• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Hoje, prefiro a "fininha"... mal me lembro do BTT. Apenas uma fase?!

Diogo112

New Member
Depois do que li, só vos posso dizer, tanto faço estrada como BTT, com principal predominância para a estrada, mas tenho várias bikes de estrada e BTT, com várias medidas de rodas, mas não consigo perder o prazer de fazer uns bons trilhos seja de 29 ou 650b convertida a partir de uma 26, fazer uns grande nocturnos por Lisboa e Monsanto é muito fixe, mas a estrada...

A estrada seduziu-me por completo tanto que as bikes de estrada somam mais kms que as de BTT juntas, mas vou dividindo o mal pelas aldeias para não enjoar nem de uma coisa nem de outra.

As bikes:

Scott scale 40 (26) convertida a 27,5 aluminio
Cannondale F29 Carbon 3 carbono
Btwin Mach montagem Red (devido a processos de garantia com a Btwin)
Mosso (quadro de aluminio forrado a carbono)
Salmar de estrada década de 80 (retirada de um monte de ferro velho e recuperada o suficiente para poder andar)
 

JPpedal

Member
Comecei em estrada com uma triban3. Tive a minha fase btt com a rockrider big rr roda 29.
Em setembro do ano passado, comprei um kit elétrico na Sanelkit para converter a rockrider numa elétrica para as deslocações diárias, com a opção de tirar a bateria e trocar roda motorizada pela normal para ir fazer btt (cada vez menos).
A fininha faz muito mais quilometragem e já não me seduz andar no monte, mas todos os dias ando na rockrider eletrica
 

mBTT

New Member
Boas !

Procurei sobre o assunto e cá parei. Ora bem, sou mais um que mais dia, menos dia, vai ingressar na estrada. Sempre fiz BTT ( atualmente vou quase todos os fds a provas ) mas para quem estuda ( universidade ) é muito difícil manter este desporto; ora pelos custos da manutenção da bicicleta, pelo tempo perdido na limpeza e ainda mais a desmotivação consequente de vários dias de treino em monte sem companhia, visto cá na zona haver apenas 1 ou 2 domingueiros no BTT, sendo o resto tudo de estrada. Tendo uma bicicleta bastante razoável ( uma 29'' que me custou há 1 ano e meio cerca de 3000 euros ), sinto-me tentado a mudar radicalmente para estrada. Não penso necessitar de uma adaptação fora de sério, tendo em conta que todos os meus treinos envolvem muita estrada, melhor, maioritariamente estrada. Custa ... tenho muito carinho pelo BTT mas está muito difícil ...

Cumprimentos..
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Bonito post, com grandes insinuações genuínas de humildade reveladas... Meu conselho, não mudes radicalmente, pois todos nós começamos por algum lado, e na maior parte foi o btt, o btt esta e estara sempre no coração de todos nos...

Mbtt podias ter chegado aqui com uma atitude de ahh e tal eu já venho do btt, tenho experiência em btt, agora quero estrada, porque esta na moda e isto da estrada para quem vem do btt é fácil etc... Como já vieram muitos... Errado!!! Estás a entrar na modalidade com a atitude e mentalidade certa, parabéns pois vos sois raros... É cada vez mais raro...

O meu conselho e não mudes radicalmente, mantem o teu equipamento de btt e pratica sempre que poderes, quanto a estrada, felizmente e graças à decatlhon, por exemplo, é fácil entrar na modalidade com o pé direito e praticar com segurança e qualidade sem teres que vender o teu material de btt..

Quanto aos custos manutenção etc... Discordo, lol, depende até que ponto queres levar a modalidade de estrada... E falo por mim, com 10.000 euros, estagnas em btt com material de topo por uns bons anos, mas em estrada, 10.000 euros podem ser uma brincadeira se tu quiseres :) Mas a teu tempo descobriras isso, assim como eu descobri...

Obrigado por partilhares conosco esse teu sentimento humilde e honesto, sempre achei que este forum está cada vez mais a adquirir membros de grande futuro e qualidade, e vão se uns e vem outros... E tu es exemplo disso...

Tudo o que precisares ca estaremos, bem vindo ao outro lado, o lado obscuro, o lado lunar...:)

E para ti eu assino primeiro e ultimo

Pedro Alberto Queiroz

Grande abraco
 

Pratas7

Active Member
Boas !!!!!
Faço BTT a cerca de 3 anos e em Junho comprei a primeira Fininha(triban 540)... andei a pensar em comprar a de estrada cerca de 6 meses.... se soubesse o que sei hoje ja tinha comprado á muitooooooooooooo tempo!!!!
desde junho andei 2x de BTT :/ , fiquei agarrado á estrada mas nao vendo a BTT pq existe mts Passeios em BTT que podemos fazer!
a bike de estrada não é nada de especial mas ando a tirar um prazer doido das minhas voltas durante a semana e ao Domingo...os quilometros,andamento diferente.... e dps como o MBTT referiu e muito bem, poupamos mt mt tempo com a limpeza da bike...

vou fazer sempre estrada e dou um pulo ao BTT para alguns passeios que mais agradem(alvalade-porto covo e na zona de T.vedras por exemplo)

abraço
 

edununo

Well-Known Member
Também tenho bike de btt e Estrada.
Continuo a usar ambas com regularidade. Faço mais kms com a de Estrada mas em termos de horas devem estar ela por ela.

Felizmente tenho possibilidade de ter ambas mas, a ter só uma seria a de BTT pela sua versatilidade.
 

DMA

Well-Known Member
É bem verdade, e cada vez mais pessoal vai reparando nesses "detalhes". O custo e tempo que uma bike de BTT requer.
São pneus traçados, é mudar o óleo e vedantes à suspensão, são movimentos pedaleiros que vão à vida, rolamentos gripados, limpar cassetes, corrente, trocar pastilhas de travão, etc ...
E quem não perder tempo com as "limpezas" e cuidados regulares ainda mais vai estourar em peças de substituição.
Eu mantenho as duas, mas entendo perfeitamente que para quem quer manter o orçamento controlado, a fininha é uma escolha bem mais racional.
 

GMQ

Well-Known Member
Engraçado que ainda ontem abordamos essa questão entre amigos. A diferença na manutenção de uma e de outra é brutal. E quando se tem na de btt componentes XPTO então a coisa doi. Quem faz btt participa em provas e usa a bike btt durante a semana nos treinos então ui, ui. Oiço a malta amiga a dizer tenho a cassete estoirada e só pode ser aquela que custa 300 e tal euros porque é a unica compativel... Acho que a racionalidade indica que os treinos deverão ir para a fininha e ao fim de semana apura-se a tecnica no btt fazendo uns trails.
 

pedrodoprior

Active Member
Boas !

Procurei sobre o assunto e cá parei. Ora bem, sou mais um que mais dia, menos dia, vai ingressar na estrada. Sempre fiz BTT ( atualmente vou quase todos os fds a provas ) mas para quem estuda ( universidade ) é muito difícil manter este desporto; ora pelos custos da manutenção da bicicleta, pelo tempo perdido na limpeza e ainda mais a desmotivação consequente de vários dias de treino em monte sem companhia, visto cá na zona haver apenas 1 ou 2 domingueiros no BTT, sendo o resto tudo de estrada. Tendo uma bicicleta bastante razoável ( uma 29'' que me custou há 1 ano e meio cerca de 3000 euros ), sinto-me tentado a mudar radicalmente para estrada. Não penso necessitar de uma adaptação fora de sério, tendo em conta que todos os meus treinos envolvem muita estrada, melhor, maioritariamente estrada. Custa ... tenho muito carinho pelo BTT mas está muito difícil ...

Cumprimentos..

o alberto disse tudo: está sossegadinho. mantem o material que tens e vai dando uns spin pela mata ou pela gravilha. a estrada é fixe, mas a envolvencia a serio com a natureza da-se da melhor forma (IMHO) com as burras do monte. e momentos de catarse desses vamos precisando aqui e ali.
e depois ha sempre mais alguma adrenalina descer rapido ou mandar uns saltos ;)
a solidão tb existe na estrada, não é coisa do monte. às vezes sabe bem, outras vezes da mais pica ir alguem a puxar por ti e vice versa. é algo natural.
abc.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

eu, atualmente, faço bem mais km´s na de estrada do que na de BTT. Não faço competição em nenhuma das modalidades. No BTT, sou mais seletor. Pedalo no mato, apenas em zonas que desconheço, de modo a conhecer novos trilhos.... pedalar por onde conheço, já pouco ou nada me diz.

Desfazer-me das de BTT, está fora de questão. Há dias em que apetece mesmo pedalar pelo mato. Há eventos que não se pode faltar (farra & copos). :D

Em termos de desgaste de mat€rial, independentemente do valor das bikes, BTT, que não seja feito nos passadiços à beira mar, é, indiscutivelmente mais dispendioso (o material, bom ou fraco, dura bem menos).

Já pratiquei inúmeros desportos. Já passei pela caça, tiro desportivo, e TT, e QX em moto4. Bem, até hoje mantenho todos os instrumentos (3 armas, e 2 moto4, tudo pronto a circular, seguros e afins em dia) Lá de vez enquando, gosto de relembrar.

Curiosamente, tenho dois filhos rapazes, um já com 14, e nada, para já, não passa bola alguma às motos nem às bikes. Só quer bola. Há coisas fantásticas não há?! :D
 

mBTT

New Member
Antes de mais, obrigado pelas respostas de todos. :)
Andei a pensar bastante no assunto e, juntamente com as vossas opiniões, a solução passará por mais cedo ou mais tarde, comprar uma fininha mais modesta para dar descanso á BTT durante a semana.
Confesso-vos uma coisa, se morasse em Lisboa, Porto,etc (zonas muito urbanizadas), era certo que preferia uma BTT para evitar o trânsito, semáforos, rotundas com 1001 carros, etc ... como moro junto ao Gerês, BTT ou estrada é sempre muito bom, isto porque o meu gosto pelo BTT não se prende pela técnica, saltos, etc mas sim pela envolvência com a Natureza e aqui até numa fininha dá gosto.

Abraço ! :cool:
 

meloy

Member
Olha que em Lisboa e zona envolvente existem muitos sítios para andar tanto de BTT como em estrada... não penses que LX é uma zona exclusivamente urbana sem outra coisa sem ser semáforos e rotundas!!

Umas das coisas mais agradáveis que existe para fazer de bike de estrada é fazer a marginal até sintra... é claro que há de evitar as horas de maior transito... de resto é impecável...

e de btt existe o grande Monsanto com os seus 1001 single tracks, belas, sintra, loures,...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,

estou à espera do dia 18/10 ... para lavar a menina do mato e trocar pela estradeira ... depois só devo fazer o Caramulo ... mesmo que o meteo o desaconselhe ... convicções ...

Mas sim este ano dei grande preferência à fininha ... 7000k para 1500k nas duas de BTT ... e acho que estão todas felizes ... ninguém se chateia ... dormem encostadas uma à outra ... e nunca observei riscos de alguma noite de zaragata :eek:

Live and let die ...
 

DMA

Well-Known Member
Engraçado que ainda ontem abordamos essa questão entre amigos. A diferença na manutenção de uma e de outra é brutal. E quando se tem na de btt componentes XPTO então a coisa doi. Quem faz btt participa em provas e usa a bike btt durante a semana nos treinos então ui, ui. Oiço a malta amiga a dizer tenho a cassete estoirada e só pode ser aquela que custa 300 e tal euros porque é a unica compativel... Acho que a racionalidade indica que os treinos deverão ir para a fininha e ao fim de semana apura-se a tecnica no btt fazendo uns trails.

É bem verdade o que dizes.
Se o material de BTT for todo XPTO, aí então a coisa fica complicada.
Mas no meu entender, para BTT, usar material mesmo top (XX1, XX, XTR), principalmente cassete e corrente é algo que em treino nem para os nossos "pros" faz sentido. Nas rodas a mesma coisa.
A maioria não tem rendimento que justifique. Nem tem suporte financeiro dentro da modalidade que permita tais gastos.
E é material de elevado desgaste, as gamas médias actuais funcionam tão bem e são tão boas, que para treino parece-me evidente que são a opção racional.
 

RTC

Moderador
Staff member
Pois para mim, parece-me que não é só a vertente económica que estará em causa.

Costumo fazer btt com um amigo que raramente faz estrada porque simplesmente prefere o btt, embora tenha uma boa bicicleta de estrada. E nas zonas em que costumamos andar e que já lá vão uns anos bons, nota-se muito, de ano ano para ano, cada vez os trilhos menos usados. Alguns trilhos muito bons chegam a fechar. E comentamos que, pelo menos aqui na zona, a malta deixou o btt.
Conheço alguns casos desses. Amigos e conhecidos com quem até há pouco tempo fazia manhãs de btt, agora só fazem estrada. Há muito que se acabou as combinações de sábado à tarde para ir fazer btt na serra, ao domingo.
Razões? Já foram apontadas algumas mas na maior parte dos casos que conheço não é pela razão económica. É apenas pela simples (e errada, na minha opinião) razão que entendem que "treinam" mais fazer estrada do que btt. Só porque...fazem mais km´s.
O ciclismo hoje em dia, com o aparecimento dos auto-intitulados grupos TGV's, eventos granfondos, Stravas, etc...ganhou uma imagem de competição que muita gente alinhou. É quase impossível fazer uma saída em grupo sem haver picardias e ninguém quer ficar para trás. E para estarem "em forma" para essas voltas e provas, muitos entenderam que "1h30 de btt não dá para nada. Mas 1h30 de estrada já dá, porque...no btt nessa 1h30 faço 25km's, na estrada faço quase o dobro. Treino mais!" Ou "4h de btt para fazer só 70km's???No way!"
O BTT é um excelente complemento ao treino de estrada mas muitos não o vêem assim. E o resultado é encostar a bicicleta de btt.
 

DMA

Well-Known Member
Não deixas de ter razão em vários pontos.

Realmente também tenho passado em muitos sítios em que comentamos que a malta da zona anda a deixar os trilhos fecharem por matagal.
Já me aconteceu sacar tracks de provas ou eventos de 2012 e chegando a certas zonas aquilo está quase fechado.

Em relação aos TGVs, Strava, etc, concordo que espalharam um bocado a vertente mais competitiva da coisa.
Em relação à ideia de que os treinos só rendem na estrada estou de acordo contigo. É uma ideia errada, mas que está super generalizada.
Mas uma média de 30 ou mais, atraí muita gente, nem que tenham ido o percurso inteiro na roda. No BTT ou num treino à solo (quer estrada, quer em BTT) muitos desses "leões de papel" ficam facilmente expostos.
Assim sendo entende-se o magnetismo que andar na estrada em grupo, tem sobre muita gente.
 

lgass

Well-Known Member
eu concordo plenamente e acredito que esse é o motivo pelo qual o ciclocross anda a ganhar adeptos.

Bikes que aguentam uns valentes estradões, sempre a dar, e que depois rolem bem na estrada!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

para mim, o motivo mais forte que me vai levando a fazer menos BTT, é o simples facto de me ir fartando de passar "sempre" nos mesmos sítios. Sempre que aparece um evento em zonas que não conheço tão bem, dá me pica... dá-me curiosidade em conhecer, e lá vou. No meu quintal, BTT, faço 1/2 dúzia de vezes por ano (mais no verão, nos noturnos).

Se Deus quiser, domingo dia 25, vou eu, e uma série de amigos do BTT, fazer uma maratona a Vinhais, por já lá não pedalar há um par de anos (pedalei lá uma única vez e adorei, logo nos meus inícios do BTT). Entretanto, o evento realizou-se durante anos, no dia do que organizamos nós cá. Este ano, por motivos de força maior, antecipamos uma semana.... então lá vamos nós. Tenho certeza que será para SEMPRE recordar. ;)
 

GMQ

Well-Known Member
Pois para mim, parece-me que não é só a vertente económica que estará em causa.

Costumo fazer btt com um amigo que raramente faz estrada porque simplesmente prefere o btt, embora tenha uma boa bicicleta de estrada. E nas zonas em que costumamos andar e que já lá vão uns anos bons, nota-se muito, de ano ano para ano, cada vez os trilhos menos usados. Alguns trilhos muito bons chegam a fechar. E comentamos que, pelo menos aqui na zona, a malta deixou o btt.
Conheço alguns casos desses. Amigos e conhecidos com quem até há pouco tempo fazia manhãs de btt, agora só fazem estrada. Há muito que se acabou as combinações de sábado à tarde para ir fazer btt na serra, ao domingo.
Razões? Já foram apontadas algumas mas na maior parte dos casos que conheço não é pela razão económica. É apenas pela simples (e errada, na minha opinião) razão que entendem que "treinam" mais fazer estrada do que btt. Só porque...fazem mais km´s.
O ciclismo hoje em dia, com o aparecimento dos auto-intitulados grupos TGV's, eventos granfondos, Stravas, etc...ganhou uma imagem de competição que muita gente alinhou. É quase impossível fazer uma saída em grupo sem haver picardias e ninguém quer ficar para trás. E para estarem "em forma" para essas voltas e provas, muitos entenderam que "1h30 de btt não dá para nada. Mas 1h30 de estrada já dá, porque...no btt nessa 1h30 faço 25km's, na estrada faço quase o dobro. Treino mais!" Ou "4h de btt para fazer só 70km's???No way!"
O BTT é um excelente complemento ao treino de estrada mas muitos não o vêem assim. E o resultado é encostar a bicicleta de btt.

RTC também faço btt e quando posso estrada. A estrada sempre esteve no coração dos portugueses mas com o aparecimento do BTT as fininhas quase desapareceram das lojas. A malta que faz btt numa vertente competitiva acabou por reconhecer os beneficios que a estrada traz para se adquirir endurance. Isso está estudado e devidamente documentado. Daí surgir a moda entre malta de btt de que é proveitoso fazer estrada. Hoje já se voltam a ver grandes grupos de fininhas por essas estradas fora, o que há 10 anos era menos visível. Há também a questão logistica nas saidas de BTT. Depois a componente económica, significativamente menor na estrada do que no BTT. Por último, a questão das modas que são ciclicas.
 

Nozes

Active Member
Eu vejo tudo isto de outro ponto de vista.

Não larguei o btt,que continuo a praticar mais que a estrada. Faço estrada há 10 anos,e btt há mais de 25,por isso já vi as modas chegarem e partirem,e como gosto mesmo disto e estou atento penso que percebo como as coisas têem evoluído.

Até há poucos anos atrás,quem fazia só estrada,ou era atleta federado,ou cicloturista "à moda antiga",dos que pedalam só pelo almoço e se agarram ao carro de apoio nas subidas.
Muita gente que não se enquadrava em nenhuma destas categorias descobriu nas maratonas de btt o tipo de provas mais aproximado ao que procuravam: Provas longas,pouco técnicas e muitas delas bem mais parecidas com provas de estrada que de btt. Tão parecidas de facto,que não se perdia nada em treinar só na estrada.

Entram as voltas de estrada combinadas pelas redes sociais e finalmente os Granfondos (que os países lá de fora sempre tiveram com enorme sucesso),e é com a maior naturalidade que estas pessoas passam a fazer só estrada.
Não são só estes factores,também as "modas",a falta de bicicletas de estrada nas lojas há uns anos atrás...muita coisa mudou.

Pessoalmente,gosto de andar de bicicleta sozinho mas se a companhia for boa também alinho. Até à data não fiz nenhuma prova de estrada,mas o ano que vem se tudo correr bem experimento. As minhas voltas são curtas,raramente ultrapassam as 3h. Pedalo por estradas com muito pouco transito porque considero que é muito perigoso circular nas estradas principais. Não me venham com a treta do novo código da estrada,sabem bem que ninguém quer saber disso,e as pessoas continuam a ser atropeladas quase todos os dias. Por sinal ninguém aqui mencionou isso. Para mim isso do "btt é mais perigoso porque podemos caír no mato e ninguém sabe de nós" é treta,as quedas na estrada são muito mais perigosas,tanto pela maior velocidade como pelo contacto com os veículos.

Acredito que a "moda" da estrada veio para ficar,e isso é bom para todos os que andam de bicicleta,qualquer uma.
 
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