• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Medição de tensão e freq.cardiaca e dicas para respiração

elchocollat

Well-Known Member
Boas pessoal!

Sei que ha um topico a falar de frequencia cardiaca mas o meu problema, embora a meta ao barulho é diferente...
Então cá vai:
No outro dia à noite lembrei-me de medir a tensão e a freq.cardiaca.

Os resultados foram os seguintes:

Tensão-12/6
Frea.Cardiaca- 52

Estes sao os meus dados:
Idade: 17 anos
Peso- 67kg
Altura- 1.75m

Eis as minhas perguntas:
-Posso medir mais vezes a minha frequencia cardiaca desta maneira ou terá mesmo que ser de manha ao acordar?
-Caso tenha que ser de manha, posso medir com o pulsometro?
-Tenho ido a treinar aqui para uma subida de 3km a 7%. A velocidade a que a faço é entre os 11km/h e os 15km/h. As pulsações nao chegam aos 185 mas nao baixam dos 172. É normal? Os andamentos que levo é pedaleira pequena e 1ª/2ª atrás.
-Qual a melhor maneira de respirar em cima da bicicleta?

Agora um pouco off-topic:
As pulsações dos profissionais em subidas de9/10% variam entre que valores?

Obrigado pessoal ;) :)
 
Last edited:

FDias

New Member
Boas!
A tua tensão arterial está excelente e os valores para a pulsação também são normais. Para ires registando no teu diário de treino o ideal será veres a pulsação ao acordar ou quando fizeres a tal subida a médias iguais descansares 2 minutos e veres quanto tens de pulso. Isto permite-te com o tempo perceberes a evolução que tens feito, pois à medida que fores evoluindo a recuperação será mais rápida.
Podes medir a pulsação com o que quiseres, desde que seja fiável.
Ao subires na casa das 180 batidas por minuto estás a realizar um esforço perto dos 90% da tua FCMáx., pelo que deves encarar isto como uma série e não deves treinar sempre assim. Um conselho que te dou é que realizes a dita subida mais devagar de forma a chegares ao cimo muito mais descansado. É mais saudável e vais habituando o teu coração a ir-se adaptando ao esforço aos poucos.
A melhor maneira de respirar é manter o tronco elevado e a cabeça virada para a frente de forma que consigas encher bem os pulmões de ar.

Quanto ao pulso dos profissionais isto varia um pouco de atleta para atleta e consoante a idade que cada um tem mas uma coisa te garanto: em competição e nas subidas como a Senhora da Graça ou Torre eles devem chegar lá a cima com a pulsação elevadíssima muito perto dos 100% de esforço. (Atenção que isto é perigoso, nada saudável e apenas é feito por atletas com muita preparação e acompanhamento médico e mesmo assim alguns caem para o lado).
 

elchocollat

Well-Known Member
Obrigado FDias!

Eu faço ciclismo "a sério" desde Janeiro/Fevereiro. Adoro subidas, mas vou-me um pouco abaixo porque as pernas fraquejam e alem disso sou pesadote xD
Mas como perguntei: de manha posso medir a pulsação com o pulsometro? Ele é-me bastante fiavel :) so uma vez é que fiquei admirado porque deu-me uma pulsação de 237 numa descida... Eu ia a pedalar nos andamentos mais pesados la isso é verdade mas nao ia com muita cadencia...
Quanto à subida... Eu fui para lá 2 dias seguidos e subi-a 2 vezes.
Uma coisa que reparei foi que no primeiro dia cheguei Às 162 batidas e ia a 10km/h, agora no segundo dia... Nao baixei as 170... :S
Eu vou entao tentar nao chegar as 180 batidas e vou preferir ir mais devagar e manter a pulsação em ritmos normais.
Na respiração... Eu vou quase sempre de tronco curvado (é mau eu sei, eu sei, mas começam a doer-me as costas de ir com ele direito xD) e cabeça levantada de modo a apanhar mais ar.
Mas o que queria mesmo saber era se deviamos respirar so pela boa, so pelo nariz ou fazer a dita respiração "correcta" como nos ensinam.

Eu dos ciclistas profissionais so perguntei isso porque sempre me questionei como é que eles se comportariam a altitudes elevadas, porque para alem de serem profissionais e receberem acompanhamento medico diariamente, nao sao uns supers e gostaria de saber como é que se comportam.

Um muito obrigado FDias
 

clyde

New Member
Boas!
Claro que podes e deves medir a tua pulsação de manhã!
Eu compreendo que gostes de subir! mas para fazeres um treino adequado, e correcto, não podes só fazer subidas no red line ou perto dele. Só te estas a desgastar fisicamente!
Há varios aspectos que tens de ter em conta primeiro!
Tens que trabalhar numa fase inicial a tua capacidade aeróbica, que significa andar mais tempo, mais kms a uma intensidade mais reduzida! e tens de dar muita importância a esta fase que é a mais importante num treino, é a tua base para construires uma boa forma fisica! Depois então podes trabalhar numa fase de potência aeróbica, já com um ritmo mais vivo! limiar anaeróbico, recuperações activas, não esquecer treinos de tolerãncia ao lactato, para as pernas se aguentarem nas subidas! e as famosas séries já numa fase avançada do plano! Resumidamente tens de ter um treino vasto e bem estipulado para dares cabo das subidas e não de ti! Abraço e bons treinos!
 

plx

New Member
A respiração para mim é um grande problema, perco facilmente o controlo.
Já li que se deve expirar o máximo que conseguirmos, eu bem tento mas so sai aos bocadinhos, inspiro e expiro a uma frequencia muita rapida..
 
Top