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Novos grupos de estrada 1x11v - Discussão

ohomemdobussaco

Active Member
Boas,

Pareceu-me interessante criar este tópico para recolher opiniões acerca da validade/viabilidade além de prós e contras deste tipo de novos grupos de 1x11v a serem usados na estrada. No BTT e no Ciclocross já são um sucesso pela simplicidade no uso e poupança de peso, e como tal, já era esperado que a SRAM os fizesse chegar à estrada.

Aqui fica um bom artigo com os primeiros 2 grupos 1x11v para estrada da SRAM: http://www.bikeradar.com/gear/artic...with-new-force-1-and-rival-1-groupsets-43808/


Para iniciar esta discussão, na minha opinião parece-me que este tipo de grupos não serão para todos. Acho que serão uma boa aposta para quem quiser/puder ter uma bicicleta leve só para subidas e que não queira fazer descidas a alta velocidade. Por outro lado, também poderão ser uma boa aposta para quem ande só no plano/bicicletas de contra-relógio. Vamos a ver se pega...

Por outro lado, para quem fizer voltas mistas, com partes em subida e partes a rolar, acho que os grupos com 2 pratos de pedaleiro continuam a ser a melhor aposta! Além disso, deixo outra questão, serão estes grupos 1x11v legais em provas UCI?


Siga a discussão... :)
 

BH_99

Well-Known Member
Hum bela discussão que se avizinha.... eu continuo a preferir os dois pratos embora essa possa ser uma opção válida...
 

Carolina

Well-Known Member
eu era capaz de me adaptar bem a isso. raramente uso os andamentos mais pesados e não gosto de acelerar nas descidas.

se tirarem o limite de peso às bicicletas de certeza que isto vai começar a aparecer em algumas etapas. todas as gramas contam.
 

grouk

Active Member
já há muito que noutro forum esta discussão corre. a meu ver 1x11 só servirá para bikes recreativas de passeio, ciclocross ou bikes de tt. das duas uma ou levas uma cassete gigante que te permita subir qualquer coisa que te apareça ou levas um prato pequeno na frente. no primeiro caso uma cassete gigante vai dar saltos muito grandes que dificultaram e muito tanto a rolar como a subir, no caso de levar um prato pequeno quando for necessário mas velocidade o prato não será suficiente.
 

jpacheco

Well-Known Member
Realmente será dificil chegar aos oposto. isto é, conseguir andamentos pesados e andamentos leves na mesma pedaleira. Eu acho que neste sistema o segredo estará na cassete. Poucos dentes muitos dentes com saltos maiores entre aneis (2/3 aneis) maiores ( com mais dentes) e o inverso nas mais pequenas.

penso que o segredo aqui será saber até que ponto se poderá "Cruzar" a corrente e saber até que ponto os andamentos serão suaves a entrar devido À diferença de altura de aneis.

Eu gostava de experimentar se me garantirem que os andamentos sejam idênticos e o cruzamento da corrente a longo prazo não seja prejudicial.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

...pois, era de se prever esta evolução também na estrada! Eu ainda não uso no BTT. Nem o acho ideal para estrada. Não o uso por dois simples motivos: 1º, para o tipo de terreno em que ando (tanto se sobem paredes, como se fazem km´s a rolar), não me parece de todo o ideal (adoro subir TUDO que é de se subir. Tenho amigos, que para não perderem a rolar, usam pratos, que MUITAS das vezes, lá os obriga a desmontar). Em 2º, o preço! Trata-se de material de desgaste (refiro-me principalmente no BTT), dar por uma k7 "300 paus", é obra. :D

...eu cá continuarei com os 2 pratos (tanto no BTT, como na "strada"). ;)
 

GMQ

Well-Known Member
Isto são tudo modas para vender. Acho que isso até pode funcionar para competição quando temos o conhecimento das caracteristicas do percurso. Isso faz-me lembrar as roubaix das specialized que trazem uma k7 que parece de BTT. Mesmo nesta vertente do ciclismo ainda julgo ser mais apropriado a dupla ou mesmo a tripla. Ainda há tempos estive a falar com um mecanico de uma loja e ele diz-me que o mono prato se justifica em situações muito especificas do btt e que tudo depende das caracteristicas do terreno e que face a isso pode ser necessário recorrer a um prato diferente.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Isto são tudo modas para vender. Acho que isso até pode funcionar para competição quando temos o conhecimento das caracteristicas do percurso. Isso faz-me lembrar as roubaix das specialized que trazem uma k7 que parece de BTT. Mesmo nesta vertente do ciclismo ainda julgo ser mais apropriado a dupla ou mesmo a tripla. Ainda há tempos estive a falar com um mecanico de uma loja e ele diz-me que o mono prato se justifica em situações muito especificas do btt e que tudo depende das caracteristicas do terreno e que face a isso pode ser necessário recorrer a um prato diferente.

+1

Esta grupo nao tem qualquer fundamento e nao tem futuro algum para estrada, se vier a ser usado alguma vez, sera por weight weenies que constroem bicicletas para ir comer gelados ou entao por profissionais em ciclocross…

Qualquer pessoa que ande e treine na estrada vera e sabera que nao e possivel fazer um percurso com bons watts p kilo sem o prato mais pequeno…. Para obter devida e boa cadencia

Alem do mais e importante em ataques a mudanca rapida e directa de prato pequeno para prato maior sob forma de dar o kik de explosao e disparar a bicicleta e quebrar muitas vezes o elastico…

A sram esta com um futuro muito escuro nos grupos de estrada, devido a sua paragem no tempo em grupos eletronicos…
Eles vao enganar muita gente com isso…

Mas nao todos felizmente…
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Off the topic: A questão do electronico acho que estão a demorar, mas perceberam que seria por ai. Deve estar para sair um grupo electronico wireless que diz ser bem mais leve que a concorrencia. Esperar para ver: http://www.bikeradar.com/road/gear/...ss-electronic-group-details-discovered-42174/

Ja se sabe jpacheco… Mas onde esta? em revistas e em websites…Essa noticia nao e de agora… ja tem um bom tempo…
A rotor tambem esta a criar um? onde estao?
Ninguem os tem… So eles e que tem… Ao passo que a shimano e a campagnolo ja estao no Mercado desde o tempo em que esses senhores se recusaram publicamente a tendencia do electronico!!!

Sram nao tem grupo electronico por orgulho comercial… Eles diziam que nao acreditavam no electronico… Que nao viam futuro… Que nao era preciso e eles ja eram o melhores pois tinham o grupo mais leve RED…

Nota-se… Agora como ves jpacheco eles a darem uma no cravo e na ferradura… So esse orgulho comercial, nao da credibilidade nenhuma ao mercado e estao a fazer rir muita gente com estas invencoes de grupo 1x11 para tapar o sol com uma peneira…

Esta a vista… So nao ve quem nao quer ver...
 

GMQ

Well-Known Member
Ja se sabe jpacheco… Mas onde esta? em revistas e em websites…Essa noticia nao e de agora… ja tem um bom tempo…
A rotor tambem esta a criar um? onde estao?
Ninguem os tem… So eles e que tem… Ao passo que a shimano e a campagnolo ja estao no Mercado desde o tempo em que esses senhores se recusaram publicamente a tendencia do electronico!!!

Sram nao tem grupo electronico por orgulho comercial… Eles diziam que nao acreditavam no electronico… Que nao viam futuro… Que nao era preciso e eles ja eram o melhores pois tinham o grupo mais leve RED…

Nota-se… Agora como ves jpacheco eles a darem uma no cravo e na ferradura… So esse orgulho comercial, nao da credibilidade nenhuma ao mercado e estao a fazer rir muita gente com estas invencoes de grupo 1x11 para tapar o sol com uma peneira…

Esta a vista… So nao ve quem nao quer ver...

Se a postura da sram face ao electronico é essa então acertaram na água como se diz na batalha naval. O grupo electronico que está a dominar a nivel de competição. Aqui por portugal não sei se já existem equipas a usá-lo (julgo que não). Ainda este ano era visivel a diferença entre o equipamento das equipas do wt e as portuguesas. Mas os orçamentos também são diferentes.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Se a postura da sram face ao electronico é essa então acertaram na água como se diz na batalha naval. O grupo electronico que está a dominar a nivel de competição. Aqui por portugal não sei se já existem equipas a usá-lo (julgo que não). Ainda este ano era visivel a diferença entre o equipamento das equipas do wt e as portuguesas. Mas os orçamentos também são diferentes.

Sim mas tambem nao e com orcamentos mais baixos que vao optar por um grupo de 1x11 Lol o 1x11 nao vai ser o grupo dos coitadinhos, nao tem dinheiro e mais leve e tal… LOL

Infelizmente e doa a QUEM DOER!!! vai ser o grupo dos Chico espertos!!!
 

GMQ

Well-Known Member
Sim mas tambem nao e com orcamentos mais baixos que vao optar por um grupo de 1x11 Lol o 1x11 nao vai ser o grupo dos coitadinhos, nao tem dinheiro e mais leve e tal… LOL

Infelizmente e doa a QUEM DOER!!! vai ser o grupo dos Chico espertos!!!
Caro Alberto nem questiono o recurso ao 1x11 seja electrónico ou mecânico por equipas portuguesas ou outras. Para mim aquilo é uma deformação precisamente para efeitos de marketing. Não vejo muito futuro ao sistema. se vingar será a nivel amador e atrevo-me a dizer que quem o comprará fará mais para marcar a diferença. Mais nem sei se será mais barato ou não. Prático para competição é que não será.
 

undernardo

Active Member
Em termos de competição não vejo grandes vantagens neste tipo de grupo a menos que se saiba de antemão as características do percurso. No que diz respeito à estrada são poucas as vantagens deste sistema até porque no geral não é versátil.

Mais valia terem apostado com força no grupo wireless do que propriamente neste 1x11. Este grupo estará mais focado para quem quer fazer ciclocross, para quem quer andar em trilhos de terra batida (tipo sterrato), para uma bicicleta recreativa sem a vertente competitiva/desportiva, para os weight wennies, etc...
 

edununo

Well-Known Member
1x11 funciona muito bem no BTT. Tanto de competição como de lazer. Eu uso há mais de um ano. O preço da cassete é que é puxado. Não são 300 euros (online já se compra por menos) mas uma cassete X01 (a XX1 não vale a pena pois é mais cara, pesa o mesmo e dura menos) sempre custa 220 a 230 euros.
Com a chegada dos grupos GX 1x11 e 2x11 para BTT, quem não ligar ao peso vai ter cassetes 10-42 na casa dos 100 euros.
A XX1 e X01 pesam apenas 260g para algo tão grande como 10-42. Vem aí a tal k7 para o grupo GX com cerca de 390g.

Como estava a dizer, uma cassete 10-42 no BTT funciona bem. Se repararem uma 10-42 em 11v, é uma 11-36 de 10v à qual acrescentaram um carreto de 42d e trocaram o de 11 por um de 10.

Em estrada as coisas são diferentes. Os saltos são grandes. Por vezes dou umas voltas mais estradistas com a de BTT e nota-se bem os saltos exagerados.

No ciclocross talvez funcione.
 

pratoni

Well-Known Member
Penso que no ciclocross e no TT/triatlo os 1x11 ou 1x10 fazem todo o sentido. No resto da competição de estrada, acho que já nem tanto...

Quanto ao grupo electrónico, na minha opinião, a SRAM ainda não o lançou porque deve estar com medo de dar a mesma bronca que os travões hidráulicos (disco e de aro) deram no ano passado que tiveram de ser todos retirados do mercado....
 

baba2775

New Member
Eu sei que custam, só não consigo entender o porquê. É o chamado "É para quem pode não é para quem quer". Material de desgaste a esse preço só mesmo para quem pode.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Acabamos a falar em cassetes…E mais uma contra a Sram
Ou seja… O mercado que lhes ficou de sobra… BTT
Nao esquecer que ja Shimano XTR di2 e posso dizer por experiencia…Ate na agua, no lodo e a nevar…Excelente…Impecavel…
Por enquanto reconheco, ainda caro… mas e so a shimano lancar o XT di2 e ja se vai ver muitos mais por ai…Por isso ate o mercado Btt se nao se puserem a pau… vai a vida!!!
 
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