• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Malta do Algarve

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Oi JFreitas há que ter calma pois podemos ir fazer uma visita a FÓIA pela estrada principal que é muito mais acessível e bem mais fácil, também podemos fazer por ai umas subiditas sem ir para Fóia.

A ideia de ir fazer a Fóia pelo Enxameador foi do colega>> NetWorrior vamos ver no que dá.


xau e bons treinos
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Olá pessoal que bela subida há FOIA hoje muito bom tempo, sem vento lá no alto, e não muito calor, o que é muito bom.
Agora o relato propriamente dito (eu admirava-me um indevido querer ir há FÓIA e logo pelo Enxameador se não fosse bom a subir)
Muitos parabéns Nelson não viraste a cara a luta, mesmo eu tendo recrutado o meu vizinho Luis Alves.

Porque eu mesmo empenado não viro a cara a luta.

Dados do meu polar
Total de volta 04:27
Distancia 95 kms
Velo media 24.5
Velo maix 70 k h
Kcal 3353
Avg media 141 /// Avg maxi 178.

Oi Nelson deixo que sejas tu a fazer os comentários deste dia magnifico.

Aqui vai umas chapas.

img248po.jpg








Espero que tenhas gostado.

xau e bons treinos
 

Via Rapida

New Member
Carlos vais amanha com a malta do Gil Eanes é que com esse treino de hoje amanha ficas pendurado, sabes onde é a volta de amanha.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Pois se levar um empeno, não é o primeiro e não será o último, pelo que soube acho que é para ir a Algoz Tunes não tenho a certeza ok.

Mas há sempre maneira evitar um empeno, vou sempre pendurado na roda de um que corte bem o vento, hehehehahahahihihhi.


Vamos ver as 08:30 lá estarei nas Cardosas.

Xau e bons treinos.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Mais um domingo e mais uma volta com a malta da rotunda das CARDOSAS hoje uma volta rolante, Portimão, Lagoa, Silves, Nora, Benaciate, Algoz onde paramos para o habitual cafezito, Algoz, Silves, Odelouca, Porto Lagos, Portimão, ritmo sempre bem elevado com a divisão em 2 grupos, onde se fez o reagrupamento novamente em Algoz, no regresso todo igual quem vai, vai quem não vai fica, excelente volta com excelente ritmo. Vai lá vai.

Terça-feira há mais uma voltinha com a malta da Igreja.

Então Guerreiro a voltinha ai de vocês hoje veio para este lado (inicialmente quando os vi passar na estrada de Messines pensei hoje vão até há Fóia, como não é habito virem para esta bandas, pensei nisso (afinal tinha outra volta marcada) só quando vocês pararam na 2 º- vez por nós na estrada do Algoz é que vi que o amigo Hélder Perreia ia também no Grupo, espero que tenha feito um bom treino para estás bandas.

Podes comentar o resto.

Boas voltas param vocês.
 

Via Rapida

New Member
Então Carlos o teu amigo João a ida para lá queria deixar a malta pendurada, vocês metem cá um passinho, para que serve aquilo, depois ele na vinda pagou-as ficou ele pendurado, e tu onde te meteste, aqui chegou a Portimão todo partido.
Terça não sei se vou
Um abraço.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Olá V Rápida eu não passeio uma única vez pela frente, e o que o João fez eu não tenha nada a ver com isso, eu fui o próprio após Silves a dizer para a malta baixar o ritmo, ninguém baixo eu não ia para frente baixar.


Há vinda para cá eu fiquei no 2 grupo pois o ritmo era forte na subida de Poço Barrete, portanto deduzo assim que ainda vinha um outro Grupo pois tu não ias na frente.
Para lá foi o João, para cá foi o Passarinho e Luis Alves vai lá vai.

Xau e bons treinos
 

Guerreiro_76

New Member
Pois é amigo Carlos, a nossa volta foi como sempre uma voltinha bastante descontraída e divertida!!!
Foi um dia em que conheci mais um companheiro aqui do fórum, o MarioCM27, que nos fez companhia e que desde já agradeço!!
Assim fomos 4 companheiros do fórum ( Eu, Hélder Pereira, Road Cruiser e MarioCM27) e mais 3 amigos que nos acompanharam.
Foi uma voltinha calma em ritmo médio e sem grandes pressas, pois o mais importante para todos é o convívio e rodar-mos sempre juntos!!!!
Agradeço a todos a companhia e quando quiserem repetir já sabem!!!

Carlos, porra tu és uma maquina!!! Mas andas sempre bem amalhadinho!! Quase nem te via no meio do mini pelotão!! Ventinho não apanhas não!!!
 
Foi realmente um prazer conhecer mais dois colegas do fórum, é assim se consegue reforçar o papel deste forum no alargamento dos contactos e convívio com amantes das duas rodas. Pois como o amigo Guerreiro bem disse, foi uma boa voltinha, acompanhados com três "veteranos" dois deles equipados com "fininhas" de idade considerável, uma delas com cerca de 30 anos e outra com 25, mas cuidado com "elas" e com os seus donos, porque se nos descuidamos, levamos um bailinho.... Só me resta desejar, chegar à idade destes veteranos, com a força e destreza com a qual eles se apresentam....

Obrigado a todos pela amável e divertida companhia, e mais uma vez, foi um prazer conhecer os colegas Helder e Mário, esperamos ter oportunidade de em breve conseguirmos dar uma "voltinhas" convosco, pelas vossas bandas...
 

Helder Pereira

New Member
Pois é, e cá estou eu novamente a andar por terras algarvias.
Estive a pensar e realmente é aqui em baixo que pelos vistos eu dou "mais ao pedal", pois lá em cima e pela lufa-lufa do dia a dia com os trabalhos e os putos apenas ando ao Domingo.
Aqui em baixo, numa semana já consegui andar 3 vezes........uau.......mas sempre em voltas soft.

Pois que também tenho de agradecer a simpática companhia da malta deste lado, o Guerreiro, o António, o Edgar e mais os outros 2 companheiros que com a paciência que tiveram lá me mostraram uns novos caminhos pelo interior algarvio que eu não conhecia.

Amigo Carlos Franco, pois que também vi V. Exas. de relance quando me cruzei com vocês, pois vocês iam de bisga, cá para mim iam atrasados para o almoço.
Tava a pensar para os meus botões que apesar de não ter nem um décimo dos vossos kms nas pernas, e como tenho o propósito de fazer os Audaces todos, o próximo é a 10 e 11 de Setembro (daqui a um mês e meio) e que se compõem em duas etapas sendo a do 1º dia um Marinhas-Castelo Branco (188km) e no 2º dia o Castelo Branco-Torre (100km), que tenho de começar a meter umas altimetrias nos queixos.
Para tal pensei se esta semana se estarias com vontade de fazer uma subida à Fóia pelo lado menos agreste e com uma velocidade soft, pois o objectivo é habituar o corpo às subidas e alturas e não dar cabo dele à maluca.
A minha ideia é ir de carro e começar em Portimão ou mesmo na Penina.

Comé Carlos, somos gajos para fazer-mos de cicerone?
 

NetWarrior

New Member
Viva Carlos.

Antes de mais agradeço pela bela volta a qual guiaste muito bem. Foi muito agradavel conhecer aquelas estradas pela serra.
Estão de parabens pela volta. Mas fiquei com vontade de fazer aquela estrada por detrás da Foia e a Picota. hehe

Foi um belo dia de pedaladas. Quando tiver nessas bandas outra vez vou combinar mais uma bela volta por ai.

Destaco mais uma vez o meu apreço pelo guias da jornada. Trepadores da Figueira e o Luis Alves.
Um grande bem aja para voces. E continuem a divertir-se nessas serras.
Para a proxima vamos meter mais acumulado na volta.

No dia a seguir no Domingo ainda me encontrou um outro user aqui do Forum, o Papaleguas ainda pedalamos juntos um pouco na volta do triangulo.

Um Abraço.
Nelson
 

Figueiredo

Active Member
o próximo é a 10 e 11 de Setembro (daqui a um mês e meio) e que se compõem em duas etapas sendo a do 1º dia um Marinhas-Castelo Branco (188km) e no 2º dia o Castelo Branco-Torre (100km), que tenho de começar a meter umas altimetrias nos queixos.

@ Helder

É bom que começes a treinar a sério, eu e o Eduardo estivémos este fim de semana á conversa com o José Morais, que nos entregou um panfleto actualizado da subida á serra em Setembro e o 1.º dia terá 210Km em vez dos actuais 188Km anunciados, e o 2.º dia a volta será alargada por forma a dar os 100Km exactamente no alto da Torre:p
Aproveita as férias já que tens mais disponibilidade para andar e mete umas valentes subidas nas pernas:) mesmo que a um ritmo mais calmo...

Vê lá se convences o amigo MárioCM27 a fazer-te companhia na subida á Fóia!!:p
 

toxina

New Member
Carlos , para fazeres essas voltas tu não podes estar bom da saúde.

Tens de estar MUITO bom da saúde, grande abraço, boas voltas!
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Oi Guerreiro pois com está aqui no tópico em cima dito pelo Toxina ( eu não devo estar bem de saúde ).

No sábado foi fazer a FÓIA mas subindo pelo Enxameador e no total 95km VAI LA VAI como o companheiro Nelson e o Luis Alves, e no domingo era claro que não iria por o peito ao vento, há que ter calma.

Olá Hélder acho podes jogar no totoloto ( pois a malta aqui de Portimão a volta de Domingo é ir há FOIA )( portanto tenho todo o gosto em te fazer companhia domingo na subida da FÓIA .)


H P Vou te enviar uma MP

xau e bons treino por terras Algarvias
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Já está mais uma voltinha marcada e mais uma vez a caminho da FOIA , este ano da minha parte a estrada não vai criar ervas, Heheheheeh.

Amanha na companhia do user Hélder Pereira quem quiser aparecer saímos as 08:00 da loja Gride.

Xau e bons treinos.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
OS Comentários ficam para o meu companheiro de volta HELDER PEREIRA, subida há FÓIA pela estrada principal e descemos pela parte Norte e regressando a MONCHIQUE .





Ficas com a parte dos comentários.

E já sabes é só apareceres.
 

Helder Pereira

New Member
Subida à Fóia

Estando eu com o propósito de efectuar uns quilómetros valentes e adicionar altimetria nessas voltas de modo a dar uma preparação mínima para fazer a subida da Serra da Estrela pela Covilhã no próximo Audace de Setembro, aproveitei as minhas férias em terras algarvias para efectuar uns treinos e num desses efectuar a subida à Fóia.

Como gosto de fazer uns comentários mais específicos às minhas voltas mais marcantes, por forma a transmitir os mesmos para que outros se sintam com vontade de o fazer, tenho a informar que a subida vale a pena.

Na altura convidei um dos personagens do lado de Portimão/Lagos e que conheço à algum tempo, e desafiei-o para a subida pelo lado mais soft, pois a minha preparação e treino é muito básica, pois possuo poucos kms nas pernas.

Assim sendo e como o convite foi amavelmente aceite, decidimos partir esta 3ª feira da parte Norte de Portimão com vista ao topo mais alto da Serra de Monchique, a Fóia.
Como estou de férias em Vilamoura, peguei no carro às 7.25h da manhã e fiz os 50 kms até Portimão. Logo aí deu para perceber que o dia ia ser quente, pois o termómetro já acusava 25º.
Encontrando o Carlos Franco, lá nos pusemos à estrada por volta das 8 da matina, e a ideia que eu tinha era completamente errada, pois eu pensava que a subida só tinha uns 8 a 10 kms de ascenção. Errado, isso é só a parte final do centro da vila de Monchique até ao Alto da Fóia.
Efectivamente desde o kms 6 ou 7 que se começa a subir, embora muito ligeiramente, e que no final a subida passa os 20kms, o que para meter um treino com altimetria é muito simpático.
Posso-vos dizer que a subida teve 2 aspectos super-positivos a primeira é que o Carlos qualquer sitio indicava o que era e com os comentários devidos, o que fez com que ficasse a conhecer com todo o pormenor a zona, e segundo é que a subida, o sitio e a paisagem são sublimes, muito bonito mesmo, aconselhando a todos a subida.
Logicamente que a subida foi feita a um ritmo que não comprometesse a escalada, embora tivesse verificado que chegamos lá acima com média de 16kms/h. Embora a subida tivesse sido, como disse, pela parte mais acessível o Carlos fez questão de me informar de onde se poderia vir e onde era mais difícil e porquê. Um perfeito conhecedor do local de olhos fechados.
Lembro-me de à saída de Monchique o Carlos ter dito "Epá, vai agora com calma que isso ai é uma parede." E na realidade passamos por uma zona de 17% de inclinação (segundo palavras do próprio) e tava a ver que o meu 39x25 não me safava.
Quase no fim (numa fonte) lá convencemos um casal idoso de alemães a tirar umas fotos, o que estava difícil, lá tive de desenterrar o pouco de alemão que sabia para convencer o velhote. Depois foi acabar os dois últimos kms e chegar à marca dos 900m, e mais umas fotos nos esperavam.

Iniciamos a descida, pela parte de trás e deu para ver que pelo outro lado há zonas bastante inclinadas com curvas em perfeito cotovelo, o que para mim me soube a pato pois foi fazer a descer.

Lá descemos sempre na bisga, paramos depois quase cá em baixo para uma cola, e depois rédea a fundo pois o calor apertava como o caraças e eu tinha de estar junto ao carro por volta das 11h, o que veio a acontecer, tendo a volta tido cerca de 60 kms

Conclusão: Subida a repetir, deve ser um espectáculo fazer a subida com uma boa forma, pois a mesma pede para andar, e nesta altura fazê-la muito cedo, pois o calor mata um gajo.

Abraço Carlos e Obrigado
 

Figueiredo

Active Member
Parabéns aos dois, já estou com inveja!!

@ Helder

Aposto que fizes-te um figurão a descer a Fóia, quando eu crescer também quero ter a tua técnica...

Abraços
 
Top