• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

duchene

Well-Known Member
Ainda equacionei fazer essa subida mas preferi fazer a primeira parte pela N2 deixando as estradas mais secundárias para a segunda parte da volta, especialmente para ter um gostinho de um projecto ambicioso que tenho: Percorrer a totalidade da N2, ou do que resta do traçado original, antes que a destruam ainda mais à conta das variantes e vias rápidas.

Aliás o plano original até era sair de Lamego para Rossão e assim fazer quase 40km sempre a subir, desde a Régua, até aos 1200m, mas depois de ver os nomes das localidades ao longo da N2 até Castro Daire não resisti, já a pensar na fotografia com a placa toponímica...
 

fogueteiro

Active Member
Se pela Nacional essa volta já é complicada imagino o que será pelo "mato". Esse troço entre Lamego e o Montemuro, já fez parte dos meus planos deste ano. Infelizmente não consegui ir lá.

Força nessas pernas, porque mentalmente já estás servido. Coloca é algumas fotos, no final.

André, um dia destes fazes o mesmo mas em vez de cortares em Castro Daire, segues até S. Pedro do Sul (antes uns 5kms) e viras à direita para S. Macário e depois Parada de Ester. Já treinas para os Lagos de Covadonga, com o "biscate" chamado S. Macário. Aquilo é mesmo muito duro.
 

duchene

Well-Known Member
Este ano começa a ser apertado por causa das horas de sol... aliás, amanhã já estou a contar chegar depois das 6 da tarde, ou seja, já com a noite a cair rapidamente. Muito embora perca 2h30 de volta só com a viagem de comboio.

Mas certamente que, bem estudado, estará nos planos do próximo final de primavera. Quando começar a fazer o patamar de 200km com mais "naturalidade".... Para já deixa estabilizar e consolidar o patamar dos 160 aos 190! :D

Domingo sempre podes fazer Casa > Vale de Cambra > Mizarela (Foto!) > São Pedro do Sul > Castro Daire > Cinfães > Casa.

230Km à tua feição e dormias como um menino... :D
 

fogueteiro

Active Member
Ò André,

estás a "picar-me" com a tua sugestão;);):D. Já consta do meu "curriculum" mas não me importava de fazer novamente, mas na verdade tem que ser quando os dias forem grandes.

Por curiosidade um dos meus meus planos para Domingo é passar exactamente na Mizarela. Agora ainda na decidi se vai ser atacada por Vale de Cambra ou por Arouca:D:D Se for por lá prometo uma foto... das minhas.;);)
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Infelizmente não. Estou com um amargo de boca com 600m, exactamente o que me faltou para chegar ao topo de Montemuro.

Mais tarde conto tudo com detalhe mas basicamente o GMaps mandou-me para uma estrada que não existe e a partir daí fiquei um pouco desnorteado porque não memorizei com cuidado esta parte do mapa.

Não consegui sequer chegar à EN321 que vai de Castro Daire para Cinfães e muito menos à zona da aldeia de Alhões por onde pretendia seguir até Porto Antigo.

Acabei por seguir a estrada e quando dei por ela estava em Alvarenga. Daí foi seguir para Castelo de Paiva e voltar para casa.

Ainda tentei ligar para me verem no Gmaps qual a estrada que me colocaria no caminho certo mas nem rede tinha. Não quis arriscar num caminho que me poderia levar na direcção errada ou até não ter saída como muitos por lá, receoso do que isso me poderia custar em termos de gestão de tempo e de esforço. Ainda por cima só pensava em encontrar uma placa para Alhões quando na verdade ainda tinha que encontrar no meu caminho Faifa ou Póvoa de Montemuro.

Todo este tempo, Montemuro ria-se da minha cara, do alto dos seus mais de 1300m. E do outro lado as Serras de Arouca, faziam-me caretas e mostravam-me uma estrada serpenteante, qual mini-Stelvio, por lá acima. Uma tortura...

Fiz 160Km com 2600m de acumulado o que é uma volta aceitável mas estou bastante aborrecido porque queria mesmo atacar e superar este desafio.

Ficam os 35Km a subir desde a Régua até Bigorne, a magnífica paisagem dessa zona, a fabulosa N2 sem vivalma e as deslumbrantes cores do outono no interior do país.

Como o amuo amanhã já passou, vou começar a ver alternativas para voltar a Montemuro um dia destes...

----

E tu Zé, já tens planos para amanhã? Tu ao menos mesmo sem GPS lá encontras sempre o caminho certo. :p
 

super.byke

New Member
Epá é uma decepção quando estamos tão perto e não chegamos lá :(, como o anúncio diz "faltou-te um bocadinho assim .... (danoninho)"... eu pela parte que me toca parece que amanhã vou "dar a volta pelo Salto" :)
 

super.byke

New Member
hoje de manhã estava a chover às 08h00 pelo que em vez de ir dar a volta do salto, saltei novamente para a cama :)... e por volta das 10h00 fui dar uma volta mais curta (Maia-Ermesinde-St. Tirso pela serra-Famalicão-Maia)... deu para desenferrujar ;)
 

pantani

Member
Boas, Super.Byke!
Foi pena não teres aparecido... fui com o Albino e o Casimiro, foram + - 100 kms, sendo os ultimos 80 com SOL, deu assim para secar o equipamento.;););)
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal...

Tal como o Duchene eu também fiquei um pouco frustrado com o fim-de-semana. Ontem levantei-me com vontade de atacar a serra da Freita, mas para minha decepção estava a chover. Ainda esperei um pouco mas o resultado foi o mesmo, mas como os Domingos de manhã são dedicados à "amante" fui cuidar da higiéne dela. A minha frustação foi ainda mais quando a meio da manhã o tempo começou a melhorar.

Bem... decidi entrar em acordo com a familia, e às 16e15 saí para uma voltinha que iria durar 3 horas e fazer-me percorrer 77 kms com 942 de acumulado e com média de 27. Fui a Ovar, subi à Feira, desci para as Caldas de S. Jorge e depois fui por Canedo, Barragem de Crestuma (perto) N222 até Gaia e finalmente casa.

O pior não foram os kms, nem as subidas, mas sim um outro colega que encontrei pouco depois de saír de Espinho. Era um "montanheiro" e quando me coloquei ao seu lado, disse-lhe o que nunca deveria ter dito porque não sabia com quem estava a lidar: "Então amigo, temos o vento a nosso favor. Vamos embora?" Meus amigos ele andava de tal maneira, mesmo com rodas grossas, que lhe dei os parabéns. A rodar na casa dos 35/40 kms/h aquilo foi de loucos. De vez em quando olhava para trás na esperança que ele tivesse descolado, mas para minha surpresa ele mantinha-se de pedra e cal na minha roda, e por vezes até vinha à frente. Grande homem!!!!! Já perto de Ovar, a minha esperança de me ver "livre" dele esfumou-se quando lhe disse que ira virar à esquerda para a Feira, porque ele disse que me iria fazer companhia. Para o pessoal que conheçe este terreno, podem comprovar que é até ao hospital da Feira a subida é constante. Embora não muito acentuada não deixa de moer. Pois é!!! Ele foi para a frente e eu via-o a descolar-se tão rápidamente que decidi manter o meu ritmo porque ainda tinha mais de metade dos kms para andar e também porque simplesmente não tive capacidade de o acompanhar. Perto do hospital, para meu alívio ele virou novamente para Espinho e eu pode respirar de alivio. Mais uma vez lhe dei os parabéns.

Daqui para a frente foi manter o meu ritmo com a noite a caír rápidamente (já me tinha prevenido com os meios luminosos), e com os piores obstáculos para transpôr. Finalmente cheguei a casa satisfeito. Embora com um treino algo pequeno, mas pelo menos fiz alguma coisa. Foi interessante pedalar num Domingo à tarde e noite. Nunca o tinha feito e até gostei.

-----------------------------""-----------------------------------

André,

compreendo a tua frustração. Ò meu amigo frustrado com esses números: 160 kms e 2600 de acumulado!! Eu compreendo... os números estão lá mas objectivos é que não. Deixa lá ninguem te pode tirar o mérito de mais uma odisseia, restando dar-te os parabéns mais uma vez. São locais que nos convidam e os empenos passam para 2º lugar. Nada paga a solidão e o silêncio desses locais e nada melhor que os aproveitar de bicicleta ou a pé.

Por isso André não fiques com esse amargo, porque concerteza valeu a pena. Não foi pela N??? ! Paciência foi pela EM????. Na verdade por vezes confiar na técnologia dá errado. No teu caso acredito que o isolamento do local tenha "virado a cabeça" ao GPS... não sei. Só sei que quando saio a minha esposa leva o GPS e eu o mapa aberto nas pernas, e muitas eu tenho que tomar decisões diferentes do que o aparelho me indica. Apesar disso não desvalorizo em nada o teu´Garmin... porque também queria um.

Quando penso em voltas por caminhos desconhecidos, antecipadamente estudo muito bem o mapa, os kms dum ponto ao outro, para ir controlando com o meu contakm, e não me inibo nada em perguntar... aliás faço-o muitas vezes. Na última vez que saí, como o trajecto era muito secundário, tirei uma cópia ao mapa e por várias vezes parei e com a cópia falava com as pessoas.

Finalmente a experiência que tive com escuteiro, em orientação e leituras de mapas e cartas topográficas, ajuda-me imenso na estrada e não só.

Por isso André, quem me dera ter esse amargo de boca, porque seria sinal que teria mais uma tirada para mais tarde recordar, e sempre haverá oportunidade no futuro.

Eu já estou de olho no Domingo dia 21/11. Parace que vou ter uma chance de pedalar mais uns kms, a não ser que chova.
 

duchene

Well-Known Member
Obrigado pelo ânimo. De facto e como se previa, já ultrapassei a fase da frustração e passei à fase de planear o próximo ataque.

O que se passou foi que tanto o Gmaps como o Viamichelin assinalavam uma ligação entre as imediações de Ester e Ester de Cima que no terreno não existe. Existe sim uma rampa de várias centenas de metros, com inclinações acima dos 20% que ia dar a um beco sem saída, junto a uma quinta. O curioso é que tanto no Gmaps como no ViaMichelin esta estrada aparece com maior importância (espessura) do que a estrada correcta, umas centenas de metros à frente. O esquemático pode ser visto aqui

Para complicar naquela zona não se vê vivalma. Só me cruzei com pessoas uns quilómetros mais à frente em Parada de Ester onde já não valia a pena voltar para trás. O tempo estava muito contado e por isso tive mesmo de me resignar.

Em pura verdade o culpado fui eu por não ter sido tão metódico a preparar o mapa como normalmente. Certifiquei-me que não passava no meio das aldeias para cortar caminho mas não olhei ao pormenor comparando consecutivamente a vista de mapa com a vista de satélite. E o resultado foi um desvio irrecuperável.

Mas são estes pequenos episódios que depois dão histórias para contar mais tarde e que também dão mais emoção a estas voltas "às cegas".

Como disse já está na prancha o regresso a Montemuro, com a subida a ser iniciada em Porto Antigo e o regresso pela N321 até Cinfães. E Covas do Rio também me piscou o olho para uma outra volta, ou quiçá, mesma para um empeno mais completo!

Vamos lá ver se a metereologia permite estes desvarios...

-

picture4qh.png


Para os mais curiosos, fica aqui a telemetria da volta.
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Obrigado pelas simpáticas palavras.

No entanto há muitos mais colegas de pedal a fazer tiradas assim engraçadas. Só que têm alguma preguiça em colocar por cá no fórum. :D
 

fogueteiro

Active Member
É pena existir essa perguiça.

Assim todos ficavamos a conhecer outras alternativas de percursos. Penso que seria muito útil para a "comunidade".

Vamos lá pessoal mostrem os vossos percursos....
 

nfnunes

New Member
Obrigado pelo ânimo. De facto e como se previa, já ultrapassei a fase da frustração e passei à fase de planear o próximo ataque.

O que se passou foi que tanto o Gmaps como o Viamichelin assinalavam uma ligação entre as imediações de Ester e Ester de Cima que no terreno não existe. Existe sim uma rampa de várias centenas de metros, com inclinações acima dos 20% que ia dar a um beco sem saída, junto a uma quinta. O curioso é que tanto no Gmaps como no ViaMichelin esta estrada aparece com maior importância (espessura) do que a estrada correcta, umas centenas de metros à frente. O esquemático pode ser visto aqui

Para complicar naquela zona não se vê vivalma. Só me cruzei com pessoas uns quilómetros mais à frente em Parada de Ester onde já não valia a pena voltar para trás. O tempo estava muito contado e por isso tive mesmo de me resignar.

Em pura verdade o culpado fui eu por não ter sido tão metódico a preparar o mapa como normalmente. Certifiquei-me que não passava no meio das aldeias para cortar caminho mas não olhei ao pormenor comparando consecutivamente a vista de mapa com a vista de satélite. E o resultado foi um desvio irrecuperável.

Mas são estes pequenos episódios que depois dão histórias para contar mais tarde e que também dão mais emoção a estas voltas "às cegas".

Como disse já está na prancha o regresso a Montemuro, com a subida a ser iniciada em Porto Antigo e o regresso pela N321 até Cinfães. E Covas do Rio também me piscou o olho para uma outra volta, ou quiçá, mesma para um empeno mais completo!

Vamos lá ver se a metereologia permite estes desvarios...

-

picture4qh.png


Para os mais curiosos, fica aqui a telemetria da volta.

Bom dia:

Que aparelho da Garmin usa?
Abraço
Nuno Nunes
 

duchene

Well-Known Member
Bom dia Nuno,

Conforme aparece na página da actividade, o meu GPS é um Garmin Edge 500.

Já agora, não te esqueças também de fazer a tua apresentação aqui à comunidade no tópico das apresentações!
 

nfnunes

New Member
Duchene ... Feito...
Ando a ver se compro um Edge 500 .... era precisamente esse que ando a namorar... Se o FMI não entra compro :)

Nuno Nunes
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

este tópico tem estado parado, e penso que devido ao tempo que não tem deixado andar, pelo menos comigo isso acontece. Tenho dado umas voltinhas de 50, 60, 70 kms, mas nada de especial. Já tenho saudades das minhas voltas com 3 dígitos, e começo a andar com um desejo reprimido o que me causa algum stress :mad::mad::mad:;);)

Pois bem, tenho pensado na vingança e se puder ela vai ser terrivel e já no próximo Domingo.:D

Se o tempo deixar e se a logística familiar continuar como estou a prever irei fazer uma voltinha que eu apelidei: "Volta mix"

Não é mais que juntar pedaços de vários percursos habituais e não ir para muito longe de casa. A forma já não é a mesma que há uns dois meses atrás. Ainda pensei alargar a volta mas o bom senso imperou visto os dias serem muito curtos.

Assim aproveito para "mixar" ainda mais a volta e andar em locais práticamente desertos e muito movimentados (nem pareço eu):D.
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Bolas, também tu? :D

Estou farto de divagar aqui no BikeRouteToaster em voltinhas com um potencial maravilhoso (sempre com 3 dígitos!) e lá fora o tempo faz-me um manguito...

No fim-de-semana, apesar da chuva consegui andar. É a vantagem de ter uma bicicleta com pneus um pouco mais grossos... Foram 40Km divertidos, mas que não deram para libertar o stress todo.

Estando a chover recuso-me terminantemente a sair para a estrada por isso, as próximas voltas estão fortemente condicionadas pela metereologia.

Hoje, para compensar vou recomeçar com as corridas intervaladas com alguns treinos matinais de BTT ao longo da semana.

Se for um Inverno rigoroso como o do ano passado, a Dita Von Teese vai ficar parada algum tempo...
 

fogueteiro

Active Member
Epá, ò Duchene,

vamos-nos juntar e convidamos o s. Pedro para um lanche pode ser que ele repare em nós. ;)

Isto tem estado demais no que conta à chuva. Eu também me recuso a sair à chuva!!!!!
 
Top