• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Hoje, prefiro a "fininha"... mal me lembro do BTT. Apenas uma fase?!

pratoni

Well-Known Member
Só para dar uma achega à questão do perigo...

Também acho que o perigo está mais presente na estrada do que no btt.

Passo a explicar, no btt, o perigo depende quase a 100% de nós, ou seja, nós é que nos enfiamos de forma consciente nos sítios e normalmente há sempre uma forma segura de passar nesses sítios, nem que seja desmontando e passar a pé...

Resumindo, no btt o perigo é muito mais controlado por nós do que por factores externos...

Já em estrada, a questão do perigo passa mais por factores externos do que por factores que possamos controlar.

Por mais medidas preventivas que adoptemos (circular em estradas secundárias/desertas, ir sempre na berma quando existe, roupa visível/reflectora, sinalizar manobras...), estamos sempre mais expostos aos outros utilizadores da estrada, nomeadamente carros, camiões, etc...

Ou seja, nunca poderemos controlar que um condutor se passe e nos atropele como se fôssemos pinos de bowling...

Mas o que interessa é um gajo andar de bicicleta, seja ela qual for, e tentar não se pôr (muito) a jeito do perigo... :)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

meus amigos, Deus, é quem nos guarda. Morre mais gente na cama, do que a pedalar (estrada ou mato). :p

....a minha fininha trouxe-me novamente a vontade de pedalar. Estava numa fase que, pedalava cada vez menos.... desviado dos amigos. Em 8 anos de BTT, não pedalava durante a semana (sempre tive essa hipótese, pedalar diariamente).... fi-lo inicialmente, mas, rapidamente deixou de ser rotina. Ou a bike não estava devidamente limpa/lubrificada, ou tinha pneu novo, na estrada estragava-o lol, enfim...

Hoje (desde março), pedalo "todos os dias", e não me farto..... a fininha está SEMPRE pronta a alinhar numa voltinha! Adoro.... esta sensação. Mesmo que pedale sozinho. Quanto mais pedalo mais me apetece.... lá está, são sensações novas, diferentes. Por vezes faz-nos bem "desenjoar". ;)

BIG abraço
 

JPLopes_73

Well-Known Member
eu concordo plenamente e acredito que esse é o motivo pelo qual o ciclocross anda a ganhar adeptos.

Bikes que aguentam uns valentes estradões, sempre a dar, e que depois rolem bem na estrada!

Ciclocross ...já será um hibrido.

Eu como disse tenho 3 de BTT ... uso-as quando posso ... e tenho necessidade. Afastei-me quase por completo das maratonas e outras cenas competitivas não pelos resultados ... ou falta deles, mas por perceber que se vai perdendo a interligação entre praticantes à medida que evoluem e sobem de nivel ou mudam de equipa ou de área.

Faço o que posso ... tenho alinhado nas cenas com um grupo limitado de amigos ... vamos onde todos estão de acordo ir ... com carro de apoio de um dos grupos mais numerosos ... e este ano por exemplo fizemos a Algarviana em 4 dias ( eu queria fazer em 3 ... mas diziam que não era possivel) no fim voltamos todos à nossas vidinhas pequeninas e nada de anormal.

Por norma agora saio mais vezes na de estrada do que na de BTT para me divertir. Gosto muito mais de brincar no mato ... mas para esticar a corrente gosto de ir para a estrada.
Ainda sou um antiquado e só quero pneus finos ... pode ser que os proximos sejam mais adequados ao sterrato ...

Rolos -> vá de retro satanas ...
 

Armando

New Member
A fininha foi sempre o meu Amor, mas confesso que tenho saudades do btt.

Foi no btt que aprendi o companheirismo, a entre-ajuda e a conviver com o pessoal. Foi também no btt que consegui os meus melhores resultados desportivos.

Tenho saudades, sei que o esqueleto não aguenta tamanha dureza ( a idade não perdoa), a vista ja não permite ler o terreno com a rapidez necessária e dessa forma o perigo pode estar em qualquer canto. Mas de quando em vez la vou tendo umas ilusões e penso que ainda seria capaz de voltar.

Na estrada sinto-me completamente a vontade!

Noto os condutores muito mais respeitadores com os ciclistas ( eu próprio também respeito muito mais os condutores, assim como o código da estrada!).

No seio do meu grupo, esforço-me para que todos se respeitem e se façam respeitar. Tento incutir o que aprendi no btt. Que exista uma cultura de companheirismo, entre-ajuda e grande convívio.
Com momentos para tudo! Momentos de grandes corridas, mas também momentos de autentica pasmaceira rolante.

Dá-me um especial "Gozo", poder cruzar-me com numerosos grupos de ciclistas ao longo das minhas voltinhas.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
Armando

é a PDI ... :( ... calha a todos ...

Deixo a minha sensibilidade ... treinar força/resistência na estrada para levar para os trilhos ... treinar Técnica no BTT para levar para a estrada.

Deixa-te de coisas ... o BTT não faz mal a ninguém ... e um beijo na terra custa menos a dar do que no asfalto ...

Faço as duas menos BTT agora ... companheirismo ... se calhar por tua culpa inicialmente ... vim descobrir isso à estrada ;) ... mas também há no BTT onde fiz muitos amigos/amigas ...
Este Domingo pode mesmo vir a ser a última vez que vou para os trilhos ... nas Matas do Louriçal ... é daquelas obrigatórias ... malta amiga ... lamaçal previsto ... mas obrigatório ... depois só lhe mexo para o Caramulo ... Faísca como é que estamos de programa?
 

JPLopes_73

Well-Known Member
entao na Marginal ui ui

Por isso mesmo fazia sempre BTT ... em Janeiro 2013 ... fui deixando ... e agora quase não faço ... mas gosto de escolher as estradas em que ando ...
No BTT o risco coloca-se sobretudo nas travessias com estradas asfaltadas ou até circular nelas para apanhar os trilhos ...
 

Jocas22

Member
anda tudo a trocar o btt pela estrada, pessoal que dizia "isso nem pensar", eu tive as 2 mas se a de btt leva 5000K+ desde janeiro a de estrada nem aos 1000K chegou e se chegar ate ao final do ano sera pelo troia sagres. Nao troco desgastes de material, sujidade, treinos mais intensos,... seja o que for, por poder pedalar sossegado na natureza com ou sem companhia. Levar com um carro em cima ou andar a snifar NOX nao me apela. Saio sempre do btt de sorriso nos labios, ja na estrada rara a saida onde nao me enervo com os condutores de latas. Sao gostos.
 

GMQ

Well-Known Member
Jocas22 depende muito da zona onde vives. Mas é de admitir que no campo existe menos interacção com condutores. Só se for com algum tractor ou carro de bois.
 

joao.ads

Well-Known Member
Por isso mesmo fazia sempre BTT ... em Janeiro 2013 ... fui deixando ... e agora quase não faço ... mas gosto de escolher as estradas em que ando ...
No BTT o risco coloca-se sobretudo nas travessias com estradas asfaltadas ou até circular nelas para apanhar os trilhos ...

agora onde eu vivo os condutores sao bastante mais civilizados em relaao as bicicletas. Mas as vezes as estradas parecem de btt hehehe
 

Morg

Well-Known Member
Jocas22, queres ver uma coisa curiosa, eu comecei a prescindir do BTT em relação à estrada em boa parte por causa da segurança.

Ando quase sempre sozinho. Nas zonas onde ando há pouco trânsito, é claro que também as procuro.
Penso que (a minha mulher também) andar várias horas no campo sozinho é bem mais perigoso que andar em estradas de pouco trânsito.
Às vezes chego a pensar que se tiver um problema em certas estradas não vai ser muito diferente de estar no campo porque faço muitos kms sem ver 1 único carro.

Acho que não são só gostos, tem também a ver com o local e o modo como andamos, acompanhados ou a solo.
 

Jocas22

Member
foi so uma visao diferente, nada mais porque voces iam todos no mesmo sentido. Acho que é engraçado ver alguem desalinhado.

GMQ, sim o local onde moro tem bastante a ver com o que disse, se morasse em chaves ai provavelmente com aquelas estradas tambem andava mais de fina.

MOrg, eu tanto ando sozinho como acompanhado. Sozinho tenho mais cuidados e nao vou pra sitios ou singles onde iria acompanhado. De resto, é como caminhar ou fazer trail, na natureza ou levas companhia ou estas mais isolado claro.
 

mBTT

New Member
Eu ando aqui cheio de dúvidas ...
Ainda por cima, vou ter a oportunidade de experimentar um maquinão full Dura-Ace, rodas de carbono, etc. Até nem sei se experimente, é que para um homem que anda bastante em estrada de BTT, apanhar um choque de experimentar uma coisa destas, pode ter os seus efeitos. Veremos ...

Cumps,
 

Knox

Active Member
Vais ficar viciado, é daquelas coisas que se experimenta e se gosta fica-se logo com o gosto das fininhas
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
... Bom eu vim do BTT, eu experimentei a fininha... e não me convenceu/ convence.
Resultado, vou investir numa de BTT melhorzinha e mais adaptada ao que faço = XC. Estou em venda da minha Fininha carbonica ;)

Resumindo.. cada caso é um caso.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
A bem dizer ... nunca se esquece uma bike que nos fez delicias ... por isso não digo que não a nenhuma delas ... desde 1999 comprei 4 e montei uma ... 4 de BTT e uma de estrada ... ainda as tenho todas ... a rolar ... obvio que a tecnologia mudou muito ...

Este domingo vai ser uma volta pelas linhas de torres ... desta vez de BTT ... para regressar mais tarde na fininha :eek:

Há espaço para todas ...uma de cada vez ...

A proxima será uma fininha ... mas mais versão ... Randonneurs ...
tipo esta ... mas com grupo actual ...
1000110_10151586611398246_961553886_n.jpg

para montar que os preços de venda andam pela hora da morte :p

curiosidade o dakota 20 ... com reboot anual marca pouco mais de 1000k de trilhos em navegação por GPS ... quase não ando ;) + os que a outra (CUBE 29") tem feito ... :eek:
 

pedrodoprior

Active Member
A bem dizer ... nunca se esquece uma bike que nos fez delicias ... por isso não digo que não a nenhuma delas ... desde 1999 comprei 4 e montei uma ... 4 de BTT e uma de estrada ... ainda as tenho todas ... a rolar ... obvio que a tecnologia mudou muito ...

Este domingo vai ser uma volta pelas linhas de torres ... desta vez de BTT ... para regressar mais tarde na fininha :eek:

Há espaço para todas ...uma de cada vez ...

A proxima será uma fininha ... mas mais versão ... Randonneurs ...
tipo esta ... mas com grupo actual ...
1000110_10151586611398246_961553886_n.jpg

para montar que os preços de venda andam pela hora da morte :p

curiosidade o dakota 20 ... com reboot anual marca pouco mais de 1000k de trilhos em navegação por GPS ... quase não ando ;) + os que a outra (CUBE 29") tem feito ... :eek:

exatamente: há espaço para tudo. e essa colnago dá t**ão aos passeios. ^_^
kudos
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Jocas22, queres ver uma coisa curiosa, eu comecei a prescindir do BTT em relação à estrada em boa parte por causa da segurança.

Ando quase sempre sozinho. Nas zonas onde ando há pouco trânsito, é claro que também as procuro.
Penso que (a minha mulher também) andar várias horas no campo sozinho é bem mais perigoso que andar em estradas de pouco trânsito.
Às vezes chego a pensar que se tiver um problema em certas estradas não vai ser muito diferente de estar no campo porque faço muitos kms sem ver 1 único carro.

Acho que não são só gostos, tem também a ver com o local e o modo como andamos, acompanhados ou a solo.

Morg, conheço bem a tua zona, uma vez que tenho familiares em Safara. Praticar BTT por aí é para esquecer. Os terrenos estão todos fechados e não se consegues fazer uma volta de jeito. O Baldio das Ferrarias sempre dá para enganar um bocado mas n é mt grande.

Já fiz mts kms por aí sozinho, "inventei" bastante e fui investigando os caminhos por onde podia passar. Sim caminhos, pq trilhos por assim dizer não há. No entanto agora q comprei fininha, cheira-me q a de BTT n volta a passear por essas paisagens.
 
Top