• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedalar com fones nos ouvidos

Ivoagostinho

New Member
Eu como nao sou la muito destas tecnologias nao costumo utilizar la muito o bluetooth, quando e para fazer alguma mudanca de ficheiros uso os cabos que apear de nao dar para levar para todo o lado e sempre pratio e eficaz, embora estando aqui agora a fazer vida na nossa capital Lisboa comece a aprender umas coisas sobre tecnologia.

Por acaso essa ideia do bluetooth e muita boa, sou capaz de experimentar isso um dia destes que va dar uma volta de bicicleta pelo parque das nacoes ou numa dessas concentracoes que o pessoal organiza por ai de vez enquando.
 

pjmano

New Member
Eu ando na estrada á 6 anos, e apenas tenho tempo livre ao fim de semana e nesses dois dias apenas ao domingo ando em grupo, sendo assim como ao sabado treino sozinho junto as duas coisas que mais gosto, a musica e o ciclismo, uso auscultadores e como tudo na vida se for usado com moderação não constitui perigo algum se o volume for moderado garanto que se ouve tudo o que se passa á nossa volta, agora se estiver vento esqueçam...nem musica nem bicicleta nem nada.
Não vou discutir se é errado ou não, penso que cada um sabe de si, no meu caso caso eu prezo muito a segurança e prevenção em todos os aspectos e se achasse que a musica podia por em causa a minha segurança podem estar certos que não o fazia, pois cada vez que saio para a estrada pretendo chegar a casa direito.
Por exemplo no momento que estou a escrever isto, estou a ouvir musica com auscultadores, a minha filha fala comigo... a minha mulher fala comigo... e eu respondo perfeitamante, é tudo uma questão de equilibrio.
Claro está que tem dias que apenas me apetece ouvir a bicicleta, mas numa tirada de 100 km sozinho a musica acaba por ser uma boa companhia e por vezes um bom incentivo para pedalar com mais garra.
Por acaso ja me tinha ocorrido a ideia de lançar um tópico sobre quantas buzinadelas ouvimos em cada tirada, pois bem, quando ando sozinho o numero de buzinadelas é zero. Acrescento ainda que pior do que qualquer outra coisa é sair para a estrada sem capacete e isso vê-se muito por ai
 

saurio33

Member
Eu também uso os auscultadores quando dou voltas longas de estrada. Não incomodam minimamente e consegue-se ter a percepção normal do que se passa à nossa volta. Pode depender do formato dos auscultadores, talvez. Os meus são uns sony com o suporte semi-circular, que enrosca na orelha. São recomendados para caminhada ou corrida. Geralmente uso o radio do telemóvel. Quando está vento ou vou mais rapido, praticamente deixo de ouvir o som, devido ao ruído do vento. Por isso, nessas situações pouca diferença faz usar auscultadores ou não. Se forem de enfiar no ouvido, já não sei se o efeito será o mesmo...
 

Robson HR

New Member
Costumo pedalar com fone de ouvido quando estou sozinho pelas estradas, mas deixo o volume médio, pois consigo ouvir um pouco além da musica, como os carros ao redor.
Concordo com o "pjmano", quando diz que a música é uma boa companhia e um incentivo para pedalar.
Mas quando estou a pedalar dentro da cidade em meio ao trânsito com muitos carros, eu tiro os fones, para ficar com atenção 100% ao meu redor.
Tenho usado fone Bluetooth Motorola, junto ao Iphone... muito bom e prático.
 

Lyp

Active Member
Não tarda, estamos a ver quais os melhores fones para andar de bike ;) ... E o tópico começou precisamente ao contrário.

Eu já dei o meu contributo... SE MW600. Mas sempre num volume que permita perceber o que nos rodeia ;)
 

Ricardu

New Member
Eu uso. Principalmente quando ando sozinho. Com volume moderado e muitas das vezes apenas uso do lado direito para estar mais atento ao tráfego.

Curiosamente, os poucos sustos que apanhei foi em estradas mais desertas onde vou mais "relaxado" em relação ao trânsito e sou surpreendido por carros mais silenciosos.

Já ouvir falar de casos em que os auriculares podem ser considerados doping :D e motivo de desclassificação em maratonas de atletismo.

http://overrunning.blogspot.com/2009/10/uso-de-headphone-nas-corridas.html
 

PedroPereira

New Member
Uso geralmente auriculares da Sony de prender ao ouvido que custaram aí uns 10€ na Worten e até agora não tive nenhum problema de maior. Uns sustos com umas buzinadelas mas nada de especial.

Uso-os a um som médio que dê para ouvir com clareza carros, buzinadelas ou outro barulho diferente do habitual. O maior problema é em descida onde na maior parte das vezes não se consegue ouvir o motor dos carros. Mas aí retiro o auricular do lado da estrada, o esquerdo.

Vejo os auriculares e a música como uma companhia que ajudam os kms a parecerem mais curtos. :)

Acho que vai da consciência de cada um e da segurança que sentem ou não a utilizar auriculares.
 

Morg

Well-Known Member
As estradas por onde ando têm poucos carros e praticamente só se ouve os ruídos da natureza.
Não troco esses sons por nada. Mesmo em tiradas de 4H sozinho para mim a paz que se consegue não tem preço.
 

mdaniel

New Member
Bom eu costumo pedalar e ouvir musica, tenho sempre 1 fone no ouvido mas uso sempre o direito que me deixa mais atento em relação ao transito e o volume baixo, isto claro quando pedalo sozinho. Com companhia pode-se sempre colocar a conversa em dia ;).
 

sfajardo

New Member
Na bicicleta os fones atrofiam-me um pouco pelo que não uso, mas quando vou correr ou faço rolos uso em 98% das vezes.
A musica tem uma capacidade motivadora muito grande!
 

bbaixo

Member
Viva,

Por questões de segurança não uso auscultadores nos ouvidos enquanto pedalo.

Quando treino no rolo tenho o leitor de MP3 ligado a umas colunas, mas confesso que só ouço os 5 mins de música. Entre num estado de concentração que não ouço o que me rodeia.
 

caty

New Member
eu costumo usar só um, assim ainda consigo ter noção do que me rodeia, mas com os dois não andaria
 

mario_ajp

New Member
Eu não uso porque gosto de ouvir bem o meio que me rodeia. Quando corro também não uso pela mesma razão. Em competição nunca usaria logo não uso nos treinos. De acordo com o código da estrada só se pode usar um fone, quem usar dois arrisca-se a pagar uma boa multa se a guarda der por isso.
 
Eu apenas utilizo os phones, e ocasionalmente, quando corro no mato ou em vias pedonais. Pedalando e correndo no meio-urbano, não os utilizo, não só por motivos de segurança, mas principalmente porque perturba a minha concentração. Gosto de estar focado na escuta da minha respiração e atento ao som do que me rodeia; A música dispersa-me.
 

torui

Well-Known Member
Na minha opinião, na estrada todos os sentidos tem que estar o mais apurados possível. Eu não me imagino a circular com phones ligados nos ouvidos ou apenas em 1, mas gostos e tendências não se discutem. Mas se reparem os kamicases também utilizavam capacetes e vá-se lá saber porquê... lol lol
 

Fevereiro

Member
Na realidade mesmo sem o fone que uso por vezes noto muito pouca diferença na pecepção do meio que me rodeia. Até porque o vento com o aumento da velocidade é o que mais me torna surdo :)
 
Top