de não gostar pela monotonia, faço-a sempre no máximo, porque não é difícil encontrar um grupo e é difícil manter-me afastado. Por isso, acho que o verdadeiro sentido da palavra "cicloturismo" perde-se e muito. Não se ouve um piu, porque vão todos concentrados em não bater na roda do colega da frente, e tentar manter-se o mais possível no grupo porque geralmente anda-se a muito alta velocidade.

Por isso é que eu gostei muito do passeio de ontem. A conversa fluía naturalmente sem stresses, apenas o vento tentava estragar a festa. O ambiente do Furadouro foi um pouco frustrante porque não andavam por lá nem uma décima parte do que se costuma ver, e o André não pôde ver a ambiente no seu auge.

Retomamos à estrada, mas optamos pela mata de Esmoriz, e depois fomos pelo aérodromo de Silvalde.

Foi um passeio com 132 kms, para mim porque para ele concerteza foram mais, com um acumulado estonteante de 637 metros:D:D. O que inicialmente parecia um passeio pela praia, veio a tornar-se um pouco complicado por causa da forte nortada que fazia. Foram cerca de 60 kms a remar contra o vento, o que causa alguma mossa.
 
Top