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Marca CANYON nunca mais!!!!

Murplatina

Active Member
Boas,

Na minha fatura não tenho nenhum número do quadro, hj de tarde tive a escrever à mão o número do quadro que não dá para tirar na fatura, tb já fiz o registo no site da KTM.
@Canuco, parece que aos poucos vai-se vendo luz, força nisso!
Tb tive a ver e as minhas rodas (Mavic) tb têm um número de série.
 

jofari

New Member
É sempre bom termos conhecimento disto, pois no meu caso, efectuei o registo no site da Focus quando a recebi.
Mas das duas uma, ou estás a ver mal isso do numero, ou a Canyon meteu água como gente grande, e devem estar muito enrascados com a situação.
Aperta com eles, força e não desistas.
 

JRMoreira

New Member
É muito fácil provar que a bicicleta é tua... testemunhas!
pessoas com que andas de bicicleta, amigos a quem tenhas mostrado a bicicleta...

Fotos que tiraste à bike, marcas de uso, faturas de algum componente que tenhas substituído!

Pelo valor da bicicleta não compensa ires falar com um advogado?
 

canuco

New Member
Mas das duas uma, ou estás a ver mal isso do numero, ou a Canyon meteu água como gente grande, e devem estar muito enrascados com a situação.

Já estive a ver com um colega que também tem uma canyon e o sticker é mesmo fácil de sair...e o número de série também não vem n factura!!! É uma vergonha!
 

canuco

New Member
É muito fácil provar que a bicicleta é tua... testemunhas!
pessoas com que andas de bicicleta, amigos a quem tenhas mostrado a bicicleta...

Fotos que tiraste à bike, marcas de uso, faturas de algum componente que tenhas substituído!

Pelo valor da bicicleta não compensa ires falar com um advogado?

Para agora estou a aguardar uma decisão do tribunal, se com as provas que eu apresentei é suficiente para me devolverem a bike...mas quer ma devolvam quer não, vou tentar ao máximo entalar a Canyon.
 

rfcarvalho

Active Member
Estou a pensar meter a bike no seguro de recheio da casa (é possível) e vou tomar muita atenção a esses números.

Acho ridicula esta situação, do ladrão arrancar um autocolante e perder-se o rastro à bicicleta! Compreendo que esse autocolante a nível logistico dê muito jeito por causa do código de barras, etc, mas o que deveria identificar unicamente um quadro seria o número em baixo relevo, tal como acontece nos carros por exemplo...

Será que nestas situações, se uma pessoa marcar o quadro de alguma forma, isso é válido para a justiça? (uma marca em baixo relevo feita num sítio escondido, por exemplo)

Boa sorte desde já para conseguires resolver a situação.
 

joao.ads

Well-Known Member
É incrivel que uma marca com o nome da Canyon não tenha um metodo de guardar o Registo melhor que um autocolante.
Na Rose com quadro de carbono esse numer esta no interior do quadro e ve-se através deuma janelinha de plastico transparente.

Não encontrei foi nenhuma referencia a esse "Numero de serie" na factura, pelo que acho que vou entrar em contacto com eles
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Eu não tenho uma CANYON, mas tenho uma Specialized (btt) e acontece o mesmo, o numero de serie esta num autocolante. A primeira coisa que fiz foi fazer o registo no site da specialized, mas se o adeviso sair com as lavagens da bike, lama, etc, como posso comprovar que a bike é minha? Esta questão dos numeros de serie devia ser como nos carros, gravados no chassis.

Espero que o companheiro resolva depressa a situação para o seu lado. Força.
 

jofari

New Member
É incrivel que uma marca com o nome da Canyon não tenha um metodo de guardar o Registo melhor que um autocolante.
Na Rose com quadro de carbono esse numer esta no interior do quadro e ve-se através deuma janelinha de plastico transparente.

Não encontrei foi nenhuma referencia a esse "Numero de serie" na factura, pelo que acho que vou entrar em contacto com eles

Infelizmente é preciso acontecer estas coisas, para nos apercebermos que somos todos uma cambada de "bons rapazes".
conforme eu já escrevi, tentaria "entalar" ao máximo a Canyon, e como é o caso do joao.ads, não deixes a tua ROSE muito "solta".
Não podemos facilitar, e eu por questões de duvidas, já estou a tentar perceber como fazer com a minha.
Temos deixar de acreditar no Pai Natal!
 

Skydiver

New Member
Tenho simpatia pela situação e espero que o Canuco consiga reaver a bicicleta, mas tentar ao máximo entalar a Canyon, porquê?

Depois de ficarmos a saber que a grande maioria das marcas e lojas de bicicletas faz o mesmo e depois de descobrirmos que cabe ao comprador tomar nota desse número e o registar, se possível, na multitude de sites que por aí existem na net, qual o argumento de entalar a marca?

Não venderam uma boa bike?

Vergonha é o gajo que a roubou saber mais destas coisas que nós, pois foi logo tirar o sticker com o numero de série.
E vá que não se lembrou de limar os números do quadro.

O facto de tu, eu, e muita gente aqui não saber como as coisas devem funcionar em termos de registo de bicicletas, não quer dizer que se vá culpar o fabricante por não ter enviado o número de quadro numa factura depois de uma bike roubada, quando esta situação toda tinha sido evitada se o Canuco tivesses feito o que muita gente agora está a fazer depois de ler este tópico.

Pode-se, no máximo, fazer o argumento que seria uma boa prática as lojas e marcas enviarem o número do quadro quando vendem, ou então mencionar a importância desse número e a necessidade de o apontar, mas não acontecendo, é da responsabilidade de cada um saber o que fazer para proteger aquilo que tem.

O que o rfcarvalho refere também é válido. Para além de se poder registar o número de quadro que está em baixo relevo na maioria das bicicletas, há ainda empresas que fazem marcas personalizadas, como também as podes fazer tu em locais à tua escolha e tirar fotos.

Há outras pessoas que colocam autocolantes com o nome dentro do espigão do selim ou fazem pinturas personalizadas no quadro.
 

jofari

New Member
Estou também de acordo com o skydiver, e quando digo para "apertar" com a Canyon é no sentido, como fabricantes ficarem também salvaguardados destas situações, e que facilmente esta ou outra marca pode ficar marcada de uma forma mais "negativa" sem necessidade.
Como é lógico a culpa é nossa, pois nós é que temos que nos defender destas situações, mas seria muito benéfico se as marcas "ajudassem" nestas situações.
Até como é notório, hoje compra-se muito online, e sem possibilidades de ir ter com quem está na loja, falar com quem nos vendeu o equipamento, e que até pode ser "testemunha" num caso destes.
 

canuco

New Member
O que me custa mais aceitar é a Canyon nem se dignar a tentar ajudar a resolver um problema de um cliente que pagou 2000€ por uma bike deles...e ainda me respondem que não podem fazer nada....ao menos assumiam a falha deles, pediam desculpa e que iriam tentar de futuro mudar esta estratégia para que não acontecesse aos outros.
 

20fps

Member
Tenho uma fuji é tb traz autocolante. Realmente é incrível.

A questão é que para as marcas ter uma maquina que prense os quadros tornando-os unicos ou colar uns autocolantes, qual sairá mais caro?
 

duchene

Well-Known Member
torui, há alguma marca que ofereça um quadro novo em caso de roubo e que a malta se esteja a esquecer? :confused:
 

jyorn

Member
Eu acho é que com tanta tecnologia ao dispor do mundo e com tanta evolução nas bicicletas , ainda não fizessem um chip que ficasse no interior do quadro da bicicleta e entregassem ao comprador um identificador desse próprio chip iria evitar muitas chatices aos consumidores.
E ia acabar com a roubalheira que existe em relação as bicicletas.
 

iMiguel

Active Member
Mas esse chip se calhar andaria a chocalhar dentro do quadro, o que acabaria por alertar os manfios, logo a posterior remoção do mesmo.

Pensei num QRCode impresso no quadro, mas ao esfolar a pintura o mesmo sai. A única solução e que realmente dá nas vistas caso seja violado, é o de cravar o numero de serie no quadro (para retirar é preciso raspar, logo da para ver que há ali mãozinha).
 

duchene

Well-Known Member
iMiguel, mas aí o problema é exactamente o mesmo. O dono legítimo também não conseguirá reclamar para si a propriedade do quadro porque não consegue provar qual era a informação que estava gravada na zona entretanto adulterada. E se as autoridades aceitarem meios alternativos de prova da propriedade de uma bicicleta com o número de série raspado, também o aceitarão neste caso em que ele foi removido.

O chip introduz complexidade desnecessária à coisa. Pode ser fixo, mas para isso é necessário acrescentar passos ao processo de fabricação o que custa dinheiro e se reflecte no preço final do produto. E assim de repente, só me lembro de um local onde pode ser colocado sem grande estorvo ou esforço o que acaba por ser garantia de que é a primeira coisa a ser removida caso a bicicleta seja roubada. Depois não sei como se comporta quando está enclausurado dentro de um tubo de aço, alumínio, carbono ou titânio o que, em último caso, poderia impossibilitar a leitura da informação.

A ideia do QR code é boa. E não precisa de ser impresso no exterior do quadro...nem tampouco ser impresso. A gravação a laser, caso o quadro permita, é uma opção mais permanente.
A arte está na escolha do local onde essa informação pode ser colocada de forma a ser posteriormente resgatada, caso seja necessário fazer prova da propriedade e também na forma como a fixação é feita. Mas neste particular o segredo é a alma do negócio...
 
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