• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

look keo blade 2/speedplay/time xpresso 10

grouk

Active Member
olá

os meus pedais exustar de 28€ após mais de 30000kms começaram a desfazer se, ontem saiu mais um bocado de plástico do do lado direito. acho que chegou a altura de declarar o óbito. pensando sempre tive estes pedais e nao conheço outros.
após alguma pesquisa acho que estes 3 se destacaram


look keo blade 2 carbon
http://www.bike-discount.de/en/buy/look-keo-blade-2-carbon-cromo-12nm-109647/wg_id-6866
time xpresso 10
http://www.bike-discount.de/en/buy/time-x-presso-10-carbon-road-pedal-163123/wg_id-6866
speedplay
http://www.bike-discount.de/en/buy/pedals-light-action-chromoly-black-27947/wg_id-1324
os speedplay pelo que tenho visto requerem alguma manutenção coisa que não dá para mim, visto o tempo já ser pouco para treinar quanto mais para andar a lubrificar pedais

precisa de ajuda neste tema
 

pratoni

Well-Known Member
e shimano? esses são conhecidos por serem robustos e precisarem de pouca manutenção...

Quanto ao modelo especifico, é só escolher o que estiver no teu orçamento...
 

duchene

Well-Known Member
Sugiro os Time X-Presso 4.

Praticamente iguais aos 10. Mecânica completamente igual, muda o compósito. Peso muito similar. Metade do preço. Coloquei-os na Lynskey por uma questão estética, ficando os iClick Carbon que tinha anteriormente (e que estão novos, sem folgas, apesar dos 4 anos e dos maus tratos) para a segunda bicicleta. Não notei qualquer diferença.

Os cleats são fantásticos para as pausas para café e não precisam de capas. Eu destruo cleats com facilidade, mas também ando sempre a subir e descer pedras para fotografar...

Em termos de encaixe prefiro-os de longe... mas mesmo muito de longe aos Look.

Poderás encontrar os mesmos pedais na gama Mavic, caso apanhes alguma promoção interessante por serem menos vendáveis.
 

paradawt

Moderador
@grouk,

Se optares pelos Speedplay vai para a versão Zero e não para os Light Action.

De todas essas opções exluo à partida os Look. Não que os pedais em si sejam maus mas porque os cleats quando apresentam algum desgaste, fazem com que o pé tenda a inclinar para o lado exterior do pedal. Daí vêm algumas dores de joelhos, prováveis problemas com alguns tendões e/ou tornozelos.

Dos Time tenho ouvido falar bastante bem. Um amigo comprou uns Mavic dos novos (que é a mesma coisa) e diz maravilhas daquilo, para além de que são agradáveis e bonitos.

Em relação à manutenção dos Speedplay não sei a que te referes. A única coisa que fiz foi aquando da troca dos eixos para titânio que coloquei massa. Até hoje nunca mais os abri. Por outro lado, devem ser dos únicos pedais que permitem trocar praticamente todas as peças e existe kit de reparação para quase tudo. Os cleats desgastam-se mais rápido? Tanga!!! Ainda são os mesmos e estão para durar...

São leves, robustos, bonitos (opinião pessoal) e minimalistas. Permitem encaixe de ambos os lados o que é uma vantagem quando temos que encaixar em subidas inclinadas.

São os pedais que permite maior margem de ajuste e a sensação de ligação à máquina é muito boa mesmo. São caros? São um bocadinho confesso!

Acho que não ajudei muito :) podes incluir na lista os Shimano Dura Ace.

Abraço.
 

grouk

Active Member
nunca usei time e alias nem nunca vi nenhuns, explica lá como é o encaixe, na descrição do produto fala que o pedal está normalmente aberto ao contrario dos outros que são normalmente fechados

os shimano seriam uma hipótese mas teria que ser os DA e esses já ficam um bocado fora do budget
 

duchene

Well-Known Member
Nos pedais tipo Shimano/Look:
Quando desencaixas o cleat a mandíbula traseira abre com a rotação do pé mas depois volta a fechar quando o cleat se afasta. Por isso, quando vais a re-encaixar tens de pisar com um pouco mais de força para fazer abrir novamente por forma ao cleat se alojar no sítio onde fica preso.

Nos Time:
Ao tirares o pé, a mandíbula traseira abre como nos pedais Shimano/Look mas é mantida aberta por uma pequena patilha que se levanta em simultâneo. Assim, quando vais re-encaixar o pé, basta o cleat pisar ao de leve essa patilha que a mandíbula é libertada e morde imediatamente o cleat na posição trancada. Um pouco como uma armadilha para ursos. Normalmente basta o acto de colocar a biqueira do cleat para o pedal rodar para cima e prender ao pé.

Na imagem podes ver a traseira já aberta e a tal patilha que serve de gatilho. Esta é a posição normal do pedal em "descanso".

Time_Xpresso_8_pedals.jpg
 

pratoni

Well-Known Member
os shimano seriam uma hipótese mas teria que ser os DA e esses já ficam um bocado fora do budget

Sinceramente, porque é que teria que ser os DA?

Os ultegra de carbono em (quase) nada ficam a dever aos Dura Ace e sempre deves arranjar a um preço bem melhor...
 

ohomemdobussaco

Active Member
Uso Time e não quero outro coisa! O sistema de retenção é espectacular (pelo menos comparado com Shimano SPD-SL, que tinha antes) e permitem uma certa liberdade ao pé/joelho. Como já aí foi dito, o sistema de retenção funciona ao contrário da maioria dos outros sistemas, que por defeito estão fechados e para libertar o cleat tem que se lutar contra a força de uma mola que faz a mandíbula do pedal "morder" o cleat. Por defeito, o sistema está sempre em estado fechado, por acção dessa mola. No caso dos Time, o processo é exactamente o inverso, pois por defeito o sistema de retenção encontra-se em aberto e é a pressão/força do pé que o vai fechar. Portanto, para libertar é só dar um pequeno jeito e temos o sistema de retenção a ajudar a libertar o cleat. É difícil de explicar mas usando nota-se perfeitamente a diferença... :)
 

Wawando

Well-Known Member
Vcs são lixados... à vossa pala acabei de gastar mais 50 eur nuns time Xpres 4. dasss, n se pode vir aqui, é só bons conselhos :)
 

ohomemdobussaco

Active Member
Eu uso os Xpresso 6 e quando trocar, será para uns 12 também. Atenção que quando se fala nesse sistema de retenção diferente, é para os Xpresso. Os RXS não funcionam dessa forma e não sei se serão melhores ou piores...
 

duchene

Well-Known Member
Os RXS são um modelo já datado, com um sistema de engate tradicional embora num formato específico da Time.

Foram substituidos pelos i-Clic originais em 2010 e saíram de catálogo no ano seguinte. Entretanto foram introduzidos os i-Clic 2 e os X-Presso, cada qual com diferentes alterações a nível, sobretudo, da base de apoio do pé que continua a ser uma das maiores disponíveis.
 

duchene

Well-Known Member
Não estava a confundir.

Lembro-me de, na altura que comprei os i-Clic, ter lido algures que a Time ia manter por um ano a coexistência com os RSX e depois deixar cair o que era antes o modelo de topo. Como deixei de acompanhar fiquei com a ideia que assim seria, erradamente.

De qualquer forma parece-me mais lógico a opção por um modelo mais recente, sobretudo pelo sistema de engate que realmente diferencia os pedais da concorrência.
 

RTC

Moderador
Staff member
Durante alguns anos cheguei a usar Shimano, os Ultegra e gostava bastante. No entanto devido às manias do peso, acabei por mudar para a Look e assim tenho continuado.
Sendo mais leves (O Keo Carbon), não perdem nada para os Shimano no encaixe/desencaixe e o preço é justo.
Contudo confirmo o que aqui foi referido quanto á qualidade das travessas. Não duram muito tempo e usando-as muito gastas pode dar alguma dor nos joelhos, caso não se aperte um pouco mais o ajuste. Mas não é a melhor solução.
Nos Time, desconhecia o sistema de aperto em que a mola fica aberta quando o pé não está encaixado.
Tenho ouvido bem de quem tem usado Time. Sem saber o preço dos modelos, parece ser uma hipótese a ter em conta no futuro.
Agora uma coisa é certa, mesmo sem haver muitas paragens, 1500kms por mês requer uns pedais de guerra...
 
Top