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[OPINIÃO] - Compra de nova bicicleta

tranquilo

Active Member
Penso que as diferenças entre a CAAD8 e CAAD9 não são assim tantas, o comentário de quem andou nas duas é que a principal diferença é a maior rigidez da testa que beneficia quem faz competição.
http://www.bikeforums.net/archive/in.../t-238500.html

Pessoalmente, pela diferença da CAAD8 105 para a CAAD10 105 (250€) preferia esperar mais um tempo e arranjar a diferença.

Para o uso recreativo acho que é mais importante a sensação de estar a andar numa bicicleta que se gosta estéticamente em detrimento da performance.
Se gostas mais da KTM e compras a Cannondale vais sempre ter uma desculpa para a trocar, mesmo que seja o quadro XPTO muito melhor que o KTM.

As diferenças entre as duas não justifica deixar de comprar a que mais nos atrai.

Vê as duas ao vivo e descobre qual é a que te dá o Click para avançar.
Mas a geometria é diferente... não se dá pelas diferenças :confused::confused::confused:
 

Morg

Well-Known Member
Diferenças há-de as ter, mas será que essas diferenças fazem do caad8 tão mais ruim?

Posso estar enganado, mas acho que se ele experimentar um caad8 com tudo igual a um caad9 duvido que os saiba distinguir.

Era bom podermos fazer testes de 500km em cada bike antes de tomar uma decisão.
 

tranquilo

Active Member
Ninguém disse que a fazia ruim. Apenas diferente. E se se vai gastar aquela quantidade de guito... é melhor que saiba para o que se vai. Agora se me vierem dizer que há poucas diferenças entre duas bicicletas com geometrias direcionadas para coisas diferentes... enfim, nem é o problema de uma ser melhor ou pior, são diferentes. A testa, o comprimento do top tube o rake... até admito que não se notem as diferenças ao início mas com o tempo de certeza que se fazem notar conforme o uso que se quer para ela. Eu que o diga que achava a geometria da minha BH muito boa para mim... que cromo que fui pois com o tempo vi que não o que não quer dizer que para outra pessoa que goste mais de uma posição vertical não seja ideal.
 

Morg

Well-Known Member
Concordo que são diferentes.

Vamos esperar para saber se ele quer uma bicicleta para conforto ou performance.

E a KTM onde se insere, conforto ou performance ?
 

tranquilo

Active Member
Conforto ou performance? Que é que isso tem que ver com o que estou a dizer? :D O que vejo pela tabela dos fabricantes é que as Cannondales "esticam" bem mais uma pessoa para tamanhos iguais. A posição de condução numa ktm vai ser ligeiramente mais vertical que na Cannondale a não ser que se escolha outro tamanho que faça a equivalência. A ktm parece-me bem no meio entre uma C8 e uma C10.
 

felizardo

New Member
Acho que o que o Morg se estava a referir à relação entre a agressividade da posição e a performance. Um maior "esticanço" juntamente com um drop mais acentuado tem vantagens a nível aerodinâmico mas requerem mais flexibilidade, sob pena de se tornarem desconfortáveis.

Pelas diferenças na geometria é legítimo dizer que a caad 8 é um pouco menos orientada para performance que as 9 e 10.
 

paradawt

Moderador
O meu conselho:

Reflecte bem e não compres por impulso. Pondera bem as tuas capacidades fisicas. Uma postura mais acentuada sobre a bicicleta pode trazer-te dores desconfortáveis e fazer-te mesmo abandonar rapidamente a bicicleta. Para todos os efeitos e não me levem a mal, eu iria sempre para a Cannondale. Mas isso sou eu que me sinto bem em posições mais "esticadas".

Outro ponto importante no entanto e que não descarto, é a questão visual. Para nós cicloturistas puros, a beleza é tão importante quanto a qualidade (senão mais por vezes), por isso compra aquela que mais te preenche, porque vai dar-te motivação para as tuas voltas.

Apenas a minha opinião...

Cumprimentos.
 

Morg

Well-Known Member
Outro ponto importante no entanto e que não descarto, é a questão visual. Para nós cicloturistas puros, a beleza é tão importante quanto a qualidade (senão mais por vezes), por isso compra aquela que mais te preenche, porque vai dar-te motivação para as tuas voltas.

Concordo a 100%.

Vou dizer outra coisa pela qual me vão atacar, a questão da posição "esticada" não pode ser ajustada com o angulo e comprimento do avanço?

Eu referi que era bom poder experimentar durante alguns kms porque como disse o "tranquilo" não é certo que uma posição mais vertical seja a mais confortável para um qualquer utilizador.
 

Miro

New Member
Tenho um colega com uma CAAD 8 e posso-vos adiantar que é uma máquina bastante esticada como dizem...Um quadro 56 já dá até perto de 1,88m e um tamanho 58 é para pessoal de 1,90.
 

Figueiredo

Active Member
Relativamente ao tamanho eu acho que é sempre preferivel um quadro mais pequeno e depois então jogar com o avanço do que o contrário um quadro grande torna-se muito desconfortável, falo por experiencia propria, nem com um avanço de 3cm consegui resolver a situação e acabei mesmo por trocar de quadro...
 

paradawt

Moderador
Eu sou suspeito porque comprei uma medida ligeiramente mais curta para esticar no avanço.

Assim também me sinto mais confortável para subir com as mãos em cima do volante.

São gostos e opções.
 

Morg

Well-Known Member
Eu tenho 1,65m e um 54...........não sou exemplo para ninguém.....foi o que apareceu usado.
Vinha com um avanço de 100, tive um de 60 durante alguns anos e neste momento tenho 75. Noto mais facilidade a pedalar em pé.

Nem sabia que havia de 30 :)

Quando se compra novo e se pode escolher acho que se deve verificar exaustivamente se o tamanho é o correcto. Mas se o guiador estiver ligeiramente acima ou abaixo da posição ideal pode-se sempre recorrer ao avanço.
 

Mingus

Member
Boas,

Apesar de já nos estamos a desviar do tópico, este assunto dos tamanhos é interessante.
Tenho 1.82m com 82cm de entreperna, mas penso que os braços e tronco são "deproporcionais" para maior.

Quando comprei o meu primeiro quadro (ktm strada 1000) aconselharam-me um 55, com avanço 110. Sentia que a bicicleta era pequena, mas como fazia poucos kms quando começava a sentir desconforto nas costas e pescoço a volta já estava a acabar.

O segundo quadro foi um 56 (com as mesmas medidas de avanço) e apesar de me sentir melhor, quando comecei a fazer voltas acima dos 100kms sentia fortes dores no pescoço, dormência nas mãos e ás vezes dores nas costas. Entretanto também tirei os dois espaçadores "afundando" assim um pouco mais a posição.

Entretano coloquei as medidas no simulador do site da canyon e o tamanho aconselhado era um 58.

Em Dezembro surgiu uma oportunidade e troquei de quadro para um 57 (com o mesmo avanço e apenas um espaçador). No início sentia-me muito mais esticado e ponderei trocar o avanço, mas ainda bem que não o fiz. Já fiz mais de 2000kms entretanto e as dores nas costas e pescoço nunca mais voltaram. Admitindo que este 57 seja um quadro grande para mim sinto-me muito melhor do que nos anteriores.

Ainda não percebi muito bem isto das medidas, e pelos vistos um 56 cannondale pode não ser igual a um 56 ktm. O ideal seria mesmo fazer 2 ou 3 saídas de 120 / 130 kms para testar verdadeiramente a bicicleta.
 
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paradawt

Moderador
O problema Mingus é que o homem não vai poder fazer um test-drive desse género.

Eventualmente se ele comprar numa loja em condições o profissional que lá se encontra com certeza conseguirá aconselhar nesse sentido... Digo eu!
 

felizardo

New Member
Penso que a KTM não tem quadros 56.

KTM strada
tamanhos: 49 / 52 / 55 / 57 / 59 / 62
comprimento efectivo (cm): 50.9 / 52.9 / 55 / 56.1 / 57.2 / 59.3

SuperSix/caad9/10
tamanhos: 48/50/52/54/56/58/60/63
comprimento efectivo (cm): 51.5/52.5/53.5/54.5/56/57.5/59/60

Canyon Ultimate CF
tamanhos: 50 52 54 56 58 60 62 64
comprimento efectivo (cm): 52.9 53.3 54.2 55.4 56.5 575.5 58.9 60.7
 

Mingus

Member
Eu sei que não dá para fazer test-drive assim, há que confiar nas lojas, mas ainda assim pode sempre haver uma falha não propositada da parte de quem vende, ou mesmo uma situação como a minha - as medidas apontarem para um 55 mas na verdade sinto-me adapatado é com um 57.

No caso da ktm comprei onde tu também compras e posso dizer-te que confio 100% no homem. Tanto é assim que continuo a ir lá, mas a verdade é que as dores de costas e pescoço só desapareceram com o 57.

Tamanhos à parte eu optaria pela cannondale também. :)
 

paradawt

Moderador
Sem dúvida Mingus!

Eu tanto confio que não vou a mais lado nenhum! Afinal é o meu grupo também. Vamos esperar pelo veredicto do colega que vai comprar a máquina!
 
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