• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Intolerância à Lactose

Burning Dogma

New Member
Alguém sofre deste mal? Desde à uns tempos que tenho mais dificuldade em digerir o leite e suspeito que esteja a ficar intolerante à lactose. Quero ir brevemente ao médico fazer uns exames para ver se se confirma. Para quem padece disto, quais são as vossas estratégias para substituir o leite?
 

SLM

New Member
Bem, acho que o melhor que podias fazer é mesmo consultar um médico que te possa encaminhar no processo. Por muitos comentários que leias aqui ou noutros espaços da internet é ele que deves ouvir em primeiro lugar (contra mim falo, tendo em conta o comentário que vou fazer :p)

Tentando responder à tua pergunta, nem tudo é preto e branco. A diminuição da produção de lactase , a enzima que permite a digestão da lactose, é um fenómeno relativamente comum na população, após a infância (mais numas regiões que noutras). Leste bem, diminuição da produção. Quer isto dizer que um índividuo não é (salvo exepções/em termos grosseiros) intolerante à lactose. Tem uma certa intolerância, que pode ser maior ou menor. Em que é que isto se traduz na prática? Bem, pode não ser necessário substituir o leite per si, mas apenas reduzir o seu consumo de modo a que não te cause mau-estar (dor de barriga, flatulência, o que quer que sintas).

De qualquer forma, da próxima vez que fores ao supermercado podes fazer uma pesquisa na secção dos lactícinios, encontrarás certamente inúmeros produtos livres de lactose. Hoje em dia, o mercado pensa em tudo. Tens depois também os alimentos ricos em cálcio: amêndoa e um sem número de vegetais (bróculos vêm à cabeça).

Não esquecendo também os iogurtes e queijo, que terão menos lactose em virtude da fermentação que sofrem, claro.
 
Last edited:

Shimano Dura-Ace

Active Member
Mas isso acontece durante o treino ou mesmo no dia a dia?
Experimenta deixar de beber leite para veres o que acontece.
Eu de manhã o meu pequeno almoço é composto pelo seguinte: uma caneca de meio litro de chocolate com água (não posso beber leite, nem gosto), aveia até encher e uma bolinha com marmelada, nunca tive problemas de digestão durante o treino
velhote.gif

A aveia pode comprar-se no modelo em sacos transparentes, a minha é da marca cimmarrom, mas há outras, aveia é aveia.
okk.gif
 

Scorpio

Banned
Boas Burning,

Eu sou alérgico à proteína do leite e tenho conhecimento da referida alergia desde Julho de 2008.

Faço os possíveis por evitar lacticínios e derivados do leite, mas devo dizer que é uma tarefa difícil, pois quase todos os alimentos têm leite, ou proteína do mesmo, na sua composição.

Para colmatar a falta do leite na alimentação podes optar pelo leite de soja!

Abraço
 

Josant

New Member
+ 1 com essa coisa estranha.

Resultado depois da descoberta: Só bebo leite sem lactose, iogurtes, manteigas, etc,etc....a verdade é que já me habituei. No entanto e de vez em quando lá abuso um pouco e não morro por isso. :)

Na altura que descobri abri um tópico sobre o tema no FórumBtt,

Se na altura fiz um "filme de terror" com esse cenário, hoje em dia é como se nada fosse.
 

pjmano

New Member
Quanto a mim, já a algum tempo que retirei o leite da minha dieta, e desde aí comecei a sentir-me melhor, aquela sensação de "barriga inchada" de que tanto se fala hoje em dia e dizem resolver com iogurtes xpto... não acredito muito nisso, ao pequeno almoço misturo em agua soja em pó e o resultado final é branco como o leite.
Já repararam que nos os humanos somos o único mamifero á face da terra que depois da infancia continua a beber leite?...
 

crockett

New Member
desde há algum tempo que eliminei o leite da minha dieta, porque o leite de vaca é bom é para os bezerros e não para os humanos, esses sintomas que foram aqui descritos, fazem todo o sentido para que consome leite de vaca, pois em termos intestinais o leite é um pesadelo, sobretudo por causa da caseína, uma substancia muito difícil para o nosso organismo...solução, nada mais fácil, deixar de beber leite, existem várias alternativas no mercado, com já aqui foi explicado, sendo o leite de soja a opção mais normal.

afinal de contas, não será contra-natura, sermos os únicos mamíferos a beber leite depois do período de amamentação??

cumps
 

ALNM

Member
Ainda há pouco o Shimano Dura-Ace comentava noutro tópico o "problema" de se beber leite antes do treino. Eu respondi que o faço diáriamente há mais de uma década e nunca me senti mal. Mas demoro sempre cerca de uma hora desde o pequeno almoço até começar a actividade física, seja natação, corrida ou bicicleta. Ou seja, a intolerânica não é, de certeza, igual em todas as pessoas.

Mas, pelo que li, intolerância à lactose é diferente da alergia à proteina do leite e tem origens diferentes: A alergia à proteína do leite está associada a uma reacção química que causa vómitos, vermelhidão da pele e diarreia, enquanto que a intolerância à lactose resulta de uma deficiência da enzima lactase que é responsável pela digestão da lactose e dá origem a cólicas, flatulência e diarreia após a ingestão.
:)
 

cokenim

Active Member
O meu filho mais velho em criança foi alérgico á proteína do leite.O problema foi detectado na fase em que deixou de mamar e tudo que era derivados do leite causava-lhe inchaço do rosto e vómitos.Imaginem convencer os avós que uma simples bolacha causava mal á criança. Felizmente até aos três anos conseguimos manter a lactose fora da sua alimentação.Como os médicos tinham previsto tudo passou e hoje já com 21anos consome de tudo incluindo lacticínios.Acho que o importante nestes casos é serem detectados bem cedo.Eu nunca tive alergias ao leite ,mas desde que li um artigo sobre a dieta do grupo sanguinio não consumo leite de vaca. Á seis anos que leite e iogurtes só de soja.
 

Burning Dogma

New Member
ALNM, foi precisamente por causa desse tópico que me lembrei de criar este. No meu caso, pode ter sido coincidência ou não, mas desde à poucos anos comecei gradualmente a substituir o leite de vaca por leite de soja, ao pequeno almoço por exemplo. E acho que foi esse desabituar que me levou a que o corpo agora tenha maior dificuldade em digerir o leite. Isto é só uma suposição, mas leva-me a crer que seja verdade. Pessoalmente não me custa nada beber leite de soja pois até prefiro o sabor ao do leite normal. Mas há algo no leite de soja que ainda não consegui perceber, pois vejo opiniões contraditórias em muitos locais. Prende-se com as isoflavonas que são fito-estrogénios e os possíveis desequilíbrios hormonais que isso pode criar no homem como a diminuição da testosterona. Há quem diga que tinha que consumir uma quantidade abismal de soja para se notar alguma coisa, há quem não toque na soja por causa disso, etc. Qual é a vossa opinião?
 
No meu caso tomo leite de soja há vários anos, e posso dizer-te que esse tipo de problemas hormonais não aparecem na pessoa adulta. Já nas crianças e jovens o assunto é muito controverso, pois existem alguns estudos que comprovam que o leite de soja causa atrasos no crescimento tanto de raparigas como rapazes, sendo que nos rapazes poderão existir mais complicações podendo provocar uma diminuição no desenvolvimento dos orgãos genitais, por isso não dou leite de soja aos meus filhos. No teu caso, o aparecimento de alguma intolerancia ao leite de vaca pode estar associado ao facto de diminuires o consumo de leite de vaca substituindo por leite de soja, nesse caso, como o teu corpo não é estimulado para produzir a enzima que digere a lactose, então ele vai gradualmente deixando de produzir essa mesma enzima. No entanto como não cortáste radicalmente com o consumo de laticinios é possivel que esse facto seja reversivel. No meu caso, apesar de consumir leite de soja, continuei a consumir queijos e iogurtes abandonando o consumo de leite puro por completo.

De qualquer das formas, acho que fazes bem em consultar um médico, pois só ele melhor do que ninguém te poderá aconselhar....
 

fogueteiro

Active Member
Gonçalo,

é estranho sermos os únicos "animais" a beberem o leite de outro animal. Em nenhum tu vês isso, a não ser que lhe dês (rifiro-me aos gatos por exemplo). E como já foi dito em nenhum outro tu vês a berber após o desmame. Então porque devemos ser diferentes. O leite animal para nada nos serve, a não ser para causar alergias. Eu podia contar-te uns dois ou tres exemplos, que se passaram com a minha familia, em que os médicos foram paremptórios em "proibir" o leite e os seus derivados.

Essa publicidade toda aos lacticínios é mera publicidade enganosa. Dizem que é o cálcio, que é do .... enfim inventam tudo para venderem. Existem outros substitutos, como já foram ditos e tu também já usas. O "leite" de soja, de cajú, aveia, arroz, etc, etc. Mas nunca há bela sem senão, e o senão aqui é o açucar que é adiccionado. Eu procuro sempre comprar uns que tenham menos quantidade de açucar e neste momento a ALPRO é a que vai na vanguarda (pelo que tenho visto)
 

crockett

New Member
para não falar que há estudos que demonstram que o leite e a diabetes andam de mãos dadas...

@fogueteiro
o ALPRO é também para mim o melhor!!
 

Burning Dogma

New Member
Este assunto é controverso, sem dúvida:) De facto não faz grande sentido bebermos leite e somos o único animal a fazê-lo. Mas também é verdade que é bastante complicado evitar completamente o leite pois este existe em tantos alimentos. De qualquer forma vou continuar, pelo menos para já, a consumir os derivados pois não me fazem (tanto) mal e como não como carne, tenho que ir buscar proteínas a algum lado, pois penso que as do peixe e ovos que como não devam chegar.

Quanto às marcas, eu faço como fazia com o leite, vou comprando de diversas marcas para variar. Tanto compro Alpro como compro soja da marca dos hipermercados. As composições não costumam ser muito diferentes nem o sabor, mas possivelmente a dos hipermercados será feita a partir de soja transgénica, digo eu.
 

Scorpio

Banned
Burning adiciona a soja na tua alimentação e terás proteínas tão boas, ou melhores, que as da carne!

Informação mais detalhada sobre a soja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Soja

Os ovos têm colesterol, a carne gordura, o peixe é relativamente pobre em proteínas. Assim sendo a soja é a melhor opção, pois podes utiliza-la e confecciona-la tal qual como se faz com a carne.

Visita este o site que te indicarei a baixo e terás lá várias receitas à base de soja.

http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?cat_id=25

Espero ter ajudado.

Abraço
 

Figueiredo

Active Member
Eu sempre bebi leite e felizmente nunca notei quaisquer efeitos secundários, portanto não vou deixar de consumir... mas esta questão efectivamente dá que pensar pois basta ligar a televisão, a rádio, visitar os consultórios médicos e existe montes de informação que nos aconselha o consumo de leite nomeadamente para combater a osteoporose, atenção não vou criticar quem substitui a soja pelo leite mas acham que se a soja fosse realmente melhor que o leite a mesma não seria aconselhada em detrimento deste ?
 

crockett

New Member
não tenho confiança nenhuma nessa publicidade....publicidade essa que diz que a margarina é saudável (como se uma gordura hidrogenada fosse uma coisa boa)

o leite em teoria é bom, pois tem cálcio (mas a cerveja também tem e ninguem fala) e proteinas,etc. mas há um pequeno detalhe, não foi feito pra o ser humano, o nosso sistema digestivo não serve para o digerir...

eu leite sinceramente dispenso, e com alternativas muito mais ricas em nutrientes, como já aqui foi dito, ainda menos!!

cumps
 

Figueiredo

Active Member
Quem têm algum tipo de problema eu compreendo que tenha que cortar com o consumo do leite e arranjar substitutos para compensar a falta do mesmo, agora a minha questão é a seguinte se a Organização Mundial de Saúde aconselha o consumo do leite em que estudos é que se baseiam para afirmar por exemplo que existem alternativas mais ricas em nutrientes?

Volto a frisar não estou a criticar, mas já agora apontem-me aí um site ou outro fidedigno onde se possa consultar essa informação, estamos sempre a aprender...
 

fmm

Member
Hahahahahahahahahahaha. Boa
E cerveja e demais bebidas com alcaria, haverão outros mamíferos a beber? Estou abrincar e desculpem o off topic.
Está aqui uma bom tema para debater. E como dis o Figueiredo "estamos sempre a aprender".
Eu bebo leite, mas se for provado por A mais B que não faz bem, não tenho qualquer problema em abandonar o seu consumo.

Abraço

Filipe
 
Top