Duke vamos lá separar as águas eu falei em detergente para loiça, super pop limão, fairy, sonasol, continente, up, auchan, etc. O que o teu pai usou foi um desengordurante que é um pouco diferente. É um produto mais agressivo e não é adequado. Não é isso a que me refiro. O mistolin é desadequado assim como outro desengordurantes que não os apropriados para as bikes. Aquilo entra na transmissão e leva toda a lubrificação e outros produtos que são colocados para protege-la. O resultado não me espanta. Pessoalmente estou a usar um desengordurante próprio para bikes (não lembro a marca). Usares o detergente lava loiça numa quantidade minima (só para fazer espuma) e depois passares pela transmissão depois teres utilizado o desengordurante para bikes não vai estragar nada. Uso-o no btt e na de estrada e lavo os quadros em carbono e aluminio e as transmissões só foram ao ar por..... desgaste normal. Mas mistolin é pá foi à rambo.
Que fique claro que sou a favor da utilização de produtos próprios para bikes. No entanto, apenas quis deixar a conhecer o que é prática em equipas de ciclismo e outras que correm pelos nacionais e atenção que esta informação foi-me dada por malta ligada ao sector. Abraço
Existe uma ferramenta para isso. Por norma consulto o mecânico!! abraçoJá que estamos neste tema, vou deixar aqui a minha maneira de lavar a bike.
Primeiro lavo a corrente/cassete, coloco petróleo em pouca quantidade num recipiente redondo e com uma trinxa vou molhando no petróleo e lavando a cassete/corrente, passo por água uma primeira vez e se necessário volto a repetir este processo.
De seguida já com este passo terminado, aplico um produto que remove as manchas de óleo e deixo agir durante cinco minutos. Enquanto espero que terminem os cinco minutos, encho um balde de água com detergente da loiça e uso posteriormente duas esponjas. Uma para limpar o quadro, travões, pedais e por aí fora, a outra para dar novamente uma limpadela na transmissão. Depois com uma mangueira de pressão retiro a pouca espuma que resta, passo um pano seco para a bike efectivamente secar e confirmo se o aro não tem óleo e afins para não prejudicar a travagem. Com uma pistola de pressão sopro bem certos componentes e por fim lubrifico. Não uso grandes produtos xpto mas fica como nova
Já agora aproveito para fazer uma questão, como é que sabem quando se deve trocar a corrente?
Já que estamos neste tema, vou deixar aqui a minha maneira de lavar a bike.
Primeiro lavo a corrente/cassete, coloco petróleo em pouca quantidade num recipiente redondo e com uma trinxa vou molhando no petróleo e lavando a cassete/corrente, passo por água uma primeira vez e se necessário volto a repetir este processo.
De seguida já com este passo terminado, aplico um produto que remove as manchas de óleo e deixo agir durante cinco minutos. Enquanto espero que terminem os cinco minutos, encho um balde de água com detergente da loiça e uso posteriormente duas esponjas. Uma para limpar o quadro, travões, pedais e por aí fora, a outra para dar novamente uma limpadela na transmissão. Depois com uma mangueira de pressão retiro a pouca espuma que resta, passo um pano seco para a bike efectivamente secar e confirmo se o aro não tem óleo e afins para não prejudicar a travagem. Com uma pistola de pressão sopro bem certos componentes e por fim lubrifico. Não uso grandes produtos xpto mas fica como nova
Já agora aproveito para fazer uma questão, como é que sabem quando se deve trocar a corrente?
Tenho uma pequena questão compensa comprar este kit on line,ou ir a um revendedor em PT isto em termos de preço ou seja consigo comprar este kit igual em PT por pouco mais que no site?
Não te sei dizer @Hugorgvteixeira. Só indo a um revendedor perguntar...Tenho uma pequena questão compensa comprar este kit on line,ou ir a um revendedor em PT isto em termos de preço ou seja consigo comprar este kit igual em PT por pouco mais que no site?
Hoje foi dia de lavar a Domane e apesar de ter só ter 700kms feitos,a bicicleta é Branca e qualquer poeira fica muito suja e trouxe-a para o trabalho e lavei aqui com água e e detergente a transmissão lavei com um pincel da Deca e spray de limpeza de travões de automóvel para limpar a gordura..... Mas confesso que o feedback aqui do fórum é tão positivo que fiquei com curiosidade em relação a gama.....
Os valores em PT era fixe saber por acaso! Se não houvesse muita diferença, preferia que o dinheiro ficasse em lojas locais... Depois diz qualquer coisaObrigado pelo feedback de ambos, sinceramente a parte mais chata foi mesmo limpar a transmissão e não uso óleo exageradamente e quando coloco tiro o excesso...... Tenho um representante da marca perto de casa a ver se lá dou um saltinho e ver os valores para ter a noção dos valores em PT.... Depois dou feedback da opção que fiz