Gravel: em busca da Aventura

#23
É esta? https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-triban-rc500-id_8502354.html

Cabem pneus tão largos? E no aro de origem?
Devia meter uns mais largos na bicicleta da minha namorada - que é essa do link.
Ontem montei estes Vredestein Aventura de 38mm na RC500 (as rodas já não são as de origem, Fulcrum DB 7 com 19mm de aro interno):
ficaram a rolar ainda com uma boa margem, principalmente na forqueta, já no quadro embora tenha margem para o acumular de lama, arriscar a montar uns de 40mm penso que não vai deixar grande margem para tal.
 
#24
Foi mesmo esse aspecto sujo mas limpo que chamou a atenção. Estive a pesquisar e tens boas críticas, não encontrei à venda a não ser na Amaz on.
É muito bom. E já usei Squirt e outros mas estanquei neste há anos ;)
Sei que houve em tempos um representante no país mas de facto agora não se vê em lado nenhum... A última garrafa mandei vir online também e já nem me lembro da loja :(
 

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#25
Ontem montei estes Vredestein Aventura de 38mm na RC500 (as rodas já não são as de origem, Fulcrum DB 7 com 19mm de aro interno):
ficaram a rolar ainda com uma boa margem, principalmente na forqueta, já no quadro embora tenha margem para o acumular de lama, arriscar a montar uns de 40mm penso que não vai deixar grande margem para tal.
Mete aí umas fotos da montagem
 
#27
Seria interessante um tópico próprio dedicado a este segmento, francamente em expansão.

A piada é que o "gravel" tem várias facetas. Não é tão estanque e permite ir de um espectro ao outro conforme as necessidades. Desde montagens mais adaptadas ao alcatrão e terreno pouco agressivo que pouco ou nada diferem de uma estradista de endurance com um pouco mais de espaçamento para pneus mais largos, até às ditas "monster" com pneus de BTT e geometrias mais relaxadas com drop bar.







Falando em pneus...vale quase tudo.
Para as minhas necessidades gosto muito de slicks largos que permitem ser rápidos na estrada e estradão.

Panaracer parimoto de 42mm montados em aros com 22mm internos:



Vão pondo as vossas :)

Cumps
 
#28
Seria interessante um tópico próprio dedicado a este segmento, francamente em expansão.

A piada é que o "gravel" tem várias facetas. Não é tão estanque e permite ir de um espectro ao outro conforme as necessidades. Desde montagens mais adaptadas ao alcatrão e terreno pouco agressivo que pouco ou nada diferem de uma estradista de endurance com um pouco mais de espaçamento para pneus mais largos, até às ditas "monster" com pneus de BTT e geometrias mais relaxadas com drop bar.
É Verdade!

Aqui na minha zona (desde que converti para o gravel) durante um giro consigo variar bastante em termos de piso, apanho asfalto, paralelo, os estradões em terra batida e singles, andava inicialmente com uns Hutchinson Overide de 35, troquei para os Vredestein Aventura 38 porque queria um pouco mais de aderência no centro do pneu, os Overide são mais slick nesse aspeto e mais rolantes certamente mas preferi sacrificar essa característica pelo conforto.
 

pemartins

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#30
Já há muito tempo que ando para aderir ao mundo dos trilhos. Agora mais ultimamente tenho uma dúvida enorme, estou entre bicicleta gravel ou XC. Já tenho uma de estrada e a opção lógica seria a de XC mas nao me consigo decidir. Gosto de ir à aventura, dar uma volta e a qualquer momento entrar no monte, isso já me leva mais para a gravel. Mesmo a porta de casa tenho dois montes mas os trilhos é mais sobe e desce e isso leva-me para a XC. Alguém já esteve com a mesma dúvida? Pessoal de Braga com gravel, que trilhos costumam fazer?
 

cconst

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#31
Podes sempre optar por uma cena marada: uma MTB hardtail 29er (com uma geometria de XC agressiva), com 1x11 ou 12, e adicionalmente:
- guiador de gravel (e brifters)
- garfo carbono

Uma vez que o diametro de uma roda de 29'' é o mesmo que uma 700c... e ponderas pneus largos (< 30c ) para a gravel... era só trocar de pneus e cockpit. (o cockpit pode ser mais complicado, mas tenho ideia que os hidraulicos da shimano são compatíveis... seria apenas trocar manetes e sangrar).

Ficas com duas... embora tenhas que perder algum tempo a trocar a susp por um garfo de carbono (operação rápida) e o cockpit (mais demorada/complicada)

Agora que acabei de escrever isto... é uma solução nada prática. Mas é uma solução.
 
#32
agora se conseguires arranjar outras rodas, ficas com uma boa bina para estrada e gravel. são quadros muito muito versateis! está linda pá!
duas cenas: o garfo é full carbon o padrão no garfo vem de fábrica? meteste o 105 com que cassete atrás?
cumps
Obrigado Pedro!
Quanto ao garfo, é em carbono excepto a coluna de direcção que é em alumínio, vem exactamente assim como na fotografia.
Em relação a pedaleira 105, é de 50-34 apanhei um bom negocio e aproveitei para trocar, já a cassete não é 105, é uma Sram de 34-11.
 

pemartins

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#33
Podes sempre optar por uma cena marada: uma MTB hardtail 29er (com uma geometria de XC agressiva), com 1x11 ou 12, e adicionalmente:
- guiador de gravel (e brifters)
- garfo carbono

Uma vez que o diametro de uma roda de 29'' é o mesmo que uma 700c... e ponderas pneus largos (< 30c ) para a gravel... era só trocar de pneus e cockpit. (o cockpit pode ser mais complicado, mas tenho ideia que os hidraulicos da shimano são compatíveis... seria apenas trocar manetes e sangrar).

Ficas com duas... embora tenhas que perder algum tempo a trocar a susp por um garfo de carbono (operação rápida) e o cockpit (mais demorada/complicada)

Agora que acabei de escrever isto... é uma solução nada prática. Mas é uma solução.
É uma solução mas como tu dizes nada prática. Pretendo uma coisa simples e definitiva. Transmissão monoprato 10 ou 11v. Não tenho ferramentas nem conhecimento para andar a trocar componentes, e acho que também seria algo cansativo andar sempre a trocar de acordo com o percurso.
O que tenho lido é que as gravel com roda 650b e pneu entre 42-47 ficam mais confortáveis para trilhos. Também já há quem coloque suspensão nas gravel para fazer trilhos mais agressivos.
 
#35
É uma solução mas como tu dizes nada prática. Pretendo uma coisa simples e definitiva. Transmissão monoprato 10 ou 11v. Não tenho ferramentas nem conhecimento para andar a trocar componentes, e acho que também seria algo cansativo andar sempre a trocar de acordo com o percurso.
O que tenho lido é que as gravel com roda 650b e pneu entre 42-47 ficam mais confortáveis para trilhos. Também já há quem coloque suspensão nas gravel para fazer trilhos mais agressivos.
Dependendo do orçamento, se queres algo para trilhos um pouco mais agressivos que o típico estradão, vê as cannondale topstone ou as Lauf grit. Sempre são "assistidas" com 30mm de curso e com pneus largos em 650b já são capazes de muita coisa ;)
 
#37
Já há muito tempo que ando para aderir ao mundo dos trilhos. Agora mais ultimamente tenho uma dúvida enorme, estou entre bicicleta gravel ou XC. Já tenho uma de estrada e a opção lógica seria a de XC mas nao me consigo decidir. Gosto de ir à aventura, dar uma volta e a qualquer momento entrar no monte, isso já me leva mais para a gravel. Mesmo a porta de casa tenho dois montes mas os trilhos é mais sobe e desce e isso leva-me para a XC. Alguém já esteve com a mesma dúvida? Pessoal de Braga com gravel, que trilhos costumam fazer?
É um dilema...
Como utilizador de ambas, o que posso dizer (além da Triban para Gravel tenho também uma Hardtail com 120mm na frente e com uma geometria agressiva já mais virada para All Mountain/Enduro/BTT, o que seja), bem, com esta Hardtail gosto bastante de fazer trilhos/singles técnicos, tanto a descer como a subir, é uma bicicleta mais divertida para este tipo de brincadeiras.

Já a de Gravel, tenho como uma bicicleta mais rolante, para poder fazer uns bons giros sem me sentir limitado quanto ao tipo de terreno onde me aventuro e poder fugir aquelas estradas mais movimentadas (transito). Embora goste da adrenalina que a de BTT me proporciona também gosto destas voltas mais rolantes e calmas onde apanhe um bom estradão ou uns singles mais soft, embora o Garmin já me tenha pregado algumas partidas.
 

pemartins

Well-Known Member
#38
Dependendo do orçamento, se queres algo para trilhos um pouco mais agressivos que o típico estradão, vê as cannondale topstone ou as Lauf grit. Sempre são "assistidas" com 30mm de curso e com pneus largos em 650b já são capazes de muita coisa ;)
Nada disso, o orçamento é reduzido . É uma segunda bike, estava apontado para a triban 120 gravel com um futuro upgrade de rodas para 650b.
 
#40
Nada disso, o orçamento é reduzido . É uma segunda bike, estava apontado para a triban 120 gravel com um futuro upgrade de rodas para 650b.
Parece bastante viável.
Mas se a ideia são trilhos e terreno mais acidentado e técnico, uma xc com suspa é mais adequada.
Tenho uma xc e uma gravel, como já disse, a gravel será sempre um compromisso.