• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

fogueteiro

Active Member
Mingus

Belo relato do ......... sofrimento no paraíso:D:D. Mas nada paga o sossego daquelas estradas, quando para estas bandas quase nos atropelamos. Ontem ia imaginando o que seria o Furadouro com aquele tempo. Como dei valor aquela pasmaceira. Fiquei admiradíssimo com a pacatez da N2. Outrora a 2ª estrada mais importante deste rectangulo, e hoje quase dava para ir contra a mão.

Mais uma vez os meu parabéns, MINGUS. Aquela zona é viciante. Seria engraçado colocares o mapa, para que outros percebessem por onde andaste.
 

mr.al

New Member
Sim sr.! Isto é que é treinar....
@Fogueteiro na semana passada estive em trabalho na zona de Tarouca, onde tive a oportunidade de 'analisar' algumas estradas... Os nomes Stª Helena e Stª Bárbara dizem-te alguma coisa?! Estou a pensar fazer uma 'peregrinação' por aqueles lados!!!

Realmente este cantinho está a ficar rico em novos percursos... a margem sul do Douro, no triângulo Castelo de Paiva/Arouca/Canedo é um paraíso para novas descobertas!
Quanto a "treinos para o PIF*U", estive em Serpa a pedalar durante quase 9h (SRP160) no monte! Foi um bom 'treino' também...
A estradista há-de sair agora durante a semana para uns passeios ao luar e umas tiradas longas lá para sexta-feira santa e o 25 de Abril!!
 

fogueteiro

Active Member
Altino

No espaço de 2 meses, passei por Tarouca duas vezes. E não pude deixar de ficar com pena de não subir à sta Helena. Desta vez pude "micá-la" melhor, mas o relógio não perdoa.

Está na calha, sem dúvida. Quanto às estradas... piso do melhor, trânsito quase nulo.

Já agora falaste em stª Barbara. Onde fica? Não conheço...
 

Mingus

Member
Tens razão Zé. Já devia ter partilhado o mapa com o pessoal. Peço desculpa pelo facto. Eu costumo fazer no ridewithgps. Vejam se conseguem ver aqui. Se não funcionar digam que eu faço no googlemaps (preciso é de mais algum tempo).
Obrigado pelas tuas palavras. Também deves sofrido bem quando subiste de Cinfães para lá, mas o sofrimento é altamente recompensado.

Também estou com dificuldades em concentrar-me no trabalho com tantas sugestões e relatos de passeios soberbos. Pensei que era só eu com essa dificuldade. :)

Desculpem o off-topic mas tenho de pegar nalgumas palavras do André e do Zé e fazê-las minhas pois espelham aquilo que sinto nos meus passeios por estes sítios:

"É sempre complicado explicar por palavras o que se sente nestas alturas..."; "Aqueles 10 quilómetros pareceram-me 100, numa sensação de câmara lenta que é quase inexplicável." (André)

"Mas nada paga o sossego daquelas estradas, quando para estas bandas quase nos atropelamos" (Zé)

Abraços
 

mariz

Member


Hoje foi dia de fazer uma volta mais longa e como tal decidi ir até Ofir.

O trajecto não foi o melhor tendo saido de Valongo em direção a Maia para ir apanhar a N13 até Ofir. Até à Maia a coisa ainda foi correndo bem mas depois de entrar na N13 é que começei a ver que não foi a melhor opção. Estrada com demasiado transito em que os carros e camiões passam por nós a grande velocidade. Foi assim até chegar a Vila do Conde. A partir daqui deu para apreciar um bocadinho o passeio visto não tar constantemente a pensar " será desta que fico debaixo deste camião". Chegado a Fão não podia deixar de comer um folhadinho para então rumar a Ofir e descansar um bocadito. A vinda fiz a marginal da Povoa e de Vila do Conde e depois outra vez a N13 fazendo o percurso inverso.

O percurso não apresenta grandes dificuldades a excepção dos camiões a passar por nós a toda a velocidade lol

No total foram 112,43 Km em 5:47:15.

Mapa
 

James_T

New Member
Ultimamente tenho andado muito limitado no tempo disponível aos domingos de manhã. Para não fugir à regra no domingo passado só consegui sair de casa já passava das 10H e às13H já tinha que estar despachado para sair com a familia.
Decidi fugir das praias e fiz um percurso inspirado no 1º PIF, mas mais compacto porque o tempo era escasso. A subida da Barragem para Canedo é muito agradável, principalmente as zonas em que a estrada rasga a floresta protegendo-nos do sol que aquela hora já se fazia sentir.
Foram 55kms para uma duração de 2:15H, o suficiente para matar o vício.

Aproveitem o bom tempo :cool:
 
Bem agora vou relatar a minha aventura de Sabado. Sempre sonhei efectuar este percurso dado ter tudo (praia, costa, piso bom, piso mau, media montanha, etc...).
Primeiro uma ressalva, nunca até sabado tinha feito mais de 120Km. Neste dia foram cerca de 150: Adorei o percurso, concerteza que irei repetir, talvez da proxima ao inverso.
Sái bem cedinho de Arrifana (7:45m) em direcção a Espinho pela N1 virando em S. João de Ver. Até aqui tudo bem, sem nenhum sinal de transito. EM Espinho os primeiros sinais de ciclistas ... segui bem juntinho ao mar, Aguda, Granja, Francelos, Praia de Lavadores até chegar ao cais de gaia onde parei para um café.
Siga para a frente, porque o tempo era curto. A partir daqui para mim tudo era surpresa, nunca ca tinha andado ....
Passei a ponte D. Luis e siga pela marginal até ao freixo onde tentei apanhar a estrada para Entre -os Rios. O primeiro contratempo, engano na estrada o que me levou até ao alto de Valbom. Toca a descer e agora sim apanhei a estrada juntinho ao Douro até Entre -os- Rios. Passei pela barragem de crestuma. em Rio Mau aind admirei a Serra da Boneca do meu lado esquerdo ... (sim, so admirei ...)
Chegada à ponte atravessei para o outro lado e siga para Castelo de Paiva. Segunda paragem para restablecer forças.
A partir daqui, siga pela antiga estrada N 224 até Arouca onde não vi viva alma!!! Nem um carro, Nem uma pessoa. So pensava, não te percas, não te percas ....
Finalmente Arouca! Cafezinho com o meu amigo Nuno Dias e siga para bimgo que se faz tarde....
Sempre em frente até chao d?ave e sempre a subir (confesso que já estava um pouco desgastado.
A partir daqui é conversa , e siga nas calmas até casa.
Adorei este trajecto, a parte junto ao rio, mas o que mais me fascinou foi sem duvida o percurso (solitario) de Castelo de Paiva até Arouca. Beleza indecritivel !!!
Abraços e ... boas pedaladas.

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=jnuwvktoubzigilp
 
Last edited by a moderator:

fogueteiro

Active Member
Mas porque é que o pessoal está a ir todo para aqueles lados????;);););)

Boa volta, Pedro. Pena esse engano que te levou a entrares um pouco na selva de betão. Essa estrada N224, faz as delícias visuais a qualquer um, pena o piso estar um pouco degradado.
 

Mingus

Member
Belo passeio Pedro. Pelos vistos andei a aquecer o asfalto da N224 para ti. :) Passei lá umas horas antes. É realmente pena que o piso esteja mau.

@Fogueteiro
Acho que o pessoal anda a tentar ver onde é que vocês vão pôr o homem da marreta no dia 1 de Maio. Eh eh eh.
 

duchene

Well-Known Member
Mais um belo passeio pelos lados de Arouca! A 224 estará certamente contente com este renovado fôlego de ciclistas que por lá passa. Apesar do piso ser irregular, continua a ser um excelente troço em termos de sossego e envolvente.

E realmente anda tudo ao cheiro da vitela. O que vale é que no PIF*U demos ordem ao homem da marreta para se esconder em sítios que vocês nem imaginam... :D

.

Ontem fui esticar as pernas ao final do dia para os lados da Camposa e de Vilar da Luz. Subi pelo lado do aterro de Santo Tirso e, em homenagem ao Paris-Roubaix, andei por uns quelhos em paralelo rural, aquele maior e mais irregular que normalmente reveste os caminhos das aldeias. Subi assim da variante de Santo Tirso até ao intermarché sempre por maus caminhos!

9qa4nb.jpg


Depois quis descobrir um caminho à ida para Vilar da Luz em que já andava a matutar há uns tempos. Perto do final do planalto do aeródromo há um corte à direita que eu sabia estar interligado com um outro que surge já na parte final da descida, em direcção a Santo Tirso. Ontem, aproveitando que ia a subir para Vilar da Luz, quis ir experimentar a ligação e de facto não me arrependi!

icpgtu.jpg


Como seria de esperar é um quelho com piso medíocre (alterna entre asfalto, paralelo e asfalto de segunda categoria) mas com uma vista priveligiada sobre Santo Tirso e a Assunção já que circulamos numa encosta aberta para o lado oposto ao que normalmente vemos na N105-2. Na última parte chega a ser desconcertante porque basicamente se circula no monte, num trilho de terra batida que levou uma camada mínima de asfalto. Assim, do meu posto de condução a impressão que tinha era a de que estava a fazer BTT, sensação só contrariada quando olhava para baixo e via umas rodas de estrada. O perfil não é macio e ainda faz suar um bocadinho ali nas bandas de Guimarei! :D

Ficou assim conhecido mais um pequeno rebuçado daquelas bandas. O regresso foi trivial, por S. Miguel-o-Anjo.

No final, 40Km que souberam por 60 ou 70.

Amanhã há mais...
 

fogueteiro

Active Member
Pessoal, tenho muito más notícias para vocês!!

Soube, há poucos minutos, que todas as estradas que o PIF*U irá utilizar vão estar fechadas para obras, estando, por isso, totalmente intransitáveis até 23h30m do dia 30/04/2011.

Por isso não pensem andar por lá. Quem vos avisa vosso amigo é:cool::cool:.
 

super.byke

New Member
Hoje também fui esticar as pernas, queria subir de S. Tirso para Vilar de Luz mas não queria ir pela nacional Maia-Trofa-S.Tirso pois tem demasiado transito.
Então decidi ir "à procura" de uma alternativa e encontrei uma estrada que vai de S. Romão do Coronado para S. Tirso (Pantani passei na tua terra :D) e a surpresa foi muito agradável, estrada muito sossegada passando paralela à auto-estrada... podia ser melhor se esta não passasse pela lixeira/aterro (que raio, depois da Boneca e Barrosas-Passos de Ferreira já é a 3ª lixeira que encontro mo meio de um percurso que só não é perfeito pela existência das mesmas lixeiras :()
Depois de chegado a S. Tirso subi para Vilar de Luz, percurso que já é muito conhecido....
Engraçado nisto é que ao ver agora o post do Duchene acabei por passar exactamente pelo mesmo "atalho" em S. Tirso e também me lembrei logo do Paris Roubaix :)

Assim já consegui descobrir uma volta para 2h para fazer à semana por estradas com sobe e desce e sem transito :)

Aproveitei e cronometrei o percurso das 2 subidas de S. Tirso para Ermesinde:

Início vindo de S. Tirso no final do paralelo e fim antes do túnel do aerodromo na placa que diz Vilar de Luz
Ponto E ao ponto D: 4,9 km - 11:14

Descida até ao cruzamento da Camposa (semáforos)
Ponto D ao ponto C: 2,8 km - 04:02

Subida S. Miguel o Anjo
Ponto C ao Ponto B: 2,1 km - 05:14

Descida até aos semáforos
Ponto B ao ponto A: 2,7 km - 03:29
 
É verdade Zé. Aquela N224 meu Deus ... a meio tive medo (pensei será que vai ser sempre assim???) Tive um pouco medo de andar la sozinho.
Sempre tive curiosidade de fazer Porto - C Paiva- Arouca. Normalmente vou pedalar para Arouca e depois viro para a Freira ou para a serra de Arada.
Proximo fds vou apreciar S. Macario. Abraços
 

pantani

Member
Boas super.byke, também passei aí hoje pelo aterro e depois de passar a Pedra do Couto virei á direita na rua de paralelo e vim apanhar a estrada que dá para Vilar de luz.
Cheguei a Vilar de luz e como ainda era cedo, desci em direcção a S.Tirso, fui apanhar a N 105 sentido Agua longa e como era ainda cedo:cool: fui fazer a Agrela na rotunda já no cimo da serra virei á esquerda pela variante nova que termina noutra rotunda, virei novamente á esquerda e foi sobe e desce até á capela da Assunção, depois de fazer a descida a queimar travões:mad:, apanhei novamente a N 105 até Agua Longa onde virei á direita pela serra que vai até ao cruzamento da Camposa e dá acesso a S. Romão.
 

fogueteiro

Active Member
Pedro, vais sofrer....;);) Epá, não sei qual o interesse do pessoal querer sofrer assim. ;);)

Tantas estradas boas à beira mar, completamente "plainas", com tanta gente e queres ir para S. Macário? :D:D:D AHHHH, já sei, estás a treinar para o PIF*U:cool::cool:

Vais por onde? Do lado de Covas do Rio, aquelas fragas até aterrorizam!!

Aproveita, mesmo muito... ao máximo. Tudo que sofremos a subir é totalmente esquecido quando ultrapassamos o topo.
 
Top