• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Leituras uteis por todos:cicloturistas,cicloamadores e pro.

Olá pessoal,
aquí vao algumas sugestiões para esta epoca de frio para enriquecer a nossa cultura,gastamos milhares de euros em bikes..cumpramos gps com funçoes biometricas..alguns já estão usar os medidores de potencia..mas o que sabemos a respeito de nós??Como usar estes aparelhos?Mas sobretudo como fazer na melhor forma uma saida de 100km que sao muito frequentes entre amigos cicloturistas? e como conhecer mais o nosso corpo com os seus diferentes sistemas energeticos e sobretudo como nao cair em erros muito frequentes entre nos que nao estamos acompanhados da gente competente?....é frequente o caso de gente que começa sou com uma voltinha a semana e depois apanha o bixinho e acaba com treinos de 6 vezes por semana copiados nos varios blogs!!...e acaba em over-training classico.
Eu ha 20 anós caí nesta armadilha porqué simplemente foi ignorante.,,..depois começai a investigar e perceber algumas coisas ....nunca repetí o mesmo erro.
Eu lí um livro escrito por um portuguese muito competente,medico desportista que se chama Themudo Barata e intitulado "Mexa-se pela sua saude".Acho um otimo livro por gente como nos que nao sao expertos do sector mas que em forma muito simple explica como o nosso corpo funciona,qual sao as actividade saudaveis e outros aspectos muito interessantes sobretudo a respeito das actividades aerobicas como a bike, correcta alimentaçao...eu gostai muito.
Agora um livro que quero cumprar e que tem reviews otimas é isso:The cyclist's training bible escrito por Joe Friel....conhecem?

Há tambem isso que parece ser interessante sobretudo para malta que costuma fazer competiçoes:"Training and Racing with a Power Meter" 2nd Edition di Hunter Allen and Andrew Coggan.

Mesmo hoje descubrí um estudo feito em Australia interessante para quem estuda os metodos de treino.
Praticamente o estudo demostra que para o mesmo nivel de power um numero major de pedaladas...ou cadencia major reduz a fatiga e força neuro-muscolar.....pena ser em ingles.Pessol do 53-11 que andam a 30kmh..lem isso:))

http://www.ismj.com/files/311417173..._2009/Optimal-cadence-seletion-in-cycling.pdf

Indipendetemente dos nossos objectivos,que sejam fazer competiçoes ou simple cicloturismo acho que é bom saber o que estamos fazer porqué em fim das contas aquí há pessoal que diz que nao está interessado a medir frequencia ou cadencia ou tempos ( eu tambem ando por aí mais o meno:).. em quanto se define como cicloturista (esta é uma definiçao demasiado geral porqué inclue categorias a "risco") mas nos fins da semana fazem voltas de 150/180 km..já é muita fruta pessoal e por chegar aí precisa treino verdade?:)...agora nao era bom conseguir fazer... ou melhor conseguir optimizar as nossas saidas??Sobretudo considerado que nós somos gente que tem trabalho e familia.....intendo dizer nao é que ha metodos ou conjuntos de regras simples por conseguir chegar a fazer as nossas voltas over 100 (nao sao os anos...queria chegar lá aos anos!!)sem que sejam "via crucis"??.Há!!.
Nao precisa ter um medidor de potencia mas com um simple cardio e cadenciometro já podemos fazer alguns trabalhos simples de base para potenciar as nossa capacidades aerobicas e ao mesmo tempo melhorar o nosso sistema cardio-circolatorio junto a uma correcta alimentaçao que nao falta neste Pais!.
Nao esquecem tambem de fazer um check-up ao vosso motor!!.

abraço

Fabrizio
 

VANSEL

New Member
Ola Fabrizio!

Compra o livro sem olhar para trás!!! Tenho em casa o livro de Joe Friel, já o li e nao deixo de o consultar sempre e quando necessito. Recomendo-o plenamente. A todos os publicos :) Desde o domingueiro ao profissional. Trata de explicar-te mais ou menos como funciona o corpo, como entreinar, e muito mais. Depois de o ler, vais perceber o que é um treino inteligente. Nao sao horas, nem costas, nem kilometros infinitos na bicicleta que te vai fazer melhor ou pior ciclista.
Aí explica muito bem a tonica do treino, os mesociclos, macrociclos, etc... Tambem vais saber em que zonas de pulso vais ter que trabalhar de acordo com os objectivos que te marcares durante o ano. Excelente! É efectivamente uma biblia para o ciclista.

Nao sei se o medidor de potencia foi uma indirecta para mim. hehehe :) Para un cicloturista, nao é uma ferramenta importante, alias, com um pulsometro qualquer é suficiente para saber em que zona estás a trabalhar (nem que seja um de 5 euros do decathlon). Aerobica ou anaerobica. Aerobica para trabalhar a base e resistencia (no limite do umbral) e anaerobica para trabalhar mais as fibras intermedia... Nao é assim tao generico (é um pouco mais complicado) mas é "grosso modo" a ideia.

Mas antes de desviar-me demasiado no assunto, o mais importante para saber como treinar é fazer uma prova de esforço. Se puder ser feita numa bicicleta melhor. É importante saber qual é o nosso umbral. E ja que estamos qual é o nosso limite.

A segunda bibliografia a que fazes referencia: "Training and Racing with a Power Meter" nao conhecia. Nao vou deixar de investigar o assunto. Enquanto ao estudo, ainda nao li, só na diagonal. Super interessante, tenho que voltar a ler-lo com um pouco mais de atençao logo à noite. É que sou uma freacky dessas coisas, estudos sobre eficiencia, como funciona o corpo, o que gasta, como se treina... bufff, é que nao paro! Quando vou ver o meu treinador, ficamos horas e horas a falar nessas coisas. É super interessante. Só para ter uma ideia, dei as minhas primeiras pedaladas em abril de 2010 e hoje sou uma adicta do ciclismo :) a 100%!!!

Boas pedaladas natalicias!
Vero
 

plx

New Member
Ja li ambos os livros, não faço competição nem nada do género mas dá muito jeito para conhecer melhor como funciona o corpo e para treinar muito mais eficazmente.
Eu comecei a andar há 1 ano e nesse ano e fiz muitas asneiras com o treino de maneira que não evolui muito mas agora este ano vou tentar fazer tudo bem feito :D
 
Olá Vero

obrigado pela tua opiniao acerca do livro....de certeça que vou cumprar,eu tambem estou curioso de perceber como funcionamos:),já tenho alguns conhecimentos e a pesar de nao estar em competiçoes (ahimé,classe '64..pedalo desde os inicios do '80..ehe eu sou da epoca do "pirata" meu connacional ,Indurain..que monstros!! ) gostu ter um minimo de objectivos...ok mas estou no OT.
No respeito do livro de Coggan tem cuidado porqué há duas ediçoes...aquí mais info..já vi que há em Amazon mas nao sei qual é:

http://velopress.competitor.com/sample/sample_TRPM2.pdf

Aquí tens tambem outro link por investigar nos treinos basedos nos Watt...logo com powermeter..

http://home.trainingpeaks.com/resources.aspx

http://home.trainingpeaks.com/power411.aspx

http://home.trainingpeaks.com/articles/cycling/how-to-analyze-power-data.aspx

Argomento super interessante!!.Eu tenho um forum italiano onde escrivem e respondem treinadores e gosto muito ler porqué o argomento treino é um mundo complexo e sobretudo para cada pessoa há "percursos" differentes....


boa pedaladas tambem por te...e com sol possibilmente!

Fabry
 
Esquecí de dizer que o autor deste livro ( treinar com o power..) basea-se em conceitos fisiologicos e matematicos demonstrados...agora a parte interessante é que com esto metodo deixa de ter sentido fazer SFR...tu sabes coisa sao verdade?:).... quanta gente lesionou os ligamentos a causa das baixas cadencias,frio e alta carga?...é interessante porqué ainda hoje continuamos a ovir falar de sfr sobretudo por parte de treinadores famosos ....agora vou ser um bocadinho mau...as SFR foram inventadas pelo meu conacional Aldo Sassi (R.I.P..cuitado morreu a pouco tempo perdendo a batalha contra o cancro) no 1983 quando Francesco Moser fez o record da hora...ok.Mas estamos certos que foi pela sfr que Franceso fiz aquele record ou há outros aspectos?Quero dizer que Coggan tem um estudo na base disto....mas nao há nehum estudo scientifico na base das sfr:).....os unico que trazem beneficio sao os fisioterapistas e osteopatas quando chegam lá clientes com joelhos desfeitos....argomento fascinante nao é?.

sy
 

VANSEL

New Member
Indurain?¿?, é o meu heroi!!! Além de um ciclista fenomenal é uma excelente pessoa. Tenho a sorte de o conhecer pessoalmente (somos conterreaneos, também vive em Pamplona) e é uma joia de pessoa, autentico. E como ciclista, nao tenho palavras... Ainda me lembro dessas escapadas nos Tours de França em que estava colada frente ao ecra da televisao boca aberta. Recordo esses anos de ciclismo com saudades.
Ainda me lembro da bike de Francesco Moser quando bateu o record da hora... uma azul toda psicadélica :) hehehe...

Ja conhecía a pagina da trainning peaks, está muito bem. Nao sei se treinas com algum ciclocomputador que te permite passar os datos para o PC. Se for o caso, podes descargar-te um programa nessa pagina que é super interessante para analizar y comparar os teus treinos. É o WKO+. Costumo passar os meus treinos do Polar, mas funciona con todas as marcas, garmin, suunto, etc...
 
Wow tens um bom mestre!!!.
Eu falai de Pantani e Indurain ( bem temos a mesma idade ) porqué por me o ciclismo de competiçao acabou com o Pirata e tudo aquele que aconteceu....deixai completamente de acompanhar as competiçoes a pesar do facto que gosto ver o Giro ou o Tour....mas o espirito morreu com tudo aquelo que foi feito naquele "Giro" onde o Pirata foi excluido..no comment!!....mas isso é um assunto off topic....o Indurain por me era um monstro no sentido que ficavo sempre ...admirado a ver aquela massa ( intendo dimensioes ) de homen correr com aquele ritmo ....era mais de 80 kg por 1.90 se nao erro e ser forte em tudo!!.....sabias que o homen bombava 50lt de sangue cada minuto??!!!pensa que um atleta medio está nos 30lt.....tinha quase 8 lt de capacidade pulmonar e quase 90 de Vo2Max...ninguem chegou a ter estas caracteristicas..CRAZY!!!.Recebeu um dono da madre natura.
Nao tenho cardio,porqué digamos que já sei a sensaçao como ando ( lingua enrolada ao quadro stop..lingua a metade avançar:)).....tenho um feeling da cadencia que faço..sei reconhecer as 90 e 100 e as 110 pedaladas porqué olho para velocidade vs relaçoes..é simple....o problema é que nao conheço as pulsaçoes, mas o meu amigo cardiologo depois ter analizado nas profundez do meu "motor" diz que tenho um coraçao de um de vinte anos e por isso fico sempre a bombar sem dar muita importancia a este dato e sobretudo praticando muita btt ficai sempre longe dos aparelhos ( na btt estamos sempre no limiar anaerobicos..lol.. )...mas ando a investigar e muito probabilmente vou cumprar um "velho" edge 705 com os sensores com todos os seus difeitos tipicos da Garmin mas que parece ser um bom cumprumisso.....se calhar por um cota como me nao va dar por nada mas assim posu sempre carregar os dados biometricos e brincar com os outros do forum mostrando as minhas "impresas" no limiar dos 50!!:)) ....sim eu conheço varios sites onde poder descarregar dados....thx!.

sy
 
Olá,
peço desculpa mas as vezes fujem anacronimos que penso estar presente no vosso idioma muito parecido ao meu mas que na realdade nao é!.

S.F.R....osseja Subidas-Força-Resistencia ( em italiano é Salite-Forza-Resistenza ).

Foram inventadas para um especifico target que era o record da hora,logo sao exercicios feitos para aumentar a resistencia e força na parte alta do limiar anaerobico....se lembro bem resistencia lattacida.
O exercicio é feito em subidas puxando relaçoes como 53x14 em varias series mas com cadencia muito baixa.....pode bem perceber que se a cadencia é baixa os muscolos interessados na açao estao mais tempo em contração logo temos uma produçao major de acido lactico , a perna cansa mais...por isso o target é abituar o muscolo a trabalhar nesta faixa......mas sou exercicios por pessoal já com otima base de treino!!nao pensem que os pro andam a fazer isso a semana toda:))...é feito só por breves periodos,normalmente 1 vez por semana max 2!...bem mas acho que neste forum deve haver pessoal muito mais competente de me que nao sao um treinador,mas sobretudo que sabem utilizar termos portugueses:))!.

Abraço

Fabry
 
Top